Tesla model 3 SR+

Local ideal para diário de bordo dos automóveis eléctrico

Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Tesla model 3 SR+

Mensagem por Freddy_krueger »

Nos condomínios a coisa vai ficar difícil.... na minha opinião Governo em vez de fomentar mudança para BEV apenas fomenta colocar carregadores para ficarem parados pois custo de CEME+Mobie+condominio? deve se jeitoso.... deve ser para efacec faturar alguma coisa em wallboxes caras... ou não.
Eu quando morava em apartamento tinha sorte de ter arrumos (com tomada) junto a lugar de garagem.... ia buscar luz diretamente à minha fração sem stresses
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Tesla model 3 SR+

Mensagem por CoolZeroFCP »

Entretanto mais um acessório para o Tesla model 3 SR+:
Imagem

Enviado do meu POCOPHONE F1 através do Tapatalk



Autor do tópico
CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Tesla model 3 SR+

Mensagem por CoolZeroFCP »

Este acessório não dá para tirar fotos do antes ou depois, só mesmo ouvindo... Imagem

Como muitos sabem, umas das medidas iniciais da Tesla era o fabrico de carros todos iguais e depois limitar (por software ou de outra forma) conforme o modelo que o cliente comprar. Alguns exemplos foram o model s inferior que vinha com a mesma bateria do modelo com maior capacidade e que o cliente podia pagar o upgrade do pack que seria actualizado ota, os primeiros sr/sr+ que vinham com luzes de nevoeiro à frente, alguns chegaram até a serem desactivados por software,...

Estes cabos servem para ativar 6 colunas que existem no sr+ mas que estão desativadas por não estarem incluídas no pacote "interior partial premium".
Não sou grande entendido em áudio e em comparação com os outros carros que tive não me posso queixar do áudio do sr+. Mas devido às sessões de cinema dos passageiros nas grandes viagens, achei que poderia melhorar o áudio pois ativa uns satélites que estão ao lado no mesmo nível da cabeça.

Agora depois de instalar e pelo que pude experimentar, nota-se uma franca melhoria do som envolvente em todo o carro.

A montagem foi relativamente fácil, pois existem vários vídeos na net, inclusive do vendedor do kit.
Ao colocar novamente os painéis do carro por desleixo meu estraguei um daqueles rebites de plástico que depois substitui.ImagemImagem

Enviado do meu POCOPHONE F1 através do Tapatalk




Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Tesla model 3 SR+

Mensagem por Freddy_krueger »

Esses rebites de plastico dão jeito... já me "apareceram" na mala do Leaf uns destes soltos mas ainda não me dediquei a procurar donde vinham :P

Melhorias do som dão sempre jeito...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Tesla model 3 SR+

Mensagem por CoolZeroFCP »

Este saco de 500 rebites de plástico comprei na Amazon por 16€. Existem conjuntos mais baratos com menos peças, mas achei que este valia a pena por ter mais variedade. Já me fizeram falta no passado mas na altura não tinha conhecimento disto.

Enviado do meu POCOPHONE F1 através do Tapatalk



Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Tesla model 3 SR+

Mensagem por Freddy_krueger »

Rebites plásticos quando se mexe nos carros é mesmo melhor ter....

O update som ficou em quanto se não é indiscrição? Esperemos que tesla não limite nada via software....são meninos para cancelar essas saídas adicionais do amplificador :(
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Tesla model 3 SR+

Mensagem por CoolZeroFCP »

Os cabos para ligar ao amplificador/colunas ficaram em 25€.
Espero que não, já há vários anos que nos EUA instalam isto e não há relatos da Tesla ter implicado com isso. Aliás nos EUA há quem instale também o subwoofer e outras alterações como fecho automático das malas/portas, suspensão adaptativa a Ar, cabo de ativação do aquecimento dos bancos traseiros,... E a Tesla não impede a garantia. Simplesmente não dá garantia do que alterado.
De qualquer forma quando for chamado para o recall relativo ao cabo da câmara traseira, antes de lá ir tiro o cabo para não haver problemas. Até já tenho o cabo comigo à bastante tempo e não tinha instalado pois estava à espera do recall, mas como nunca mais chamam, decidi instalar na mesma sabendo que vou ter o trabalho de o remover e voltar a instalar.

Enviado do meu POCOPHONE F1 através do Tapatalk



Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Tesla model 3 SR+

Mensagem por Freddy_krueger »

É melhor just in case... por 25 EUR foi belo investimento :P
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Tesla model 3 SR+

Mensagem por CoolZeroFCP »

Fazendo um update a este DB...
O carro contínua a rolar sem preocupações e conta agora com 46.731km.

À cerca de 2 meses foi fazer uma visita à Tesla pois a esposa estava a queixar-se que de vez em quando ouvia um barulho de uma das rodas como se tivesse uma pedra ou parafuso no pneu.
Como não conseguia ver nada nos pneus, fez uma marcação na aplicação e lá foi à oficina.
Na oficina estiveram bastante tempo de volta do carro mas também não conseguiam ver nada de anormal no elevador. Até que disistiram, mas ao voltar a colocar a tampa numa das rodas viram que um dos encaixes da tampa estava partido.
Resultado, tampa substituída em garantia e o barulho desapareceu.Imagem

Enviado do meu POCOPHONE F1 através do Tapatalk



Autor do tópico
CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Tesla model 3 SR+

Mensagem por CoolZeroFCP »

Como entretanto vendi a minha carrinha a CI pois raramente andava e começou a dar despesa por estar muito tempo parada, surgiu a ideia de adquirir outro eléctrico.

Depois de vermos na altura os modelos que existiam novos com prazos de entrega ridículos (chegaram a dar prazos de 12 meses ou 6 sem garantia que conseguissem entregar), estivemos a ponderar a aquisição de um usado.
Mas então surgiu a questão... Como saber o estado da bateria de um usado? Será que o antigo proprietário usou a bateria devidamente? Será que fez muitas cargas rápidas?

Enviado do meu POCOPHONE F1 através do Tapatalk



Autor do tópico
CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Tesla model 3 SR+

Mensagem por CoolZeroFCP »

Eu tento, segundo o que fui aprendendo com os users do fórum, o que vou lendo dos "experts" na matéria e pelas recomendações dos fabricantes, usar a bateria o melhor possível para garantir a longevidade da mesma.
Alguns exemplos do que tenho feito:
- No início carreguei o carro algumas vezes até aos 90%, mas para os meus 100km diários achei que era demasiado baixei os carregamentos para 80% e assim mantive desde o início até que atualmente carrego até 70% acabando o final do dia com cerca de 45/50% e só carrego a 80% quando tenho excedente dos painéis solares.
- até hoje devo ter feito 3 carregamentos até 100%. Uma na minha primeira grande viagem por não ter a certeza se devia confiar no indicado pelo carro e outras duas no teste de autonomia que fiz recentemente. Acima de 90% talvez tenha feito mais 4 carregamentos.
- abaixo de 10% fiz uma vez no teste de autonomia.
- em relação a cargas rápidas tenho cerca de 529 kWh versus 4.606 kWh de cargas feitas em casa.
Isto em 2 anos e 7 meses.

Enviado do meu POCOPHONE F1 através do Tapatalk



Autor do tópico
CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Tesla model 3 SR+

Mensagem por CoolZeroFCP »

Sei que aferir o real estado da bateria de um usado não seria fácil, pois stands ou proprietários não iriam deixar realizar um teste de autonomia fazendo centenas de km, desvalorizando o valor deste, e depois poderiam não o conseguir vender.
Nisto restava-me adquirir um leitor obd e tentar obter alguma informação relevante e que desse uma ideia do estado que poderia estar a bateria. Sei que algumas aplicações conseguem obter a informação do bms da capacidade atual estimada da bateria mas essa informação poderá não ser correta ou a própria marca mascarar essa informação, mas pelo menos alguma informação é melhor que nada e se pelo menos conseguisse saber a quantidade de cargas rápidas já era bom.

Quando recebi o leitor obd e o adaptador para ligar nos carros Tesla claro que a primeira coisa a fazer foi testar no meu carro.
Testei várias aplicações, mas algumas não conseguia obter informações do carro ou davam informações disparatadas, como por exemplo o carro ter mais capacidade do que originalmente. Por fim à segunda tentativa na aplicação Scan My Tesla lá consegui obter alguma informação.
Segundo a APP o carro tinha feito 529kwh em carregamentos DC pelo que fui à conta da Tesla descarregar os ficheiros todos mensais de carregamentos feitos nas estações super charger, somei tudo e cheguei a um valor aproximado do indicado na APP (também efectuei alguns carregamentos fora da rede Tesla). Assim assumi que este dado estaria correto e a aplicação a funcionar corretamente.
Outro dado disponível na APP é o nominal full pack que indicava 44,6 kWh e o energy buffer que indicava 2 kWh. Estes dados segundo o que pesquisei poderão não estar corretos, pois existe quem diga que o bms da Tesla estima estes valores com grande precisão mas também quem diga que o bms não conseguia precisar corretamente devido a não carregar a bateria a 100% ou deixar descarregar a valores próximos de 0. Isto foi confirmado por um funcionário da Tesla numa visita à oficina que mencionei acima.
Depois ainda há quem defenda que só deverá ser considerado o valor de nominal full pack e outros que dizem que se deve sumar o buffer pois o carro permite usar o buffer abaixo dos 0%.
Como não sei realmente qual seria a capacidade inicial da bateria do carro pois não fiz este teste e a marca não informa esse valor, tive de me guiar pelo valor que indica no evdatabase de 49 kWh.
Fazendo as contas dá uma degradação indicada pela APP de 9% tendo em conta somente o nominal full pack e de 4,9% de somar o buffer.
O valor que eu estaria à espera seria em volta dos 6% (5% no primeiro ano e 1% nos restaurantes).

Enviado do meu POCOPHONE F1 através do Tapatalk




Autor do tópico
CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Tesla model 3 SR+

Mensagem por CoolZeroFCP »

Com estes testes com o intuito de tentar obter informações que me permitisse escolher um usado em detrimento de outro fiquei com a dúvida... Qual seria o estado atual da bateria?
Eu acho que utilizo bem a bateria, sigo as recomendações do fabricante, não consigo notar na realidade nenhuma perda da bateria mas sei que ela está lá como em qualquer dispositivo que use baterias. Imagem
Em um usado não posso fazer um teste de autonomia mas no meu posso...

Entretanto surgiu a possibilidade de fazer um escapadinha ao Alentejo e a oportunidade de fazer um teste à bateria.Imagem

Esta viagem foi o percurso mais longo que já fiz sem carregar e embora não seja perfeito lá serviu como teste.
A viagem foi feita em 3 dias com um percurso feito em estradas nacionais e autoestrada em que o carro esteve parado 2 dias.
Carreguei o carro a 100% antes de sair e já a chegar a casa tive de ir fazer uns recados a tentar gastar o máximo de bateria para chegar abaixo dos 10%.
No total fiz 398km e cheguei a casa com 8% de bateria.
Com o carro parado 2 dias a abrir e fechar para ir buscar coisas (leia-se "acordar" o carro) e paragens para almoçar com o modo sentinela ligado gastei cerca 3% (pode ter sido mais mas esqueci de registar Imagem).
Fazendo as contas daria uma estimativa de 447km num percurso em estradas nacionais (70%) e autoestrada (30%).

No final carreguei novamente o carro a 100% e a APP Scan My Tesla indicou 44,9 kWh de nominal full pack. O que daria uma degradação de 8,4% tendo em conta somente o nominal full pack e 4,3% tendo em conta o buffer.

Enviado do meu POCOPHONE F1 através do Tapatalk


ImagemImagemImagem
Imagem


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Tesla model 3 SR+

Mensagem por Freddy_krueger »

Tem de se considerar o buffer se ele for de facto usável, penso eu de que....
No caso do Leaf 40kwh este buffer está escondido abaixo dos 0% e em novo é cerca de 10%. Agora, e como não tenho obd para ver voltagens, não tenho como saber...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Tesla model 3 SR+

Mensagem por Freddy_krueger »

Qual o usado que pensas adquirir?
No leaf o OBD+bms dão informação mais ou menos correta (se não tiver sido feito reset à menos de 1 semana) do carro.
Nos Hyundai não sei se assim tão correcto pois existem muitos Niros/Kauais ainda com SOH a 100% que é virtualmente impossível acontecer numa bateria de litio, começa a degradar mal sai da fábrica.
No i3, acho que também dá para ver SOH num menu escondido no carro, e acho que mede bem do que li.
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Tesla model 3 SR+

Mensagem por CoolZeroFCP »

Os usados que na altura andei a ver foram o Kia eNiro que sei que através do obd não iria saber por causa desse problema de mascarar a degradação, mas se fosse possível ver a versão do motor, os carregamentos rápidos ou algo do gênero já seria uma ajuda.
Outros que também cheguei a ir ver no stand, e num deles tinha 2 iguais em que um tinha menos 10.000km que outro e a diferença eram 250€, eram Tesla model 3. Neste caso daria bastante jeito fazer esta comparação.

A título de curiosidade, os novos que ponderei:
- VW id4/id5 - 10/12 meses para entrega e pouca vontade dos stands para vender;
- Cupra born eboost 77kwh - 6 meses para entrega, esposa não gostou...
- Kia ev6 - 12 meses para entrega;
- MG MG5 e ZS EV - fomos fazer teste drive dos 2. O MG5 gostei bastante ao vivo (nas fotos do site não tinha gostado). A nível de utilidade gostei mais do MG5 pelo espaço, acesso à bagageira, posição de condução. Pelo aspecto exterior o ZS EV um pouco mais giro (na minha opinião só um pouco mais). Na autonomia/capacidade da bateria não gostei do MG5, a carrinha mais cara que o ZS EV devia ter uma capacidade de bateria maior.
No geral estes 2 MG voltaram sempre à conversa quando fazíamos comparação com carros novos ou usados. Penso têm uma óptima relação qualidade/preço.
Tanto o MG5 como o ZS EV falham em pequenos pormenores que se fossem resolvidos até nem aumentaria o preço... Por exemplo, o e-pedal é algo quase obrigatório num eléctrico, diferenças no mesmo nível de equipamento, como o ZS EV ter aviso de ângulo morto e o MG5 não ter ou o MG5 ter vidros escurecidos e ZS EV não ter ou o ZS EV ter teto de abrir e o MG5 não ter ou a diferença de conectividade entre os dois ou os bancos eléctricos sem função de memória...
Todos estes pormenores e a diferença de capacidade de bateria do MG5 e o ZS EV, sendo até o MG5 ligeiramente mais caro, caso fossem resolvidos, na minha opinião seriam imbatíveis.

Enviado do meu POCOPHONE F1 através do Tapatalk





Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Tesla model 3 SR+

Mensagem por Freddy_krueger »

Tenta ver prazo de entrega para um MG4.... se um hatchback chegar....
Os TMY novos estão mais baratos que um TM3.... e se calhar ainda te entregam em Dezembro ou Janeiro :P
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1439
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: Tesla model 3 SR+

Mensagem por civic »

Freddy_krueger Escreveu: sexta out 07, 2022 2:33 pm Tem de se considerar o buffer se ele for de facto usável, penso eu de que....
No caso do Leaf 40kwh este buffer está escondido abaixo dos 0% e em novo é cerca de 10%. Agora, e como não tenho obd para ver voltagens, não tenho como saber...
Esta é uma daquelas coisas que ando a questionar à muito tempo e ninguem me consegue responder.
Há quem diga que a degradação se esconde no buffer, como é possivel fazer isto sem mexer nos limites de tensão?
O meu LEAF, quase a chegar aos 130 000 kms, continua com as mesmas diferenças entre o Leaf Spy e o quadrante, continua com os mesmos limites de tensão e não lhe vejo grande diferença em relaçaõ a novo em termos reais, continuo com autonomias na ordem dos 250kms no verão e 230 no Inverno, como sempre, não percebo como se esconde a degradação, pois é obvio que ela existe, a unica explicação que encontro é que ela é enorme logo nos primeiros kms que quando nos ambientamos ao carro ela já se deu na sua maioria, depois é muito lenta...
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0


Autor do tópico
CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Tesla model 3 SR+

Mensagem por CoolZeroFCP »

Pois essa parte de esconder degradação poderão utilizar diferentes técnicas...
Por exemplo dizem que nos Kia/Hyundai poderá estar no buffer superior... Mas também poderão fazê-lo por software, tipo offset de tensões ou algo do gênero... Como não percebo, não consigo saber ao certo. Mas que ela existe não há dúvida.
Na Tesla não vejo relatos de esconder degradação.
No caso do meu carro, teria de conseguir replicar com exatidão uma viagem grande que tenha feito no início. Mas como faço periodicamente 2 viagens, uma de 300 km e outra de 350km, em autoestrada com velocidades semelhantes e que paro sempre no mesmo local para carregar, arrisco a dizer que não noto nenhuma degradação na ordem dos 9% (isto seria a diferença entre chegar ao carregador com a bateria a 20% ou a 11%.

Como recebi uma nova actualização, vou tentar fazer outro teste diferente e depois coloco aqui.

Enviado do meu POCOPHONE F1 através do Tapatalk



civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1439
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: Tesla model 3 SR+

Mensagem por civic »

Pois, eu todas as semanas faço 2X uns 85% da autonomia do meu de seguida, o que dá para ter uma ideia de como se vão degradando as baterias, acontece que em 130 000 kms não noto diferença nenhuma. ;)
E isso de diferentes tecnicas é o que gostava de saber, pois a tecnica que limita a capacidade da bateria é com os limites de tensão do pack, e não consigo ver como alteras o buffer sem mexer nesses limites. :?
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Responder

Voltar para “Automóveis”