O meu Rex - BMW i3 REx (Range Extender)

Local ideal para diário de bordo dos automóveis eléctrico
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

O meu Rex - BMW i3 REx (Range Extender)

Mensagem por Volt »

Bom dia a todos. :-).

Depois das Vectrix (NiMH e Li+) e do Nissan Leaf, resolvi comprar um veículo com maior autonomia, mais recente, com baterias de nova geração. A escolha recaiu sobre o BMW i3 versão REx (ou EXA, de Extensor de Autonomia).

É um carro que não era hipótese para mim, até o ter experimentado e ficar siderado.

Desculpem-me só agora abrir este DB. Já tenho o carro há mais de um ano, mas profissional e pessoalmente tive imensa falta de tempo nestes últimos tempos.

Voltarei para falar mais sobre ele nas próximas mensagens.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: O meu Rex - BMW i3 REx (Range Extender)

Mensagem por serges »

Ena ena.. já não era sem tempo!

Parabéns!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: O meu Rex - BMW i3 REx (Range Extender)

Mensagem por Emanuel Couto »

Epá... Até que enfim!!

Meus parabéns, grande máquina... :)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: O meu Rex - BMW i3 REx (Range Extender)

Mensagem por Volt »

Obrigado, obrigado. Bem verdade que demorou. :-).

Este modelo é o original, tem baterias de 60 ah. Vem aí um modelo de 94 ah que começará a ser entregue em Setembro.

Dos modelos de 60 ah, havia 4 opções à escolha:
1 - i3 "simples";
2 - i3 com pack conforto;
3 - i3 com extensor de autonomia;
4 - i3 com pack conforto e extensor de autonomia.

O meu REx, é a 4ª e última versão. Além do que vem de base no modelo com pack conforto e extensor de autonomia, tem:
1 - Pack de assistência ao estacionamento (inclui câmara traseira, sensores de estacionamento, procura de lugar, estacionamento automático);
2 - Pack de assistência de condução (inclui cruise control avançado, que acelera e trava por nós e assistência ao congestionamento, que "vira o volante" por nós);
3 - Jantes de 20 polegadas (são lindas, na minha opinião fazem o carro ficar bem mais bonito);
4 - Sistema de acesso conforto (a chave não precisa sair do bolso quer para abrir o carro, quer para o conduzir);
5 - Vidros escurecidos (óptimo para quem leva os filhos nos lugares de trás);
6 - Carregamento rápido DC (essencial para quem quer permanecer eléctrico ao máximo, relegando o REx para as emergências);
7 - Sistema de som Harman Kardon (excelente para ouvir belos fados :-D);
8 - Pack aparelhos móveis, bluetooth e USB (é excelente para fazer e receber chamadas, bem como ouvir podcasts, por exemplo);
9 - Design interior Lodge (creio que é o mais bonito e prático/funcional, com uma mistura de tecido e pele nos bancos, volante em pele, tablier em madeira);
10 - Pack ConnectedDrive (traz um cartão SIM com o qual é possível ter informações do carro e interagir com ele usando um acesso online, como uma aplicação para telemóveis onde vemos estado de carga, ou fechamos e abrimos o carro, ou ligamos ar condicionado, etc., e aceder a diversas informações no carro via internet, como notícias, ou o trânsito em tempo real no navegador, etc.);
11- Faróis LED (mais eficientes);
12 - Sistema de navegação profissional (o ecrã central é maior e o GPS faz tudo e mais alguma coisa, incluindo pesquisas de pontos de interesse via Google! :-D).

Este é o mais completo de todos os carros que já comprei. Todos os extras que referi são de grande valor (falarei um pouco mais tarde sobre eles, a não ser que me façam alguma pergunta e, o mais tarde tornar-se-á mais cedo :-D).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: O meu Rex - BMW i3 REx (Range Extender)

Mensagem por jmlflorencio »

Muito bem. Já tinha ideia que os i3 são grandes carros, só é pena (para mim) o design...

Qual é a capacidade da bateria em KWh?

Avatar do Utilizador

hp78
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: sábado nov 14, 2009 4:18 pm
Localização: Matosinhos

Re: O meu Rex - BMW i3 REx (Range Extender)

Mensagem por hp78 »

Muito bom.

Quantos km já tens?
Bons KW.

BRAMMO EMPULSE OWNER

Predator 63215km

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: O meu Rex - BMW i3 REx (Range Extender)

Mensagem por Volt »

Estas baterias têm 18,8 kWh de capacidade útil. Creio que são 22 kWh no total. As novas, que sairão em Setembro, serão de 33 kWh.

Levo no i3, neste momento, os mesmo km que no Leaf, 52 mil. Mas o i3 tem andado muito mais. Andei a fazer entre 3 e 4 mil km mensais. Ultimamente acalmei o andamento aproveitando o bom tempo para andar de Vectrix e a fazer alguns testes a outras motas e carros eléctricos. :-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: O meu Rex - BMW i3 REx (Range Extender)

Mensagem por jmlflorencio »

Muito bem. Estou ansioso por me meter ma mobilidade eléctrica, também... ;-)

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: O meu Rex - BMW i3 REx (Range Extender)

Mensagem por Volt »

Em termos de design, ao início estranhei, tal como já tinha acontecido com o Leaf, no entanto, habituei-me ao aspecto de ambos e não desgosto de nenhum. No caso do i3, até acho o carro bastante bonito, especialmente com estas jantes e esta mistura de branco e preto "colorido" perfazendo um contraste muito engraçado (a versão toda preta também está muito bem conseguida, na minha opinião).

O i3 é um carro mais alto (as pessoas de perna curta ou habituadas a carros desportivos têm mesmo dificuldades a entrar no carro) e a posição de condução agrada-me bastante. Agora, o que estranho é quando entro em outros carros menos "confortáveis" (em termos de posição e visão de condução). Habituei-me ao estilo. Foi fácil depois de ficar siderado com o meu "segundo" test-drive ao i3 (o primeiro à versão REx).

:-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

O meu Rex - BMW i3 REx (Range Extender)

Mensagem por Volt »

Vivas a todos. :-).

Vou aqui falar sobre a viagem de ontem, em que, eu e muitos dos "lutadores" aqui presentes, abraçámos o desafio de ir à inauguração do corredor PCR Lisboa-Algarve.

Tirei o dia de férias, preparei o Leaf e o i3, vesti a t-shirt do ENVE 2016 e pus-me a caminho de Palmela (eu no i3). Antes, tive de ir "à bomba" acertar a pressão dos pneus que já há muito tempo que não o fazia.

Imagem

Imagem

Imagem

Chegado a Palmela, estacionei junto a um Zoe que andou a passear de reboque (que raio de sentido é que uma coisa dessas faz?) e à frente do Model S branco do Stephane, que veio com a família da Bretanha até Sesimbra para umas férias cheias de sol.

Tirei umas fotos para a posteridade, aguardei que a comitiva oficial partisse e depois segui viagem com a comitiva UVE. Infelizmente tivemos de nos separar, pois havia uma grande variedade de veículos e enquanto uns haveriam de chegar mais tarde com calma, outros combinaram ainda tentar chegar cedo a Aljustrel. Como os que podiam fazer isso eram os Teslas e o meu REx, aí fui todo orgulhoso com eles... :-D.

Quase a chegar a Aljustrel apanhei uma espécie de "range anxiety" dos REx: Estava a ficar sem gasolina e sem electricidade. Só confiando bem no carro se pode arriscar chegar com apenas 3 quilómetros de autonomia estimada e manter um andamento "de auto-estrada". :-).

Depois disso, toca a abastecer "com sumo do demo" e a dar o "mau exemplo".

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Andando àquele ritmo, o i3 tem uma redução de autonomia grande. Passamos a ter cerca de 100 quilómetros em cada "depósito" (talvez até um pouco menos no eléctrico). A minha impressão mantém-se: Já tinha dito que conseguimos fazer (em estradas com relevos normais) 150 quilómetros eléctricos a feitos a 90 quilómetros por hora, ou 100 km eléctricos a 130 kph. Agora adiciono os 80 ou 90 km, a 140 ou 150 kph... Claro que a estes valores devem dar algum desconto de "erro de mostrador".

Mal tirei o carro da bomba, aparece-me um erro que já tinha aparecido há mais de um ano atrás. Na altura tive de levar o carro à oficina. Acho que não é nada de grave, mas tenho de "verificar em breve" o grupo propulsor.

Fui então estacionar o carro (ao sol). Há uma história já a seguir sobre a boa ventura que foi meter gasolina antes de o ter parado ao sol tórrido e com apenas 2 ou 3 km de autonomia eléctrica.

Como disse anteriormente, fui orgulhosamente de t-shirt do ENVE 2016 vestida, o que destoou bastante de toda aquela comitiva de gente bem vestida, mulheres bonitas, homens engravatados ou só de camisa. Com sorriso fácil e bastante simpatia, as meninas da organização lá iam atendendo aos meus pedidos, quer de posicionamento de carros para carga e foto, quer de bebida fresca que o sol estava abrasador.

Entretanto, o meu Leaf chegou (obrigado ao Alexandre pela a ajuda) e estava quase "seco" e a ser mais um a precisar de carga... Mas só a partir da uma hora, diziam-nos.

Enquanto a grande maioria foi para a tenda, eu fiquei cá fora para as pequenas necessidades que iam acontecendo. Uns carros carregavam, outros iam chegando, e os GNR ajudavam-me bastante. Em "troca" apresentei ao Capitão à Sílvia, responsável da Nissan (e ficaram a conversar sobre um possível projecto de parceria GNR Aljustrel + Nissan, no âmbito da escola segura local). 5*.

Passado pouco tempo, a jornalista da RTP pediu ajuda para fazer a reportagem. Ela queria chegar com um carro eléctrico, colocar à carga e obter algumas informações para depois divulgar (obrigado ao Sérgio pela ajuda). Em troca perguntei-lhe se não queria entrevistar o Stephane e a esposa Val (que tinham feito, de casa até ali, 1780 km de VE).

Fui então buscar o i3. Com o sol a torrar-me a careca, devia ter desconfiado que o i3 iria tentar-se arrefecer durante este tempo todo. Ora, foi o que aconteceu... E como ele quando está desligado usa apenas a carga eléctrica (e não liga o gerador sem a chave presente), cheguei ao carro e ele não andava. Tive de esperar um minuto ou dois para o gerador carregar um pouco a bateria, e só depois pude andar.

Já com a comitiva oficial do governo a caminho de Lisboa, continuámos o nosso dia. Tirando mais fotos (algumas bem giras), para depois acelerarmos a questão das cargas e caminharmos para Loulé, onde se encerraria o evento oficial.

Fiquei para último. Todos carregaram e já estavam a caminho de Loulé, excepto: eu, o aljesus (que iria à boleia comigo pois o Leaf já não tinha tempo de carregar), o seal (também iria à boleia comigo, visto que, quando tentámos carregar a Enérgica, ela começou a proteger-se da temperatura carregando cada vez mais devagar) e o galt e esposa, que tinham acabado de carregar na AS do outro sentido e viriam de i3 sem REx (logo, a um ritmo mais ponderado, de 90 ou 100 kph).

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Continuarei numa próxima mensagem...
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

hp78
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: sábado nov 14, 2009 4:18 pm
Localização: Matosinhos

Re: O meu Rex - BMW i3 REx (Range Extender)

Mensagem por hp78 »

Com o teste deste corredor, em todas as condições desfavoráveis, o calor e o sol, a trazerem dificuldades, foi sugerido a colocação de sombra junto ao posto?
Bons KW.

BRAMMO EMPULSE OWNER

Predator 63215km

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: O meu Rex - BMW i3 REx (Range Extender)

Mensagem por Volt »

Sim. Várias vezes, mesmo. :-)
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: O meu Rex - BMW i3 REx (Range Extender)

Mensagem por jmlflorencio »

Bom relato, obrigado pela partilha.
Ficamos a aguardar os desenvolvimentos ;-)

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: O meu Rex - BMW i3 REx (Range Extender)

Mensagem por serges »

Muito bem...

Pena não ter mais ferias... só o "banco de Horas" que serve para tudo menos para pagar ou gozar
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

O meu Rex - BMW i3 REx (Range Extender)

Mensagem por Volt »

Bom dia a todos.

Continuando a contar a história da ida à inauguração do corredor eléctrico Lisboa-Algarve...

Imagem

Fiquei para último no PCR de Aljustrel, como já tinha dito. O resto do pessoal estava na AS do outro sentido (S/N). O galt e esposa a carregar o i3 (emprestado pela marca, 5* para a BMW Portugal), o aljesus levou o meu Leaf também para lá de forma a ficar preparado para o carregamento mais ao fim da tarde e respectivo regresso à "margem-sul da Capital", e o seal fez o mesmo com a Enérgica.

Imagem

Carreguei apenas até aos 58%. Havia pressa em sair, obviamente. Já tinha perfeita consciência que este dia seria para gastar gasolina, pois havia muitos eléctricos sem hipótese alternativa que teriam de ter prioridade e estávamos em dia de excepção. Não me importei com o maior gasto na ida (poluir é "física" e moralmente caro, raios partam o líquido do demo) e o objectivo ficava por poupar no regresso e ser bem mais "ecológico", como sempre gosto de fazer em todas as viagens.

Assim fomos os dois i3 a caminho de Loulé, já nos estávamos a aproximar das 15 horas... Atrasadíssimos.

Imagem

Chegámos já estavam os discursos quase a terminar. Tirei foto a uma carrinha eléctrica da Nissan que publicita-se muito bem. Gostei. Pertence a um concessionário algarvio.

Passado pouco tempo, despedimo-nos dos vários intervenientes e apenas o pessoal da UVE continuou na AS para um café com uma espécie de rescaldo e troca de impressões. Entretanto, iniciámos o carregamento dos veículos e tirámos as fotos da praxe. :-).

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Carreguei até aos 86% (havia mais gente na fila, por isso há que libertar o posto) e coloquei o i3 à sombra antes de iniciarmos a viagem de regresso. Ainda deu tempo para chegar mais um Tesla, o do Filipe que está cá de férias e tem o volante no lado direito, pois é carro inglês.

No total, encontrei 5 Tesla Model S. Dois da ZEEV, um da Bretanha (Stephane), outro do Pedro Faria (incansável na ajuda que dá para que tudo corra pelo melhor, obrigado) e este último inglês do Filipe.

Já BMW i3, perdi a conta a quantos estavam presentes... Havia pelo menos dois na comitiva do ministro. Depois estava o meu e alguns emprestados pela BMW que fizeram o corredor novo. Um deles até fez o "outro corredor" (com carga em Pombal e Aveiras de Cima), pois o Celestino veio buscar o carro à Capital, e regressou a Aveiro antes de fazer a viagem para baixo na segunda-feira. Portanto, dois na comitiva, mais dois emprestados (Celestino e galt), mais o meu, mais um de um senhor algarvio que estava em Loulé connosco (que tem três i3 no total!) e mais um ou outro da BMW Portugal (que transportaram os responsáveis da marca) mas que não consegui contabilizar.

Kia Soul, estavam dois. A Anabela (esposa do hsanchez) e o Essieme trouxeram um cada um. Esteve muito bem a Kia a emprestar estes dois veículos, apesar de não fazer parte das marcas patrocinadoras da inauguração, pelo que percebi...

Nissan Leaf também eram difíceis de contar. Estavam alguns na comitiva, um ou outro emprestados pela marca, um que trouxe pessoal da EMEL, o meu que veio com o aljesus, o do Ângelo (irmão do aljesus que mora no Algarve) e mais alguns que trouxeram os responsáveis da marca (um deles era de um concessionário algarvio).

Renault Zoe estavam pelo menos dois (e creio que até houve troca deles entre a comitiva e um reboque).

Falta-me só falar dos dois VW E-Golf que andavam na comitiva, acho. Quanto às contas, espero que alguém as tenha feito melhor do que eu... Foram muitos VE presentes. :-).

Mais a Enérgica! Ia-me esquecendo da única mota presente. :-|. Que falha imperdoável! :-). Obrigado ao seal por ter vindo e trazido a boa disposição, como de costume.

Imagem

Imagem

Voltando a falar da viagem, o regresso foi um pouco atribulado. Os incêndios que assolam o país são devastadores! Também chegaram ao Algarve. Compreende-se que as notícias falem tanto sobre eles, mas é pena este corredor eléctrico não ter mais protagonismo. Tirei algumas fotos na viagem enquanto passávamos pelo "Caldeirão de fogo". São imagens espectaculares. Pena serem-no por tão mau motivo. :-(.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Voltarei num outro post para finalizar a história...
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


Quark
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: quarta mai 15, 2013 5:53 pm

Re: O meu Rex - BMW i3 REx (Range Extender)

Mensagem por Quark »

Excelente Reportagem. Com informações mesmo revelantes de autonomia em utilização real, a velocidades efectivamente praticadas em auto estrada. Tomara que houvessem mais reports assim

Enviado do meu G620S-L01 através de Tapatalk

Avatar do Utilizador

sosimple
Moderador
Moderador
Mensagens: 380
Registado: terça jul 05, 2016 12:48 am
Localização: Odivelas, Paço de Arcos, Lisboa

Re: O meu Rex - BMW i3 REx (Range Extender)

Mensagem por sosimple »

Obrigado pelo relato. 8-)

Slight off-topic. Agora fiquei a pensar se me valerá a pena investir num adaptador para poder usar estes postos. Sei que não "preciso", mas encontrando o posto livre é "crime" não o usar (dando, é claro, prioridade a quem dele precisar). Toda e qualquer autonomia eléctrica que possa dar ao carro em viagens irá com certeza ajudar em termos financeiros e principalmente ecológicos.

Ainda fica é "carote", por cerca de 150 euros:
Imagem

O meu receio é que o modelo financeiro para estes postos, quando deixarem de ser gratuitos, passe por cobrarem por tempo e não por kW/h. Noutros países cobram cerca de 7 euros por 30 minutos. Se num carro que suporta carga rápida, isto dará para repor 100 ou mais km, no meu dará para apenas uns 15 o que representa um custo de 47€ aos 100km(!). Neste caso, estaria a comprar um lindo pisa-papéis de 150 euros. :|
Opel Ampera
O meu Instagram

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: O meu Rex - BMW i3 REx (Range Extender)

Mensagem por serges »

A minha opinião é simples por cada ponto de carga rápida deveria ter um lento mesmo ao lado...

Porquê?

Simples se houver tempo de espera fica a carregar ou a dar hipoteses a quem não tem carga rápida... já carreguei em alguns wc's da AE e volto a dizer por 30 min ganho o suficiente para poupar uns litros...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

sosimple
Moderador
Moderador
Mensagens: 380
Registado: terça jul 05, 2016 12:48 am
Localização: Odivelas, Paço de Arcos, Lisboa

Re: O meu Rex - BMW i3 REx (Range Extender)

Mensagem por sosimple »

Infelizmente não me parece que faça parte dos planos actuais a instalação de pontos de carga normais.
Opel Ampera
O meu Instagram

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: O meu Rex - BMW i3 REx (Range Extender)

Mensagem por serges »

sosimple Escreveu:Infelizmente não me parece que faça parte dos planos actuais a instalação de pontos de carga normais.

Pois infelizmente assim o é vivam as tomadas nas casas de banho, com a respectiva autorização...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Responder

Voltar para “Automóveis”