Toyota C-HR HYBRID DB

Local ideal para diário de bordo dos automóveis eléctrico
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
becosemsaida
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 88
Registado: terça set 17, 2019 12:10 pm

Toyota C-HR HYBRID DB

Mensagem por becosemsaida »

Boas,

Apos muita ponderacao na aquisicao de uma viatura eletrica e ter pedido muita info/opiniao de outros users eis o que decidimos (ca me casa em assim): Um Hybrido. Essa escolha fez-se por precisar de um veiculo que ira fazer muito percurso misto: distancias curtas, medias e longas. Deixa-me desde ja clarificar que, alem de casa, so tenho postos de carga a mais de 70km de casa e como sabem nem sempre estao a funcionar. "Anxiety range" iria tirar todo o gozo de conduzir qualquer veiculo portanto teria de ser algo assim. Ainda pensamos num PHEV e ate estive quase o negocio fechado com um Mitsubishi mas apos ter experimentado e ter visto que as batts ja mostravam perda de capacidade desistimos. Houve outros mas devido a orcamento tinha de ser algo mais "antigo" e com todos os quirks que vinham dai..... Sempre tive viaturas de luxo, full extras mas a gasoleo e com certas idades (de pedra alguns) e muitos kms. Ainda hoje tenho um BMW 730D, que todos dizem nao prestar, com quase 500M KM e anda todos os dias sem ter gasto fortunas. Para verem a confianca que tenho no BMW dei-o a minha filha quando tirou a carta e ainda hoje nao pensa em trocar/vender. Claro que revisoes e estimacao ajudam muito. Nao fugindo ao topico, andamos a procura de viaturas usadas com poucos kms e que inspiravam confianca. Vimos um C-HR na Toyota, versao base, e a minha esposa ficou rendida. Apos ter falado com um vendedor ja conhecido ele consegui arranjar um C-HR de 2018, full extras (sem pele, que ja tive N viaturas com isso e ja chega) com luzes LED, aquecimento de volante, sist. estacionamento "sozinho" etc. etc. tinha mesmo tudo o que queria.

Veio para Portugal (sim e importado, mas veio da Toyota) sem kms alterados e foi-me entregue com 20000Km e revisao feita na Toyota. Ora sei que os consumos de um EV se traduzem em valor/KW portanto nao vou fazer qualquer conversao nesse aspecto mas vou deixar aqui relato(s) de consumo. Como sempre tive maquinas potentes e uma adaptacao abismal, principalmente em AE onde o habito e 150km/h com o C-HR parece que se "desmonta" a essa velocidade. Andando na cidade/percursos curtos e onde o C-HR ilumina: a cara metade consegue fazer as voltinhas dela praticamente a custo zero onde anteriormente gastava 10L/100km, uma poupanca abismal so com uma pequena bateria e um motor eletrico.

Neste momento ja tem quase 2000km feitos e estamos com uma media de 4-5L/100km, passei de gastar em media 13€ (ou mais) para um consumo de 6-7€ nos mesmos percursos. Claro se eu nao fosse de botas para a conducao ate poderia baixar ainda mais esse valor e sei que o consumo eletrico agora no inverno e mais alto mas para ja NOTA-SE no fim do mes!!!!

Para os que estao numa situacao como eu, SEM postos de carregamento por perto e querem poupar uns trocos e uma boa opcao no entanto e preciso voltar a "aprender" a conduzir para que se possa tirar todo o proveito de poupanca.

Quanto a garantia e valido em PT e a parte hybrida esta incluida DESDE que faco a revisao na Toyota. Nao acho caro pela tabela apresentada deles e o unico "contra" e ter de fazer 80km para efectuar a revisao.

Vou tentar deixar uma fotos no proximo post ainda na Alemanha.

Beco
Prazer de conducao e ir pelo caminho mais longo para chegar ao destino.....

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
becosemsaida
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 88
Registado: terça set 17, 2019 12:10 pm

Re: Toyota C-HR HYBRID DB

Mensagem por becosemsaida »

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Beco
Prazer de conducao e ir pelo caminho mais longo para chegar ao destino.....

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16140
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Toyota C-HR HYBRID DB

Mensagem por serges »

Muito bem...

Parabéns pelo dito, só uma observação quando poderes e quiseres mete as fotos no fórum, basta anexar, assim fica sempre disponível...

Muita sorte e kms...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
becosemsaida
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 88
Registado: terça set 17, 2019 12:10 pm

Re: Toyota C-HR HYBRID DB

Mensagem por becosemsaida »

So um pequeno update e uma observacao, pode dar jeito......

Ora embora ja esta provado que em percursos pequenos se poupa muito (onde se gastava muito tambem antes de......) tive de fazer umas viagens "engracadas". Entao "sobe e desce" nao e mesmo para este carro, vai a "gritar" na subida gastando eletrico e combustivel (algum) e nas descidas vai a gritar que nao "trave" no motor. Mesmo em "B" como nao tem como travar liga o motor a gasolina e consome para poder travar. Nunca fui pessoa para por a caixa auto em "N", sei quem faz, mas nao me parece que seja solucao. Em AE com velocidade no CC a 130km/h em rectas ate alterna o motor eletrico com o de combustao mas assim que chega uma (fraca) subida la vai a gritar de novo por ai a cima.

Atencao, nao me incomoda o gritar do motor e sei que nao estraga (ja fui a Toyota saber como e) acho e que poderiam tirar mais proveito da parte "EV". Em percursos pequenos a "EV" ate se consegue fazer uns kms desde que nao se quer entrar em corridas. Pena que os PCR estao demasiado longe senao era mesmo um FULL Electric......

Consumo de um deposito com 80% AE e 20% percursos pequenos: 6L/100km, fazendo a conta a 1.40€/L-> 8.60€/100km. Se fosse no meu "bolinhas" antigo nao alterava muito (7-8l/100km gasoleo) esta entao visto que NESTE deposito a poupanca e pequena. Tambem notei que se meter gasolina 95 parece que o motor anda mais "esforcado" do que com 98, no entanto no livro diz que esta preparado para 95 (???). Tenho de ver com este motor Atkinson o que sera a melhor "palha" para lhe dar para tirar o maximo de rendimento (poupanca). Ja usava motores a Diesel ha tanto tempo que ate me esqueci o que era a andar a gasolina. O tempo tambem nao ajuda, esta frio e com o aquecimento ligado o consumo tem de subir mas em contra-partida no verao ando sempre com o AC ligado sendo o consumo destes para esquecer.

Beco
Prazer de conducao e ir pelo caminho mais longo para chegar ao destino.....


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Toyota C-HR HYBRID DB

Mensagem por APHenriques »

becosemsaida Escreveu: sábado dez 07, 2019 3:08 pm So um pequeno update e uma observacao, pode dar jeito......

Ora embora ja esta provado que em percursos pequenos se poupa muito (onde se gastava muito tambem antes de......) tive de fazer umas viagens "engracadas". Entao "sobe e desce" nao e mesmo para este carro, vai a "gritar" na subida gastando eletrico e combustivel (algum) e nas descidas vai a gritar que nao "trave" no motor. Mesmo em "B" como nao tem como travar liga o motor a gasolina e consome para poder travar. Nunca fui pessoa para por a caixa auto em "N", sei quem faz, mas nao me parece que seja solucao. Em AE com velocidade no CC a 130km/h em rectas ate alterna o motor eletrico com o de combustao mas assim que chega uma (fraca) subida la vai a gritar de novo por ai a cima.
Atenção... estás ai com umas ideias estranhas.
Tens que perceber que tens um carro com o melhor sistema híbrido. Não tenhas duvidas disso. Mas é importante ter noção de como o sistema funciona. E alterando pequenas coisas consegue-se consumos ainda melhores.
Mas também tens de ter noção que é um SUV, nunca fará os mesmos consumos de um Prius com sistema idêntico.

Nas subidas o motor sobe de rotação, pois tem de fazer força nas rodas e gerar alguma energia dependendo da reserva que tem em bateria... ele gere o esforço muito bem. O motor de combustão procura sempre a rotação mais eficiente para cada momento do esforço.... não te preocupes com o "gritar"... ao contrário dos convencionais, o sistema sabe como gerir o esforço da forma mais eficiente. Mas a suavidade nos movimentos do acelerar faz diferença nos consumos.

Nas descidas ele começa por regenerar, até atestar a bateria.... em descidas curtas ele não usa o motor como travão. Mas como as baterias destes carros são pequenas, em descidas longas vai atestar e vai deixar de usar os motores elétricos como geradores aproveitando o esforço para segurar o carro.
No caso dos Plug-in a bateria é muito maior e permite aproveitar muito mais energia nas descidas, mas também pesam mais... e nos híbridos normais o tamanho da bateria foi bem pensado para a máxima eficiência.

Especialmente em B isto acontece mais cedo pois o efeito de travagem é maior. Mas é mesmo para usar. Evita um desgaste desnecessário e aquecimento dos travões. No caso do meu tem 5 niveis de B, muito útil.
Ouves o motor "gritar" porque está a segurar o carro. Mas não está a gastar nada. Está a usar o esforço de compressão para travar. só isso. consumo é ZERO.
Mas em qualquer carro recente de motor de combustão, durante a travagem com motor nas descidas o consumo é zero. Pois não é necessário injetar qualquer combustível para que o motor rode. Os motores só consomem a puxar, não a travar. Na verdade os mais idosos é que tem essa mania de desengatar nas descidas... só que se desengatar o motor passa a consumir, pois precisará de combustível para se manter a rodar.... e se deixar de rodar, fica sem direção e travões.

Nunca se coloca em N. Fazer isso em qualquer carro é estupidez.

Tens um excelente carro. Mas se o custo com os consumos começar a pesar, podes converter a GPL e ficas com consumos idênticos a um 100% EV.

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Toyota C-HR HYBRID DB

Mensagem por MRider »

Se ao menos fosse plug In...
Esses carros são um engano, tenho alguns conhecidos que contra os meus conselhos compraram um veículo desses para os por a venda nem um ano depois... 😑
Live long and prosper!


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Toyota C-HR HYBRID DB

Mensagem por jmlflorencio »

A sério? Baratos? Eu quero um!


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Toyota C-HR HYBRID DB

Mensagem por APHenriques »

MRider Escreveu: domingo dez 08, 2019 7:47 am Se ao menos fosse plug In...
Esses carros são um engano, tenho alguns conhecidos que contra os meus conselhos compraram um veículo desses para os por a venda nem um ano depois... 😑
Os carros não são um engano. São o que são... e há muita informação sobre o sistema que usam. Só não sabe quem prefere se manter ignorante.
Há quem não consiga evoluir, não consiga deixar os 3 pedais e maneta das mudanças.
Em países em que as caixas automáticas são a regra e as manuais a exceção, o sistema Toyota é uma evolução muito bem aceite. Por isso tem grande sucesso.
Muito mais economicos que os equivalentes de caixa manual ou automática tradicionais.
Muito mais fiabilidade do sistema.
Menos custos de manutenção.

Mas é como tudo.... uns gostam e outros não.
Uma coisa é certa, o melhor sistema hibrido (HEV) é Toyota.
Tambem existe PHEV, mas depende da utilização... pode compensar ou não.

E como disse e repito, um híbrido Toyota a GPL tem custos de combustível/energia equivalentes a um 100% EV

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
becosemsaida
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 88
Registado: terça set 17, 2019 12:10 pm

Re: Toyota C-HR HYBRID DB

Mensagem por becosemsaida »

MRider Escreveu: domingo dez 08, 2019 7:47 am Se ao menos fosse plug In...
Esses carros são um engano, tenho alguns conhecidos que contra os meus conselhos compraram um veículo desses para os por a venda nem um ano depois... 😑
Dependendo daquilo que se pretende de um carro nao considero um engano. Claro se for para fazer 100% AE esquece mesmo, agora se for para o que chamo consumo misto (AE, Nacionais e cidade) ganha-se principalmente em cidade e em nacionais. O meu mal, e como ja tinha dito noutro topico, estou numa zona montanhosa portanto nao tenho em 90% dos percursos estradas planas. Sim, gera-se a descer e embora nao e 50/50 mesmo assim da para aproveitar muito. Numa deslocacao de 20km (10 para cada lado) consigo fazer 10 a "misto" e outros 10 a zero!!! Na minha opiniao e poupanca.

Nao digo que e uma solucao 100% "bom" mas entendendo que nao poderia ser por agora de outra maneira ja fico contente com a poupanca que tenho. PHEV estava tambem no "menu" das escolhas mas o problema neste pais (julgo ser geral) e onde carregar?? Ha dia fui ao V do Conde outlet e vi a fila para carregar desde Leafs e Zoe a Tesla e Ipace. Deu para falar com alguns e todos tem a mesma opiniao: carregar um VE e um castigo em grande parte do pais. Se nao estao ICE estacionados estao pessoas a espera demasiado tempo para carregar algo de jeito. Carregar em casa era a unica opcao que tinha porque num raio de 75km nao ha NADA e tinha de rezar pelo caminho que tivesse disponivel.

Beco
Prazer de conducao e ir pelo caminho mais longo para chegar ao destino.....

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
becosemsaida
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 88
Registado: terça set 17, 2019 12:10 pm

Re: Toyota C-HR HYBRID DB

Mensagem por becosemsaida »

APHenriques Escreveu: sábado dez 07, 2019 4:07 pm
Obrigado pelo escarecimento. Claro que estou ainda a aprender e tenho poucos km no carro devido a um problema de saude que nao me deixou conduzir durante uns tempos. No entanto e para que vejam que nem todas as mulheres sao incompetentes:

Esposa a conduzir percurso de 10km para cada lado: 2.9L/100,
Filha a conduzir o mesmo percurso: 2.3L/100
Beco a conduzir o mesmo percurso: 3.8L/100

Acho que tenho ainda muito a aprender. Atencao que nao e velocidades de "empata"........

Um pouco de humor tambem faz falta.

Beco
Prazer de conducao e ir pelo caminho mais longo para chegar ao destino.....


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1906
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Toyota C-HR HYBRID DB

Mensagem por Freddy_krueger »

APHenriques Escreveu: sábado dez 07, 2019 4:07 pm Nunca se coloca em N. Fazer isso em qualquer carro é estupidez.
Nem sempre... para tudo há um tempo e uma razão... :)

O N serve:
- Em AE descidas para ganhar ou manter velocidade cruzeiro(caso descida dos chouriços em Gaia - direcção para Porto Arrábida vindo de Sul ou descida Serra D'aire na A1 sentido Norte/sul) - gasta gasolina para manter ponto morto, mas ganha velocidade ao contrário de ir engatado...
- Sinais vermelhos bem longe, para deixar carro a deslizar e parar mesmo no vermelho (exercício de timings perfeito), engatar mais cedo se ficar verde ou se preciar de travar um pouco com motor

O modo N é sempre transitório mas permite:
- em descidas ganho de velocidade (se tal for aconselhável);
- em plano perda de velocidade controlada (saída de AE, sinais transito ao longe, etc...)

Eu já uso modo N à muito, tanto em ICE como no EV com bons resultados... mas é tudo uma questão de como cada qual fica à vontade com condução.
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


jfr2006
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 80
Registado: quinta mai 07, 2015 1:00 pm

Re: Toyota C-HR HYBRID DB

Mensagem por jfr2006 »

Nunca na vida coloquem em N num HSD da Toyota

Se colocam em N e passam dia 71km/h, vão arriscar-se a uma conta das grandes, mas mesmo grandes

Enviado do meu TA-1004 através do Tapatalk



APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Toyota C-HR HYBRID DB

Mensagem por APHenriques »

Freddy_krueger Escreveu: segunda dez 09, 2019 9:45 am
O N serve:
- Em AE descidas para ganhar ou manter velocidade cruzeiro(caso descida dos chouriços em Gaia - direcção para Porto Arrábida vindo de Sul ou descida Serra D'aire na A1 sentido Norte/sul) - gasta gasolina para manter ponto morto, mas ganha velocidade ao contrário de ir engatado...
E se o motor parar vais aos chouriços!!!! :D

Nos ICE é para não usar mesmo. É perigoso.
Nos HEV... nunca. O pé no acelerador na posição certa anula a travagem do motor.
Nos PHEV como o meu não precisa, tem o B0 que anula qualquer travagem motor
No teu EV não sei, mas suponho que tenha algo tipo B0... ou não?

Avatar do Utilizador

pemifer
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 790
Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Toyota C-HR HYBRID DB

Mensagem por pemifer »

Que tema polémico!
Por em N, ou em ponto morto, para começar é ilegal!
Por em N, ou em ponto morto, altera o comportamento dinâmico do carro, daí ser ilegal, pelo que pode ser perigoso dependendo da velocidade e da estrada.

Por em ponto morto um carro de caixa manual, pode servir para deixar o carro embalar, por exemplo, não tem mal mecanicamente.

Por em N um carro de caixa automática é estar a utilizar a caixa para uma função para a qual ela não está preparada.
N num carro de caixa automática só em situações esporádicas, nunca em andamento.
Quem quiser assassinar uma caixa automática rapidamente, é usar muito o N.

Por em N um 100% elétrico não tem mal mecanicamente. Um 100% elétrico não tem caixa.
Serve para deixar o carro embalar ou evitar que ele perca muita velocidade com a regeneração.
Eu usei algumas vezes no Leaf de 2013, é mais económico do que regenerar.


jfr2006
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 80
Registado: quinta mai 07, 2015 1:00 pm

Re: Toyota C-HR HYBRID DB

Mensagem por jfr2006 »

O sistema HSD da Toyota não é uma caixa automática. Por em N e deixar passar dos 70km/h vai resultar em danos com despesas elevadas em todo o PSD do sistema HSD e no MG1 (um dos dois motores eléctricos do sistema)

Enviado do meu TA-1004 através do Tapatalk



Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1906
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Toyota C-HR HYBRID DB

Mensagem por Freddy_krueger »

Pois, quando falei das vantagens do N devia ter referido apenas da minha exeriência, no caso ICE's manuais (citroen AX10, toyota yaris 1000cc e Renault Megane 1.9 DTI) e Nissan Leaf 2.0.

Não tenho sequer experiência (mais que breve) de conduzir carros automáticos ou hibridos HSD (que penso usarem uma transmissão CVT). Já ficou aqui o alerta dos outros users.

Mas ressalvando o acima, e ignorando eu que N era ilegal (ainda bem que até ver não tenho de fazer código da estrada outra vez), meus argumentos em termos puramente "físicos", são certos... há inúmeras situações em que o N é mais eficiente que carro "engatado".

Para o APHenriques: O motor parar?! Só se estiver mal mantido...não é normal um motor parar quando está em ponto morto... também facilmente morre não estando em ponto morto e desfecho seria semelhante... mas se for num AX10 como meu primeiro carro, o parar do motor só notas no menos barulho e perder travões... não há direcção assistida ou qualquer outra coisa que o afete... tb costumo andar por natureza devagar... normalmente a rondar 90kmh com velocidades maiores apenas em descidas em N... a alteração de comportamento do carro (que realmente existe pois carro fica "solto") não é relevante numa descida como a mencionada chouriços/vila d'este que basicamente é uma reta com uma MUITO ligeira curva no final com 3 faixas rodagem + berma... carro ganha velocidade dos 80/90 aos 110... depois estabiliza com efeito do vento/atrito do ar.

No caso do Leaf, não existe um modo "NO REGEN" (bem que podia ter)... as soluções são colocar em N (que uso muito muito raramente mesmo), ou "simular" o N modulando o acelerador de modo que não acelere nem regenere... há ali um "ponto mágico" no pedal equivalente ao N....é o que uso em 99,9% das situações pois evita mexer repetidamente na caixa (selecção D/B-N-R)...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


jfr2006
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 80
Registado: quinta mai 07, 2015 1:00 pm

Re: Toyota C-HR HYBRID DB

Mensagem por jfr2006 »

Só uma achega: não, os HSD não tem uma CVT. Embora a Toyota fale em e-cvt, na verdade não existe nenhuma CTV, nem sequer existe uma caixa. É apenas um trem eplicodal que combina 2 motores eléctricos e o motor de combustão.

Este vídeo ajuda a explicar melhor:

https://youtu.be/dLNDGUISTYM

Enviado do meu TA-1004 através do Tapatalk



APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Toyota C-HR HYBRID DB

Mensagem por APHenriques »

Freddy_krueger Escreveu: terça dez 10, 2019 4:39 pm
Para o APHenriques: O motor parar?! Só se estiver mal mantido...não é normal um motor parar quando está em ponto morto... também facilmente morre não estando em ponto morto e desfecho seria semelhante...
Os carros modernos, com controlo eletrónico, em circunstancias normais não. Mas basta um pequeno erro de medição de massa de ar ou temperatura e pode acontecer.
Pode acontecer por mil e uma razões.
Mas se tiver engatado não acontece de certeza....

Eu já tive um carro que até o podia desligar, nem direção nem travões assistidos. :D


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1906
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Toyota C-HR HYBRID DB

Mensagem por Freddy_krueger »

jfr2006 Escreveu: terça dez 10, 2019 7:10 pm Só uma achega: não, os HSD não tem uma CVT. Embora a Toyota fale em e-cvt, na verdade não existe nenhuma CTV, nem sequer existe uma caixa. É apenas um trem eplicodal que combina 2 motores eléctricos e o motor de combustão.
Pois, tinha ouvido isso mesmo de um comprador de um HSD (ser cvt)... ehehhe Live and Learn :)
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1906
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Toyota C-HR HYBRID DB

Mensagem por Freddy_krueger »

APHenriques Escreveu: quarta dez 11, 2019 12:18 am Os carros modernos, com controlo eletrónico, em circunstancias normais não. Mas basta um pequeno erro de medição de massa de ar ou temperatura e pode acontecer.
Pode acontecer por mil e uma razões.
Ok, mas mesmo em antigos não é coisa comum... lembro-me de acontecer a uma colega num rover 200 (iguais aos civic hatch), e viu-se lixada para resolver... parava nos semáfros e tinha que acelerar em ponto morto tipo racer... EHEHHE
Mas se tiver engatado não acontece de certeza....
Mas mesmo que vá abaixo em N, se carro tiver em movimento facilmente se engata e tudo "volta à vida"... em principio :p
Eu já tive um carro que até o podia desligar, nem direção nem travões assistidos. :D
No Ax só os travões perdiam a servoassistência (é assim que se diz?)... mas de resto tudo pacífico... dito isto, nunca andei com carro desligado.

Lembro-me de "brincar" com um colega meu que não percebia muito de mecânica e desligar carro em descida... ficou pasmado a olhar para mim pois carro continuava a funcionar até acabar a descida e só ia abaixo no fim quando já não tinha gravidade a ajudar...eheheh coisas estúpidas de juventude.
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Responder

Voltar para “Automóveis”