Citroen C0 importado de França

Local ideal para diário de bordo dos automóveis eléctrico
Responder

Autor do tópico
alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Citroen C0 importado de França

Mensagem por alexjp4 »

Boas

Venho relatar a minha experiência na aquisição de um Citroen C0 de França e desmistificar um pouco a ideia que comprar um carro no estrangeiro é um quebra cabeças e não está ao alcance de qualquer um, vou tentar dizer os passos que penso deverem ser tomados e será relatado mais os problemas e como os resolver do que a dizer bem ou mal do carro isso ficará mais para a frente.
Vou relatar em vários post's porque já tinha quase tudo escrito e por qualquer razão (culpa minha) apagou-se tudo o que tinha escrito por isso vou escrevendo e vou postando para não desaparecer o que escrevi.
O que me levou a mobilidade eléctrica para alem do ambiente era também a economia, mas quando fazia contas chegava sempre a triste conclusão que economicamente não era rentável comprar um carro electrico em Portugal e que demoraria vários anos a amortizar o carro e sem ter a certeza que ele alguma vez ficasse amortizado porque possivelmente quando estivesse amortizado necessitaria de umas baterias novas que por enquanto custam uma pequena fortuna até que comecei a ver os preços dos carros especialmente em França e Espanha.
Quanto as línguas estrangeiras o meu francês foi o que aprendi na escola durante 4 anos e a coisa de 35 anos e acho que nunca mais falei, mas vou lendo alguma coisa e o inglês foram dois anos mas como era facultativo acabava por ficar na biblioteca a ler livros aos quadradinhos.
Não sou nenhum fanático por carros para mim o que é necessário é que andem e não fique "apeado" apesar de reconhecer que há carros mais bonitos que outros, uns muito mais confortáveis que outros, mas para mim a compra de um carro (de um modo geral) é o pior investimento que se pode fazer.
Mas voltando ao carro electrico a escolha recaiu nos chamados clones Citroen C0, Peugeot ion e o Mitsubishi i-miev, ainda se pôs a hipótese do Twink City mas por só ter 2 lugares o que limitava ainda mais a utilização dele (somos 3 cá em casa) tambem um pouco o facto da empresa estar numa situação (que ainda não percebi bem), isto porque eram os carros que têm um valor mais baixo (claro que não são dos mais bonitos) e os Renault´s que foram logo excluídos pelo aluguer das baterias porque ter uma renda todos os meses quer use quer não use já me chega a agua e a electricidade.
O primeiro passo é escolher a marca, o modelo e a cor que preferimos, o preço que estamos dispostos a dar pelo carro, o ano do carro e até que Kms o carro percorreu, porque com muitos Kms quer dizer que fez muitas cargas e descargas o que em principio a autonomia do carro vai diminuir e o país onde nos podemos sentir mais a vontade linguisticamente porque para mim por exemplo a Alemanha estava fora de questão, apesar de não ter os melhores preços para estas marcas, no meu caso foi marca modelo e cor era igual estava dependente das outras variantes, o preço até aos 8.000€ o ano de 2012 porque assim ainda estavam as baterias e as partes electricas incluindo o motor na garantia e os Kms no máximo 30.000Kms.
Depois escolher o país pelo que vi para este tipo de carros a França tem os melhores preços mas tem uma coisa engraçada que é os carros de 2011 por norma têm menos Kms que os carros de 2012 e são por isso quase ao mesmo preço, os preços dos Citroen e da Peugeot são mais ou menos o mesmo preço e os Mitsubishi são mais caros e mais raros a Espanha os carros têm mais Kms e são ligeiramente mais caros que em França e aparecem mais Mitsubishi a venda que em França, como já disse na Alemanha para este tipo de carros não vale a pena assim como na Bélgica que são muito mais caros e na Itália tambem são mais caros que na França, posto isto é procurar em vários sites de vendas de carros e pode-se seleccionar o tipo de combustível e o envio de alertas para o e-mail, no meu caso foi a França e a Espanha.
Vou parar por aqui não vá isto apagar-se.


Autor do tópico
alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Citroen C0 importado de França

Mensagem por alexjp4 »

Continuando
Por uma questão de pseudo sentido de segurança, escolhi só stand´s das marcas, não quer dizer que sejam mais sérios que os outros mas é que depois de comprar o carro este ainda teria que lá ficar até a transportadora o ir buscar daí optar pelos stand´s das marcas.
Os vendedores não gostam de responder as questões colocadas por e-mail não respondem ou respondem e dizem apenas que o carro ainda está disponível e para entrar-mos em contacto telefónico com eles, o que se pode resolver pedindo a alguem que fale com eles e lhes coloque as questões que temos no meu caso foi a minha esposa e o vendedor até atendeu depois do horário do expediente porque lá é uma hora mais tarde e quando a minha esposa chega a casa cá são 19h e lá 20h, foi colocar-lhe as questões que tínhamos ele disse que o carro tinha um risco e enviou uma foto do risco que apanha as duas portas do lado esquerdo nada demais, isto era 6ª feira as 19h, pedimos para reservar o carro até 3ª feira, não fosse ele ser vendido no sábado ou na 2ª feira e eu fazer 2.000Km e chegar lá e já tinham vendido o carro, no sábado por volta das 9,30h arranquei em direcção a Béthune.
Aos domingos está tudo fechado, os supermercados e restaurantes tambem é coisa que não se encontra e os que havia era chineses e italianos fechados lá se encontra uns Mcdonald´s abertos, cheguei na 2ª feira antes de almoço foi ver o carro, o carro era de demonstração do stand, verificar os nºs do chassi e do motor, " regatear" o preço o carro custava 7.990€ ficou por 7.600€, fazer o pagamento por transferência bancária, pedi-lhes o CoC que cá a Citroen leva 124€ pelo respectivo e aquele foi de borla, o carro é de 8/ 2012 tem 21.097Kms ainda tem garantia das partes electricas e bateria mais 1 ano e uns meses ou até atingir os 50.000Kms e como tinha mais de 20.000Kms e não tinham feito a revisão por descuido ainda fizeram a revisão dos 20.000 de borla e o carro ficou lá até a transportadora o ir buscar.
Depois de almoço foi fazer o caminho em direcção a casa, e tratar do transporte o mais barato que consegui foi de 553,50€ e veio na semana seguinte, entretanto falei no centro de inspecções se o carro podia ir logo para lá quando chegasse que assim evita-se ter que arranjar outro reboque para quando ele vai a inspecção B ou pagar um seguro e uma matricula provisória.
O (CoC) foi pedido, e enviado em correio registado no dia 13 de Maio como nunca mais chegava falei com o vendedor que reclamou no dia 23 no dia 24 do Laposte enviam-me uma carta que chega no dia 27 a saber se eu já tinha recebido a carta o que ainda não tinha acontecido por causa das greves ficou em Béthune até ao dia 27, e depois até ao dia 1/6 em Roissy sendo apenas enviado no dia 1 para Portugal e que me foi entregue no dia 2 de Junho, como é um carro 100% electrico não se aplica a o dec. lei que obriga a que os veículos que entram em Portugal têm 20 dias uteis para ser atribuída a matricula (há excepções para alem dos 100% electricos mas para aqui não interessa) e que está sujeito a coima de 125€ mas parece que por norma no primeiro mês só se paga 65€, no dia 3 de Junho fui fazer a inspecção B que custou 76,25€ convém levar já o Pedido de Certificado de Matricula (Documento Único Automóvel) preenchido em duplicado pode-se imprimir da net no site do IMTT, senão eles têm lá os impressos mas tem-se que preencher lá e perde-se tempo o meu carro foi o 1º 100 % electrico a que fizeram a inspecção e ainda estivemos a falar um pouco e até me chamou se eu queria ir ver o carro por baixo, dá para ver que tem já alguns pontos de ferrugem nos eixos de trás e os sinoblocos de apoio a frente tambem já não estão do melhor mas disse-me que ainda deviam aguentar uns anos, como falta 2 meses para ele fazer os 4 anos ficou já com a inspecção normal feita até 8/2018, o que no meio dos atrasos dos correios ainda deu para poupar o valor da inspecção periódica, depois da inspecção é ir ao IMTT, deve-se tirar a senha mas depois dizer que é para ser atribuída a homologação que no caso de Santarem não é preciso estar a espera da vez da senha (que foi o meu caso e ainda por cima era hora de almoço estive lá 1,30h (entretanto tinha aproveitado para ir tratar do seguro para quando tiver a matricula), por isso depois de tirarem a senha dirijam-se a um funcionário e digam que é para pedir o nº homologação que assim é mais rápido, não necessitam de esperar pela vez.
Depois de terem o nº de homologação se puderem tirem fotocópias dos documentos da inspecção, do nº de homologação assim como fotocópia do BI/CC e livrete do carro, e eles querem o recibo da factura do transporte não serve as facturas, e o CMR o meu transportador só me enviou a factura e cópia da factura e depois tive que lhe telefonar a pedir que me enviasse o recibo que foi logo directamente para o e-mail da funcionária da Alfandega, que me tinha dito que atribuía a matricula mas que só me enviava os documentos depois de ter o recibo e levar 1 envelope selado se não quiserem ir levantar os documentos, tambem é necessário comprar um impresso na Alfandega que no meu caso foi em Peniche para ser preenchido e entregue lá que não me lembro do nome do impresso mas custa 1,60€, e se não levarem fotocópias, que foi o meu caso eles tiram lá e custam 0,10€ cada e o envelope selado 1€ para me enviarem os documentos (nº da matricula e os documentos para entregar no IMTT) para casa o melhor é andarem com os documentos todos que tiverem em relação ao carro e no dia útil seguinte pode-se ligar para a alfandega que eles dizem a matricula que foi atribuída ao carro, na Alfandega fui logo atendido, não estava lá ninguém.
Amanhã vou ligar para a Alfandega para saber a matricula do carro para mandar fazer as chapas de matricula e depois conto as restantes voltas que ainda são necessárias dar. (quem não quiser ter este trabalho há empresas que levam 125€ para fazer este trabalho burocrático).
Depois conto o resto.


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Citroen C0 importado de França

Mensagem por jmlflorencio »

Excelente. Fico a aguardar os restantes 'capítulos' ;)


Autor do tópico
alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Citroen C0 importado de França

Mensagem por alexjp4 »

Como estava previsto hoje liguei para a Alfandega de Peniche e disseram-me a matricula do carro para poder mandar fazer as chapas de matricula, e disseram-me que hoje iam enviar os documentos pelo correio, mas com o documento que tinha trazido e com as chapas de matricula o carro já pode circular, já fiz o seguro, mandei fazer as chapas de matricula que custaram 14,90€ as duas, já instalei as chapas de matricula e o carro já veio do centro de inspecções para casa, e já dei mais umas voltinhas que tive que ir comprar um colete reflector homologado que custou 2,50€, logo que receba os documentos vou ter que voltar ao IMTT de Santarém, depois conto mais esta etapa.


Autor do tópico
alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Citroen C0 importado de França

Mensagem por alexjp4 »

Continuação
Ontem fui as 9h ao centro de distribuição dos correios para levantar a carta da Alfandega que assim escusava de estar a espera que o carteiro entregasse o correio e fui ao IMTT em Santarem, lá esperei mais 1,20h e paguei 45€, as fotocópias foram de borla, agora é esperar mais ou menos 3 semanas para ir a conservatória do registo automóvel para o próximo passo, que é o registo do carro, entretanto ontem o carro fez mais 120,70Kms e dizia que ainda tinha autonomia para mais 30Kms e 4 barras de carga.
Quando saí a tarde de Pontevel dava como autonomia 57kms e tinha que fazer a volta de 35kms resolvi ir a volta dos 50/55Kms e a autonomia foi aumentando fiz a volta de 37km e ele ainda dizia que podia fazer mais 30Kms.
o que quer dizer que circulando a volta dos 60Kms faz a vontade os 150Kms desde que não haja grandes subidas, nem grandes acelaradelas.
Depois continuo.


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Citroen C0 importado de França

Mensagem por jmlflorencio »

Bom relato, dá vontade de ir lá buscar um. Boa sorte com o que falta do processo.


Autor do tópico
alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Citroen C0 importado de França

Mensagem por alexjp4 »

Pelo que tudo indica dá vontade e vale a pena!

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Citroen C0 importado de França

Mensagem por Volt »

5*. :-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


Autor do tópico
alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Citroen C0 importado de França

Mensagem por alexjp4 »

Continuando
Ontem ao fim da tarde lembrei-me e já fiz o registo para o cartão da Mobi-e como só se consegue enviar um anexo no pedido da cópia do C.C. enviei a parte da frente e no documento de identificação como o carro ainda não tem o titulo de propriedade enviei o documento que recebi do IMTT, e depois enviei um e-mail com o verso do C.C. e do D.A.V. que é o documento que me enviaram da Alfandega, e o I.D. que é enviado pela Mobi-e quando se faz o registo para eles poderem identificar os documentos, que mais vale enviar documentos a mais que a menos, já telefonei para a Mobi-e (nº gratuito) que me confirmaram a recepção dos documentos e que estava tudo OK, e como estão com muitos pedidos?! disseram-me que o mais provável é receber o cartão ao fim dos 10 dias uteis como está previsto.
Agora vou-me dedicar as electricidades, vou fazer um quadro para protecção da tomada de alimentação do carro.
Mas tenho uma duvida no manual do carro dizem para não utilizar uma tomada tripla o que até faz sentido mas dizem tambem para não se utilizar um programador alguem me sabe dizer o porquê?'
Obrigado


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Citroen C0 importado de França

Mensagem por jmlflorencio »

Terá a ver com a potência de carregamento, que o programador (tipicamente) poderá não aguentar?

Ou para evitar que a energia seja cortada abruptamente, a meio de um ciclo programado qualquer?

Vá, vou deixar de inventar e esperar por opiniões mais fundamentadas ;-)


Autor do tópico
alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Citroen C0 importado de França

Mensagem por alexjp4 »

Espero que seja mais a primeira mas tambem o consumo são 10Amp não é nada por demais, se assim fosse tambem podiam dizer, que tinha que sopurtar X Amps quanto a 2ª hipótese penso que não porque a qualquer momento podes chegar e desligar o cabo e tambem a energia é cortada abruptamente.
pode ser que haja alguem com a resposta para o facto.

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Citroen C0 importado de França

Mensagem por Volt »

Todas as marcas dizem para não usar extensões e outros acessórios. Isto porque nem todos os utilizadores são como nós, que sabemos perfeitamente que os mais comuns acessórios para tomadas domésticas não são feitos para aguentar várias horas de, no teu caso, até 14ah a 230v (3.2kwh).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Citroen C0 importado de França

Mensagem por Emanuel Couto »

Grande máquina, magnifico relato...

Muito bom, meus parabéns alexjp4 ;)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Autor do tópico
alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Citroen C0 importado de França

Mensagem por alexjp4 »

conforme tinha dito enquanto espero que o tempo passe para poder fazer o registo do carro, fui ao "baú" da reciclagem e lá arranjei o que era necessário para fazer o quadro para a alimentação do carro em horário nocturno e aproveitei para separar o circuito da bomba de agua da rega e a alimentação de uns anexos.
Pelo sim pelo não coloquei um contactor que liga com o interruptor horário para poder fazer o carregamento na tarifa bi-horária e instalei um contador para poder controlar os consumos do carregamento do carro em casa.
Ou seja no interruptor horário coloco as horas a que quero que o carro comece a carregar e o interruptor faz atracar o contactor que assim o interruptor horário não sofre com o ligar e desligar, o contador fixei-o com uma tampa das caixas de gelados que recortei e ficou a medida para ficar tambem no quadro electrico, conforme se pode ver nas fotos, o interruptor horário entretanto vai ter que ser substituído porque deve estar avariado a reciclagem tem destes contratempos.
O próximo passo fazer uma extensão que poderá dar jeito.
quadro electrico.jpg
quadro electrico.jpg (28.93 KiB) Visto 6667 vezes
quadro electrico 1.jpg
quadro electrico 1.jpg (52.05 KiB) Visto 6667 vezes
quadro electrico 2.jpg
quadro electrico 2.jpg (69.04 KiB) Visto 6667 vezes

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Citroen C0 importado de França

Mensagem por Emanuel Couto »

Porreiro..! :)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Citroen C0 importado de França

Mensagem por jmlflorencio »

Muito bons trabalhos! A que potência vai ele carregar em casa?


Autor do tópico
alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Citroen C0 importado de França

Mensagem por alexjp4 »

jmlflorencio Escreveu:Muito bons trabalhos! A que potência vai ele carregar em casa?
Em principio será os 10Amp que está no "sabonete" (não sei o nome técnico do aparelho) que está no cabo de carregamento e que vem com o carro.
Os fios que vão do quadro principal para este quadro são de 6mm e a potência que tenho em casa são de 6,9Kw.
Por acaso no fim de semana liguei-o com uma extensão que tenho cá em casa (mas não fui eu que a fiz) e que tem fichas schuko de borracha e estava todo contente porque a extensão deve ter uns 20m e quando a liguei o "sabonete" acendeu a luz de carregamento mas passado 1 hora fui lá ver o que tinha carregado e o carregador já tinha a luz de carregamento desligada achei muita fartura numa hora carregar 50% e fui ver, simplesmente não tinha carregado nada, desliguei a extensão e tornei a liga-la e o carregador tornou a acender a luz de carregamento e ligou a ventoinha de arrefecimento tudo supostamente normal, mas ao fim de pouco tempo a luz tornou a apagar como se tivesse já carregado, liguei o carregador directamente e ficou com a luz acesa, e carregou normalmente as baterias, abri uma das fichas e então o cabo não tem ligação de terra daí que ele passado pouco tempo desliga o carregamento (pensava que dava logo erro), felizmente dei por isso sei necessitar da extensão, porque se fosse mesmo necessária se calhar ficava "pendurado" por isso extensões têm que ter terra! pelo menos no Citroen.

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Citroen C0 importado de França

Mensagem por Volt »

Sabonete = EVSE.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


Autor do tópico
alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Citroen C0 importado de França

Mensagem por alexjp4 »

Ok, e o que é que quer dizer EVSE?

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Citroen C0 importado de França

Mensagem por t3lmo »

Electric Vehicle Supply Equipment
https://en.wikipedia.org/wiki/Charging_station
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Responder

Voltar para “Automóveis”