BMW i3 REx

Local indicado para dar o testemunho sobre o test drive num veículo eléctrico
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

BMW i3 REx

Mensagem por Volt »

Vivas a todos. :-).

Como grande parte dos aficionados por estas novas tecnologias para a mobilidade, eu já tinha testado o i3 sem o REx (Range Extender). Adorei o carro. É divertido de conduzir; Potente; Ágil. Enfim, tem tudo o que a BMW já nos habituou a nível de qualidade e inovação, mas com um preço muito mais elevado do que os seus concorrentes mais próximos. É bom, mas caro.

O modelo com o REx é ainda mais caro, mas deixou-me siderado! O sistema está fantástico. O motor 650cc da Maxi-Scooter desportiva/turística da BMW, equipa a traseira do i3 e serve, juntamente com o depósito de 9 litros de gasolina, como uma magnífica reserva de 150 km, a juntar aos já 150 km de autonomia eléctrica existente. Não temos um gerador/carregador de bateria, nem um motor que vá às rodas auxiliar o sistema eléctrico. Nada disso! Temos um "gerador" que mantém a carga da bateria, sempre que pressionamos o botão respectivo.

Claro que, se andarmos depressa, o "gerador" não consegue carregar à mesma velocidade com que gastamos a energia das baterias. Mas acreditem que, se usarmos o sistema com inteligência, podemos fazer muitas centenas de quilómetros sem andar devagar.

E é mesmo por aqui que vou começar. Apesar de este (o branco) não ter sido o primeiro i3 com REx que testei, foi neste que fiz os testes mais interessantes.

Deixem-me apenas começar por agradecer à Santogal (que está a explorar o Stand BMW i da Avenida da República em Lisboa), visto que me emprestaram um dos seus veículos para essa minha primeira experiência, e à ZEEV, que além do excelente trabalho que tem feito representando várias marcas de veículos (carros, motos e bicicletas) eléctricos, também me emprestou o i3 que me permitiu os segundos testes.

Fotos do primeiro REx, o cinza:
IMG_2276.JPG
IMG_2276.JPG (160.09 KiB) Visto 18976 vezes
IMG_2277.JPG
IMG_2277.JPG (127.41 KiB) Visto 18976 vezes
IMG_2296.JPG
IMG_2296.JPG (272.89 KiB) Visto 18976 vezes
IMG_2306.JPG
IMG_2306.JPG (121.41 KiB) Visto 18976 vezes
IMG_2360.JPG
IMG_2360.JPG (64.68 KiB) Visto 18976 vezes
IMG_2389.JPG
IMG_2389.JPG (162.37 KiB) Visto 18976 vezes
Fotos do segundo REx, o branco:
IMG_4454.JPG
IMG_4454.JPG (208.43 KiB) Visto 18974 vezes
IMG_4471.JPG
IMG_4471.JPG (117.34 KiB) Visto 18974 vezes
IMG_4481.JPG
IMG_4481.JPG (144.5 KiB) Visto 18974 vezes
IMG_4521.JPG
IMG_4521.JPG (234.78 KiB) Visto 18974 vezes
IMG_4621.JPG
IMG_4621.JPG (224.56 KiB) Visto 18974 vezes
IMG_4694.JPG
IMG_4694.JPG (122.21 KiB) Visto 18974 vezes
IMG_4700.JPG
IMG_4700.JPG (137.24 KiB) Visto 18974 vezes
IMG_4710.JPG
IMG_4710.JPG (205.08 KiB) Visto 18974 vezes
IMG_4741.JPG
IMG_4741.JPG (123.92 KiB) Visto 18974 vezes
IMG_4754.JPG
IMG_4754.JPG (171.08 KiB) Visto 18974 vezes
Com o branco, fiz mais de 500 km seguidos (sim, mais de meio milhar de quilómetros) sem ter um carregador disponível (não há ainda carregadores rápidos a sul de Lisboa) e com pressa (autoestrada A2 sempre a uma velocidade ligeiramente alta).

-- Foto do display em andamento.
IMG_4676.JPG
IMG_4676.JPG (125.21 KiB) Visto 18973 vezes
Comecei por sair com cerca de 85% do depósito de gasolina e 100% do "depósito" eléctrico. Apanhei a A2 e fui a uma velocidade fixa ligeiramente acima do normal... Liguei o REx quando tinha cerca de 70% da carga. Ao fim de 98 quilómetros de percurso, na AS de Grândola, fui meter gasolina. Estava com 30% de gasolina e 55% de bateria. Meti 7 litros e continuei ao mesmo ritmo.

-- Foto interessante do display mostrando o ponto dos 70% onde fixei o manter carga e o que faltava carregar até lá chegar.
photo.JPG
photo.JPG (121.97 KiB) Visto 18973 vezes
Passado 82 quilómetros estava na AS de Almodôvar com cerca de 35% de gasolina e 32% de bateria. Meti mais 6 litros e meio e continuei. Saí em Silves e fiz o resto por nacional.

-- Foto do abastecimento na AS.
IMG_4678.JPG
IMG_4678.JPG (146.17 KiB) Visto 18973 vezes
Cheguei a Portimão, tratei das coisas que tinha de tratar e pouco depois regressei fazendo o caminho inverso. Desta vez não entrei na A2 em Silves, fiz um pouco mais de nacional. Abasteci em São Marcos da Serra. Foram mais 115 km. Estava com 15% de gasolina e 26% de bateria. Meti 8 litros e segui. A meio do Alentejo entrei na A2. Não me recordo bem onde.

-- Foto com os painéis do restaurante da Mimosa onde já carreguei com a Vectrix.
IMG_4711.JPG
IMG_4711.JPG (177.21 KiB) Visto 18973 vezes
Cheguei à AS de Alcácer do Sal e voltei a abastecer. Foram mais 134 km. Desta vez, já tinha apenas 10% de gasolina (estava mais confiante!) e 24% de bateria. Meti 8 litros e meio e continuei até casa. Quando estava quase a chegar e vi que tinha autonomia eléctrica suficiente, resolvi desligar o REx. Cheguei com 55% de gasolina e 7% de bateria. Finalizei este teste e o carro passou a noite a repor os 100% de carga na bateria (foram mais de 20 kWh).

-- Foto do i3 white estacionado.
IMG_4679.JPG
IMG_4679.JPG (208.11 KiB) Visto 18973 vezes
512 km seguidos num carro eléctrico com extensor. Um "depósito" eléctrico gasto juntamente com 32 litros de gasolina (30 durante a viagem e mais cerca de 2 que já lá estavam antes). E saí da Margem-Sul com pouco mais de duas horas para chegar ao Algarve. Não me atrasei. 5*.

:-).

PS: A foto da cerveja deveu-se a um pedido da minha sogra que tem um café e precisava de stock. :-p.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: BMW i3 REx

Mensagem por Volt »

Irei continuar este teste e darei mais informações em breve.

:-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


jasmim
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1068
Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm
Localização: Stª Mª da Feira

Re: BMW i3 REx

Mensagem por jasmim »

Genial! Finalmente um teste que responde às minhas dúvidas sobre o i3 com Rex!
Sabes quanto paga de iuc?
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: BMW i3 REx

Mensagem por Volt »

A mota da BMW paga 50 euros. O carro pagará certamente menos. Mas assim que souber ao certo, venho cá dizer.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: BMW i3 REx

Mensagem por visitante1 »

Volt Escreveu:Vivas a todos. :-)

PS: A foto da cerveja deveu-se a um pedido da minha sogra que tem um café e precisava de stock. :-p.
Claro que sim!!, acho que ninguém aqui se atreveria pensar outra coisa :lol:
por falar nisso... que calor que está :lol:

e já agora parabéns por esses km todos ao volante da maquina ;)
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: BMW i3 REx

Mensagem por t3lmo »

jasmim Escreveu:Sabes quanto paga de iuc?
i3+EXA IUC = 97,82€
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: BMW i3 REx

Mensagem por Volt »

Pensava que era menos... :-/
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


karamelo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 261
Registado: terça set 16, 2014 12:46 pm

Re: BMW i3 REx

Mensagem por karamelo »

E no final que média fizeste no depósito a gasolina?

Avatar do Utilizador

luisfm
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 42
Registado: segunda jun 01, 2015 3:00 am
Localização: Sacavém
Contacto:

Re: BMW i3 REx

Mensagem por luisfm »

Ola pessoal.Sim ,aqui a ideia é amostrar quantos quilómetros faz o i3 carregado de cerveja. :D :D :D :D .
Belo teste. ;)

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: BMW i3 REx

Mensagem por Mumia »

interessante :P apesar que ja sabia que falamos no cafe de 6ª ehehe

bom, podias ter passado cá eu ajudava a ficar mais leve essa carga preciosa e tinhas mais autonomia :lol: :lol: :lol:

e o resto?? ;)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: BMW i3 REx

Mensagem por Volt »

karamelo Escreveu:E no final que média fizeste no depósito a gasolina?
Ora, comecei com cerca de 85% de depósito de gasolina (9 litros vezes 0.85 dá 7.65 litros) aos quais se somam 7.01 litros em Grândola, 6.59 litros em Almodôvar, 8.06 litros em São Marcos da Serra e 8.5 litros em Alcácer do Sal. Como fiquei com cerca de 55% de depósito no fim da viagem (9 litros vezes 0.55 dá 4.95 litros), retiramos estes da soma e o resultado é: 7.65 + 7.01 + 6.59 + 8.06 + 8.5 - 4.95 = 32.86 litros. Se dividirmos pelos 512.2 km e multiplicarmos por 100, obtemos uma média aos 100 de 6.4 litros arredondados.

Atenção que eu não fui devagar, por isso não encarem este consumo como "normal". No meu caso, se fosse de férias para o Sul ou para o Norte, dificilmente me meteria na AE. Quando tenho tempo (que é a situação mais frequente), meto-me pelas nacionais ou vias rápidas sem portagem, procurando cumprir os limites de velocidade. Também não se pode comparar este consumo com o de um carro a gasóleo equivalente, pois em 1500 quilómetros não gastei mais depósito nenhum (a gasolina). Quero com isto dizer que a média desta viagem foi de 6.4 litros aos cem, mas a média do teste foi 2.38 litros aos cem.
;-).
luisfm Escreveu:Ola pessoal.Sim ,aqui a ideia é amostrar quantos quilómetros faz o i3 carregado de cerveja. :D :D :D :D .
Belo teste. ;)
A cerveja e os detergentes e outras compras que fizemos, serviram para mostrar que, apesar da bagageira não ser "estrondosa", também não é minúscula.

E deixo aqui mais umas fotos do i3 cinza sobre esse tema. Uma coisa que me parece óptima é o facto dos bancos traseiros poderem ficar ao mesmo nível da bagageira. Outra coisa, mas menos boa, é o facto da bagageira extra que ele traz à frente não ser impermeável...
Mumia Escreveu:interessante :P apesar que ja sabia que falamos no cafe de 6ª ehehe
bom, podias ter passado cá eu ajudava a ficar mais leve essa carga preciosa e tinhas mais autonomia :lol: :lol: :lol:
e o resto?? ;)
Bem, o resto, vou dizendo à medida que me for lembrando. :-p.

Tenho de ver se cá venho explicar um pouco melhor o funcionamento do sistema REx, que achei o máximo.

:-).
Anexos
IMG_2275.JPG
IMG_2275.JPG (121.56 KiB) Visto 18749 vezes
IMG_2273.JPG
IMG_2273.JPG (125.71 KiB) Visto 18749 vezes
IMG_2167.JPG
IMG_2167.JPG (118.05 KiB) Visto 18749 vezes
IMG_2143.JPG
IMG_2143.JPG (139.83 KiB) Visto 18749 vezes
IMG_2142.JPG
IMG_2142.JPG (115.92 KiB) Visto 18749 vezes
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: BMW i3 REx

Mensagem por Mumia »

Volt Escreveu:Bem, o resto, vou dizendo à medida que me for lembrando. :-p.
eheheh o resto n era esse ;) era a tal decisão eheheh ma isso será contas de outro rosário :P
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: BMW i3 REx

Mensagem por Emanuel Couto »

Mais um grande teste a uma grande máquina :)

Acho que nesse podes fazer um teste mais demorado... :lol:
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: BMW i3 REx

Mensagem por Volt »

Mumia Escreveu:
Volt Escreveu:[Bem, o resto, vou dizendo à medida que me for lembrando. :-p.
eheheh o resto n era esse ;) era a tal decisão eheheh ma isso será contas de outro rosário :P
Sim. Essas contas não te preocupes que eu vou vos actualizando por PM. :-p
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: BMW i3 REx

Mensagem por Volt »

Vivas a todos.

Acerca do IUC, devo dizer que a lei não está nada adaptada aos veículos PlugIn. Parece-me mesmo uma enorme injustiça face ao objectivo da lei. Enfim...
Um carro que usa maioritariamente o motor eléctrico e que até pode não emitir qualquer CO2, paga o mesmo que um carro que emita até 120 gramas de CO2 por km.
O i3 com REx tem declarado "emitir" 13 gramas de CO2 por quilómetro (sem REx seriam 0 gramas). Isto quer dizer que calha no escalão mais baixo (57.76€), ao qual se soma a taxa sobre a cilindrada até 1250cc (28.15€ - escalão mais baixo também, visto que o seu gerador apenas tem 650cc) e se multiplica pelo factor idade (1.15 - aplicável a todos os carros desde 2010). O resultado é (57.76+28.15)*1.15=98.80€.
Esta "injustiça" é parecida com aquela das motas (especialmente as de injecção) com mais de 750cc (e com menos de 19 anos de idade) pagarem mais de 120€ de IUC. Uma lei desajustada. Enfim...
img1_10_ciuc_2014[1].jpg
img1_10_ciuc_2014[1].jpg (18.67 KiB) Visto 18561 vezes
art_10_2_CIUC_OE2013[1].png
art_10_2_CIUC_OE2013[1].png (9.08 KiB) Visto 18560 vezes
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: BMW i3 REx

Mensagem por serges »

Não falemos sobre isso...
Os 140€ do ampera dao me uma comichão...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: BMW i3 REx

Mensagem por Volt »

Vivas a todos.

Vou falar um pouco sobre os modos de carregamento e sobre os modos de "andamento".

-- Foto do cabo e das suas fichas.
Imagem


O i3 vem com um cabo mennekes para abastecermos nos postos Mobi.E e com um carregador doméstico (EVSE) para carregarmos em casa ou no café da esquina. Ambos são ajustáveis (configuramos no carro).

-- Foto do ecrã onde se configura a coisa.
IMG_7073.JPG
IMG_7073.JPG (156.29 KiB) Visto 18341 vezes
-- IMG_7073

No caso do mennekes, creio que o ajuste se limita à escolha entre os 16 ou 32 amperes (3.7 ou 7.4 kWh). Ainda não encontrei um Mobi.E onde possa testar isto a 32A...
Já o carregador doméstico, ele tem três modos de carregamento.

-- Foto do ecrã onde se vêem os modos de carregamento doméstico.
IMG_7072.JPG
IMG_7072.JPG (137.54 KiB) Visto 18341 vezes
-- IMG_7072

O carregamento máximo dá 2.5 ou 2.6 kWh (cerca de 11A), o reduzido dá 1.5 kWh (cerca de 7A), ao passo que o baixo dá 1.25 kWh (cerca de 5.5A).

Os modos de "andamento" são três: Confort, Eco Pro e Eco Pro +.
IMG_7064.JPG
IMG_7064.JPG (122.62 KiB) Visto 18341 vezes
IMG_7067.JPG
IMG_7067.JPG (122.12 KiB) Visto 18341 vezes
O modo Confort é uma "besta". Perdoem-me a frontalidade, mas o modo Confort é muito pouco suave no acelerador e coloca disponível ao mais leve dos pés os seus 170 cavalos de potência. Não tem qualquer limite (excepto o da velocidade máxima, 150 kph). Este é, obviamente, o modo "menos poupado" na autonomia... Por defeito, sempre que ligamos o carro este modo está activo.
IMG_7062.JPG
IMG_7062.JPG (123.68 KiB) Visto 18341 vezes
IMG_7066.JPG
IMG_7066.JPG (129.71 KiB) Visto 18341 vezes
O modo Eco Pro é bem mais suave na condução e tem limite (ajustável) na velocidade máxima (eu tinha 130 kph) e no Ar Condicionado (também ajustável - eu tinha 60% de potência).
IMG_7063.JPG
IMG_7063.JPG (121.63 KiB) Visto 18341 vezes
IMG_7069.JPG
IMG_7069.JPG (124.24 KiB) Visto 18341 vezes
O modo Eco Pro + é o modo mais "poupadinho". Limita a velocidade máxima a 90 kph (não ajustável) e desactiva o AC (só temos ventilação).
Apesar disso, se carregarmos a fundo no acelerador, o i3 ignora os limites temporariamente. É simpático (e cola as costas de qualquer um ao banco do carro!). :-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: BMW i3 REx

Mensagem por t3lmo »

Podes ir testar os 32A mobi.e na A16 (Prio) sentido Sintra-Queluz ;)
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: BMW i3 REx

Mensagem por Volt »

É verdade, ainda não fui a esse posto, pois não me fica no caminho. É este, certo? http://www.electromaps.com/puntos-de-re ... cao-sintra
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: BMW i3 REx

Mensagem por rnlcarlov »

Por acaso parece que é o do sentido inverso. Sintra-CREL.

Responder

Voltar para “Test Drive”