O meu Rex - BMW i3 REx (Range Extender)

Local ideal para diário de bordo dos automóveis eléctrico

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
Estado: Desligado

Re: O meu Rex - BMW i3 REx (Range Extender)

Mensagem por Volt »

Ok, quer dizer, mais ou menos...

Por um lado, o meu REx teve um uso muito intensivo nos seus primeiros anos em que não tínhamos PCR no caminho, chegou inclusive a acompanhar Teslas em velocidades rápidas de AE e com o REx (gerador) ligado, por outro, a capacidade reportada varia um pouco conforme o estado de carga e temperatura ambiente (pelo menos). Esta variação atinge facilmente 1 kWh. Ora, isso são 5% dos 19.9 kWh. Neste momento, o meu Rex tanto mostra 72.5%, como 77.5% de 19.9 kWh. Mesmo os 19.9 kWh não são consensuais (é uma especulação minha que gostava de ver confirmada).

O meu antigo Leaf, com uma utilização muito mais branda, tinha 70% de capacidade aos 4 anos e 55 mil km (quase um ano e dez mil km depois ficou com 64%). Perdia 7.5% ao ano, com 13 mil km por ano. A diferença é significativa.
Já agora, o i3 do João Gonçalves tem mais ou menos a mesma idade do meu, mas está quase nos 200 mil km. A capacidade ainda não baixou dos 14 kWh (os tais 70%).

A média de perda de capacidade do i3 está em cerca de 6% ao ano, com 22 mil km por ano. A tendência é para diminuir a degradação, dado a redução do uso do Rex e do REx (gerador). Vamos ver como corre este quinto ano que começou agora. :-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

Pois a degradação existe sempre com ou sem kms vai acontecendo desde que controlada!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

civic
Moderador
Moderador
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am

Mensagem por civic »

Pois, mas não pode ser tão elevada, basta ver a garantia da Nissan, por exemplo, se nos 8 anos baixar de 70% substituem por uma nova. Isto olhando para o tempo apenas.
ECOLIBERTY 2009 2.0kW
30 000Km's
Nissan LEAF 2018 40kWh
72 000Km's

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

O caso da Opel/Chevrolet ou GM tambem era o caso... realmente é muita a degradação
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

Vivas a todos.

Já há muito tempo que não reportava actualizações do meu REx. Passaram dois anos desde a última vez. Pouco tem acontecido. Neste momento ele está a chegar aos 98000 km. A garantia da bateria acaba aos 100 mil. Não sei se tenho direito a alguma reposição da capacidade, mas vou perguntar à BMW Portugal, pois sinto que já perdi mais do que os 30% de capacidade que a garantia abrange (está sempre entre os 13.5 e os 14 kWh).

O carro tem 6 anos, já fez a segunda inspecção e teve a primeira revisão paga por mim (ela custa 260 euros num concessionário BMW ou metade na EVolution). Troca de óleos basicamente e mais umas verificações que a marca pede. Nada de mais.

Também estou em vias de trocar a pele do volante, pois a anterior já estava a ficar feia com o gasto nas extremidades.

O pormenor que acho mais relevante divulgar é a parca utilização do gerador. Meti 8 litros de gasolina no depósito dele em Janeiro de 2018 e mais oito em Março de 2020. Não sei quando voltarei a colocar, pois é muito raro usar, embora ele ligue-se sempre pelo menos uma vez por mês para fazer manutenção.

Troquei os 4 pneus aos 90 mil km. As pastilhas ainda são as de origem e acho que vão a meio da sua vida útil.

Ultimamente ele tem sido mais o carro da minha mulher do que meu, pois como ela não gosta de conduzir carros grandes, eu levo o Tesla muitas vezes para Lisboa e deixo-lhe o i3 para ela.

Continuo a gostar muito do carro e não tenho intenções de me desfazer dele. Se calhar um dia meto-lhe umas baterias maiores e coloco as que ele tem dentro de casa... Um dia se verá. :-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Mensagem por Freddy_krueger »

Belo update...

Sempre me perguntei quanto custaria uma revisão na BMW deste carrito... nem achei muito cara tendo em conta que tem mudança de óleo e assim, pensei que "batelada" fosse bem maior....

Foi pena mulher detestá-lo quando andámos a escolher... ficou logo fora de jogo eheheh! Se tivesse gostado hoje ainda tentava arranjar um 94 para segundo carro (se calhar)....
"Freddy Krueger"
PV: 1500w Autoconsumo (3 microinversores APSystems YC500)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh
A.C.:Bomba Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores

PetrolEd
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta nov 22, 2017 10:06 am
Contacto:

Mensagem por PetrolEd »

Uma pergunta, qual a velocidade máxima que o carro consegue com a bateria vazia, só com o gerador? Já vi relatos de 110km/h, outros de 140km/h.

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Mensagem por zeuz »

PetrolEd Escreveu:Uma pergunta, qual a velocidade máxima que o carro consegue com a bateria vazia, só com o gerador? Já vi relatos de 110km/h, outros de 140km/h.
Eu já li 80km/h... Imagem

Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk

Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )

Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Mensagem por Freddy_krueger »

Acho que depende de muitas condicionantes (inclinação da estrada, temperatura, uso de A/C ou heater)...mas também li algures os 80-100kmh...A ver se Volt tem ideia destes valores.
"Freddy Krueger"
PV: 1500w Autoconsumo (3 microinversores APSystems YC500)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh
A.C.:Bomba Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores

PetrolEd
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta nov 22, 2017 10:06 am
Contacto:

Mensagem por PetrolEd »

Pois, são valores tão dispares que nem sei, mas 80km/h nunca tinha lido.

Arad
Membro
Membro
Registado: terça mai 20, 2008 7:00 pm

Mensagem por Arad »

Vai depender muito da orografia do terreno, se o carro vai carregado, até da temperatura exterior. São 34cv a produzir energia que nunca chegará para alimentar 170.

Nunca experimentei a velocidade de ponta só com rex no meu. Quando preciso do rex, ligo-o manualmente, não deixo chegar a bateria ao fim.

A única vez que deixei chegar a bateria a ponto do rex se ligar sozinho, o trajeto era plano e não precisei de grande desempenho. Limitei-me a circular normalmente ao ritmo do trânsito da N125.

Responder

Voltar para “Automóveis”