DB Voltswagen Passat GTE Variant - alx99

Local ideal para diário de bordo dos automóveis eléctrico

lmmr74
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 252
Registado: sexta dez 05, 2014 3:11 pm

Re: DB Voltswagen Passat GTE Variant - alx99

Mensagem por lmmr74 »

alx99 Escreveu:Agora surgem algumas dúvidas de caloiro que coloco aos mais entendidos com PHEV's:

- Neste tipo de baterias, que têm pouca capacidade, será desaconselhável carregar até aos 100 %.
- Várias cargas no mesmo dia são problemáticas em termos de desgaste das baterias.
- Existirá inconvenientes em terminar-se a carga a 100 % a uma determinada hora e só se iniciar a condução 3 ou 4 horas depois?
No que diz respeito a fazer várias cargas no mesmo dia, eu já cheguei a fazer 4 num só dia...se o seu carro tiver sistema de controlo líquido da temperatura das baterias, não há problema.
Relativamente ás outras questões, no meu caso o meu carro nunca carrega o pack a 100%, na realidade existe uma margem de cerca de 15pp, portanto essa questão não se coloca. Provavelmente o passat terá um funcionamento parecido, presumo.


Autor do tópico
alx99
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 168
Registado: segunda ago 01, 2016 7:03 pm
Localização: Algés

Re: DB Voltswagen Passat GTE Variant - alx99

Mensagem por alx99 »

lmmr74 Escreveu: No que diz respeito a fazer várias cargas no mesmo dia, eu já cheguei a fazer 4 num só dia...se o seu carro tiver sistema de controlo líquido da temperatura das baterias, não há problema.
Relativamente ás outras questões, no meu caso o meu carro nunca carrega o pack a 100%, na realidade existe uma margem de cerca de 15pp, portanto essa questão não se coloca. Provavelmente o passat terá um funcionamento parecido, presumo.
Obrigado pelas indicações caro lmmr74.

Quanto ao tempo que medeia o carregamento total e a utilização, o que é que me tem a dizer?


Autor do tópico
alx99
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 168
Registado: segunda ago 01, 2016 7:03 pm
Localização: Algés

Re: DB Voltswagen Passat GTE Variant - alx99

Mensagem por alx99 »

zeuz Escreveu:Obrigado pelas fotos e feedback! (y)


Por um lado invejo essas viagens pela península ibérica, mas por outro lado não... por mais que se goste de conduzir, muitas horas ao volante e em trajectos repetitivos acabam por moer qualquer um!



Sent from my X5 using Tapatalk
Já vão alguns (bastantes) anos desde de que o que me dava prazer, não era só o destino de uma viagem, era sim, e principalmente, a viagem propriamente dita. O gosto de conduzir na ida, e no regresso.

Hoje já não é bem assim, mas por enquanto ainda vou disfrutando de bons momentos de condução, mesmo em viagens longas. Até porque, temos hoje um conjunto de actividades que atenuam a monotonia de grandes trajectos: sejam as chamadas telefónicas que se vão fazendo e recebendo, o cruise control adaptativo e o detector de faixa que reduz em muito a tensão inerente à condução, ou a sempre apetecível mas subjectiva escolha da companhia de uma boa banda sonora, mediante um sistema de som de qualidade superior.

Para além de tudo isso, a Passat GTE tem um engraçado detector de sinais de cansaço do condutor que nos aconselha a fazer uma pausa para beber um café e descansar.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: DB Voltswagen Passat GTE Variant - alx99

Mensagem por serges »

Isso tudo é muito interessante e facilita muito as viagens como dizes...

Ganha se novo alento e uma viagem como não se fazia a muito tempo... falo por mim adoro...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
alx99
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 168
Registado: segunda ago 01, 2016 7:03 pm
Localização: Algés

Re: DB Voltswagen Passat GTE Variant - alx99

Mensagem por alx99 »

Então boa tarde a todos. Tinham sido pedidas umas fotos da menina Volts, ora aqui vão algumas:
IMG_0694_Ink_LI.jpg
IMG_0703.JPG
IMG_0702_Ink_LI.jpg
Última edição por alx99 em quarta nov 16, 2016 4:31 pm, editado 1 vez no total.


Autor do tópico
alx99
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 168
Registado: segunda ago 01, 2016 7:03 pm
Localização: Algés

Re: DB Voltswagen Passat GTE Variant - alx99

Mensagem por alx99 »

E aqui estão outras:
IMG_0704_Ink_LI.jpg
IMG_0700.JPG
IMG_0690.JPG


Autor do tópico
alx99
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 168
Registado: segunda ago 01, 2016 7:03 pm
Localização: Algés

Re: DB Voltswagen Passat GTE Variant - alx99

Mensagem por alx99 »

Mais alguns pormenores:
IMG_0701.JPG
IMG_0691.JPG
IMG_0705.JPG
Atenção que as aparentes duas saídas de escape são só adorno estético. Estão completamente fechadas, por ali não sai nada!


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: DB Voltswagen Passat GTE Variant - alx99

Mensagem por jmlflorencio »

Espectacular... Mas essa das saídas de escape tapadas é que me parte todo :-P


Autor do tópico
alx99
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 168
Registado: segunda ago 01, 2016 7:03 pm
Localização: Algés

Re: DB Voltswagen Passat GTE Variant - alx99

Mensagem por alx99 »

jmlflorencio Escreveu:Espectacular... Mas essa das saídas de escape tapadas é que me parte todo :-P
Servem para libertar os electrões usados :lol:


accoelho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 482
Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm

Re: DB Voltswagen Passat GTE Variant - alx99

Mensagem por accoelho »

Se estão tapadas.....ainda serão reciclados...

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: DB Voltswagen Passat GTE Variant - alx99

Mensagem por Mumia »

olha olha toda catita e veio tirar fotos aqui pertinho de mim :D :D

bonitas as fotos ;)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km


Autor do tópico
alx99
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 168
Registado: segunda ago 01, 2016 7:03 pm
Localização: Algés

Re: DB Voltswagen Passat GTE Variant - alx99

Mensagem por alx99 »

Pois bem, a menina faz hoje um mês e já tem 4515 kms. Está de parabéns pois tem tido um óptimo comportamento, excedendo mesmo as melhores expectativas iniciais.
IMG_0707.JPG

Quanto aos consumos verificados, como neste primeiro mês foi sujeita a muita AE (70 a 75 % da totalidade dos kms), normalmente com CC a 130 km/h, as médias não foram nada famosas. Aqui vai o registo fotográfico:
IMG_0710.JPG

Nestes últimos dias, porém, os percursos já foram mais variados, com prevalência para AE, mas com algumas EN e circuitos urbanos em Lisboa (sem grandes preocupações de consumo), tendo as médias vindo a melhorar significativamente :
IMG_0709.JPG

Referir ainda que os carregamentos eléctricos têm sido, quase em exclusivo, feitos durante a noite em casa (todas as noites carrega, já se habitou). Não obstante a escassa autonomia eléctrica, nos dias, entre viagens, em que fico por Lisboa, praticamente não tenho consumo de gasolina. Já confiar em encontrar um posto mobi-e que esteja simultaneamente operacional e disponível, é uma actividade mais perigosa que a roleta russa.


lmmr74
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 252
Registado: sexta dez 05, 2014 3:11 pm

Re: DB Voltswagen Passat GTE Variant - alx99

Mensagem por lmmr74 »

4l/100 não é mau. Se tivesses um perfil de utilização a rondar os 50 km's diários, praticamente não usavas o mci


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: DB Voltswagen Passat GTE Variant - alx99

Mensagem por jmlflorencio »

Sim, creio que será a boa marca.

Ainda assim, os 21kwh por cada 100 Km assustam um pouco...


Autor do tópico
alx99
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 168
Registado: segunda ago 01, 2016 7:03 pm
Localização: Algés

Re: DB Voltswagen Passat GTE Variant - alx99

Mensagem por alx99 »

jmlflorencio Escreveu:Sim, creio que será a boa marca.

Ainda assim, os 21kwh por cada 100 Km assustam um pouco...
Esses 21kWh/100km incluíram uma subidas consideráveis num trajecto relativamente curto. Com algum cuidado e em percursos menos acidentados, penso ser possível baixar para os 16 a 18 kWh/100km.

O que me parece é que o peso do carro (perto de 1800 kgs em vazio) prejudica, em muito, a obtenção de melhores consumos. Não sei se os colegas dos Outlanders PHEV partilham desta ideia, pois também carregam um peso significativo "às costas".

Avatar do Utilizador

sosimple
Moderador
Moderador
Mensagens: 380
Registado: terça jul 05, 2016 12:48 am
Localização: Odivelas, Paço de Arcos, Lisboa

Re: DB Voltswagen Passat GTE Variant - alx99

Mensagem por sosimple »

O Ampera também pesa 1735Kg em vazio, mas com facilidade faz 13.3kWh/100km com condução relaxada. Com o tempo vai atingir valores mais baixos, certamente. :)
Opel Ampera
O meu Instagram


Autor do tópico
alx99
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 168
Registado: segunda ago 01, 2016 7:03 pm
Localização: Algés

Re: DB Voltswagen Passat GTE Variant - alx99

Mensagem por alx99 »

sosimple Escreveu:O Ampera também pesa 1735Kg em vazio, mas com facilidade faz 13.3kWh/100km com condução relaxada. Com o tempo vai atingir valores mais baixos, certamente. :)
Assim espero. Obrigado pelo incentivo.


Autor do tópico
alx99
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 168
Registado: segunda ago 01, 2016 7:03 pm
Localização: Algés

Re: DB Voltswagen Passat GTE Variant - alx99

Mensagem por alx99 »

Acabadinho de chegar da EMEL em Entre Campos venho, conforme prometido, dar-vos a conhecer novidades sobre o pedido do dístico de veiculo eléctrico para isenção da taxa de estacionamento à superficie em Lisboa.

Não obstante as várias insistência por mim efectuadas ao longo deste mês (deviam pensar que o tempo resolvia o assunto ou que eu me cansava), não me apresentaram qualquer resposta escrita. Somente hoje e pessoalmente, mediante uma funcionária muito atenciosa e instruida previamente, foi-me transmitido a impossibilidade de me concederem o referido dístico.

Resumidamente o que me transmitiram foi que o regulamento municipal foi efectuado antes da legislação nacional (disso todos sabemos), não prevendo a situação dos veículos híbridos plug-in como viaturas eléctricas. Disseram-me igualmente que compreendem o problema do conflito jurídico entre os diplomas, reconhecendo mesmo que tenho toda a razão, sendo que só não atribuem o dístico de viatura eléctrica ao meu carro (admitindo que ao arrepio da legislação vigente), pelo simples facto de o dístico mencionar claramente "100% eléctrico" o que não é o caso do meu veiculo. Que se não fosse essa simples menção não existiriam entraves à entrega do dístico, menção essa talvez corrigida na próxima emissão de dísticos. :o

Como mostrei que os documentos da minha viatura apresentam em combustível o termo "eléctrico / gasolina", tiveram o desplante de referir que só atribuam os dísticos aos veículos cujos documentos mencionassem "100% eléctrico" em total consonância com a expressão do dístico. Confrontados com a alarvidade do que acabavam dizer, foram verificar outros processos e rectificaram o discurso.

Perante isto, exigi uma resposta por escrito para, a partir daí, poder apresentar reclamação perante outras instâncias. Concordaram que assim deveria ser, que era um direito que me assistia (era o que mais faltava que assim não fosse), e que me iriam enviar a resposta escrita por e-mail no prazo máximo de uma semana.

Vou esperar que venha a resposta, estando curioso para ver qual é a fundamentação que inventam para negarem a atribuição do dístico.

Daqui por uma semana, com ou sem resposta dos serviços, estarei a enviar ao provedor do cliente EMEL a respectiva reclamação com a devida exposição da matéria de facto e de direito. Se a resposta mesmo assim for negativa, seguiremos para outras instâncias. Prevejo que a novela ainda vá ser longa.

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: DB Voltswagen Passat GTE Variant - alx99

Mensagem por t3lmo »

Mas o distico sempre foi explícito para 100% elétricos: https://www.emel.pt/pt/disticos/estacio ... ico-verde/
(...não que eu também não tenha tentado obte-lo na loja da EMEL em Lisboa).

Depois fui ler melhor e... parece-me bastante explicito e não vejo dúvidas por onde pegar.
SUBSECÇÃO IV
DÍSTICO VERDE
Artigo 34.º
Dístico verde
2. Podem ser atribuídos Dísticos Verdes a pessoas singulares ou coletivas que:
a) Sejam proprietárias de veículos automóveis ligeiros movidos exclusivamente a eletricidade;
b) Sejam adquirentes com reserva de propriedade de veículos automóveis ligeiros movidos exclusivamente a eletricidade;
c) Sejam locatários em regime de locação financeira ou aluguer de veículos automóveis ligeiros movidos exclusivamente a eletricidade.
@ http://1998-2013.am-lisboa.pt/fileadmin ... rimido.pdf
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


Autor do tópico
alx99
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 168
Registado: segunda ago 01, 2016 7:03 pm
Localização: Algés

Re: DB Voltswagen Passat GTE Variant - alx99

Mensagem por alx99 »

t3lmo Escreveu:Mas o distico sempre foi explícito para 100% elétricos: https://www.emel.pt/pt/disticos/estacio ... ico-verde/
(...não que eu também não tenha tentado obte-lo na loja da EMEL em Lisboa).

Depois fui ler melhor e... parece-me bastante explicito e não vejo dúvidas por onde pegar.
SUBSECÇÃO IV
DÍSTICO VERDE
Artigo 34.º
Dístico verde
2. Podem ser atribuídos Dísticos Verdes a pessoas singulares ou coletivas que:
a) Sejam proprietárias de veículos automóveis ligeiros movidos exclusivamente a eletricidade;
b) Sejam adquirentes com reserva de propriedade de veículos automóveis ligeiros movidos exclusivamente a eletricidade;
c) Sejam locatários em regime de locação financeira ou aluguer de veículos automóveis ligeiros movidos exclusivamente a eletricidade.
@ http://1998-2013.am-lisboa.pt/fileadmin ... rimido.pdf
Esse regulamento municipal, no que se refere a esta matéria especifica dos veículos eléctricos, está derrogado pelo Decreto Lei 90/2014. É uma questão de hierarquia entre normas jurídicas (lei constitucional, lei ordinária, decreto-lei, resolução do concelho de ministros, portaria, despacho, regulamento ministrial, etc. a ordem é esta, em que um regulamento municipal está quase no fim da lista) que faz com que um regulamento municipal não se possa impor a um Decreto-Lei da Republica.

Uma situação é, perante uma lacuna legal, os municipios regulamentarem a especialidade, outra coisa é quando passa a existir uma lei (ou decreto-lei) geral e abstracta, com vigência em todo o território nacional, sem excepções.

Neste caso em particular estamos perante uma derrogação tácita, ou seja, uma revogação parcial da norma (regulamento municipal) por incompatibilidade com a nova norma (Decreto-Lei), ao que acresce uma força jurídica superior.

Poder-se-ia colocar ainda a questão da autonomia do órgãos do poder local no que se refere à regulamentação do estacionamento. Só que mesmo nesse caso o Decreto-Lei é taxativo, ou seja, não só determina claramente o que é um veiculo eléctrico (não deixando espaço a interpretações a la carte por parte dos municipios ou quaisquer outros organismos do estado), como faz aplicar essa determinação, nomeadamente, em questões de estacionamento, sobrepondo-se por esta via a toda e quaisquer normas locais ou regionais.

E não é despicienda a palavra nomeadamente. Desta forma o legislador deixou a porta aberta a outros tipos de descriminações positivas, para além da que aqui estamos a tratar.

Responder

Voltar para “Automóveis”