Jaguar i pace

Local ideal para diário de bordo dos automóveis eléctrico

pjcorreia
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: sábado jun 13, 2015 9:58 pm

Re: Jaguar i pace

Mensagem por pjcorreia »

Boa noite,

nao sei se este sera o melhor local para colocar esta questao mas como a mesma se prende com um iPace aqui fica: Desde o ano passado que adquiri um iPace (modelo 2020) e desde entao tenho vindo a ficar cada vez mais desiludido:
1) um carro com um bateria de 90 kw/h que nos postos de 22 nao carrega a mais de 7
2) o homecharger que vem o carro deixa de funcionar sem qualquer aviso aleatoriamente (o que se torna deveras agradavel quando o deixamos a carregar o dia/noite inteira e ao chegarmos verificamos que quase nada carregou)
3) em varios pontos de carregamento rapido nas AE simplesmente nao consigo por o carro a carregar (Diz que esta a inicializar a carga e nao passa dai) mesmo quando existem outros que conseguem logo a seguir carregar na mesma tomada
4) em carregamento semi e rapido por vezes para de carregar sem qualquer aviso. Por varias vezes estou numa estacao de service a carregar e de repente verifico na app que parou de carregar. Vou a correr para o carro para reiniciar o carregamento e fico como no ponto 3

Estou a partilhar estas experiencias por gostaria de saber se isto se trata de problemas deste modelo ou de um defeito do meu carro em especifico.


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Jaguar i pace

Mensagem por Freddy_krueger »

Isso não me parece nada uma coisa normal... ganda nóia :(

Quanto ao ponto 1), devia ter esclarecido isso previamente pois nas características do carro menciona claramente que carrega apenas a 32Amp Monofásico, seja 7,4kw.... não tem carregador trifásico. Realmente podia ter face ao tamanho da bateria, mas foi uma opção (errada) da Jaguar...

Todas as outras coisas para mim exigem uma ida à jaguar... não é normal e se lhe disserem que é "force" a coisa...

Só uma questão, no carregamento AC (não rápido), não tem nenhum temporizador ligado no carro?! Ás vezes esta função faz com que não carreguemos o que pensamos...

São coisas muito sérias e nada condizentes com o nomal funcionamento de um veiculo... eu nunca tive problemas de carregamento interrompido salvo por culpa minha :P (a cena do temporizador).
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1439
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: Jaguar i pace

Mensagem por civic »

Pois, também sou da opinião que isso merece uma visita ao concessionário.
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0


mafgod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 226
Registado: segunda nov 13, 2006 6:23 pm

Re: Jaguar i pace

Mensagem por mafgod »

Sobre o ponto 1.
Infelizmente os vendedores não esclarecem tudo sobre os carros, seja VE ou ICE (quantos não compram ICEs a diesel e depois dizem que ninguém lhes disse que tem de o por a passear na AE para regenerar a FAP).
Apesar de ter uma bateria grande, a velocidade máxima de carregamento nos postos normais, sejam monofásicos ou trifásicos, esta limitada a 32A. O "problema" está no carro, culpa da Porsche por ter optado por um carregador monofásico de 32A. Não há nada a fazer, é mesmo assim.

Sobre o ponto 2.
O home charger é um carregador doméstico ou uma BOX?
Quais as características dela? É configurável? Tem temporizador?
Sobre a velocidade de carregamento, admitindo que tem um carregador doméstico, geralmente é de 10A, ou seja carrega a 2,3kW... portanto, se a bateria é de 90kW, vai precisar de mais de 40h para carregar dos 0 aos 100%.Vai carregar por hora cerca de 2,5% da bateria.
Se carregar a 16A (com outro cabo doméstico ou uma box), reduz para pouco mais de 24h, correspondendo a cerca de 4% por hora.
Se colocar em casa uma box que lhe permite carregar a 32A, reduz para pouco mais de 12h, correspondendo a cerca de 8% por hora.
Se tiver uma BOX, qual a potência de carregamento que ela permite?
O carro deixar de carregar aleatoriamente pode ser problemas na instalação elétrica (má ligação, problemas de terra, ruído na linha, tensão demasiado baixo ou alta), do home charger ou do próprio carregador interno do carro.

Sobre o ponto 3, postos de AE assumo que sejam os rápidos... parece ser os problemas do ZOE com a terra. Mas também pode não ser. Já que no ponto 4, após abortar o carregamento, já não volta a carregar.
Quando isto acontece, qual o nível de carga (%) da bateria?
Há carros e/ou postos rápidos que não carregam acima e um determinado nível de potência.

Estando o carro na garantia, ia à marcar para esclarecer os pontos 2, 3 e 4.


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Jaguar i pace

Mensagem por Freddy_krueger »

Sim, vá à marca e explique tudo o que acontece muito bem... depois diga-nos como coisa se resolveu...mas de todo esse conjunto de coisas me parece normal.
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


jfr2006
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 80
Registado: quinta mai 07, 2015 1:00 pm

Re: Jaguar i pace

Mensagem por jfr2006 »

Creio que já li em algum lado que existem de facto alguns problemas com os i-pace e os carregamentos rápidos.

Acho que li também que a Jaguar está a tratar da questão ou que já tinha tratado.

Se voltar a encontrar essa informação, coloco aqui.

Mas o melhor a fazer nesta altura é passar no concessionário.

Enviado do meu TA-1004 através do Tapatalk



Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Jaguar i pace

Mensagem por Freddy_krueger »

jfr2006 Escreveu: terça jul 07, 2020 10:54 am Creio que já li em algum lado que existem de facto alguns problemas com os i-pace e os carregamentos rápidos.

Acho que li também que a Jaguar está a tratar da questão ou que já tinha tratado.
Na altura de primeiras unidades, penso que nalguns testes do Bjorn Nyland (Ver youtube), acho que ele realmente teve algum stress em PCR pois lembro-me de ver alguma coisa... se calhar falta algum "patch" de software no carro que resolva a coisa... Chatear a Jaguar até resolverem de vez pois essas situações são insustentáveis.

Lembram-me as Ducatis antigas que o pessoal não se importava se não pegassem pois podiam ficar na garagem a contemplá-las (pois eram de facto lindas :))... é chatear a marca a sério.
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


aalmeida
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: sábado mai 02, 2020 10:50 pm

Re: Jaguar i pace

Mensagem por aalmeida »

Também tenho um e já passei por essas experiências.

Quanto ao ponto 1, nada a fazer, o carro é monofásico. Para o ano já há modelo trifasico.

Quanto ao ponto 2, pode ter que ver com a hora de carregamento definida nas opções. Caso contrário, levar à marca.

No ponto 3, já está tudo muito melhor, mas ainda há muitos carregadores, sobretudo efacec que necessitam de um update para funcionar com o ipace. Está a melhorar aos poucos mas ainda há alguns na A1 por exemplo.


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Jaguar i pace

Mensagem por Freddy_krueger »

aalmeida Escreveu: terça jul 21, 2020 11:41 pm No ponto 3, já está tudo muito melhor, mas ainda há muitos carregadores, sobretudo efacec que necessitam de um update para funcionar com o ipace. Está a melhorar aos poucos mas ainda há alguns na A1 por exemplo.
Pois... custa mas é mandar um email à mobie (e eventualmente também ao OPC) para resolverem situação e eventualmente até a algum regulador (será a ERSE) para termos certeza que da próxima conseguem carregar...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


pedrolima678
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: segunda fev 24, 2020 4:24 pm

Re: Jaguar i pace

Mensagem por pedrolima678 »

Olá a todos,

Estou a pensar em vomprar o e-pace usado.
Alguém me pode dar o feedback do seu, se vale a pena e também dos custos de manutenção obrigatória, etc.

É que na Alemanha, de 2020, já se arranjam a menos de 40.000€... é uma hipótese a considerar, se o carro valer a pena, usado.

Enviado do meu SM-A715F através do Tapatalk



Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Jaguar i pace

Mensagem por Freddy_krueger »

Minha opinião em relação ao carro:
- Estéticamente giro :)
- Potência: Mais que Q.B.
- Eficiência: Carro algo "guloso" face a Tesla...em linha com consumos Mercedes EQC e Audi E-tron (agora Q8 etron)
- Problemas conhecidos: Alguns problemas em carregadores PCR mas penso que ultrapassados. Possibilidade de fogo no pack de baterias devido a células utilizadas pela LG (mesmo problema de Hyundai Kauai/kona e Chevrolet Bolt/Opel ampera-e) ainda não resolvido.
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Responder

Voltar para “Automóveis”