O meu Rex - BMW i3 REx (Range Extender)

Local ideal para diário de bordo dos automóveis eléctrico
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7708
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
Estado: Desligado

O meu Rex - BMW i3 REx (Range Extender)

Mensagem por Volt »

Desculpa t3lmo, mas acho que me esqueci da tua BMW C Evolution, que sei que foi até Palmela. :-). Vamos a ver se não me esqueci de mais ninguém...

Continuando a viagem... Depois de passarmos a zona do Caldeirão, coloquei a viagem no GPS para calmamente perceber as necessidades de carga. Estava já a 31 km de Aljustrel, 110 de Alcácer e 161 de casa. Ora, ao sair de Loulé pouco depois das 19 horas, esperava chegar a casa perto das 22:30. São cerca de 250 km que se fazem normalmente a 120 kph, logo, pouco mais de duas horas de viagem, às quais adicionaria 40 a 50 minutos de tempo de carga e mais um tanto para me despedir do seal e do aljesus que terminavam a boleia quando chegássemos a Aljustrel. Demorei um pouco mais, cheguei às 23 horas. Já explico o porquê.

Imagem

Imagem

Chegado a Aljustrel, coloquei o carro a carregar o suficiente de forma a chegar a Alcácer do Sal puramente eléctrico. Não queria mais usar o gerador, visto que já podíamos usar os PCR em pleno e sem fila. Um dos meus objectivos era chegar a casa com o depósito de gasolina vazio, tal como já estava. :-D.

Entretanto, o seal foi buscar a Enérgica ao estacionamento e o aljesus fez o mesmo com o Leaf. Quando estava a terminar o carregamento, tudo estava normal até o i3 resolver não soltar o cabo CCS! Tive de o retirar manualmente usando a corda de emergência do i3. No entanto, apesar de já haver fila para carregar, visto que à Enérgica e ao meu Leaf ainda juntou-se o KIA Soul trazido pelo hsanchez, estivemos a fazer experiências para perceber se o i3 carregava, quer com CCS, quer com AC. Nenhum funcionou e, no último caso, com o AC, o cabo voltou a ficar preso. Estranho... Ligámos a Enérgica quer ao AC, quer ao CCS e funcionou bem. Voltei a ligar o i3 e voltou a não funcionar. Desisti. Claramente era um problema apenas com o meu i3. Pensei que podia ser algo muito mau e já não iria conseguir carregar mais electrões no i3. E será que dava para carregar a gasolina? Pelo menos se o gerador funcionasse, dava para chegar a casa. Para não fazer mais fila, pus-me a caminho da AS seguinte, pois estava com mais de 75% de carga eléctrica e o gerador não liga antes de baixar este valor. Seria em Grândola, a vila morena, o local onde poderia testar. :-).

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Chegado a Grândola, meti gasolina. Com o gerador o carro já carregava a bateria. Primeiro alívio. :-). Faltava agora ir a Alcácer testar o PCR de lá. Por via das dúvidas, fui a velocidades mais reduzidas (90 ou 100 kph). Isto fez com que a autonomia estimada aumentasse para 184 km apenas com energia gerada pelo REx. Este carro é fantástico.

Imagem

Imagem

Imagem

Chegado à AS de Alcácer do Sal, fui recebido com grande simpatia pelas empregadas da GALP e lá estive a responder às perguntas da praxe. Isto enquanto testava o AC, que funcionou perfeitamente (segundo alívio), e o DC (terceiro e último alívio), que deixei a carregar o suficiente para chegar a casa sem gastar nenhuma outra gota de líquido do demo.

Não sei o que se passou em Aljustrel. Temos de descobrir o que possa ter acontecido. Vou ver se falo com quem percebe do assunto (sim, Paulo, é contigo). :-D.

Enquanto isto, chegou o seal com a Enérgica e uma enchente de melgas sedentas de sangue doce como o meu... Enfim, uns têm modelos todas jeitosas atrás deles, eu tenho melgas... Que sorte desgraçada. Tive de fugir para a gasolineira enquanto observávamos de longe o i3 e a Enérgica junto ao PCR (e às melgas).

Pouco depois (9 minutos) desliguei o i3 pois já tinha 61% de carga (mais que suficiente para ir até casa a acelerar). Voltei a despedir-me do seal e aí vou eu. :-).

Errado! Estava mesmo a sair quando ouvi o seal a ter dificuldades a ligar o CCS à Enérgica. Estava a ter o mesmo problema que eu tive em Aljustrel! Felizmente, ao fim de 4 ou 5 tentativas, funcionou! Era muito pior para o seal (que não tem gerador como eu tenho no i3). Ainda bem que isto passou. Paulo, temos de falar... :-).

Cheguei a casa com 12% de carga eléctrica e um depósito cheio de 9 litros de gasolina que, com normalidade, deverá ser gasto algures para o ano...

:-D.

Já prestes a descansar, enquanto fazia tempo e via TV, apesar de ter estado sempre afastado das câmaras, ainda deu para ver num dos telejornais o seal a ser entrevistado e eu em background a explicar ao aljesus (no meu Leaf acabadinho de chegar) onde deveria estacionar... :-).

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

PS: Obrigado a todos os que têm ajudado a ME. Primeiro através deste fórum, depois também através do outro fórum (nissanleafpt.com), depois com as "comissões de organização" dos ENVE, e agora através da UVE. Têm sido incansáveis. O hsanchez a dar a cara, o pafi a trabalhar nos bastidores, o galt, t3lmo, Pedro Faria (entre outros) a alimentar com dados as várias plataformas. Praticamente todos os fundadores vão contribuindo nos vários momentos conforme as suas possibilidades. O serges, mumia, mjr... O Celestino que oferece o seu tempo e conhecimento sem pensar duas vezes. O mesmo faz o João Gonçalves. O mesmo com o ruimegas, grande Megas. O Essieme está quase sempre disponível e cheio de vontade, mesmo tendo o mais degradado e "quilometrado" dos nossos VE... Enfim. Assim sim, acho que há futuro para a ME. Refraseando: Há presente para a ME. E que belo presente! Comprei o meu primeiro VE em 2008. No ano seguinte demorei um dia inteiro para chegar ao Algarve (à concentração de Faro). Passaram 8 anos e pouco mudou. Até hoje! Este fim-de-semana, que se iniciará amanhã, vou voltar ao Algarve. Espero poder fazer esta viagem e levar o meu filho a visitar o avô sem gastar uma gota de parvoíce. Dar, já dá.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


alx99
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 168
Registado: segunda ago 01, 2016 7:03 pm
Localização: Algés
Estado: Desligado

Re: O meu Rex - BMW i3 REx (Range Extender)

Mensagem por alx99 »

Sou novato nestas andanças e ainda me irei estrear com um phev que está encomendado, mas muitos parabéns pela reportagem. Magnifico trabalho!

Avatar do Utilizador

sosimple
Moderador
Moderador
Mensagens: 380
Registado: terça jul 05, 2016 12:48 am
Localização: Odivelas, Paço de Arcos, Lisboa
Estado: Desligado

Re: O meu Rex - BMW i3 REx (Range Extender)

Mensagem por sosimple »

Eu não fui, mas com este relato é como se tivesse lá estado.

Via Tapatalk
Opel Ampera
O meu Instagram


pena33
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 159
Registado: terça ago 14, 2012 7:36 pm
Estado: Desligado

Re: O meu Rex - BMW i3 REx (Range Extender)

Mensagem por pena33 »

Excelente reportagem, está dado mais um passo importante na ME. que é o inicio da colocação dos PCRs, quando tiverem todos colocados desta fase que são 49 já fica grande parte do território abrangido, a fase seguinte será colocar mais PCRs em outros locais e reforçar a onde forem necessários.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7708
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
Estado: Desligado

Re: O meu Rex - BMW i3 REx (Range Extender)

Mensagem por Volt »

Decidi repetir a viagem. Ontem peguei no carro, no Gabriel e na mãe dele, e vim a Portimão para que ele visitasse o avô e a esposa do avô. :-).

Imagem

Desta vez estava decidido não gastar qualquer gota de gasolina. Como íamos pela fresca, decidi ir mais devagar e planeei uma viagem de 4 horas. Cumpri-a com dez minutos de tolerância.

Imagem

Em Aljustrel carreguei meia-hora certa. Foi o único carregamento intermédio. Fiz cerca de 140 km e sobrou 12% de carga. Carreguei até aos 84% e parti de Aljustrel para Portimão mantendo o ritmo calmo, evitando passar dos 90 kph (exceptuando uma ou outra ultrapassagem a camiões).

Imagem

Chegámos com 14% de carga e uma autonomia estimada de quase 230 km, caso usasse o gerador. Foram 4:10 no total, para fazer cerca de 250 km parando a meio para a carga e café da praxe. Deu para começar ouvindo o relato do Benfica e terminar com uns fados no rádio, enquanto no banco de trás ambos dormiam.

:-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7708
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
Estado: Desligado

O meu Rex - BMW i3 REx (Range Extender)

Mensagem por Volt »

Ontem fiz a viagem de regresso. Foi bem mais simples, graças ao posto de Alcácer do Sal.

Saí de casa com quase 370 km de autonomia.

Imagem

Peguei no carro e na família e fiz directo de Portimão a Aljustrel enquanto eles dormiam. :-).

Os lugares de carregamento devem ter mel. É com cada abelha...

Imagem

São cerca de 133 km indo pelas nacionais (Portimão - Messines - Aljustrel). Entrei na A2 para fazer o resto do caminho. Em Aljustrel encomendei uma pizza para almoço. Antes dela estar pronta já a carga estava a terminar. O mesmo aconteceu em Alcácer do Sal por causa da fila para a caixa. Quando terminei o café já tinha mais carga do que a que necessitava.

Os sinais ainda estão por colocar. Quer os da AE, quer os dos postos... Amiga GALP, já que tens feito tanta coisa, trata lá desta também, que bem precisamos. :-).

Imagem

Aljustrel a Alcácer do Sal (áreas de serviço) são 80 km de distância. Mais 55 depois até minha casa. Dá para ir sempre a abrir.

E aí está um tal de Volt a fazer serviço público:

Imagem

E pronto, chegámos a casa com 260 km de autonomia. :-D.

Imagem

Foi uma viagem totalmente feita em modo eléctrico. O REx, também conhecido por gerador de 650 cc a gasolina, continua sem trabalhar desde que inaugurámos o corredor eléctrico Lisboa - Algarve.

Imagem
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


labutess
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 825
Registado: domingo set 09, 2012 2:42 pm
Estado: Desligado

Re: O meu Rex - BMW i3 REx (Range Extender)

Mensagem por labutess »

Grande passeio e sem gastar gasolina ainda melhor,
Eu ainda não utilizei esses PCR novos,mas deve compensar mais ir pela autoestrada do que passar o barco em troia.
Sabes quanto se paga de portagens de Aljustrel a setubal?

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7708
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
Estado: Desligado

Re: O meu Rex - BMW i3 REx (Range Extender)

Mensagem por Volt »

Acho que 13 euros +/-. É menos que o barco. Até lá abaixo, só na A2, são 19.45 euros (foi o que paguei para cada lado na segunda-feira da inauguração). Vamos a ver se negociamos com a Brisa uns descontos. O primeiro passo está dado. :-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5631
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores
Estado: Desligado

Re: O meu Rex - BMW i3 REx (Range Extender)

Mensagem por Emanuel Couto »

Magnífica partilha... Até dá gosto :)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


lmmr74
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 252
Registado: sexta dez 05, 2014 3:11 pm
Estado: Desligado

Re: O meu Rex - BMW i3 REx (Range Extender)

Mensagem por lmmr74 »

Excelente relato. Parabéns!


Quark
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: quarta mai 15, 2013 5:53 pm
Estado: Desligado

Re: O meu Rex - BMW i3 REx (Range Extender)

Mensagem por Quark »

Belo relato! Quem me dera ter um REX! Para já fico-me por um 116d ED.... a carteira não estica.

Já agora: Sabes qual o preço dos pneus para esse carro?

Enviado do meu G620S-L01 através de Tapatalk


staticx
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: segunda jul 13, 2015 12:18 pm
Estado: Desligado

Re: O meu Rex - BMW i3 REx (Range Extender)

Mensagem por staticx »

Olá Volt, gostava de fazer uma questão (por aqui porque estou impedido de usar Msg privada ;) )

Estou a pensar comprar um I3 Rex de 2014 (segunda mão) gostaria de saber se aquele famoso problema (drive train error) que até tens imagens aqui neste tópico te deu alguma chatice séria, e como está o estado das baterias ?

Passado estes meses todos e km feitos ainda consegues boas autonomias ?

Diária mente faço 60km ( Estradas nacionais ) e às vezes tenho de ir a Vila Franca de Xira (+- 180km ida e volta, total), achas que um i3 rex de 2014 aguenta bem ?

obrigado

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5631
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores
Estado: Desligado

Re: O meu Rex - BMW i3 REx (Range Extender)

Mensagem por Emanuel Couto »

staticx Escreveu: sexta fev 10, 2017 11:02 am Olá Volt, gostava de fazer uma questão (por aqui porque estou impedido de usar Msg privada ;)
A partir de (5) post's a comunicação via PM's fica disponível..!
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7708
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
Estado: Desligado

Re: O meu Rex - BMW i3 REx (Range Extender)

Mensagem por Volt »

Bom dia a todos.

Desculpem-me. Estive com muito trabalho e afazeres que me ocuparam o tempo disponível e passei muito tempo sem vir a este DB. Ainda por cima não recebi notificação de actualizações, o que fez com que não respondesse às perguntas que fizeram.

Bem, os pneus para este carro são muito caros, cerca de 300 euros cada. No entanto, há boas promoções online que reduzem o preço para metade. Um exemplo desses sites que enviam os pneus (não montam) e são muito mais baratos:
https://www.pneucity.com/cgi-bin/advice ... &KBA=52446
Pneus para o meu i3 a 2017-06-13
Pneus para o meu i3 a 2017-06-13
Capture2.PNG (135.79 KiB) Visto 2966 vezes
Atenção apenas ao tamanho das jantes (no meu caso são de 20 polegadas).

Pergunta seguinte. O problema do Drive Train voltou a aparecer-me há pouco tempo. Não é incomodativo, pois desapareceu logo a seguir e não o voltei a ver. Não sei se foi apenas algum sensor mais cuidadoso que o reportou, pois aparentemente está tudo normal com o carro. Seja como for, vou passar pela oficina em breve para que verifiquem as mensagens de erro e corrijam o problema (se realmente houver problema).

Continuo a ter boas autonomias. A bateria já só tem 17 e picos kWh. Eu gasto +/- 14 e meio aos 100. Daí que continuo a fazer o meu dia-a-dia em auto-estradas e pontes sem grandes cuidados (a não ser os "normais" dos excessos, especialmente agora que há radar fixo na Avenida da Ponte e na A2).
A viagem de cem KM diária sem cuidados é algo que não posso fazer quando venho no Leaf (as baterias antigas degradaram-se muito mais rapidamente e o i3 já tem mais 20 mil km que o Leaf).

Para autonomias de 180 km no meu i3, é preciso andar muito devagar ou gastar gasolina. O melhor é pensares no modelo novo com as baterias de 33 kWh. Esse faz 180 km na boa.

Este meu i3 leva agora 75 mil km. Está com quase 3 anos de vida. Está novo. Continua a virar muitas cabeças quando passeia pelas estradas do nosso país. :-).

Imagem

Esta foto está muito engraçada. Estava agora a ver o tópico da UVE e dei com ela. Foi na VExpo. Tivemos um momento extraordinário no auditório. Nessa altura, o responsável pela organização do evento estava a fazer uma pergunta e eu e o i3 fomos apanhados a ouvir atentamente para depois responder.

:-D.

PS: Já passei os 220.000 KM feitos em VE.

PPS: Não sejas fóssil! Ahahahah.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


jasmim
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1068
Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm
Localização: Stª Mª da Feira
Estado: Desligado

Re: O meu Rex - BMW i3 REx (Range Extender)

Mensagem por jasmim »

Volt Escreveu: terça jun 13, 2017 12:07 pm

Pergunta seguinte. O problema do Drive Train voltou a aparecer-me há pouco tempo. Não é incomodativo, pois desapareceu logo a seguir e não o voltei a ver. Não sei se foi apenas algum sensor mais cuidadoso que o reportou, pois aparentemente está tudo normal com o carro. Seja como for, vou passar pela oficina em breve para que verifiquem as mensagens de erro e corrijam o problema (se realmente houver problema).
Que problema é esse?
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 15832
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora
Estado: Desligado

Re: O meu Rex - BMW i3 REx (Range Extender)

Mensagem por serges »

Muito bem sempre a somar...

Esses problemas convem verificares!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7708
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
Estado: Desligado

Re: O meu Rex - BMW i3 REx (Range Extender)

Mensagem por Volt »

É o mesmo que estava na página anterior. O Drive Train ou Grupo Propulsor diz que tem um problema qualquer e precisa de ir à oficina verificar. Da outra vez em que isto aconteceu, fui lá (o carro foi revisto por eles e trocado peças de um recall que tinha por realizar) e não mais voltou a aparecer o aviso. Até esta última viagem que fiz ida e volta ao Algarve, em que o aviso voltou a aparecer, mas logo desapareceu.

Imagem

Vou ver o que a BMW me diz.

Uma das vantagens que temos quando somos donos de um destes carros, é que nos primeiros 5 anos (ou dez opcionais) as idas às oficinas estão incluídas no preço de compra... :-). Daí que, até agora, ainda não gastei nada com o carro, além da energia para o fazer mover. :-D.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7708
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
Estado: Desligado

O meu Rex - BMW i3 REx (Range Extender)

Mensagem por Volt »

Já agora, aqui vai uma foto que tenho no Facebook, dos três VE cá de casa e dos painéis solares bem bonitos a apanhar sol.

Imagem
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


jasmim
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1068
Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm
Localização: Stª Mª da Feira
Estado: Desligado

Re: O meu Rex - BMW i3 REx (Range Extender)

Mensagem por jasmim »

Volt Escreveu: terça jun 13, 2017 12:07 pm
Continuo a ter boas autonomias. A bateria já só tem 17 e picos kWh.
Quanto tinha em novo?
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7708
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
Estado: Desligado

Re: O meu Rex - BMW i3 REx (Range Extender)

Mensagem por Volt »

As baterias deste modelo, em novo, mostram 19.9 kWh de capacidade.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Responder

Voltar para “Automóveis”