DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

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Freddy_krueger
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Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

Mensagem por Freddy_krueger »

pemifer Escreveu: quinta set 02, 2021 1:57 pm Confirmo, sempre destravou!
Vou continuar a testar.... hoje destravou sempre :P mas lembro-me perfeitamente até da mensagem no quadrante...
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Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

Mensagem por Freddy_krueger »

Cá vai um update mau :(

O carro foi hoje (com cerca 66K kms) à Nissan por causa de um barulho em mau piso proveniente roda frontal passageiro....

Como pensei, foi amortecedor rebentado :(.... ah e tal, tem de se colocar 2 pois o outro já tem 66kkms.... cabong.... 520 Aérios...Vai ser colocado amanhã (pelo menos as peças agora chegam mais rápido...o pára choques quando tive o toque demorou MUITO tempo...

Decidi nem ver noutros locais para nem levantarem nenhuma dúvida em caso de accionamento garantia (5anos do sistema EV e 8 das barras).... mas sei que fora ficaria substancialmente mais barato (penso eu de que)...

Acho que amortecedor só ter durado 3,5 anos e 66kkms é que é muito fraquinho, mesmo sabendo que muitas das estradas por onde ando terem autênticas crateras...
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Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

Mensagem por civic »

Epá, estás com azar, o meu quase a chegar aos 100 000kms e anda por norma por estradas muito más, e até agora sem problemas, mas nestas coisas sou muito pragmático, se os amortecedores de origem não são grande coisa, vou meter outros iguais?
Eu colocaria fora da marca.
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Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

Mensagem por Freddy_krueger »

Pois...estando fora da garantia mecânica se calhar devia ter ido ao meu mecânico...

Sei que meu pai e eu na mégane break (370/380kkms) já pusemos muitos amortecedores.... já num citroen ax andei mais de 150kkms sem lhes mexer.... acho que é uma questão de sorte...
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Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

Mensagem por Freddy_krueger »

Devido a umas obras no exterior da minha habitação semana passada e inicio desta não posso carregar em casa, e já detectei algo que até agora não tinha detetato:

QUando carro era novo carregava em PCR à velocidade máxima (45/46kw) até 60%.....

Agora, com carro 3,5anos e 66kKms, apenas carrega a velocidade máxima até 50% soc... inclusive hoje testei e começando com 28% SOC, aos 60% apenas estava a carregar a +/-30kw começando o throttle a partir de 50% como falei acima... Civic, consegues confirmar se algo idêntico se passa com o teu?
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Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

Mensagem por rnlcarlov »

A temperatura também pode influenciar. Por exemplo sei no meu Ioniq que com frio o throttling começa antes dos 80%, enquanto que com a bateria quente vai quase até 85%.

Lembro-me que quanto o A/C do meu C-zero avariou, uma carga rápida no PCR teve uma velocidade média maior, com um decaimento muito mais lento.


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Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

Mensagem por civic »

Freddy_krueger Escreveu: segunda nov 08, 2021 1:10 pm Devido a umas obras no exterior da minha habitação semana passada e inicio desta não posso carregar em casa, e já detectei algo que até agora não tinha detetato:

QUando carro era novo carregava em PCR à velocidade máxima (45/46kw) até 60%.....

Agora, com carro 3,5anos e 66kKms, apenas carrega a velocidade máxima até 50% soc... inclusive hoje testei e começando com 28% SOC, aos 60% apenas estava a carregar a +/-30kw começando o throttle a partir de 50% como falei acima... Civic, consegues confirmar se algo idêntico se passa com o teu?
Ainda na sexta feira passada carreguei no AIDA em Aveiro e até aos 60% carregou a 45kW, o meu está com 97 000 kms. O problema deve ser no posto que usaste. ;)
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Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

Mensagem por civic »

civic Escreveu: segunda nov 08, 2021 7:16 pm
Freddy_krueger Escreveu: segunda nov 08, 2021 1:10 pm Devido a umas obras no exterior da minha habitação semana passada e inicio desta não posso carregar em casa, e já detectei algo que até agora não tinha detetato:

QUando carro era novo carregava em PCR à velocidade máxima (45/46kw) até 60%.....

Agora, com carro 3,5anos e 66kKms, apenas carrega a velocidade máxima até 50% soc... inclusive hoje testei e começando com 28% SOC, aos 60% apenas estava a carregar a +/-30kw começando o throttle a partir de 50% como falei acima... Civic, consegues confirmar se algo idêntico se passa com o teu?
Ainda na sexta feira passada carreguei no AIDA em Aveiro e até aos 60% carregou a 45kW, o meu está com 97 000 kms, até coloquei mensagem no posto da Miio. O problema deve ser no posto que usaste. ;)
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Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

Mensagem por Freddy_krueger »

civic Escreveu: segunda nov 08, 2021 7:16 pm Ainda na sexta feira passada carreguei no AIDA em Aveiro e até aos 60% carregou a 45kW, o meu está com 97 000 kms. O problema deve ser no posto que usaste. ;)
Admito que problema possa ser de frio, pois carro em ambas os casos tinha estado ao frio e não tinha aquecido (velocidades de AEstrada).... mas esse throthling nos 50% notei em 2 postos:
- VFR00007 (Picoto) - Sexta Feira passada - carreguei de 5 a 55% (pico aos 45-50% com 46,5kw no display PCR) e notei redução a partir dos 50%
- OVR00005 (Bosch) - Segunda Feira passada - carreguei de 25 a 60% (PCR Efacec sem display potência.... no carro acho que indicou máximo de 45kw) e notei redução a partir dos 50% e como mencionado a 60% já só 30kw
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Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

Mensagem por civic »

No meu caso tenho a certeza que foi a partir dos 60%, pois iniciei a carga por volta dos 50%, só carreguei uns 8 minutos. Mas nos carregamentos também existe o coldgate, com frio acontece o mesmo que com calor, é comum a todos EVs, uns mais que outros, obviamente.
A falta de garagem pode proporcinar estas coisas.
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Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

Mensagem por Freddy_krueger »

civic Escreveu: terça nov 09, 2021 7:20 pm No meu caso tenho a certeza que foi a partir dos 60%, pois iniciei a carga por volta dos 50%, só carreguei uns 8 minutos. Mas nos carregamentos também existe o coldgate, com frio acontece o mesmo que com calor, é comum a todos EVs, uns mais que outros, obviamente.
A falta de garagem pode proporcinar estas coisas.
Sim, o normal no Leaf 40kwh é throttle por volta dos 60%.... sempre tive isso em consideração nas minhas "contas" quando necessito usar PCR's.....
Neste caso não sei se este throttle foi:
- Por "Coldgate" (mas então se calhar não chegava aos 46kw potência....digo eu...)
- Por maior resistência interna da bateria (espero que não :( mas again se fosse isso chegava ao pico de 46kw?

No que concerne à temperatura da bateria, quando saí de ambas sessões carro estava com 1 barra abaixo de meio.... seja acho que nas condições "ideais"...

Entretanto desde ontem que posso carregar novamente em casa :)...pelo que não sei quando tornarei a testar carro em PCR.... ainda por cima preços estão UPA UPA....
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Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

Mensagem por civic »

Acho que as condições ideais é com a barra a meio, nesta posição é onde a janela de temperatura é maior, dentro dela podes apanhar o rapidgate como o coldgate, andará entre os 16 e os 36ºC.

Imagem

Mas não acredito que tenha alguma coisa a ver com as baterias. ;)
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Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

Mensagem por Freddy_krueger »

Mais uma viagem...mais um teste... e deu no mesmo.

No Sábado saí de casa com 98% e cheguei com 5% com uma carga rápida pelo meio de 18 a 62%.

A carga acima foi no Lidl Leiria (LRA-00021) que sempre carregou a velocidades normais.... como fui às compras não vi exactamente a curva de carga mas aos 61% já ia nos 32kw :( em linha com o que verifiquei nos outros postos nos posts acima. A temperatura da bateria esteve durante carregamento +/- meio começou um traço antes e acabou a meio certo.... carro antes de carregar tinha feito uns 30kms seguidos...

Também noto que só tenho regeneração máxima por volta dos 73-75% SOC quando anteriormente era aos 80%.... será que a resistencia interna da bateria não estará mais alta?! Será que tenho mesmo de arranjar um obd?!

Em termos de viagem foi por nacional sem aquecimento (chiça penico, o que não se faz para carregar só 1x)... total foram 360kms usando +/- 137% de SOC.... (seja com 100% daria uns 262kms...) Já sei são contas de merceeiro e % SOC Leaf nada fiável...mas pronto, tendo em conta tempo de dia de sábado, não está mal.
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Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

Mensagem por civic »

A regeneração maxima é como no meu, só a cerca de 70% é que a tens toda, sempre foi assim.
Já em termos de carregamento, lembrei-me de ti na passada sexta feira em que carreguei, outra vez, no AIDA em Aveiro, tinha 59% e foi logo para os 45kW, começando logo a reduzir como é normal acima dos 60%, carreguei até aos 70%, só mesmo para não levar a bateria tão ao fundo, nesta altura o aquecimento anda sempre ligado.
Tenho notado é que a autonomia sofre mais com a temperatura da bateria do que com a temperatura ambiente, cheguei a fazer melhor consumo entre Aveiro e Viseu com a bateria já mais quentinha do que entre Viseu e Aveiro com ela fria, a diferença é por norma mais de 1kWh no pior trajecto (Aveiro/Viseu), desta vez foi ao contrário.
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Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

Mensagem por Freddy_krueger »

-Regeneração: Lembro-me que quando carregava a 100% (antes de viagens) tinha regenração a 100% nos 80% soc certos (carro novo ou quase).... no teu foi sempre aos 70 e pouco?
-Potência de carregamento: nestas experiências fiz sempre carregamentos algo longos.... começando abaixo dos 20% soc e logo carro a ir acima de 40kw... será que não consegue suportar isto por muito tempo?! Se não fosse pelo custo adicional até marcava uma ida a PCR por volta dos 50% só para testar se começar com SOC mais alto ele mantém potência durante mais tempo... é que tem sido sistematicamente aos 50% a baixar quando era aos 60-61%....
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Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

Mensagem por civic »

A regeneração sempre foi assim, ou seja, sempre me lembro de só depois de Agueda é que tinha a regeneração toda, +/- 70%, nunca me lembro de a ver aos 80%.
Quanto aos carregamentos ele só dá o maximo (cerca de 46kW) entre os 20 e os 60%, e isto depende da temperatura da bateria, sempre o vi assim, e hoje não é diferente nesse aspeto, as baterias continuam como novas em todos os aspetos, não noto nada nos carregamentos nem na autonomia, faltam menos de 500 kms para os 6 digitos.
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Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

Mensagem por Freddy_krueger »

civic Escreveu: terça dez 07, 2021 8:29 am A regeneração sempre foi assim, ou seja, sempre me lembro de só depois de Agueda é que tinha a regeneração toda, +/- 70%, nunca me lembro de a ver aos 80%.
Tenho mesmo ideia que quando era novo regeneração máxima era certinho aos 80%....
Quanto aos carregamentos ele só dá o maximo (cerca de 46kW) entre os 20 e os 60%, e isto depende da temperatura da bateria, sempre o vi assim, e hoje não é diferente nesse aspeto, as baterias continuam como novas em todos os aspetos, não noto nada nos carregamentos nem na autonomia, faltam menos de 500 kms para os 6 digitos.
Mesmo abaixo de 20% consegue-se bons níveis de carregamento (salvoerro acima de 40kw).... neste caso penso que a limitação é apenas da voltagem não da amperagem...
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Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

Mensagem por civic »

A limitação em baixo é do posto, pois por norma dão 120A o que a multiplicar pela tensão dá o que dá, ou seja, 350Vx120A=42kW e 400Vx120A=48kW, a limitação neste caso é sempre pela corrente que o posto debita, nunca passa dos 120A, o dizer que é limitada pela tensão não é bem correto, pode ser por causa da tensão mas a limitação é na corrente. Já em valores altos é o carro que limita.
É tudo uma questão de semântica. ;)
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Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

Mensagem por Freddy_krueger »

O leaf chegou hoje aos 70KKms...

Com tempos de pandemia, houve algumas mudanças e redução de passeios foram uma delas....

No entanto teve outra estreia...depois de transportar pessoas, uma base de duche 1,60m, Ikeas (apesar de mala da carrinha ICE ser bem melhor para esta função), ontem foi a vez de trazer mais recentes membros da casa... um casal de cabras anãs para "ajudarem" a tarefa do corta-relva de limpar o campo :P duas soluções ecológicas (o leaf e as cabras)
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Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

Mensagem por CoolZeroFCP »

Muito boa solução e amiga do ambiente

Enviado do meu POCOPHONE F1 através do Tapatalk


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