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Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Enviado: quarta jun 17, 2020 2:42 am
por APHenriques
Entretanto todos os PCN passarão a ser pagos... o que tornará pouco interessante o carregamento fora de casa.
Isto porque tanto em PCR como em PCN a contabilização em tempo da maioria penaliza os carregamentos lentos. E o Outlander é sempre lento. Implicará mais gasolina queimada :(

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Enviado: quarta jun 17, 2020 8:10 am
por Freddy_krueger
APHenriques Escreveu: terça jun 16, 2020 8:39 pm Não estás a comparar o motor do Outlander com o do corta relva... pois não? :o
Teoricamente a gasolina não se degrada dentro do depósito, uma vez que está protegido da luz e do calor direto do sol.... alguem que perceba disso que se pronuncie.
Bricadeirinha... eheheh.. Mas é um Briggs & Stratton, é coisa de qualidade...ehehe Só tem é -3 cilindros, carburador em vez de injecção, menos válvulas, só tem 2 velocidades, a la mano ou para a frente (tem tração), e...e...e...tudo o resto

Até percebo que coisa necessite de trabalhar, mas por isso gosto cada vez mais do meu EV... é só carregar e andar (enquanto bateria estiver boa...)

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Enviado: quinta jun 18, 2020 5:05 pm
por serges
APHenriques Escreveu: quarta jun 17, 2020 2:42 am Entretanto todos os PCN passarão a ser pagos... o que tornará pouco interessante o carregamento fora de casa.
Isto porque tanto em PCR como em PCN a contabilização em tempo da maioria penaliza os carregamentos lentos. E o Outlander é sempre lento. Implicará mais gasolina queimada :(
Felizmente ainda tem a carga rápida mas honestamente não creio que compense o valor para a autonomia!

Quanto aos PCN's vão se esquecer muitos dos anteriores...

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Enviado: sexta jun 19, 2020 12:25 pm
por Freddy_krueger
Ou se prepara uma mudança na forma como mobie e legislação está, ou muitos pCN's vão ficar pura e simplesmente sem uso e a apodrecer....

Pagar taxas e taxinhas, pagar ao "dono" do posto, pagar ao "dono" da energia.... onde já se viu um serviço destes ser pago a tantas entidades...tem de sobrar (o custo claro está) para o consumidor...

Era:
- Cancelar limitação de venda de energia exclusiva pelos CEME e até acabar com eles;
- Deixar que OPC's vendam energia/tempo, whatever...
- Adicionalmente nos postos que estado implementou, e que agora foram leiloados deveria haver um máximo de custo por kwh para consumidor - fomos nós todos que pagámos esta infraestrutura;
- Acabar com taxas e taxinhas - o OPC suporta já as taxas quando paga ao fornecedor dele de energia.... o Preço de Venda a cliente tem de ter margem para compensar isso, as não passar isso tudo a cliente em milhentas linhas...o estado também já recebe taxas do OPC... não compliquem o simples
- Pagamento por MB , MBWay ou Visa... um estrangeiro que queira carregar em Portugal tem atualmente uma missão (quase) impossível a não ser ficando limitado a usar rede Tesla (SC - Superchargers se for um Tesla ou DC Destination Chargers seja Tesla ou não tesla - onde tal é permitido) ou outras que não mobie.

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Enviado: sexta jun 19, 2020 3:02 pm
por rnlcarlov
A TAR que espetam em cima da mobilidade elétrica é que trama tudo, pois os CEMEs vendem-nos a energia como se fosse BTN, quando se fosse o OPC a comprar directamente energia até podia comprá-la em MT, o que dava um dinàmica totalmente diferente aos preços.
Agora que parece que a miio quer entrar como CEME, pode ser que a parte dos pagamentos por extrangeiros possa melhorar. Eles mencionaram pagamento com cartões. A ver o que sai daqui.

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Enviado: sexta jun 19, 2020 10:50 pm
por CoolZeroFCP
Freddy_krueger Escreveu:Ou se prepara uma mudança na forma como mobie e legislação está, ou muitos pCN's vão ficar pura e simplesmente sem uso e a apodrecer....

Pagar taxas e taxinhas, pagar ao "dono" do posto, pagar ao "dono" da energia.... onde já se viu um serviço destes ser pago a tantas entidades...tem de sobrar (o custo claro está) para o consumidor...

Era:
- Cancelar limitação de venda de energia exclusiva pelos CEME e até acabar com eles;
- Deixar que OPC's vendam energia/tempo, whatever...
- Adicionalmente nos postos que estado implementou, e que agora foram leiloados deveria haver um máximo de custo por kwh para consumidor - fomos nós todos que pagámos esta infraestrutura;
- Acabar com taxas e taxinhas - o OPC suporta já as taxas quando paga ao fornecedor dele de energia.... o Preço de Venda a cliente tem de ter margem para compensar isso, as não passar isso tudo a cliente em milhentas linhas...o estado também já recebe taxas do OPC... não compliquem o simples
- Pagamento por MB , MBWay ou Visa... um estrangeiro que queira carregar em Portugal tem atualmente uma missão (quase) impossível a não ser ficando limitado a usar rede Tesla (SC - Superchargers se for um Tesla ou DC Destination Chargers seja Tesla ou não tesla - onde tal é permitido) ou outras que não mobie.
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Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Enviado: domingo jun 21, 2020 2:09 pm
por APHenriques
serges Escreveu: quinta jun 18, 2020 5:05 pm Felizmente ainda tem a carga rápida mas honestamente não creio que compense o valor para a autonomia!
Não percebi a que te referes... pois a carga rápida é o que menos compensa. Especialmente quando a conta do OPC se baseia no tempo e o Outlander tem a carga rápida limitada a 22kw.

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Enviado: domingo jun 21, 2020 7:09 pm
por zeuz

APHenriques Escreveu:
serges Escreveu: quinta jun 18, 2020 5:05 pm Felizmente ainda tem a carga rápida mas honestamente não creio que compense o valor para a autonomia!
Não percebi a que te referes... pois a carga rápida é o que menos compensa. Especialmente quando a conta do OPC se baseia no tempo e o Outlander tem a carga rápida limitada a 22kw.
É isso que o @serges está a dizer. Imagem

Seja a carregar num PCN ou num PCR, dado as tarifas praticadas, não compensa!

E é uma pena que seja assim, porque dá razão aos sépticos e aos que advogam que é melhor gastar gasolina/gasóleo.

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Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Enviado: domingo jun 21, 2020 7:31 pm
por serges
Completamente e eu continuo a bater a tecla mas poucos me ouvem só os que dizem "novos veículos já não há esses problemas não podemos ficar presos no passado"

Sustentabilidade para mim é manter o veículo por mais tempo e se possível fazer upgrade nas baterias...

Troca por troca por que é novo... Enfim continuamos a poluir...

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Enviado: segunda jun 22, 2020 8:29 am
por Freddy_krueger
serges Escreveu: domingo jun 21, 2020 7:31 pm Sustentabilidade para mim é manter o veículo por mais tempo e se possível fazer upgrade nas baterias...

Troca por troca por que é novo... Enfim continuamos a poluir...
Excelente ponto...penso o mesmo... espero que o Leaf dure muito...para já como primeiro carro, depois como segundo e depois como meio estacionário de energia (só baterias)... Vida útil estimada enquanto veículo uns 18-20 anos - como bateria...não faço a mínima.

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Enviado: sexta jun 26, 2020 11:55 am
por serges
A malta esquece se desse ponto e começam a tornar mais dificil o uso da rede para os mais antigos!

Só uma ideia...

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Enviado: sábado jun 27, 2020 12:59 pm
por civic
Não percebo essa do "começam a tornar mais dificil o uso da rede para os mais antigos!".
Antes era à borla, agora paga-se ao tempo ou ao kWh, a unica coisa que mudou foi o inicio da cobrança, certo?

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Enviado: sábado jun 27, 2020 1:02 pm
por rnlcarlov
Eu percebo o que ele quer dizer. A cobrança maioritariamente ao tempo penaliza fortemente os carros antigos que carregam devagar. Nos PCRs já se observou isso, e foi uma das razões que me fez deixar de usar o meu C-zero para viagens longas. O custo de carregamento ficava muito elevado. Nos PCNs avizinha-se algo de parecido nos casos em que os carros não conseguem aproveitar a potência toda do posto.

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Enviado: sábado jun 27, 2020 3:49 pm
por civic
Pois, mas a pagar qual seria a melhor solução? Se eu tivesse um carro desses teria que escolher os postos que cobram ao kW e não ao tempo.
Mas a haver postos para todo o leque de potências temos que escolher os que nos favorecem mais, isso só vai ser possivel com a liberalização da coisa. Eu, por exemplo, tenho limitação de cerca de 50kW de potência de carga, obviamente que não vou usar postos de 150kW quando os houver, isto vai ser sempre assim...

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Enviado: sábado jun 27, 2020 3:54 pm
por serges
Pois Civic mas infelizmente não vai ser assim... A taxação ao minuto por exemplo o carregador da Vectrix fica igual a uma equivalente a combustão... Ou mais caro...

No ampera é por gasolina nem merece fazer contas... Por isso sempre disse carrego 99% em casa mesmo quando eram grátis...

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Enviado: sábado jun 27, 2020 5:09 pm
por rnlcarlov
Em termos de PCRs, olho para a vizinha Espanha e vejo que posso ir de Vilar Formoso até à fronteira com a França com PCRs a custar 0.30€/kWh.
Claro que quando separamos o OPC da energia este tem de cobrar por tempo de utilização, mas isso é porque tentámos reinventar a roda.

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Enviado: sábado jun 27, 2020 5:59 pm
por civic
serges Escreveu: sábado jun 27, 2020 3:54 pm Pois Civic mas infelizmente não vai ser assim... A taxação ao minuto por exemplo o carregador da Vectrix fica igual a uma equivalente a combustão... Ou mais caro...

No ampera é por gasolina nem merece fazer contas... Por isso sempre disse carrego 99% em casa mesmo quando eram grátis...
Pois, mas qual é a potência de carga da Vectrix? O Ampera carrega a 16 amperes ou a 10? Temos que esperar para ver as tarifas dos diversos PCN's, de qualquer das formas vai haver muito a cobrar ao kW.

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Enviado: sábado jun 27, 2020 6:02 pm
por serges
civic Escreveu:
serges Escreveu: sábado jun 27, 2020 3:54 pm Pois Civic mas infelizmente não vai ser assim... A taxação ao minuto por exemplo o carregador da Vectrix fica igual a uma equivalente a combustão... Ou mais caro...

No ampera é por gasolina nem merece fazer contas... Por isso sempre disse carrego 99% em casa mesmo quando eram grátis...
Pois, mas qual é a potência de carga da Vectrix? O Ampera carrega a 16 amperes ou a 10? Temos que esperar para ver as tarifas dos diversos PCN's, de qualquer das formas vai haver muito a cobrar ao kW.
A Vectrix a 1500w e o ampera a 3400w...

Vamos aguardar mas não espero coisas boas...

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Enviado: sábado jun 27, 2020 6:12 pm
por jmlflorencio
rnlcarlov Escreveu:Em termos de PCRs, olho para a vizinha Espanha e vejo que posso ir de Vilar Formoso até à fronteira com a França com PCRs a custar 0.30€/kWh.
Claro que quando separamos o OPC da energia este tem de cobrar por tempo de utilização, mas isso é porque tentámos reinventar a roda.
Nem mais!

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Enviado: domingo jun 28, 2020 2:29 am
por APHenriques
serges Escreveu: sexta jun 26, 2020 11:55 am A malta esquece se desse ponto e começam a tornar mais dificil o uso da rede para os mais antigos!

Só uma ideia...
Eu não concordo que o problema sejam os carros mais antigos em relação aos mais recentes.
Os carros de baterias pequenas, os plug in, serão sempre de carga a baixa potência, por razões óbvias.
O problema está na tendência generalizada dos OPC cobrarem com base em tempo e não em kWh.
O Zoe é dos poucos se não o único que pode usar a potência máxima dum PCN de 22kW
Se o OPC contabilizar por kWh o custo da energia será igual para um Zoe, um Leaf ou um Outlander.
Mas com a contabilização por tempo, a diferença do custo da energia carregada entre estes três modelos será enorme.

Compreendo que contando por tempo evita-se os abusos de carros ligados sem estar a carregar, mas prejudica muito os carros de carregamento a baixa potência.

O correto seria que durante o carregamento a contabilização fosse por kWh e após o carregamento, o tempo em que o carro ficasse ligado ao posto fosse contabilizado com uma tarifa bastante alta.

Outra possibilidade seria o custo por minuto ser variável em função da potência de carregamento.... mas ainda não encontrei nenhum OPC a fazer isso.
Por exemplo se um PCR tem um custo de 0,12€/min a 50kW, ao ligar um carro que só carrega a 25kW, o preço deveria ser 0,06€/min