BMW i3 Alfragide

Local ideal para diário de bordo dos automóveis eléctrico

Autor do tópico
mrafpinho
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registado: quarta fev 07, 2018 10:27 am

BMW i3 Alfragide

Mensagem por mrafpinho »

Bom dia

Após 9 anos a queimar gasóleo num tiguan, resolvi trocar o carro da esposa por um i3.

Tendo em conta que ela faz cerca de 10 km por dia, não espero poupar muito no final do mês em combustíveis. Confesso que o que me levou a fazer esta compra foi o facto de carro com 3 anos máximo, bem equipado, até aos valores que pretendia dar, não havia muita escolha que me agradasse.

Experimentamos um i3 que encontramos no olx e adoramos a experiência. Como não chegamos a acordo qto a valores, toca a procurar lá fora. É foi assim que no dia 19/1 as 4h da matina duma noite em claro devido aos pequenos estarem doentes, aproveitamos uma descida de preço dum i3 que andava debaixo de olho.

A escolha caiu num REX, de 07/2014 com 50.000km e bem equipado. Devido às más condições meteorológicas por essa Europa fora, do recebi o carro na passada 2a feira. O carro foi descarregado no centro de inspecção de Alfragide, e 30min depois tava inspeccionado. Infelizmente o IMTT já tinha fechado e por só ontem entreguei os papeis de pedido de numero de homologação nacional.

Desde que comprei o carro, que comecei em discussões com o condomínio. Felizmente os meus lugares de parqueamento ficam no mesmo piso da arrecadação, e mesmo sem ter o ok final por parte do condomínio que resolveu meter entraves em td, passei um cabo pela calha técnica, e coloquei uma tomada junto ao lugar do i3, e coloquei disjuntor de 10A no quadro à saída.

Colocando o modo de carregamento mais lento, foi possível carregar o carro numa noite (estava a 50% de bateria). Devo tentar colocar o carregamento da bateria mais rápido? Alguém sabe dizer mais ou menos o consumo em cada um dos níveis?

Enquanto espero pela matrícula e sem investigar mto o que é mais importante é urgente fazer quando se tem um carro deste tipo, já fiz o seguinte:
- inscrição no site da prio para obter o cartão de carregamento
- preparação para mudar para EDP mobilidade eléctrica devido aos descontos
- inscrição no site mobi.e dependente da matrícula;

Tendo em conta que o carro foi todo revisionado na BMW antes de vir, o que me falta fazer?

Para carregar nos PCR é necessário outro cabo?
A Emel não dá dístico para REX certo?

Alguém com i3 que possa dar algumas dicas enquanto se toma um café? Sou de Alfragide!

É assim começa a nossa experiência num carro a 'pilhas'! :D

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: BMW i3 Alfragide

Mensagem por serges »

Os meus parabéns.

Agora fotos do dito e participar e partilhar experiências e testemunhos.

Obrigado.

#volt chamado a zona...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


jasmim
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1068
Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm
Localização: Stª Mª da Feira

Re: BMW i3 Alfragide

Mensagem por jasmim »

mrafpinho Escreveu: quarta fev 07, 2018 10:58 am
Devo tentar colocar o carregamento da bateria mais rápido? Alguém sabe dizer mais ou menos o consumo em cada um dos níveis?
10A = 2300w
16A = 3680w
mrafpinho Escreveu: quarta fev 07, 2018 10:58 am
Para carregar nos PCR é necessário outro cabo?
Não. O próprio posto tem.
O teu i3 tem CCS, certo?
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo


luisaraujo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 52
Registado: terça dez 26, 2017 12:53 pm

Re: BMW i3 Alfragide

Mensagem por luisaraujo »

Precisas cabo menekes ou type2 para os PCN's.

De resto é só acelerar, e meter umas fotos claro!

Parabéns.

Enviado do meu MI 5s através do Tapatalk



JoelM
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 35
Registado: sexta nov 06, 2009 7:23 pm

Re: BMW i3 Alfragide

Mensagem por JoelM »

Apenas por curiosidade, poderá indicar qual o valor para legalizar / matricular o carro?


Autor do tópico
mrafpinho
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registado: quarta fev 07, 2018 10:27 am

Re: BMW i3 Alfragide

Mensagem por mrafpinho »

JoelM Escreveu: sexta fev 09, 2018 1:39 pm Apenas por curiosidade, poderá indicar qual o valor para legalizar / matricular o carro?

Boas

Inspeccção são 78€
ISV: A versão REX são 100€, a versão 100% electrica são 0€
IMTT: acho que são 65€
Conservatória: 65€

Acho que é mais ou menos isso.


Autor do tópico
mrafpinho
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registado: quarta fev 07, 2018 10:27 am

Re: BMW i3 Alfragide

Mensagem por mrafpinho »

jasmim Escreveu: quinta fev 08, 2018 1:00 am O teu i3 tem CCS, certo?
Se CCS é o sistema de carregamento rapido então acho que sim. Pelo menos, tenho dois encaixes (um para o cabo normal que vem com o carro, e outro logo abaixo com 2 pinos acho eu).


Autor do tópico
mrafpinho
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registado: quarta fev 07, 2018 10:27 am

Re: BMW i3 Alfragide

Mensagem por mrafpinho »

Boas tardes

Depois de uma semana com matriculas no carro, tenho a dizer que estou maravilhado...
O i3 anda mto bem. Todos os que andam, ficam maravilhados e com vontade de comprar, mas depois há o preço, que intimida.

O arranque deixa a maioria dos carros para trás. As médias... Neste momento ainda não contam... Estou viciado no pedal do acelerador...

Alguém conseguiu pedir o Distico Verde da EMEL com um i3 REX?
NOTA: Não quero começar aqui novamente a discussão do que é 100% electrico ou movidos exclusivamente a eletricidade e o que querem dizer...

Neste momento falta-me o cabo de carregamento para os postos publicos... Na BMW o preço parece-me ser uma parvoice... 340€ 5metros 32A, trifásico... Pode ser que eventualmente apareça algum no olx ou ebay.

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1231
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: BMW i3 Alfragide

Mensagem por zeuz »

Que se saiba, até ao momento ninguém conseguiu... talvez o @alex99 tenha conseguido progressos junto do provedor da EMEL...

Para o i3 basta um cabo Mennekes capaz de suportar 16A que, salvo erro, é a potência máxima de carregamento que permite.

Para cabo de 16A monofásico o mais barato que encontrei ronda os 140€, mas depois carregam nos portes de envio...

Sent from my X5 using Tapatalk

Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )


alx99
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 168
Registado: segunda ago 01, 2016 7:03 pm
Localização: Algés

Re: BMW i3 Alfragide

Mensagem por alx99 »

Bom dia,

Sobre o comportamento da CML/EMEL, foi apresentada em Março de 2017 uma queixa ao Provedor de Justiça, referente ao assunto do estacionamento dos PHEV na cidade de Lisboa. Sabe-se que foi aberto o respectivo procedimento, não havendo no entanto, até ao presente momento, uma decisão final. O prazo estipulado para a decisão é, em regra, um ano após a abertura do procedimento, mas tal prazo é meramente ordenador.

Vamos continuar a aguardar.


Autor do tópico
mrafpinho
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registado: quarta fev 07, 2018 10:27 am

Re: BMW i3 Alfragide

Mensagem por mrafpinho »

Boas tardes

A minha esposa trabalha em Carnaxide, e costuma lá estar estacionado um i3 rex com o dístico, por isso é possível... Pode ter sido por engano ou por com Cunhas, não sei que infelizmente não conseguimos ainda encontrar o proprietário. Fiz hoje a segunda exposição à EMEL novamente baseada no artigo 34 artigo 2a) " veículos automóveis ligeiros movidos exclusivamente a eletricidade;" entregando declaração da BMW em como o motor a gasolina tem apenas o propósito de gerador. Aproveitei e fiz reclamação também no livro.
Antes de criar aqui a terceira guerra mundial, que fique claro que eu percebo o que eles possam querer dizer na alínea mencionada, mas o que escreveram dá origem a diferentes interpretações. E a minha interpretação é a de que a propulsão tem de ser feita exclusivamente eléctrica. Vamos a ver o que vai dar...


Autor do tópico
mrafpinho
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registado: quarta fev 07, 2018 10:27 am

Re: BMW i3 Alfragide

Mensagem por mrafpinho »

zeuz Escreveu: quinta fev 22, 2018 2:34 am
Para o i3 basta um cabo Mennekes capaz de suportar 16A que, salvo erro, é a potência máxima de carregamento que permite.

Para cabo de 16A monofásico o mais barato que encontrei ronda os 140€, mas depois carregam nos portes de envio...
Encontrei no ebay cabo original da BMW 5m 32A trifásico por 230€ novo, o que tendo em conta o preço dos mesmos cabos de outras marcas, pareceu me aceitável.

Pelo concessionário onde comprei o carro, o orçamento foi de 244€ + 29€ de envio, o que fica bastante abaixo dos preços praticados em PT. Talvez a mão de obra do serviço de peças em Portugal seja mais caro que o alemão...

Cada dia que passa fico mais maravilhado com o incentivo aos carros eléctricos que se vê neste país.

Marco


alx99
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 168
Registado: segunda ago 01, 2016 7:03 pm
Localização: Algés

Re: BMW i3 Alfragide

Mensagem por alx99 »

mrafpinho Escreveu: quinta fev 22, 2018 4:42 pm Boas tardes

A minha esposa trabalha em Carnaxide, e costuma lá estar estacionado um i3 rex com o dístico, por isso é possível... Pode ter sido por engano ou por com Cunhas, não sei que infelizmente não conseguimos ainda encontrar o proprietário. Fiz hoje a segunda exposição à EMEL novamente baseada no artigo 34 artigo 2a) " veículos automóveis ligeiros movidos exclusivamente a eletricidade;" entregando declaração da BMW em como o motor a gasolina tem apenas o propósito de gerador. Aproveitei e fiz reclamação também no livro.
Antes de criar aqui a terceira guerra mundial, que fique claro que eu percebo o que eles possam querer dizer na alínea mencionada, mas o que escreveram dá origem a diferentes interpretações. E a minha interpretação é a de que a propulsão tem de ser feita exclusivamente eléctrica. Vamos a ver o que vai dar...
Carnaxide pertence ao Municipio de Oeiras que isenta de taxa todos os veículos eléctricos. Nada tem a ver com a EMEL.


tigra.civic
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: sexta dez 15, 2017 7:06 pm
Localização: Mealhada

Re: BMW i3 Alfragide

Mensagem por tigra.civic »

Parabéns pela compra!
Pelo que li no DB importou o seu na Alemanha.
O que gostaria de saber é se compensou o trabalho.
Tem garantia da marca?
Desculpe estar a perguntar isso aqui, mas não posso enviar mensagens privadas.

Boa sorte com o i3.


Autor do tópico
mrafpinho
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registado: quarta fev 07, 2018 10:27 am

Re: BMW i3 Alfragide

Mensagem por mrafpinho »

alx99 Escreveu: quinta fev 22, 2018 6:08 pm

Carnaxide pertence ao Municipio de Oeiras que isenta de taxa todos os veículos eléctricos. Nada tem a ver com a EMEL.
Boa noite
Desculpa, talvez não me expliquei bem, e tens toda a razão... Oeiras pertence à Parques Tejo, e não tive qualquer problema em pedir o dístico de viatura eléctrica. Custa 6€ e tem validade de 1 ano válido para todo o concelho de Oeiras.

Mas na zona em que a minha esposa estaciona em Carnaxide, costuma lá estar também estacionado um i3 rex de cor branca e que tem o dístico verde da emel.

Abraço


Autor do tópico
mrafpinho
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registado: quarta fev 07, 2018 10:27 am

Re: BMW i3 Alfragide

Mensagem por mrafpinho »

tigra.civic Escreveu: quinta fev 22, 2018 6:49 pm Parabéns pela compra!
Pelo que li no DB importou o seu na Alemanha.
O que gostaria de saber é se compensou o trabalho.
Tem garantia da marca?
Desculpe estar a perguntar isso aqui, mas não posso enviar mensagens privadas.

Boa sorte com o i3.
Oi

Em primeiro lugar obrigado... Quanto às questões....
Se compensa.... Depende do que procuras, mas tipicamente sim. Alguma coisa ha-de compensar, mas o melhor é que tens mais oferta.
A legalização é que é uma seca... Perde-se muito tempo sentado à espera, mas sempre se poupa mais uns trocos.

Como compro sem ver os carros, só fotos, compro sempre em stands da marca, e só com garantia internacional dum ano, sempre se está mais descansado, mas até agora nunca tive problemas.

PS: se estiveres interessado no i3 avisa... Vendo barato. :D

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: BMW i3 Alfragide

Mensagem por serges »

LOL, as aventuras de sempre, quanto a EMEL o Alex99 que te diga enfim...

Obrigado por esta partilha...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
mrafpinho
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registado: quarta fev 07, 2018 10:27 am

Re: BMW i3 Alfragide

Mensagem por mrafpinho »

Boas

Hoje vou fazer a minha primeira grande aventura, Lisboa Porto...
De manhã tentei carregar o carro no PCR da A5, mas estava muita fila... 2 LEAF e 1 ZOE, que me pareceram da Ub*r.
Como só havia 1 carro a carregar, perguntei se podia carregar e disseram-me que não dava, que só suportava um carregamento ao mesmo tempo. Entretanto andei a procura, e pelo que vi, o PCR faz um carregamento AC e um DC. Alguem pode confirmar?

Tirando isso, vamos à actualização do Diário de Bordo:
- total km percorridos: 800k (ainda não recebi a fatura);
- km percorridos a gasolina 0.5km;
- problemas encontrados: 0;
- viagem mais longa a electrões: Lisboa-Setubal-Lisboa;
- Despesas:
- 6€ Parques Tejo (dístico);
- 1 Distico VE do IMTT 0€;
- 2 Pedidos à EMEL rejeitados (1€ em parque);
- 1 entrada no livro de Reclamações à EMEL (0,30€ em parque);
- 1 cartão MOBIE recebido 0€;
- 1 cartão PRIO pedido (ha um mês, mas que ainda não chegou) 0€;
- 1 cabo trifásico 32A BMW novo no ebay 240€;
- 1 banho 3€;
- Tarifário EDP Mobilidade pedido a subscrição ha 1 mês 0€;

Thanks

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: BMW i3 Alfragide

Mensagem por serges »

Muito bem...

Assim sim... falta a parte da Emel... que ate irrita!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

joaon72
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 48
Registado: quinta dez 14, 2017 11:47 pm
Localização: Lisboa

Re: BMW i3 Alfragide

Mensagem por joaon72 »

O meu cartão da Prio também demorou quase 6 semanas a chegar... não desesperes! :)

Responder

Voltar para “Automóveis”