Citroen C-Zero

Local indicado para dar o testemunho sobre o test drive num veículo eléctrico
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
pemifer
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 790
Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Localização: Lisboa

Citroen C-Zero

Mensagem por pemifer »

Fui hoje à Citroen de Sacavém para fazer o test-drive de um C-Zero.
Afinal não era possível fazer um test-drive em estrada, só dentro das instalações da Citroen.
Foi o que fiz.
O carro tem uma chave à antiga, abre-se abrindo a porta do condutor com a chave.
Sentei-me no lugar de trás, pareceu-me espaçoso, pelo menos em altura há bastante espaço.
Abri o porta bagagens, pequeno, o "chão" do porta bagagens é ao nível do para choques.
Pelo menos este modelo não tem, nem aparentava ter aplicações para aplicar, chapeleira.
Para alem do porta bagagens ser minúsculo ainda por cima anda tudo à vista, não gostei.
Sentei-me para conduzir, o vendedor ao meu lado, senti-me apertado em largura.
A porta pareceu-me mal concebida. Tem uma zona que alarga mas não é na zona do braço.
O carro liga-se com a chave como um Citroen de à 20 anos.
O tablier desilude. A informação de carga é como um indicador de gasolina.
Carregando num botão lá se muda um pequeno display que mostra sequencialmente, os quilómetros totais do carro, os quilómetros parciais, a autonomia restante e outra informação que não consegui decifrar.
Como não pude sair das instalações da Citroen não pude perceber o comportamento em estrada, pareceu-me vivo a aumentar a velocidade mas foi sempre a baixas velocidades.
O senhor que me entregou o carro não tinha grandes conhecimentos do carro, nem sequer sabia como se via a autonomia.
Prometeu que me contatava para eu poder andar com o carro em estrada.
O C-Zero no site está por 31196€
Este fim de semana estive dentro de um Kia Soul EV, infelizmente não pude testar, que me disseram que custa 35000.
Não estou por dentro dos preços da Nissan, mas parece que o mais barato (com aquisição de bateria) custa 30400.
A minha conclusão: uma vez que a minha intenção é comprar em segunda mão compreende-se perfeitamente porque razão os I-Miev, C-Zero, Ion mais baratos na Europa rodem os 8000€ e os Nissan 12000€, até custa a acreditar que a diferença de valores não seja maior.


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Citroen C-Zero

Mensagem por jmlflorencio »

Realmente, por essa descrição deviam ter vergonha em pedir (mais de) 30.000 eur... Aliás, deviam ter vergonha em pedir 20.000, até!


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Citroen C-Zero

Mensagem por alexjp4 »

Boas
Tambem estou a ver se arranjo um desses 3, a questão é que o Nissan custa 50% mais do que um desses 3 e será que por esse valor ele vai ser amortizado?? será que vale 50% a mais?? pelas minhas contas e para o meu uso já por 8.000€ (atenção que ainda falta o transporte e legalização) deve ser mesmo a conta e o valor dos carro eléctricos têm a tendência a baixar e as autonomias a aumentarem o que faz com que o mercado de carros electricos usados daqui a uns anos não seja muito atractivo e como dizes o preço de um usado em Espanha de 2011 anda a volta desses valores 8.000€ e em Espanha em 2011 eles tinham mais ou menos o mesmo valor em novos 30 e tal mil € e vê a desvalorização que eles tiveram está bem que os carros têm esses preços porque estão a contar com os incentivos que os governos dão, porque senão venderiam muito menos.
e como o jmlflorencio diz deveriam ter vergonha de pedir 20.000€ mas não são só eles, isto para já não falar dos que alugam as baterias e há tanta gente a cair nessa de comprarem os carros mais baratos e depois andarem a pagar a bateria quer andem quer não e limitados aos Kms que fazem, desses então em Espanha de 2012 com 1.200Km já encontras por 2.800€ mais barato que uma mota e ninguem lhes pega imagina o preço a que ficou o KM, mais valia ter andado de taxi....

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
pemifer
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 790
Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Citroen C-Zero

Mensagem por pemifer »

Hoje voltei a andar de Citroen C-Zero.
Gosto da posição de condução.
Por comparação com o Leaf, achei a direção muito pesada.
Não gostei, mas não ao ponto de, por exemplo, não comprar, do atraso na resposta do motor em relação a pisar o pedal de acelerador em semáforos.
O Leaf, assim que se tira o pé do travão, começa logo a andar e a resposta do carro ao acelerador é imediata.
No C-Zero fiquei com a impressão que quando se tira o pé do travão o motor não é acionado e que o motor é acionado alguns segundos (só 1 ou 2) depois de pisar o acelerador.
Já no meu primeiro test-drive fiquei mal impressionado com isto. Parei o carro numa zona inclinada, quando tirei o pé do travão para por no acelerador o carro descaiu.
Desta vez não achei que fosse pouco espaçoso mas, novamente, não consegui encontrar a melhor posição para o braço esquerdo.
Tem menos aceleração que o Leaf mas é rápido o suficiente, não compromete.
Ainda consegui esticá-lo até 120km/h, mas no troço que fiz não deu para andar mais depressa em segurança, fiquei com impressão que estava longe do limite.
Da outra vez não gostei muito dos interiores. Pareciam de fraca qualidade. Estes da EMOV têm interiores com aspeto de qualidade, desta vez gostei.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Responder

Voltar para “Test Drive”