DB Leaf 40 PeMiFer

Local ideal para diário de bordo dos automóveis eléctrico

civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1439
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por civic »

Pois, eu também tenho visto isso, mas nunca vi foi estacionado num valor durante 20 000kms.
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por Freddy_krueger »

civic Escreveu: quarta fev 05, 2020 6:29 pm Pois, eu também tenho visto isso, mas nunca vi foi estacionado num valor durante 20 000kms.
Hum e esses 20.000kms em quanto tempo... só para termos essa noção pois é o principal fator de degradação (ao que tenho ouvido).
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1439
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por civic »

Cerca de meio ano, lembro-me de ver os 90,09€ em Setembro cerca de 32 000kms, agora anda nos 90,37%, está a chegar aos 50 000kms.
Não estranho o facto do SOH não mexer, estranho mais é os 10% que cairam muito rapidamente sem se notar nada na autonomia do carro.
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por Freddy_krueger »

É tudo uma questão de como o BMS lê dados da bateria... pode estar a ser conservador agora e sê-lo menos mais para a frente... ainda não se sabe muito bem como coisa funciona!
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1439
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por civic »

Uma coisa sei, desta forma funciona muito mal para a imagem da Nissan. Qual é o carro que é pessimista nestas coisas?
Até o Ioniq parece que esconde a degradação na reserva da bateria enquanto a Nissan diz que está pior do que a realidade...
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por Freddy_krueger »

civic Escreveu: sexta fev 07, 2020 5:09 pm Uma coisa sei, desta forma funciona muito mal para a imagem da Nissan. Qual é o carro que é pessimista nestas coisas?
Até o Ioniq parece que esconde a degradação na reserva da bateria enquanto a Nissan diz que está pior do que a realidade...
A melhor forma (e a que me parece melhor) é o teste de tomada 1x ano... é deixar carro ir até desligar...e carregar até 100% medindo energia... e fazer isto 1x ano... assim fica-se com uma ideia mais correta da real quantidade (kwh) colocados na bateria...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
pemifer
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 790
Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Localização: Lisboa

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por pemifer »

Eu não sou apologista dos testes de tomada.
Qualquer informação que possa ser util pode ser obtida através do Leaf Spy.
Até porque no teste de tomada mede-se a energia que entra no carro, não a que entra na bateria.
É só consultar a página 3 deste DB para ver o post sobre perdas.
http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... #p11282608


civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1439
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por civic »

Sim, mas as perdas podem-se calcular mais facilmente que todas as variaveis de uma bateria, o LS informa o SOH com base num algoritmo, o problema do LS e de qualquer software que calcule níveis de bateria são muito pouco precisos, pois os valores que eles lêem com alguma eficacia são valores de tensão, mas as baterias acumulam corrente e isso é muito difícil de medir com base na vida do carro, porque existem muitas variaveis ao longo da vida da bateria, isto falando do SOC, muito mais dificil ainda a degradação.
A forma mais precisa para esse calculo é mesmo o teste de bateria, tentar fazer com a tensão estabilizada entre celulas, temperatura e tensão da rede iguais, com estes items assegurados não deve fugir muito usando o mesmo EVSE.
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por jmlflorencio »

Mas para ver a capacidade duma bateria normalmente mede-se a energia que sai da mesma até ela descarregar, e não a que entra durante a carga...

Não sei se não preferiria também o método pelo leaf spy...


civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1439
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por civic »

A capacidade de uma bateria é a energia que ela consegue armazenar, o que sai tem ainda mais variáveis do que o que entra, a dificuldade aumenta com o facto de existir a regeneração. Se numa determinada altura ela consegue acumular X kWh teremos que reunir as mesmas condições para ver a diferença, não encontro método mais fiável que este.
O LS funciona melhor quantos mais e maiores ciclos se fizerem, ou seja, fazendo ciclos curto fica completamente à toa.
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por jmlflorencio »

O que consegue armazenar, correcto. Mas isso é diferente do que passa pela tomada...


civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1439
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por civic »

Ninguém disse o contrário, só que é mais fácil saber o que entra e para onde vai do que o que sai.
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
pemifer
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 790
Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Localização: Lisboa

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por pemifer »

Este fim de semana fiz mais um video...


Link


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por jmlflorencio »

Muito util. Ainda me lembro da minha confusão quando quis mudar as escovas num carro que tive em tempos, sem saber meter em modo serviço, hehehe


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por Freddy_krueger »

civic Escreveu: sábado fev 08, 2020 10:19 pm Ninguém disse o contrário, só que é mais fácil saber o que entra e para onde vai do que o que sai.
Concordo... especialmente tendo em conta o fator regeneração que pode ser bem relevante...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
pemifer
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 790
Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Localização: Lisboa

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por pemifer »

Sábado foi dia de banhoca...

Imagem
Preparação para a lavagem:
  • 1 balde com cerca de 5 litros de água com detergente
  • 1 balde com cerca de 20 litros de água
Total do desperdício de água: 25 litros. (no final achei que podia ter utilizado menos água)



Imagem
A cor disfarça a sujidade mas a falta de uniformidade da mesma denuncia a necessidade de lavagem.



Imagem
Atrás também se nota a sujidade.



Imagem
Primeiro guarda-lama lavado. Até parece de cor diferente.



Imagem
Metade do carro lavado, metade da traseira lavada... a diferença.



Imagem
É zero emissões mas não é zero retenções. Assim fica foleiro.



Imagem
Depois do trabalho de escova, ficou um bocadinho melhor!



Imagem
Parte do trabalho feita. Água pretinha!



Imagem
Por dentro era mais que óbvio que precisava de uma limpeza.



Imagem
Assim está muito melhor!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
pemifer
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 790
Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Localização: Lisboa

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por pemifer »

Eu nunca tinha espreitado a ficha de segurança do carro... (nem no anterior, agora tenho pena pois poderia comparar)

Surpreendentemente, pelo menos para mim, por baixo da tampa está outra tampa, ainda por cima, aparafusada.
Não era suposto os bombeiros terem acesso rápido e fácil a esta ficha? (se calhar estou confundido acerca do seu objetivo)

ImagemImagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por Freddy_krueger »

Isso é que foi trabalhar....

Podias ter lá passado por casa...quem lava um.... cof cof... :)

Relativamente ao interruptor, penso que poderiam ter escolhido um local melhor... para levar 3 pessoas atrás não dá jeito nenhum ao que vai no meio..

Enfim.
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
pemifer
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 790
Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Localização: Lisboa

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por pemifer »

Tantas viagens que faço ao Entroncamento, este fim de semana o plano foi diferente: já há 1 (um) PCN no Entroncamento.
Por acaso bem perto da casa da minha mãe!

Chego ao posto está um Zoe a carregar com o cabo muito jeitosinho todo enroladinho.
Mais tarde o dono apareceu e eu expliquei-lhe o motivo porque não devia fazer isto.
Compreendeu, agradeceu-me e ainda disse: "quem me vendeu o carro devia ter-me explicado isso".
Imagem



Entretanto desenrolei o cabo do Zoe, prendo o meu e começo o carregamento.
Imagem



Carregamento começado, ótimo! O posto indica que está a comunicar com sucesso com a Mobi.e.
Imagem



O que é isto? Terminei o carregamento? Não terminei nada!
Imagem



Ainda tentei ser mais teimoso que o PCN mas não consegui...
Entretanto chegou o senhor do Zoe e o meu carro fica a carregar na tomada que estava a funcionar.
Ótimo!
Segundo o senhor do Zoe, a tomada que eu estava a tentar utilizar à algum tempo que tem este problema de parar os carregamentos.
Imagem




O carro apenas carregou 2 horas.
Como uma das tomadas do posto funcionou bem durante 2 horas ainda pedi para a Mobi.e fazer reset ao posto.
Imagem



Não adiantou!
E lá ficou o posto com as 2 tomadas inutilizadas.
Imagem



Afinal o plano de fim de semana diferente saiu furado.
Tive de, como sempre tenho feito, carregar no PCR de Santarém.
Deve ser azar meu, mas cada vez que tento contar com um PCN para uma viagem é isto.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
pemifer
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 790
Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Localização: Lisboa

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por pemifer »

Fico sempre com os cabelos em pé, os poucos que tenho, quando vejo afirmações do tipo "não sei se consigo fazer uma viagem porque não sei se os carregadores estão em funcionamento", ou outra "consigo viajar porque telefono para a Mobi.e a perguntar o estados de todos os carregadores que penso utilizar".
É conhecida a minha má opinião acerca da Mobi.e mas vamos a números em vez de "achismos"!
Untitled.jpg
A Mobi.e é má?
Sim!
A Mobi.e tem gente competente?
Duvido!
Pode-se viajar sem medo usando a rede de carregamentos rápidos?
SIM!

Responder

Voltar para “Automóveis”