DB Voltswagen Passat GTE Variant - alx99

Local ideal para diário de bordo dos automóveis eléctrico

jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: DB Voltswagen Passat GTE Variant - alx99

Mensagem por jmlflorencio »

Isso é tudo irrelevante.

Um regulamento municipal não se pode sobrepor a uma Lei. O Passat GTE tem direito a dístico.

Isto nem sequer é discutível...

Avatar do Utilizador

pemifer
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 790
Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Localização: Lisboa

Re: DB Voltswagen Passat GTE Variant - alx99

Mensagem por pemifer »

Depois de perder um bocadinho de tempo a ler alguns dos posts, não li todos, ler parte do decreto lei, também não li todo, parece-me o seguinte:
A lei fala de disticos para identificar veiculos eletricos.
O distico da EMEL não identifica o veiculo, indica que tem permissão de estacionamento.
Repito, o distico do estado, o que fala a lei, identifica o veiculo como elétrico, embora seja ambíguo o que é um VE.
O distico da EMEL indica que tem permissão de estacionamento, tal como os disticos de residentes.
Em relação a quem compra os disticos quem decide é a EMEL, e está claro como a agua que são os 100% eletricos.
Repito: EMEL distico PRÓPRIO de estacionamento, IMT distico de VE.
Não percebo onde está a confusão.
"Ah mas tenho o distico do estado a dizer que o meu fumarento é eletrico"
E daí?
A EMEL é clara, vende o distico a quem tiver um 100% elétrico, não diz que vende o distico a quem tiver o outro distico.

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: DB Voltswagen Passat GTE Variant - alx99

Mensagem por Mumia »

será difícil perceber que a EMEL não pode fazer "leis" que vão contra a Lei geral?

Será difícil perceber que quem define o que é ou não um Veículo Eléctrico é o Poder Legislativo e não uma qualquer EMEL ou qualquer outra entidade semelhante?!?

e gostava por exemplo de ver um Ampera (entre outros idênticos) andar sem os motores eléctricos, que só por acaso são os que fazem andar o carro.... Aaaahhhh mas espera não é eléctrico LOOOOOOOOL

mas... isto sou só eu a divagar, que só vim cá ver a banda tocar :roll:
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: DB Voltswagen Passat GTE Variant - alx99

Mensagem por MRider »

Então pomos a questão de outra forma.
Se o carro só dependesse da energia armazenada na bateria para se mover compravam na mesma?
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

pemifer
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 790
Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Localização: Lisboa

Re: DB Voltswagen Passat GTE Variant - alx99

Mensagem por pemifer »

Mumia Escreveu:será difícil perceber que a EMEL não pode fazer "leis" que vão contra a Lei geral?
Não, tens toda a razão, mas a EMEL não fez lei nenhuma, só fez o que lhe compete: decidir quem estaciona e como.
Mumia Escreveu:Será difícil perceber que quem define o que é ou não um Veículo Eléctrico é o Poder Legislativo e não uma qualquer EMEL ou qualquer outra entidade semelhante?!?
Não, tens toda a razão, mas a EMEL não define o que é um VE, só fez o que lhe compete: decidir quem estaciona e como.
Mumia Escreveu:e gostava por exemplo de ver um Ampera (entre outros idênticos) andar sem os motores eléctricos, que só por acaso são os que fazem andar o carro.... Aaaahhhh mas espera não é eléctrico LOOOOOOOOL
Se é o motor elétrico que faz andar o carro pode ter o dístico do estado a dizer que é um carro elétrico, pois segundo o DL 90/2014 "o motor principal" tem de ser elétrico.

A EMEL não atribui dístico de estacionamento a veículos que cumpram o DL 90/2014, atribui, dentro das suas competências, a VE 100% elétrico.
Mumia Escreveu:mas... isto sou só eu a divagar, que só vim cá ver a banda tocar :roll:
Pois, mas não és o único a divagar e a não querer ver o obvio...

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: DB Voltswagen Passat GTE Variant - alx99

Mensagem por Mumia »

pemifer Escreveu: Não, tens toda a razão, mas a EMEL não fez lei nenhuma, só fez o que lhe compete: decidir quem estaciona e como.
Tens toda a razão!! Não pode é decidir discriminando e indo contra a Lei Geral, isso é algo tão simples e elementar no Direito...
pemifer Escreveu: Pois, mas não és o único a divagar e a não querer ver o obvio...
Divagar uiii gosto muito, já ver o óbvio, vejo acredita que sim...
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: DB Voltswagen Passat GTE Variant - alx99

Mensagem por jmlflorencio »

Eu peço desculpa por ter intervido tendo lido o tópico na diagonal apenas...

Mas sempre julguei que o dístico fosse um só.

Sendo dois dísticos distintos, e o dístico de VE (que o Estado define) não conferindo direito automático ao estacionamento, creio que o caso muda de figura.

É que a EMEL não define o que é ou não um VE, apenas confere o direito ao estacionamento gratuito...a quem entende (como já foi referido)...
MRider Escreveu:Então pomos a questão de outra forma.
Se o carro só dependesse da energia armazenada na bateria para se mover compravam na mesma?
Isso é irrelevante...


Autor do tópico
alx99
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 168
Registado: segunda ago 01, 2016 7:03 pm
Localização: Algés

Re: DB Voltswagen Passat GTE Variant - alx99

Mensagem por alx99 »

Permitam-me a intromissão, mas importa esclarecer.

Em direito administrativo as entidades publicas, quer sejam funcionários, quer sejam instituições, não podem fazer o que lhes apetece, nomeadamente optarem por critérios arbitrários ou discriminatórios nas suas decisões. O seu campo de acção e competências está balizado pela lei e a ela se têm de reger. Contrariamente ao direito privado em que cada cidadão pode fazer o que lhe apetece desde que não seja ilegal, uma entidade pública só pode fazer o que, expressamente, as leis determinam.

Ora neste caso concreto, uma Lei da República determinou o que é um veículo eléctrico, acrescentando que tal definição é válida para a descriminação positiva que o legislador entendeu atribuir a este tipo de veículos, designadamente para efeitos de estacionamento. Esta norma jurídica é valida, sem excepção, em todo o território nacional. Que eu saiba a validade desta norma não foi nunca colocada em causa, nem tão pouco foi revogada ou derrogada por qualquer outra, mantendo assim os pressupostos de validade e eficácia, ou seja, mantém-se vigente.

Tendo em conta que a EMEL faz referência a veículos "exclusivamente eléctricos" menção desconhecida para o IMT e inexistente em qualquer documento único automóvel, e perante o texto do Decreto Lei 90/2014, permitir que a EMEL determine discriminatoriamente a que veículos, dentro dos legalmente considerados eléctricos, atribui ou não o referido dístico, é algo que, na minha interpretação, viola descaradamente os preceitos legais vigentes.

Seria o mesmo que a EMEL determinar que dentro dos veículos eléctricos, os de cor branca, ou aqueles com uma autonomia inferior a 300 kms, não pudessem obter o dístico. Nesse caso outras vozes se levantariam...


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: RE: Re: DB Voltswagen Passat GTE Variant - alx99

Mensagem por jmlflorencio »

alx99 Escreveu:Permitam-me a intromissão, mas importa esclarecer.
(...)
Ora neste caso concreto, uma Lei da República determinou o que é um veículo eléctrico, acrescentando que tal definição é válida para a descriminação positiva que o legislador entendeu atribuir a este tipo de veículos, designadamente para efeitos de estacionamento.(...)
Esta parte (a negrito) está definida na lei, 'preto no branco'?

Para mim, esse é o cerne da questão...


Autor do tópico
alx99
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 168
Registado: segunda ago 01, 2016 7:03 pm
Localização: Algés

Re: RE: Re: DB Voltswagen Passat GTE Variant - alx99

Mensagem por alx99 »

jmlflorencio Escreveu:
alx99 Escreveu:Permitam-me a intromissão, mas importa esclarecer.
(...)
Ora neste caso concreto, uma Lei da República determinou o que é um veículo eléctrico, acrescentando que tal definição é válida para a descriminação positiva que o legislador entendeu atribuir a este tipo de veículos, designadamente para efeitos de estacionamento.(...)
Esta parte (a negrito) está definida na lei, 'preto no branco'?

Para mim, esse é o cerne da questão...
Caro jmlflorencio, sou obrigado a concordar consigo quanto ao cerne da questão, pelo que passo a transcrever o que está vertido no diploma:

Decreto-Lei n.º 90/2014 de 11 de Junho.

"Artigo 3.º:
1 - Consideram-se «veículos elétricos o automóvel», o motociclo, o ciclomotor, o triciclo ou o quadriciclo, dotados de um ou mais motores principais de propulsão elétrica que transmitam energia de tração ao veículo, incluindo os veículos híbridos elétricos, cuja bateria seja carregada mediante ligação à rede de mobilidade elétrica ou a uma fonte de eletricidade externa, e que se destinem, pela sua função, a transitar na via pública, sem sujeição a carris.
(...)
4- Os veículos elétricos devem afixar, para efeitos de circulação nas vias públicas ou equiparadas, o dístico identificativo que consta do anexo I ao presente decreto-lei, que dele faz parte integrante, sendo este o elemento identificativo a nível nacional para efeitos de identificação e usufruto de mecanismos de discriminação positiva de veículos elétricos, designadamente para efeitos de estacionamento.
5- Compete ao IMT, I.P., a emissão do dístico referido no número anterior."

Este dístico já eu o tenho no para-brisas desde que adquiri o veículo. Obtive-o junto do I.M.T. e permite-me estacionar gratuitamente em diversos municipios sem ter de pagar taxa de estacionamento à superficie, como qualquer outro veículo eléctrico. Em bom rigor, a EMEL não deveria sequer ter qualquer dístico bastando a respeitar o plasmado na letra da lei. Mas isso já serão segundas núpcias, se a tal tivermos de recorrer...

Nota: o sublinhado é meu.


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: DB Voltswagen Passat GTE Variant - alx99

Mensagem por jmlflorencio »

Preto no branco.

Assim sendo (a meu ver, também), assunto encerrado ;-)

Obrigado pela partilha e pelo esclarecimento.

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: DB Voltswagen Passat GTE Variant - alx99

Mensagem por Mumia »

pemifer Escreveu: Podes explicar melhor?
Nem eu explicava melhor que o alx99 neste post
alx99 Escreveu:Em direito administrativo as entidades publicas, quer sejam funcionários, quer sejam instituições, não podem fazer o que lhes apetece, nomeadamente optarem por critérios arbitrários ou discriminatórios nas suas decisões. O seu campo de acção e competências está balizado pela lei e a ela se têm de reger. Contrariamente ao direito privado em que cada cidadão pode fazer o que lhe apetece desde que não seja ilegal, uma entidade pública só pode fazer o que, expressamente, as leis determinam.

Ora neste caso concreto, uma Lei da República determinou o que é um veículo eléctrico, acrescentando que tal definição é válida para a descriminação positiva que o legislador entendeu atribuir a este tipo de veículos, designadamente para efeitos de estacionamento. Esta norma jurídica é valida, sem excepção, em todo o território nacional. Que eu saiba a validade desta norma não foi nunca colocada em causa, nem tão pouco foi revogada ou derrogada por qualquer outra, mantendo assim os pressupostos de validade e eficácia, ou seja, mantém-se vigente.

Tendo em conta que a EMEL faz referência a veículos "exclusivamente eléctricos" menção desconhecida para o IMT e inexistente em qualquer documento único automóvel, e perante o texto do Decreto Lei 90/2014, permitir que a EMEL determine discriminatoriamente a que veículos, dentro dos legalmente considerados eléctricos, atribui ou não o referido dístico, é algo que, na minha interpretação, viola descaradamente os preceitos legais vigentes.

Seria o mesmo que a EMEL determinar que dentro dos veículos eléctricos, os de cor branca, ou aqueles com uma autonomia inferior a 300 kms, não pudessem obter o dístico. Nesse caso outras vozes se levantariam...
pemifer Escreveu: Não conseguiram provar que a EMEL não tem razão e já expliquei porquê.
Basta ler exactamente o post acima.... (que desde já bato novamente palmas!!)

Mas concordo, não vale a pena continuar a criar mais "off-topic" no DB do alx99, peço desculpa desde já pela parte que me toca.
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km


Autor do tópico
alx99
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 168
Registado: segunda ago 01, 2016 7:03 pm
Localização: Algés

Re: DB Voltswagen Passat GTE Variant - alx99

Mensagem por alx99 »

Faz tempo que já não actualizava este tópico.

A menina Passat já superou os 15000 kms e tem tido um comportamento bastante aceitável. Exceptuando o problema de conexão (mirror) com o iphone, que persiste, nada de verdadeiramente relevante a apontar.

Os consumos energéticos (tanto de electricidade como de gasolina) têm vindo a ser melhorados, à custa, fundamentalmente, de um tipo de condução mais suave e escolha de percursos (quando possível) mais amigos do ambiente. O que me estraga as médias e os excelentes resultados urbanos, são as frequentes viagens que faço, recorrendo quase exclusivamente ao motor de combustão.

Um pequeno senão é o facto de, não obstante o motor a gasolina vir equipado com óleo sintéctico e a 1ª revisão ser aos 30000 kms, a VW obrigar a substituir o óleo (penso que também o filtro) aos 15000 kms, serviço que irei fazer na próxima semana. Parece um pouco estranho que assim seja, até porque, o contador totalizador de kilometros, agrega não só os efectuados com recurso ao motor de combustão, como os que são somente efectuados com o motor eléctrico. Enfim.

Quanto à novela do dístico para estacionamento gratuito no concelho de Lisboa estamos assim: após a resposta negativa da EMEL (da qual já aqui dei conta), enviei uma exposição ao provedor da EMEL, a qual obteve resposta, que não contrariando os factos apresentados e a razão invocada, refugiando-se na CML, conclui nos seguintes termos:

"Face ao acima exposto foi intenção do Município de Lisboa discriminar positivamente os veículos movidos exclusivamente a eletricidade (zero emissões) e não todos os veículos elétricos (como tal definidos pelo Decreto-Lei n.º 39/2010, de 26 de Abril). O Regulamento identifica como requisito “obrigatório” para a atribuição do dístico verde o facto de o veículo mover-se exclusivamente a eletricidade e nem todos os veículos elétricos são movidos exclusivamente a eletricidade, embora sejam considerados veículos elétricos. Esta distinção entre veículos elétricos e veículos movidos exclusivamente a eletricidade é o que permite a atribuição do dístico verde nos termos do artigo 34.º do Regulamento e que acresce ao dístico atribuído pelo IMT a todos os veículos elétricos. Os veículos elétricos beneficiam da discriminação positiva para efeitos de estacionamento na cidade de Lisboa, nos termos do Decreto-Lei n.º 39/2010, de 26 de Abril, sempre que tal se encontre previsto. Sucede que, como atrás referido, o Município de Lisboa decidiu no âmbito da sua política de mobilidade beneficiar os veículos movidos exclusivamente a eletricidade (zero emissões), criando para o efeito um dístico especifico, o citado dístico verde".


Em resumo, faz sair pela janela o que deixa entrar pela porta. Não me conformando com a resposta, que a todos os titulos me parece, no minimo, caricata, e por a actuação da CML ser, nesta matéria concreta, uma afronta à legislação ordinária, à Constituição da República Portuguesa, à unidade do ordenamento jurídico e à certeza e segurança jurídicas, para além dos princípios e objetivos prosseguidos pelos programas para a Mobilidade Eléctrica, quer nacionais, que da UE, eu, em conjunto com outros lesados nas mesmas circunstâncias, decidimos apresentar queixa junto do Provedor de Justiça da República Portuguesa, encontrando-nos neste momento a aguardar a sua resposta.
Última edição por alx99 em quinta mar 09, 2017 12:15 pm, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: DB Voltswagen Passat GTE Variant - alx99

Mensagem por Mumia »

bom ouvir tão bom relato sobre esta menina :)

Pois eles lá têm de arranjar forma de o pessoal ir lá deixar uns € senão com os VE's não vêem a cor do € :D

Quanto à restante novela.... Não posso nem consigo deixar de continuar a concordar contigo ;) Força !! E tens todo o meu apoio!! :)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: DB Voltswagen Passat GTE Variant - alx99

Mensagem por serges »

E vamos 2 o apoio é importante pois cada vez mais vejo uma discriminação nos eléctricos...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
alx99
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 168
Registado: segunda ago 01, 2016 7:03 pm
Localização: Algés

Re: DB Voltswagen Passat GTE Variant - alx99

Mensagem por alx99 »

Obrigado Mumia e Serges pelo vosso incentivo. Esperemos que esta instância reconheça finalmente a razão que assiste aos utilizadores de PHEV's. A passagem à luta armada fica por ora adiada ;).

Já agora, o problema de conexão do iphone ao carplay (mirror) da passat era afinal tão só uma a falta de activação e configuração do Siri do iphone, tema resolvido prontamente pelos serviços técnicos da VW na Expo. Fica a informação para eventuais interessados.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: DB Voltswagen Passat GTE Variant - alx99

Mensagem por serges »

Esses Iphones... caramba só nos fazem dores de cabeça e depois a solução é relativamente simples!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
alx99
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 168
Registado: segunda ago 01, 2016 7:03 pm
Localização: Algés

Re: DB Voltswagen Passat GTE Variant - alx99

Mensagem por alx99 »

Perguntas de leigo:

Alguém saberá dizer-me quantos ciclos de carga poderão estas baterias dos PHEV suportar?

Existindo uma relação directa entre quantidade de ciclos de carga e degradação das baterias (redução da autonomía), existem dados conhecidos dessa relação?

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: DB Voltswagen Passat GTE Variant - alx99

Mensagem por serges »

Ui isso é uma questão da qual a resposta pode variar de marca para marca pois o caso da GM é bem diferente dos outros... mas isso é pano para mangas... do modelo em questão os "entendidos que se cheguem a frente"...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
alx99
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 168
Registado: segunda ago 01, 2016 7:03 pm
Localização: Algés

Re: DB Voltswagen Passat GTE Variant - alx99

Mensagem por alx99 »

Como têm surgido algumas questões relativas aos consumos destes PHEV's e das médias anunciadas, aproveito para actualizar o DB, dando nota da minha, ainda curta, experiência pessoal com este tipo de veículo.

Já tive intervalos de 1000 kms com médias a rondar os 7 ou 8 L/100 em que praticamente só andei a gasolina (excluem-se os momentos de descidas e de travagens), bem como outros intervalos, igualmente de 1000 kms, com médias de 1,5 a 2 L/100 em que os percursos (habitualmente urbanos) foram na sua esmagadora maioria efectuados em modo eléctrico.

Nos veículos PHEV disponíveis, em que as autonomias eléctricas variam entre os 40 e os 80 kms, as médias dependem muito do tipo de utilização que se faz do veículo, ou seja, da quantidade diária de kms, das oportunidades de carregamento, dos tipos de percurso e das "longas" viagens (ocasionais ou não) que se acabam por fazer.

A minha passat quase nos 22000 kms e muito utilização em AE (cerca de 4/6 da distância total) com AC sempre ligado, compensada com muitos dias de percurso somente urbanos (2/6), leva uma média global de 4,1 L/100.

É muito? Qualquer veículo a gasolina com 220 a 250 cv, com dimensões e pesos aproximados, gastaria, em percurso misto, bem mais.

Senão vejamos, por exemplo, uma BMW 528i Touring de 245 cv e 1790 kgs, segundo os dados fornecidos pela marca, tem um consumo combinado de 6,1 L/100 (em urbano é de 8,0 L/100).

Isto para não falar na sempre proclamada (e bem) redução de emissões pela adopção de um veículo com estas características.

Um BEV não sería melhor? Ser sería, mas não servía para mim!

Responder

Voltar para “Automóveis”