RJSC Escreveu:jmal Escreveu:Celestino Escreveu:Este Kia diz que sim...
Para tecnologia que usa (LiPO) serão das primeiras a aceitar 4C de carga.
Já há 2 anos comprei para o meu avião de modelismo uma bateria LiPo que suporta 5C em carregamento...
Porque será que as baterias, duma maneira geral, são dos equipamentos com garantia mais curta...
O fabricante (numa campanha de marketing) até pode dizer que as suas suportam uma carga de (15C) e descarga de (30C).
Será que quando elas derem o berro ainda estão na garantia...
E os fabricantes dos (carregadores rápidos) vão na mesma onda... estão mais preocupados em terem um bom produto no mercado, do que a saúde das baterias.
O que até é compreensível, são quase obrigados a seguir este rumo, porque a sociedade assim o exige,
Já que quanto mais rápidas forem as cargas, menos tempo ficarão nos postos, um maior número de VE"s serão carregados em X tempo, sem falar na maior comodidade para o utilizador (quanto mais rápido o seu veículo ficar carregado melhor).
Porque serão necessários sempre mais pontos de carga para VE's, do que bombas de gasolina para CI's, pois este último tem a vantagem de poder carregar as suas "baterias" em poucos minutos.
Voltando aos carregadores, e baterias.
Tomando como base que utilizei para os (pequenos carregadores) que construí para este tipo de bateria, foi sempre arquitectado da seguinte forma.
Fase (1) carga de corrente constante.
É utilizada uma corrente constante para carregar a bateria, corrente esta que pode ser igual ou inferior à corrente nominal.
A bateria é carregada em corrente constante até atingir a tensão limite anunciada pelo fabricante da mesma.
Fase (2) caracteriza-se pelo facto de manter a tensão constante.
Que é manter uma tensão constante nos terminais da bateria até que a corrente à qual a bateria está a carregar seja igual ou inferior a (+/-2%) da corrente nominal da bateria.
Momento no qual se dá por terminada a carga da bateria.
Claro que para um pack enorme de baterias que um VE tem (que custam uma pipa de massa) convém ter um circuito para fazer o balanceamento das células individualmente, porque quanto mais abusos elas sofrem de (cargas rápidas/descargas rápidas) mais tendência terão a ficar desbalanceadas.
Portanto uma carga de (1C/M) seria óptima.
Apesar de haver diferenças nos comportamentos das diferentes químicas, correntes/tensões limite etc, a tecnologia é a mesma em todas, aliás... todas as baterias gostam é de (cargas lentas).
Mais tempo para reverter o processo de descargas que foram submetidas, menor calor, menor desgastes nos seus "órgãos".
Agora não quero dizer que em situações de necessidade não deveremos fazer cargas superiores!
Que é o caso de carregar quando estamos com pressa.
Mas com a atual tecnologia, acho um exagero submeter baterias dessas a tantos (C's) eu diria um verdadeiro atentado, e quem (percebe a fundo) como as coisas se processam sabe do que estou a falar...
Portanto, aconselho quem tiver baterias com esta ou outras químicas ((dar preferência sempre que possível a cargas lentas))
Mas acho que as baterias do futuro não terão este problema, vamos ver"".