Mega test-drive Leaf 2013

Local indicado para dar o testemunho sobre o test drive num veículo eléctrico
Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Mega test-drive Leaf 2013

Mensagem por Volt »

Recordei-me entretanto de outras coisas que me parecem ser boas melhorias entre os modelos.

A tranca do cabo de carregamento.
Esta nova "feature" devia ter vindo desde início. O meu Leaf não tranca a ficha do lado do carro. Para ter alguma segurança de que não me roubam o cabo, tenho de ter um cadeado. Não é muito seguro. Com a tranca que agora vem disponível num botão situado na parte esquerda do condutor, aumenta a dificuldade de potencial roubo.

Os bancos, volante, espelhos aquecidos.
Apesar de não estarmos num país onde o frio é significativo, estes acessórios da versão Tekna podem ser úteis numa ou noutra ocasião.

Faróis led à frente.
Disponível na versão Tekna. Uma evolução que ainda não pude testar na prática. Espero poder em breve.

Sistema de monitorização da pressão dos pneus.
Outra funcionalidade útil que apenas está disponível para a versão Tekna. Quem, como eu, deixou de fazer visitas frequentes a bombas de gasolina no seu dia-a-dia, precisa deste acessório. Passo muitos meses sem encher os pneus e muitas vezes quando lá vou, já é um pouco tarde.

A abertura da porta de carregamento.
Deixámos de ter uma alavanca mecânica para ter um botão, situado no lado esquerdo do condutor. Parece mais simpático assim.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: Mega test-drive Leaf 2013

Mensagem por Celestino »

Muito bem resumido Volt.
São cento e tal alterações do mk1 para o mk2, sendo as referidas as que mais saltam à vista.
A passagem do carregador para a frente é uma das grandes melhorias com muitas vantagens (mais espaço na mala, inexistência de calor junto ao pack no carregamento quer do próprio carregador quer dos tubos de arrefecimento...)
Volt Escreveu:Recordei-me entretanto de outras coisas que me parecem ser boas melhorias entre os modelos.

A tranca do cabo de carregamento.
Esta nova "feature" devia ter vindo desde início. O meu Leaf não tranca a ficha do lado do carro. Para ter alguma segurança de que não me roubam o cabo, tenho de ter um cadeado. Não é muito seguro. Com a tranca que agora vem disponível num botão situado na parte esquerda do condutor, aumenta a dificuldade de potencial roubo.
Infelizmente essa tranca não é assim tão segura. É apenas mais prática.
Alguém mal intencionado consegue facilmente ultrapassá-la e por isso o cadeado não é menos seguro:

Link
Fica portanto o aviso a quem tem o mk2.

Faltou referir uma coisa dos novos que dá imenso jeito - É a iluminação do compartimento das fichas de carregamento que não existe nos nossos mk1.

Outra coisa que me chamou à atenção foi o facto dos novos não terem tanta "pica" no arranque como os mk1.
Talvez para protecção do pack, aquela "estaleca" do arranque no mk2 é ligeiramente mais suave do que aquele disparo brutal dos nossos.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Mega test-drive Leaf 2013

Mensagem por Volt »

Bem, com esse vídeo, agora arrisco dizer que até é mais seguro o cadeado. Embora continue a ser uma segurança pequena, pois o cadeado também tem de ser pequeno. Obrigado pela informação, pois ainda não me tinha apercebido disso.
Quanto às luzes, realmente é bom elas estarem lá, devia ter falado nisso, embora eu já me tenha habituado a sair deixando os máximos ligados o tempo suficiente para colocar a ficha. Outra luz nova que ele traz é a do porta-luvas. Ora, como uso pouco e raramente é à noite, não liguei muito. São bons upgrades para o utilizador comum que eu não dei tanta importância. :-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


labutess
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 830
Registado: domingo set 09, 2012 2:42 pm

Re: Mega test-drive Leaf 2013

Mensagem por labutess »

[quote="Volt"]
Faróis led à frente.
Disponível na versão Tekna. Uma evolução que ainda não pude testar na prática. Espero poder em breve.




Que luzes de led referes?
eu tenho a ideia que a versão base tem luzes de halogenio e o tekna tem leds como o modelo anterior,como o teu leaf.

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Mega test-drive Leaf 2013

Mensagem por Volt »

Não tinha essa ideia que o meu já trazia leds. Provavelmente tens razão e isso nem é algo novo, como eu pensava.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: Mega test-drive Leaf 2013

Mensagem por Celestino »

Volt Escreveu:...Outra luz nova que ele traz é a do porta-luvas. Ora, como uso pouco e raramente é à noite, não liguei muito. São bons upgrades para o utilizador comum que eu não dei tanta importância. :-).
Deve haver alguma confusão ou os nossos mk1 são diferentes.
É que o meu tem luz no porta-luvas:

Imagem

Imagem
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Mega test-drive Leaf 2013

Mensagem por Volt »

Deve ser confusão minha, pois raramente uso o porta-luvas e assumi, sem ir ver primeiro, que era uma feature nova. :-).

Estou a ver que grande parte destas pequenas coisas que não ligo muito já faziam parte do carro e eu nem sabia.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


apr
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 251
Registado: domingo jul 29, 2012 10:40 am

Re: Mega test-drive Leaf 2013

Mensagem por apr »

Volt, bom texto, deixo só um comentario ao que foi escrito:

Carregador de 6.6kW debita 6,6kW da tomada e o leaf spy reporta cerca de de 6kW de energia para a bateria na vista de carregamento. Não são 32A nem nunca chegará a 7200watts como escreveste.

Mas é rápido na mesma! :-)

Em relação à "pica" que o celestino refere, também notaste a diferença?

Pode ser que num futuro proximo seja possivel alterar isso, no site americano já descodificaram as mensagens no BUS que comandam o inversor, qq dia os mk1 podem ter modo B e os mk2 podem ter um modo superdesportivo...


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Mega test-drive Leaf 2013

Mensagem por RJSC »

No meu MK1 a Luz do porta luvas só liga quanto se tem as luzes noturnas ligadas.
Última edição por RJSC em segunda nov 10, 2014 2:14 pm, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Mega test-drive Leaf 2013

Mensagem por Volt »

Pois apr... Por isso é que eu queria testar. Mas tirar "apenas" 6 kWh faz com que os meus habituais 15 kwh demorem 2 horas e 30 minutos. Não é muito significativo. Se o Leaf Spy reporta uma perda de 10% como referes, então está muito próximo da perda que se obtém a carregar a 10A (entre 10 e 11%). Por mim, está bom. :-).

Quanto à pica, honestamente, achei que o carro puxava bem em qualquer dos modos (B e D), no entanto, como o sábado foi bastante chuvoso e eu não sabia que havia diferenças nesse aspecto, não testei isso a sério. O próximo teste já vou ter isso em conta. :-D.

E está para breve. :-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Mega test-drive Leaf 2013

Mensagem por O_volt »

RJSC Escreveu:No meu MK1 a Luz do porta luvas só liga quanto se tem as luzes noturnas ligadas.
O que me dá mesmo mas jeito é a luz junto da tomada de carregamento.
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Mega test-drive Leaf 2013

Mensagem por RJSC »

O_volt Escreveu:
RJSC Escreveu:No meu MK1 a Luz do porta luvas só liga quanto se tem as luzes noturnas ligadas.
O que me dá mesmo mas jeito é a luz junto da tomada de carregamento.
Isso é muito fácil de colocar mas nunca senti falta. Na rua tenho iluminação pública, em casa também tenho luz.
Última edição por RJSC em segunda nov 10, 2014 4:35 pm, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: Mega test-drive Leaf 2013

Mensagem por Celestino »

RJSC Escreveu:
O_volt Escreveu:
RJSC Escreveu:No meu MK1 a Luz do porta luvas só liga quanto se tem as luzes noturnas ligadas.
O que me dá mesmo mas jeito é a luz junto da tomada de carregamento.
Isso é muito fácil de colocar mas nunca senti falta. Na rua tenho iluminação públuca, em casa também tenho luz.
Faz muita falta RJSC.
Tu não carregas é à noite fora de casa... :lol: :lol:
Imagina uma noite a chover lá no mobie que nós usamos e ter que ir marcar os números lá no cadeado da ficha completamente às escuras...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________

Responder

Voltar para “Test Drive”