O meu Rex - BMW i3 REx (Range Extender)

Local ideal para diário de bordo dos automóveis eléctrico
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: O meu Rex - BMW i3 REx (Range Extender)

Mensagem por Volt »

Ok, quer dizer, mais ou menos...

Por um lado, o meu REx teve um uso muito intensivo nos seus primeiros anos em que não tínhamos PCR no caminho, chegou inclusive a acompanhar Teslas em velocidades rápidas de AE e com o REx (gerador) ligado, por outro, a capacidade reportada varia um pouco conforme o estado de carga e temperatura ambiente (pelo menos). Esta variação atinge facilmente 1 kWh. Ora, isso são 5% dos 19.9 kWh. Neste momento, o meu Rex tanto mostra 72.5%, como 77.5% de 19.9 kWh. Mesmo os 19.9 kWh não são consensuais (é uma especulação minha que gostava de ver confirmada).

O meu antigo Leaf, com uma utilização muito mais branda, tinha 70% de capacidade aos 4 anos e 55 mil km (quase um ano e dez mil km depois ficou com 64%). Perdia 7.5% ao ano, com 13 mil km por ano. A diferença é significativa.
Já agora, o i3 do João Gonçalves tem mais ou menos a mesma idade do meu, mas está quase nos 200 mil km. A capacidade ainda não baixou dos 14 kWh (os tais 70%).

A média de perda de capacidade do i3 está em cerca de 6% ao ano, com 22 mil km por ano. A tendência é para diminuir a degradação, dado a redução do uso do Rex e do REx (gerador). Vamos ver como corre este quinto ano que começou agora. :-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: O meu Rex - BMW i3 REx (Range Extender)

Mensagem por serges »

Pois a degradação existe sempre com ou sem kms vai acontecendo desde que controlada!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1439
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: O meu Rex - BMW i3 REx (Range Extender)

Mensagem por civic »

Pois, mas não pode ser tão elevada, basta ver a garantia da Nissan, por exemplo, se nos 8 anos baixar de 70% substituem por uma nova. Isto olhando para o tempo apenas.
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: O meu Rex - BMW i3 REx (Range Extender)

Mensagem por serges »

O caso da Opel/Chevrolet ou GM tambem era o caso... realmente é muita a degradação
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: O meu Rex - BMW i3 REx (Range Extender)

Mensagem por Volt »

Vivas a todos.

Já há muito tempo que não reportava actualizações do meu REx. Passaram dois anos desde a última vez. Pouco tem acontecido. Neste momento ele está a chegar aos 98000 km. A garantia da bateria acaba aos 100 mil. Não sei se tenho direito a alguma reposição da capacidade, mas vou perguntar à BMW Portugal, pois sinto que já perdi mais do que os 30% de capacidade que a garantia abrange (está sempre entre os 13.5 e os 14 kWh).

O carro tem 6 anos, já fez a segunda inspecção e teve a primeira revisão paga por mim (ela custa 260 euros num concessionário BMW ou metade na EVolution). Troca de óleos basicamente e mais umas verificações que a marca pede. Nada de mais.

Também estou em vias de trocar a pele do volante, pois a anterior já estava a ficar feia com o gasto nas extremidades.

O pormenor que acho mais relevante divulgar é a parca utilização do gerador. Meti 8 litros de gasolina no depósito dele em Janeiro de 2018 e mais oito em Março de 2020. Não sei quando voltarei a colocar, pois é muito raro usar, embora ele ligue-se sempre pelo menos uma vez por mês para fazer manutenção.

Troquei os 4 pneus aos 90 mil km. As pastilhas ainda são as de origem e acho que vão a meio da sua vida útil.

Ultimamente ele tem sido mais o carro da minha mulher do que meu, pois como ela não gosta de conduzir carros grandes, eu levo o Tesla muitas vezes para Lisboa e deixo-lhe o i3 para ela.

Continuo a gostar muito do carro e não tenho intenções de me desfazer dele. Se calhar um dia meto-lhe umas baterias maiores e coloco as que ele tem dentro de casa... Um dia se verá. :-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: O meu Rex - BMW i3 REx (Range Extender)

Mensagem por Freddy_krueger »

Belo update...

Sempre me perguntei quanto custaria uma revisão na BMW deste carrito... nem achei muito cara tendo em conta que tem mudança de óleo e assim, pensei que "batelada" fosse bem maior....

Foi pena mulher detestá-lo quando andámos a escolher... ficou logo fora de jogo eheheh! Se tivesse gostado hoje ainda tentava arranjar um 94 para segundo carro (se calhar)....
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

PetrolEd
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 76
Registado: quarta nov 22, 2017 10:06 am
Localização: Lisboa
Contacto:

Re: O meu Rex - BMW i3 REx (Range Extender)

Mensagem por PetrolEd »

Uma pergunta, qual a velocidade máxima que o carro consegue com a bateria vazia, só com o gerador? Já vi relatos de 110km/h, outros de 140km/h.

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1230
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: O meu Rex - BMW i3 REx (Range Extender)

Mensagem por zeuz »

PetrolEd Escreveu:Uma pergunta, qual a velocidade máxima que o carro consegue com a bateria vazia, só com o gerador? Já vi relatos de 110km/h, outros de 140km/h.
Eu já li 80km/h... Imagem

Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk

Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: O meu Rex - BMW i3 REx (Range Extender)

Mensagem por Freddy_krueger »

Acho que depende de muitas condicionantes (inclinação da estrada, temperatura, uso de A/C ou heater)...mas também li algures os 80-100kmh...A ver se Volt tem ideia destes valores.
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

PetrolEd
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 76
Registado: quarta nov 22, 2017 10:06 am
Localização: Lisboa
Contacto:

Re: O meu Rex - BMW i3 REx (Range Extender)

Mensagem por PetrolEd »

Pois, são valores tão dispares que nem sei, mas 80km/h nunca tinha lido.


Arad
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 28
Registado: terça mai 20, 2008 7:00 pm

Re: O meu Rex - BMW i3 REx (Range Extender)

Mensagem por Arad »

Vai depender muito da orografia do terreno, se o carro vai carregado, até da temperatura exterior. São 34cv a produzir energia que nunca chegará para alimentar 170.

Nunca experimentei a velocidade de ponta só com rex no meu. Quando preciso do rex, ligo-o manualmente, não deixo chegar a bateria ao fim.

A única vez que deixei chegar a bateria a ponto do rex se ligar sozinho, o trajeto era plano e não precisei de grande desempenho. Limitei-me a circular normalmente ao ritmo do trânsito da N125.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: O meu Rex - BMW i3 REx (Range Extender)

Mensagem por Volt »

Bom dia a todos.

Esqueci-me de responder à pergunta (passou-me!), mas também iria repetir isto mesmo, que depende da situação. :-). O REx liga-se normalmente quando ainda temos uns 15 km de autonomia. Já me aconteceu estar nessa situação a subir a A1 na zona de Fátima e não passei dos 90 kph (e se a subida tivesse durado um pouco mais ainda deveria perder mais velocidade).

O REx é uma espécie de seguro que retira a "ansiedade de autonomia". Ele está lá quando me esquecer de recarregar; Ele está lá quando me perder (e fizer trajectos maiores que os planeados); Ele está lá quando a minha mulher resolver que é hora de dar à luz (antes do previsto) e passar de zero contracções, a nem sequer dar tempo para respirar, enquanto o carro passa todos os vermelhos desta décima Nacional, que separa a nossa casa do hospital. :-D.

Tenho mais uma actualização para fazer:

O carro fez os 100 mil quilómetros. Em Janeiro trocou de bateria ao abrigo da garantia. Fui a uma Santogal aqui na capital do distrito (Setúbal) e queixei-me que a autonomia já estava muito reduzida. A BMW analisou e concordou. Não paguei nada. Infelizmente não pude ficar com a bateria antiga (que, creio, ainda tinha uns 13 kWh disponíveis), mas também não me posso queixar. Longe disso!

O carro está como novo! Troquei a pele do volante e pedi o friso azul (algo que gosto de ver nos modelos que têm os bancos em tecido). A bateria tem cerca de 19.5 kWh neste momento (no menu escondido varia entre 19.5 e 19.7). Já só o tenho carregado quando chega perto dos 20% (e isso acontece depois de fazer mais de cem quilómetros desde a última carga). Está como novo!

A experiência tem sido excelente. Recentemente resolvi ir buscar um i3 mais recente para o meu sobrinho. Um BEV de 94ah mas com quase os mesmos extras deste (faltou a chave sem toque, [que adoro!] e mais um ou outro detalhe menos visível). Dos extras, gostos especialmente do radar anti-colisão, pois ajuda a sentir-me mais seguro quando são eles (sobrinho, mulher, etc.) a conduzir.

Única nota "negativa" recente foi o facto de ter sido gasta a gasolina que coloquei o ano passado (nos testes que fizeram antes de me entregarem o carro com a bateria nova). Lá tive de encher o depósito com mais oito litros e picos. Portanto, aumentei ligeiramente a média anual de introdução de sumo de dinossauro no REx. Vamos em três vezes os oito litros e picos, repartidos por Janeiro de 2018, Março de 2020 e Maio de 2021.

"Fossilices".

:-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: O meu Rex - BMW i3 REx (Range Extender)

Mensagem por Volt »

PS: Com este carro, já fiz, com a mesma "carga", 600 quilómetros (há muito tempo!) ligeiramente acima dos 120 kph apenas parando para meter oito litros de sumo de dinossauro cada vez que ele "pedia". Claro que liguei o REx manualmente muito cedo (liguei aos 50%, mas até o devia ter feito aos 75%). E desliguei-o demasiado tarde, pois ainda tinha bastantes electrões quando o voltei a "dar à ficha".
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


Recub20
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: terça out 12, 2021 10:42 am

Re: O meu Rex - BMW i3 REx (Range Extender)

Mensagem por Recub20 »

Bom dia,

Não sei se este será o topico mais adequado ou se já existe algum topico aberto sobre o assunto.
No entanto, tendo em conta toda a vossa experiência e gosot por este carro penso que serão os meus melhores conselheiros se não se importarem.

Quero comprar um i3 REX já à algum tempo, e neste momento decidi que era a altura ideal, ao nivel pessoal.
Faço 5 a 6 viagens de 400kms por ano e as restantes são muito curtas ciclo citadino de 50 kms no máximo.
Tenho como primeiro carro um CZero que comprei em JAN2020 com 5000kms de 2018 por 13000€ e neste momento já tem 25000kms e estou muito satisfeito, O segundo carro que é um carro a diesel quero vender e comprar um i3 REX.

Surgiu-me uma oportunidade de um I3 REX de 2015 com 132929kms por 15950, é nacional e tem as manutenções todas na marca, mas tenho medo que já tenha muitos kms.

As minhas perguntas são:
- Qual o melhor sitio para comprar um i3 rex?
- Quais os cuidados a ter aquando da compra e como verificar a condição?
- Qual é um valor aceitavel?
- Todas as outras informações relevantes que tenham.

Obrigado a todos pela ajuda e espero daqui a uns tempos estar aqui a partilhar com voces a minha experiencia.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: O meu Rex - BMW i3 REx (Range Extender)

Mensagem por serges »

Boas...

Fizeste muito bem questionar.


Creio que o @volt tem um semelhante ao que questionar ele tem um diário de bordo bem completo sobre o mesmo.

Da lá um pulinho que ele também já deve dar a sua opinião.

Enviado do meu M2012K11AG através do Tapatalk

40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: O meu Rex - BMW i3 REx (Range Extender)

Mensagem por Freddy_krueger »

Acho que a vantagem do REX acaba por ser também a maior fonte de dor de cabeças para seus donos. Do que tenho lido:
- Carro exige manutenção (óleos e assim) de sistema REX mesmo que quase não seja usado;
- Fiabilidade de algumas peças de sistema REX não as melhores;
Claro que tendo em conta essas viagens de 400kms (mais ou menos de seguida?), será complicado recomendar alguma outra coisa BEV nesse price point...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Recub20
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: terça out 12, 2021 10:42 am

Re: O meu Rex - BMW i3 REx (Range Extender)

Mensagem por Recub20 »

Bom dia...

Bem posso dizer que já sou um feliz proprietário de um i3 REX de 2015 com 132000Kms.
A bateria encontra-se a 81%, vamos ver como se porta nos proximos tempos.
Até agora 25k kms em VE vamos esperar que duplique visto que deixei de vez os carros a diisel e espero quase deixar os a gasolina. Objetivo atestar o rex 2 vezes por ano no máximo.

Só uma coisa que me deixou triste e não sabia o meu rex não te navegação e o sistema multimédia é muitoooo reduzido.
Mas tendo em conta o valor 15.000€ não se podia pedir mais, é nacional e tem o histórico todo na BMW.

Um abraço e boas viagens.


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: O meu Rex - BMW i3 REx (Range Extender)

Mensagem por Freddy_krueger »

Pois....nos carros novos grande parte já se consegue contornar problema da navegação e outros com presença de android auto/apple carplay mas nesse deve ser dificil.... eu no meu Leaf 2018 quando preciso de navegar nunca uso sistema do carro que parece de 2005 :P
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: O meu Rex - BMW i3 REx (Range Extender)

Mensagem por Volt »

Vivas a todos.

Já há muito tempo que não colocava aqui uma actualização. Diminuí bastante o tempo dedicado ao PC e a redes sociais e coisas assim, e com isso também os diários de bordo ficaram esquecidos. Mas no caso do i3, também não há assim muito a dizer.

Passaram dois anos e esta nova bateria leva agora 11 mil quilómetros (111 mil o carro). Continua como novo, com quase 19 kWh reportados no menu escondido (18.8 para ser mais preciso). A única coisa que vamos fazendo é uma revisão a cada dois anos. Este ano (devia ter sido no verão, mas só agora a marquei) vou fazer na EVolution que fica em Alfragide (é próximo do meu emprego e tem pessoal que percebe muito disto). Vou mudar óleo do REx e dos travões. E pronto. O resto é continuar a andar e a desfrutar. Este carro é, na minha opinião, o melhor VE para a cidade que experimentei até hoje. E já leva quase 9 anos de idade (8 e meio).

É verdade, uma das coisas que deixei de ter foi a informação do trânsito em tempo real no navegador do carro. Essa era das poucas utilizações que dava a um "extra" que se tem de subscrever de vez em quando. A outra que também gostava muito era a pesquisa de POI via Google. Agora não tenho isso (neste carro), nem se justificava essa subscrição pois raramente a iria usar. Assim, o que tenho feito quando preciso é ligar o Waze no telemóvel e colocar esse "ecrã" extra ao pé do outro. :-D.

Bem, a ver se não levo mais dois anos sem aqui passar no diário. Bons electrões. :-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Responder

Voltar para “Automóveis”