DB do Hyôiô - Hyundai Ioniq 28kWh

Local ideal para diário de bordo dos automóveis eléctrico

Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am
Estado: Desligado

Re: DB do Hyôiô - Hyundai Ioniq 28kWh

Mensagem por Freddy_krueger »

Bem vamos mas é voltar ao hyundai ioniq que levou aqui a um assambarcamento...

Sem dúvida o melhor dos lowcosts em termos de tecnologia (para mim).... pena não dar para usufruir em pleno das suas capacidades de carregamento por cá (ainda não temos postos com mais de 50 kw).
"Freddy Krueger"
PV: 1500w Autoconsumo (3 microinversores APSystems YC500)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh
A.C.:Bomba Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores

cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am

Mensagem por cuttysark76 »

rnlcarlov Escreveu:Tem sido sempre a rolar. Cheguei esta semana aos 45000km. Hora de o levar à revisão outra vez.

A primeira viagem grande após confinamento foi na semana passada, a Monte Gordo, já depois dos feriados para escapar à confusão. Em vez de fazer tudo por AE como habitual, mudei o trajecto um pouco. Isto só foi possível estando os PCNs daquela zona a funcionar, coisa que há 2/3 semanas não acontecia. Se assim fosse teria forçosamente de carregar no PCR de Loulé para ter autonomia para lá voltar no regresso.
Mas como tive confirmação que o posto de Monte Gordo estava a bombar e então lá abalei pela A2 até Aljustrel para paragem obrigatória. Só me lembrei de fazer reset ao consumo no tabuleiro da Vasco da Gama e dali até ao PCR, com CC a 120km/h (e uns periodos a 90-100 na ponte devido a trabalhos) cheguei ao posto com 20% de SOC uma média de 14,4kWh/100km.

Carreguei só até 85% pois o Ioniq carrega à velocidade máxima até perto desse SOC (83-84%), passando depois a 22kW. Logo para optimização de tempo e custo (tarifas ao min) não carrego mais do que isso a não ser que precise. Segui viagem, saindo da AE em Castro Verde, dirigindo-me a Mértola, onde parei para almoçar o meu farnel com vista para o Guadiana. Dali segui pela N122/IC27 até Monte Gordo, onde cheugei com 24% e um consumo médio de 10.9kWh/100km. Em MG quase não usei o carro após o ter carregado. Por isso saí de lá com 95% na bateria e fiz grande parte do caminho de regresso igual, tendo optado por usar a N2 de Castro Verde até Aljustrel. Cheguei à AS com um consumo de 12kWh/100km. A pausa para carga deu para almoçar o meu farnel e tanto o condutor como o carro acabaram de comer ao mesmo tempo.
Saí de Aljustrel com 94% tive um consumo bastante grande durante todo o caminho 16.8-17kW/h. Para além de ir com o AC ligado, tinha uma nortada contra, o que aliás acontece bastantes vezes. Por isso a meio da A12 vi-me obrigado a reduzir para 100km/h e cheguei a casa com 7% e um consumo de 15.4kWh/100.
Espetáculo!

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos

Autor do tópico
rnlcarlov
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm

Mensagem por rnlcarlov »

Ontem o Hyôiô levou sapatos novos à frente, que os de origem já pediam descanso.
Dentro das medidas 205 55 R16 encontrei dois pneus com classificação A/A: os continental EcoContact 6 e os Michelin Primacy 4 (nas versões 91H e 91V S1).
Embora os Primacy 4 sejam um pouco melhores no piso molhado, o preço também era muito mais elevado (particularmente os S1), e as reviews indicavam os Continental como tendo um duração ligeiramente maior. Acabei por me decidir pelos Continental e pedi orçamentos em vários sítios. Quem me apresentou o melhor preço foi a Norauto, pois estava com uma campanha para encomendas online, em que a montagem+equilibragem+válvula estava com 50% de desconto, ficando em 6€ por montar dois pneus.
O total ficou em 125,90€, onde ainda fui buscar mais 2€ do desconto cashbackworld que consegui através das compras online do site deles.

bicicleta
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça jul 17, 2018 5:48 pm

Mensagem por bicicleta »

Muito bom preço para os pneus! Vale a pena ter medidas "normais"

Tenho os primacy 3 já com perto de 60mil e ainda rolam mais uns km e parece que depois dos 30mil o carro consome menos, senti isso quando os meti novos o consumo subiu pelo menos uns 0.3l/100

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

Bem antes de mais parabéns pela escolha um optimo veiculo e gosto imenso.

Fico muito feliz pela escolha e força na partilha das aventuras, para mim um dos melhores que aí andam…
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Autor do tópico
rnlcarlov
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por rnlcarlov »

O Hyôiô (e seu dono) está mais uma vez de férias no Algarve.
Comecei por ir para Aljezur, e a ida para sul desta vez foi diferente, pois foi feito tudo por nacionais assim que se passou a ponte Vasco da Gama.
Em vez de tomar a A12, apanhei a N5 até se juntar com o IC1 e seguir Portugal abaixo, seguindo depois pelo IP8 rumo ao litoral e passando por Vila Nova de Milfontes e Odeceixe. Aí fiz uma curta pausa para comer o farnel enquanto carreguei a 7kW no PCN do parque ribeirinho.
De barriga cheia fiz os 20km que faltavam até chegar ao alojamento perto de Aljezur, uma quinta no meio dos montes.

O percurso foi feito dentro das velocidades limites, quase sempre com o A/C ligado, e fiz os 250km chegando com 15% ao destino (carreguei 10% em Odeceixe). A média de consumo foi de 10kWh/100km.
Na alojamento carreguei sempre que foi preciso, o que ainda foram umas 3 cargas quase completas, pois o mau tempo da costa Vincentina fez-me ir às praias de Lagos quase todos os dias, dando cerca de 100km percorridos por dia.
Ainda fiquei mais uns dias no Carvoeiro, e o regresso foi feito pela A2. Mas foi engraçado ver o regresso a Lisboa sem a nortada do costume a dar para trás.
Do Cavoeiro a Aljustrel, com passagem por Silves para evitar a via do Infante cheguei à AS com 45% e uma média de 13,7kWh/100. Saí de lá com 94% e pude vir sempre a 120km/h até casa, chegando com uma média de 14.3kWh/100. Bastante diferente da última viagem de regresso.

Agora estou novamente no Algarve, e à ida fiz até Aljustrel cerca de 13.5kWh/100, tendo chegado com 24%. Dali até Lagos (passando novamente por Silves e depois a N125, a média desse segundo troço foi 12.5kWh/100.

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

Muito bem…

Super eficiente esse ioniq acho um dos mais nesse segmento…
Talvez só mais um cadito de bateria… mas isso queremos todos!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Mensagem por zeuz »

serges Escreveu:Muito bem…

Super eficiente esse ioniq acho um dos mais nesse segmento…
Talvez só mais um cadito de bateria… mas isso queremos todos!
Tenho ideia que a 120km/h, com ar-condicionado/aquecimento ligado, faz < 200km. É isso ?

Se for, realmente dava jeito conseguir os 250km nas mesmas condições. Imagem

Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk

Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )

Autor do tópico
rnlcarlov
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por rnlcarlov »

Esse cadito de bateria já vem no Ioniq de 38kWh, mas aquela velocidade de carga..... :?
É decididamente um retrocesso quando preciso de fazer mais do que uma carga rápida.

CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Mensagem por CoolZeroFCP »

Na minha opinião as baterias estão trocadas entre o ioniq e o Kauai.
Na minha opinião o ioniq é mais carro e melhor para grandes viagens. Já o Kauai, um bom carro para cidade.

Enviado do meu POCOPHONE F1 através do Tapatalk

Responder

Voltar para “Automóveis”