DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Local ideal para diário de bordo dos automóveis eléctrico

Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por APHenriques »

Obrigado... ;)

às vezes as dificuldades levam-nos a procurar soluções alternativas....
Agora vejo o primeiro conjunto de painéis e percebo que poderia ter feito uns suportes melhores e bem mais baratos em vez de comprar uns standard.
Mas para já fica assim, para comparar entre os dois conjuntos.

Sobre a inclinação, ainda ponderei fazer uns suportes com regulação de inclinação. Sistema simples e barato. Apenas fazer variar entre verão e inverno.
Mas a verdade é que cheguei à conclusão que não se justifica.

Agora venha o sol... :) :)


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por APHenriques »

Hoje veio algum sol, a 4 dias do solstício de inverno.

às 9.20 os painéis de 50º SSE estavam assim:
IMG_20201217_091327_5.jpg
605W
O máximo é 1280W

O outro conjunto igual "Painel Oeste" com inclinação 8º SSE e 30º OSO (referi anteriormente que tinha inclinação de 15º SSE, mas não. É apenas 8º)
Screenshot_20201217-092106.jpg
O "Painel Telhado" são apenas 750W com inclinação 25º OSO, que aqui está a dar apenas 65W

Já agora para relembrar e perceber melhor a orientação:
pontos-cardeais-rosa-dos-ventos-577259821-597x600.jpg
pontos-cardeais-rosa-dos-ventos-577259821-597x600.jpg (47.72 KiB) Visto 2911 vezes


CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por CoolZeroFCP »

Eu percebo pouco do assunto, mas quando estive a aumentar a minha produção solar, fiz várias simulações de orientação e inclinação neste site:
http://pvsol-online.valentin-software.com/#/

Esta plataforma permite também escolher o fabricante/modelo do painel/inversor para aferir melhor os resultados.

Enviado do meu POCOPHONE F1 através do Tapatalk



Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por Freddy_krueger »

Parece interessante e de fácil acesso por um "leigo"... vou pesquisar... ando para aumentar sistema PV mas ainda não sei muito bem como vou montar (entre 1500-2500w aidicionais aos atuais 1500w)... idealmente seria previligiar melhor performance meias estações e inverno que é quando tenho mais consumo de rede (aquecimento central ligado de meio de Outubro a final de Abril +/-)
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por APHenriques »

Entretanto já tenho os 3 conjuntos de painéis ligados ao sistema Redy.

Estamos no pior mês para produção solar, não só pela nebulosidade, com muitos períodos de chuva, mas também pelo menor tempo de luz solar e pelo baixo ângulo do sol. Com o solstício de inverno no dia 21, com apenas 9h25m50s de luz e um ângulo máximo de 27,6º, apesar de estarmos a 2 dias da menor distância ao sol, como sabemos isso não tem vantagem.
Neste mês, e ainda durante o próximo, tenho algumas sombras a afectar os painéis... é inevitável.

Com chuva e às 16:30 a produção instantânea é insignificante, mas o dia de ontem fez este gráfico:
Screenshot_20201231-162215.jpg
Screenshot_20201231-162451.jpg
O Painel Norte é o que tem uma inclinação de 50º e é afectado por uma sombra exactamente da hora de maior intencidade entre as 10:30 e as 12:00 nestes dias... Já o outro tem apenas inclinação de 30º e é afetado por sombra a partir das 15:00.

Para quem tem duvidas que uma inclinação mais elevada tem vantagem, está aqui a prova... mesmo com sombra o painel com maior inclinação rende mais.

Uma inclinação mais elevada tem ainda vantagem quando estão sobre uma superfície reflectora ... como é o caso de ambos (telha sandwich)

Há quem diga que depois a produção de verão será muito afectada (com sol a 74,4º a 21 de junho)... pois eu digo que não. Mas mesmo que fosse, neste sistema de autoconsumo, a partir de Abril já estarei a dar muita energia a rede gratuitamente.

Ainda uma curiosidade:
Considerando apenas o painel norte e estes 17 piores dias do ano, precisaria de 1700 dias para pagar o investimento. Mas como não estaremos sempre no inverno, espero faze-lo em apenas 1000 dias.


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por APHenriques »

Mas como isto é um DB de um carro e não de painéis solares, e para que fique registado, a média de consumo do Outlander está assim no dia de hoje:

38160 kms percorridos.
Media aos 100kms: 6,94€
sendo:
- gasolina: 5,07€
- electricidade: 1,87€

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por serges »

APHenriques Escreveu: quinta dez 31, 2020 6:14 pm Mas como isto é um DB de um carro e não de painéis solares, e para que fique registado, a média de consumo do Outlander está assim no dia de hoje:

38160 kms percorridos.
Media aos 100kms: 6,94€
sendo:
- gasolina: 5,07€
- electricidade: 1,87€
Pois...
Mas já agora em Lts e Kwh...

Bons kms...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por APHenriques »

serges Escreveu: quinta jan 07, 2021 10:35 am
APHenriques Escreveu: quinta dez 31, 2020 6:14 pm Mas como isto é um DB de um carro e não de painéis solares, e para que fique registado, a média de consumo do Outlander está assim no dia de hoje:

38160 kms percorridos.
Media aos 100kms: 6,94€
sendo:
- gasolina: 5,07€
- electricidade: 1,87€
Pois...
Mas já agora em Lts e Kwh...

Bons kms...
Pois... kWh eu não registo... apenas guardo o valor. Somo os carregamentos mensais de várias origens.
Embora posso saber pelo registo do carro... ou pelo redy... mas actualmente uso tomada CEE e não existe Plug Redy CEE. Instalei um contador, mas desconta a produção de um dos conjuntos de painéis.
Na verdade o que pretendo é que o saldo consumo do carro vs produção seja próximo de zero.
Mas o custo de eletricidade que indiquei é os kwh carregados ao preço em que os pago nesse mês... independentemente de uma parte já ter origem solar.

De gasolina são 3,79 l/100


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por APHenriques »

São 9:15 com 1 graus de temperatura. Temos isto:
Screenshot_20210112-091541.png
Pois é que os "Paineis Norte" além de estarem apontados para os primeiros raios de sol, a inclinação de 55º permite-lhe estar completamente limpos de gelo...
Todos os outros, meus e dos vizinhos, estão cobertos de gelo.

No Outlander, descobri uma coisa estranha:
No registo Redy dos carregamentos temporizados nocturnos estava a aparecer a carga uma hora antes do programado.
Não dei muita importância, mas como agora estou a usar o aquecimento temporizado de manha, tenho encontrado o carro aquecido, mas pouco.... hoje cheguei ao carro mais cedo... o aquecimento deveria ainda estar a funcionar, mas não estava.

Conclusão: o temporizador está uma hora adiantado em relação ao relógio....
Não percebi porquê.... e mais estranho ainda é que no inverno passado tenho a certeza que não estava.


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por Freddy_krueger »

Estranho isso... será que carro tem alguma definição hora de inverno verão/mal calibrada?
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por APHenriques »

Pois... muito estranho.
É como se tivesse outro relógio interno que fornece a hora ao temporizador.
Tenho a hora em automático com o fuso horário português... já liguei e desliguei o automático da hora de verão, mas sem efeito...

Vou experimentar tirar o automático e meter em hora manual... vamos ver como se comporta esta noite.


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por Freddy_krueger »

APHenriques Escreveu: terça jan 12, 2021 4:35 pm Vou experimentar tirar o automático e meter em hora manual... vamos ver como se comporta esta noite.
É aquelas coisas dificeis de perceber...

E então, como correu hoje?
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por APHenriques »

Exactamente na mesma.
Mesmo com a hora definida manualmente, o temporizador continua a considerar que está uma hora a frente.
É estranho....
talvez desligando a bateria auxiliar resolva, mas não vou fazer... já está tudo definido para uma hora mais tarde.

Coisa estranha....


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por Freddy_krueger »

Os carros (e outros produtos) às vezes têm manias que desconhecemos :p eheheh
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por APHenriques »

Chegamos ao último dia do mês de Janeiro.
O pior mês solar para os meus paineis, pois além dos poucos dias de sol que afeta todos, devido ao baixo angulo solar são tambem afetados por sombras. O painel solar será ainda afetado por sombra no final do dia durante o mês de Fevereiro. O de Norte já não.

Serundo o registo do carro, gastei em energia solar 40,93€. Sempre em casa. Não houve carregamentos externos.
Mas fazendo o saldo entre produção dos paineis e consumo do carro, o custo é apenas de 21,30€.
Ora se no pior mês, em que a produção teve a 10% em muitos dias, deu para compensar metade do custo energético do carro, no saldo de um ano, claramente a produção vai ser superior a todo o consumo do carro.

Depois vêm a Associação Zero dizer que os híbridos poluem mais o ambiente....

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por serges »

Lol vai haver sempre a malta do contra mas compreendo o ponto de vista deles embora não concorde no seu todo...

Quanto aos painéis, até dia 15 foi um espetáculo apos tal caramba foi a pique...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por Freddy_krueger »

O problema nos hibridos não é a tecnologia em si, mas a variabilidade que permite.... podes usar como um mild-hybrid, nuca carregando, e aí vai ser um carro ecologicamente falando com consumos elevados.

Bem gerido, pode-se ter um aproveitamento quase 100% a eletricidade verde...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por APHenriques »

É verdade, mas o consumo/poluição se fosse de gasóleo seria pior....
É isso que os ambientalistas deveriam pensar.

Também é verdade que o problema maior são os carros de empresas.... e nesse caso continua-se a subsidiar os diesel...
O próprio gasóleo é beneficiado em relação à gasolina.

Mas o facto de algumas empresas adquirirem híbridos, deu a muita gente a possibilidade de experimentar estes carros e depois optarem para adquirir também híbridos e eléctricos.

Seja como for, foi uma precipitação do PAN inadmissível... e como representava mais receita para o Estado, foi aprovado de imediato.

Mas também concordo que se a dois anos optei por um plug in, e não me arrependo, se fosse agora, com mais oferta no mercado, teria optado por um EV.

O Plug in são a transição para muita gente, mas também pode ser a única solução para alguns

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por serges »

APHenriques Escreveu: segunda fev 08, 2021 12:59 pm É verdade, mas o consumo/poluição se fosse de gasóleo seria pior....
É isso que os ambientalistas deveriam pensar.

Também é verdade que o problema maior são os carros de empresas.... e nesse caso continua-se a subsidiar os diesel...
O próprio gasóleo é beneficiado em relação à gasolina.

Mas o facto de algumas empresas adquirirem híbridos, deu a muita gente a possibilidade de experimentar estes carros e depois optarem para adquirir também híbridos e eléctricos.

Seja como for, foi uma precipitação do PAN inadmissível... e como representava mais receita para o Estado, foi aprovado de imediato.

Mas também concordo que se a dois anos optei por um plug in, e não me arrependo, se fosse agora, com mais oferta no mercado, teria optado por um EV.

O Plug in são a transição para muita gente, mas também pode ser a única solução para alguns
Disseste Tudo… ou alias escreveste…
É que é toda a verdade!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por CoolZeroFCP »

Concordo, mas essa parte dos diesel vs gasolina... Mais uma polémica... No meio de tantas mentiras que se escrevem nessa comparação a única coisa de bom é que houve muita gente que passou de carros a gasóleo para ev.
No teu caso faz sentido teres algum benefício por teres, no teu caso particular, menos emissões. Mas também acho que não faz sentido nenhum meter os híbridos no mesmo saco dos 100% eléctricos (isto só aconteceu por interpretação do Dec-Lei). Ainda por cima actualmente vê-se uma grande aposta nos híbridos em que praticamente todos os modelos de automóveis têm versão híbrida. Mas a grande maioria dos consumidores não tem como aproveitar a vantagem dos híbridos plugin.
Os 100% eléctricos também não servem para toda a gente, basta ver alguns relatos de alguns pioneiros daqui do fórum para ver a chatice que é carregar um carro/mota eléctrica quando não se tem garagem/lugar de estacionamento em casa.
Eu digo muita vez que os híbridos podem ser a melhor opção em casos específicos. Quando se mora a 20km do trabalho ou até mais se poder carregar no trabalho, um híbrido plugin faz todo o sentido.

Enviado do meu POCOPHONE F1 através do Tapatalk


Responder

Voltar para “Automóveis”