Mobie - mais um custo para o utilizador

Notícias que seja relacionada com os veículos eléctricos.

Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Mobie - mais um custo para o utilizador

Mensagem por Freddy_krueger »

Mais umas taxinhas e imaginem a quem vai sair mais caro....

https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... -eletricos

Se os carregamentos em PCN já eram estupidamente caros para grande parte dos veiculos (excepto os com possibilidade de carregamento 22kw), agora, Mobie vai começar a fazer-se pagar do pouco que faz...

QUanto mais avançamos no tempo, mais a rede Continente e Tesla me parecem a escolha a seguir....acho que a rede mobie vai simplesmente ficar ao abandono com preços PROIBITIVOS que CEME's, OPC's e DPC's vão ter que incluir.... mais um desperdício de dinheiros públicos.
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Mobie - mais um custo para o utilizador

Mensagem por APHenriques »

Freddy_krueger Escreveu: sexta abr 16, 2021 11:42 am Mais umas taxinhas e imaginem a quem vai sair mais caro....

https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... -eletricos

Se os carregamentos em PCN já eram estupidamente caros para grande parte dos veiculos (excepto os com possibilidade de carregamento 22kw), agora, Mobie vai começar a fazer-se pagar do pouco que faz...

QUanto mais avançamos no tempo, mais a rede Continente e Tesla me parecem a escolha a seguir....acho que a rede mobie vai simplesmente ficar ao abandono com preços PROIBITIVOS que CEME's, OPC's e DPC's vão ter que incluir.... mais um desperdício de dinheiros públicos.
Não posso concordar contigo...
Estas tarifas estão previstas desde o inicio, faltava definir valores e datas.
Não são custos significativos. E fazem sentido considerando que o custo destas entidades deve ser suportado por quem usufrui do serviço.

Tenho alertado alertado para os custos de carregamento, aqui e noutros locais, mas também tenho constatado que a maioria dos utilizadores não dá grande importancia...

https://www.erse.pt/media/ugvl0jzm/comu ... e-2021.pdf

E... não. os Postos da rede não ficarão ao abandono. Muito pelo contrário.


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Mobie - mais um custo para o utilizador

Mensagem por APHenriques »

O valor da tarifa é o valor que eu esperava...

Embora possa parecer estranho cobrado duas vezes... é indiferente cobrar a totalidade de uma vez ou aparecer dividido em duas metades.

Na prática, cada carregamento terá um custo adicional fixo de 2 x 0,1657 + 23% = 0,41€
Para o carregamento de VE de bateria grande é pouco significativo.
Para os hibridos plug-in, torna o custo por km a electricidade mais elevado... tornando os carregamentos fora de casa cada vez mais raros.

Uma coisa que não percebi é o exemplo que é dado... a tarifa EGME aparece com o valor de 0,20€ e não os 0,1657...
Alguém se enganou ou eu não estou a perceber o exemplo...

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1231
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Mobie - mais um custo para o utilizador

Mensagem por zeuz »

Freddy_krueger Escreveu: sexta abr 16, 2021 11:42 am QUanto mais avançamos no tempo, mais a rede Continente e Tesla me parecem a escolha a seguir....
Encontrei no Facebook o seguinte comentário :
A Mobi.e é o melhor vendedor da Tesla!
Parece-me um comentário (cada vez mais) acertado!

Pessoalmente, e não tendo garagem onde carregar, cada vez mais só considero mudar para BEV se for um Tesla.
APHenriques Escreveu: sábado abr 17, 2021 3:50 pm Não são custos significativos.
Depende do carregamento que fizermos, como mais abaixo indicas.
APHenriques Escreveu: sábado abr 17, 2021 3:50 pm E fazem sentido considerando que o custo destas entidades deve ser suportado por quem usufrui do serviço.
Não faz sentido porque :
Freddy_krueger Escreveu: sexta abr 16, 2021 11:42 am (...), Mobie vai começar a fazer-se pagar do pouco que faz...
APHenriques Escreveu: sábado abr 17, 2021 3:50 pm Tenho alertado alertado para os custos de carregamento, aqui e noutros locais, mas também tenho constatado que a maioria dos utilizadores não dá grande importancia...
Ainda há muita falta de informação... ontem li no Facebook o relato de uma pessoa a carregar um LEAF 40kWh na tomada Type2, porque o vendedor disse que a outra tomada estragava a bateria. A explicação de como usar as tomadas num PCR por quem relatou o sucedido, não foi suficiente para essa pessoa mudar de tomada. E no meio dos comentários aparece o relato de um Volvo V60 PHEV a carregar numa tomada Type2, num PCR.
Última edição por zeuz em segunda abr 19, 2021 12:26 am, editado 1 vez no total.
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )


warrior.1977
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 84
Registado: domingo mai 12, 2019 10:07 am

Re: Mobie - mais um custo para o utilizador

Mensagem por warrior.1977 »

O que parece mais certo é o que o custo de viajar nos electricos se aproxime dos de combustão.
Actualmente nos postos, é taxa de utilização, é tarifa por tempo, energia, etc. Começa a tornar-se pouco estimulante para que o mercado continue a evoluir no sentido da electrificação.


Além disso quando as receitas do ISP começarem a baixar, lá haverá mais impostos para os electricos.
A seguir serão os produtores de energias renováveis, especialmente as UPAC. Não é à toa que é obrigatório contador em sistemas com mais de 4Kw de produção.


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Mobie - mais um custo para o utilizador

Mensagem por APHenriques »

zeuz Escreveu: domingo abr 18, 2021 12:55 pm
Freddy_krueger Escreveu: sexta abr 16, 2021 11:42 am QUanto mais avançamos no tempo, mais a rede Continente e Tesla me parecem a escolha a seguir....
Encontrei no Facebook o seguinte comentário :
A Mobi.e é o melhor vendedor da Tesla!
Parece-me um comentário (cada vez mais) acertado!
O facebook é a principal plataforma onde as pessoas publicam voluntariamente a sua ignorância.

Embora naturalmente que tendo a marca carregadores próprios é uma vantagem... só que na verdade não são suficientes para os seus próprios carros. A prova disso é a quantidade de carregamentos de Teslas em postos Mobi.e.
Mas se a questão é o custo, então vejamos:
Segundo o site da Tesla "a estimativa de custo de carregamento com Supercharger é de €0.34 por kWh"
Simulando um carregamento de um Model 3 MR de 20% a 80% são 37,2kWh.
Então 0,34€ x 37,2kWh = 12,65€

Considerando a mesma energia carregada em postos Mobie em que vejo normalmente Teslas (já com incluindo a taxa nova e tarifário Miio):
PCR (custo OPC: 0,10€) dá 12,27€
PCUR (custo OPC: 0,24€) dá 14,86€

Então onde está a grande vantagem dos Teslas?
zeuz Escreveu: domingo abr 18, 2021 12:55 pm
APHenriques Escreveu: sábado abr 17, 2021 3:50 pm E fazem sentido considerando que o custo destas entidades deve ser suportado por quem usufrui do serviço.
Não faz sentido porque :
Freddy_krueger Escreveu: sexta abr 16, 2021 11:42 am (...), Mobie vai começar a fazer-se pagar do pouco que faz...
As entidades Mobie e ERSE tem uma função importante, pois regulam e agrupam os postos numa plataforma única e nacional.... o que seria se tivéssemos postos independentes e não regulados? Múltiplos contratos, cartões, preços livres... enfim.

E quando os preços são livres o que acontece? Baixam? Claro que não... veja-se o que aconteceu com os combustíveis há uns anos atrás...
zeuz Escreveu: domingo abr 18, 2021 12:55 pm Ainda há muita falta de informação... ontem li no Facebook o relato de uma pessoa a carregar um LEAF 40kWh na tomada Type2, porque o vendedor disse que a outra tomada estragava a bateria. A explicação de como usar as tomadas num PCR por quem relatou o sucedido, não foi suficiente para essa pessoa mudar de tomada. E no meio dos comentários aparece o relato de um Volvo V60 PHEV a carregar numa tomada Type2, num PCR.
A questão não é falta de informação.... informação existe para quem tem interesse nela.

O que há é muita ignorância (é não saber nem querer saber).
Se por um lado os primeiros VE foram adquiridos por pessoas mais bem informadas.... agora os VE estão a chegar a todos... e a maioria das pessoas é absolutamente ignorante nestas questões.


JLMF
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 48
Registado: sexta jun 27, 2014 9:46 pm

Re: Mobie - mais um custo para o utilizador

Mensagem por JLMF »

APHenriques Escreveu: domingo abr 18, 2021 2:53 pm As entidades Mobie e ERSE tem uma função importante, pois regulam e agrupam os postos numa plataforma única e nacional.... o que seria se tivéssemos postos independentes e não regulados? Múltiplos contratos, cartões, preços livres... enfim.
O que seria? Talvez o que acontece em qualquer prestador de serviços independente onde o consumidor se dirige para consumir um serviço, talvez como numa estação de serviço de combustíveis automática onde se para o carro, se introduz um cartão de débito e se abastece com direito a fatura com NIF imediata.

Pois... e são independentes e há algum problema com isso? Teriam de ter uma Mobi.e dos fósseis para funcionar melhor?

Como “tem uma função importante, pois regulam e agrupam os postos numa plataforma única nacional” e não são “independentes e não regulados” arranjaram maneira de nos vender minutos em vez de energia, de nos fazer andar com cartões, de amontoar pelo menos quatro entidades com parceles de custos numa “fatura” que será posteriormente enviada pela entidade que não prestou o serviço final ao consumidor e cujo calculo e compreensão do valor total é uma ciência inventada para justificar a existência dos inventores cientistas a começar pela Mobi.e.
APHenriques Escreveu: domingo abr 18, 2021 2:53 pm E quando os preços são livres o que acontece? Baixam? Claro que não... veja-se o que aconteceu com os combustíveis há uns anos atrás...
Pois, quando se é contra preços livres, compreende-se.
Será mesmo esta a filosofia por trás de tudo isto, uma carrada de gente e de entidades que montaram uma fábrica de ar e nos dizem que sem eles não respirávamos nem existiria mobilidade elétrica e que tem mesmo de ser assim, complicado, temos de pagar e alimentar esta troupe, cada qual com as suas parcelas na fatura para nos livrarem dos independentes e dos preços livres ou seja da livre concorrência.
APHenriques Escreveu: domingo abr 18, 2021 2:53 pm A questão não é falta de informação.... informação existe para quem tem interesse nela.

O que há é muita ignorância (é não saber nem querer saber).
Se por um lado os primeiros VE foram adquiridos por pessoas mais bem informadas.... agora os VE estão a chegar a todos... e a maioria das pessoas é absolutamente ignorante nestas questões.
Exatamente a prepotência do complicador que depois de ter criado um sistema o mais complexo possível acusa os que tem de pagar e que não precisavam daquilo para nada de ignorantes porque não sabem como funciona. Porque o sistema não foi criado para prestar um serviço a pensar na comodidade e respeito pelo consumidor, foi criado para auto-alimentar quem o criou e mais uns tantos “parceiros” juntos num monopólio que divide entre si os resultados da complexidade.

Postos de carregamento privados e por exemplo postos de combustíveis fosseis, independentes, com preços livres, que sacrilégio e ainda por cima com clientes esclarecidos ou seja não ignorantes que utilizam um serviço sem ter de fazer duas cadeiras de um qualquer curso e mesmo assim conseguem consumir um serviço, sem espinhas.

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1231
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Mobie - mais um custo para o utilizador

Mensagem por zeuz »

APHenriques Escreveu: domingo abr 18, 2021 2:53 pm
zeuz Escreveu: domingo abr 18, 2021 12:55 pm
Freddy_krueger Escreveu: sexta abr 16, 2021 11:42 am QUanto mais avançamos no tempo, mais a rede Continente e Tesla me parecem a escolha a seguir....
Encontrei no Facebook o seguinte comentário :
A Mobi.e é o melhor vendedor da Tesla!
Parece-me um comentário (cada vez mais) acertado!
O facebook é a principal plataforma onde as pessoas publicam voluntariamente a sua ignorância.
O Facebook é uma plataforma, PONTO!
O resto são considerações pessoais sobre o que é lá escrito que, obviamente, não é totalmente controlado pela plataforma.

E há muito mais que ignorância no Facebook!

Eis uns exemplos :
* https://www.facebook.com/scimed.evidencia
* https://www.facebook.com/groups/2155892484631739
* https://www.facebook.com/groups/miiogroup
* https://www.facebook.com/TurismodePortugal

Desculpa-me a sinceridade, mas sempre que leio/ouço alguém falar com desdém do Facebook, parece que se estão a colocar num patamar de superior inteligência e cultura!

De qualquer maneira, foi no fórum ClubeElectricos que li o comentário :
Screenshot from 2021-04-18 22-59-13.png
APHenriques Escreveu: domingo abr 18, 2021 2:53 pm Embora naturalmente que tendo a marca carregadores próprios é uma vantagem... só que na verdade não são suficientes para os seus próprios carros. A prova disso é a quantidade de carregamentos de Teslas em postos Mobi.e.
Mas se a questão é o custo, então vejamos:
Segundo o site da Tesla "a estimativa de custo de carregamento com Supercharger é de €0.34 por kWh"
Simulando um carregamento de um Model 3 MR de 20% a 80% são 37,2kWh.
Então 0,34€ x 37,2kWh = 12,65€

Considerando a mesma energia carregada em postos Mobie em que vejo normalmente Teslas (já com incluindo a taxa nova e tarifário Miio):
PCR (custo OPC: 0,10€) dá 12,27€
PCUR (custo OPC: 0,24€) dá 14,86€

Então onde está a grande vantagem dos Teslas?
A rede de SuC ainda não cobre o nosso país em pleno, por isso é natural que haja Teslas a carregar na rede Mobi.e. Principalmente se tivermos em conta que muitos dos proprietários de Tesla passam muito tempo na estrada.

Mas não foi pelo custo dos carregamento que falei na sua vantagem.

A mim o que me "encanta" é :
* custo de carregamento cobrado a €/kWh;
* uma só parcela no custo de carregamento;
* vários pontos de carregamento no mesmo local;
* carregadores com potências acima dos 100kW;
* carros que carregam a (bem) mais que 50kW;
* não é preciso cartão ou app para fazer um carregamento;
* o modus operandi é igual em toda a Europa;

APHenriques Escreveu: domingo abr 18, 2021 2:53 pm
zeuz Escreveu: domingo abr 18, 2021 12:55 pm
APHenriques Escreveu: sábado abr 17, 2021 3:50 pm E fazem sentido considerando que o custo destas entidades deve ser suportado por quem usufrui do serviço.
Não faz sentido porque :
Freddy_krueger Escreveu: sexta abr 16, 2021 11:42 am (...), Mobie vai começar a fazer-se pagar do pouco que faz...
As entidades Mobie e ERSE tem uma função importante, pois regulam e agrupam os postos numa plataforma única e nacional.... o que seria se tivéssemos postos independentes e não regulados? Múltiplos contratos, cartões, preços livres... enfim.
De que serviu os postos de carregamento estarem numa plataforma única quando ocorreram os apagões?!
De que serve ter os postos de carregamento agregados numa plataforma única se depois demoram mais que 1 mês a enviar a conta?!
Então e os casos relatados de postos de carregamento a debitarem menos potência do que a anunciada?
Postos de carregamento com um preço de OPC - o único preço visível no posto, embora o custo final englobe outras parcelas - afixado diferente do que está registado na Mobi.e?
Havia uma linha, única, de apoio da Mobi.e que deixou de operar quando os OPC passaram a cobrar. Agora, se necessitarmos de apoio, temos que ligar para o OPC/CEME... mais uma vantagem de termos uma plataforma única?
( sim, não ligo para a SIBS para resolver um problema com o cartão multibanco, mas querem comparar a qualidade de serviço da SIBS com qualidade de serviço da Mobi.e ?! )

Tenho contracto com EDP, eVaz e Miio. Usei o cartão da eVaz uma vez e o da Miio outra. O da EDP nunca usei.

Pelas simulações que vou fazendo, a Miio fica sempre mais em conta. Tendo em conta que também é o único CEME que disponibiliza uma app para ter a mínima noção sobre o que vou pagar, é fácil decidir qual o cartão a usar.

E não sou o único!

Tirando alguma promoção ou contractos cruzados, invariavelmente fica mais económico usar o cartão da Miio! Ou então a Miio anda a enganar-nos nas simulações! O que dúvido!

Ou seja, na prática a maioria usa um só cartão!

Aqui ao lado em Espanha não têm Mobi.e , nem um modelo "cobiçado" pelos restantes países, e no entanto uma das redes, EasyCharger, tem preços ao nível dos preços praticados pela Tesla, i.e., ~0,35€/kWh.

É chegar, instalar a App, associar cartão de crédito, carregar e seguir caminho.

Cá o mais parecido que temos com isso é a Miio... para os restantes é preciso assinar contracto e esperar a chegada de um cartão à nossa caixa do correio... bela vantagem em ter um entidade centralizadora...
APHenriques Escreveu: domingo abr 18, 2021 2:53 pm E quando os preços são livres o que acontece? Baixam? Claro que não... veja-se o que aconteceu com os combustíveis há uns anos atrás...
Tal como nos combustíveis, os preços por kWh são muito semelhantes entre os diferentes CEME, portanto livres ou regulados, na prática vai dar ao mesmo. Aqui o que faz verdadeiramente diferença na conta final é a cobrança €/kWh versus €/min.
APHenriques Escreveu: domingo abr 18, 2021 2:53 pm
zeuz Escreveu: domingo abr 18, 2021 12:55 pm Ainda há muita falta de informação... ontem li no Facebook o relato de uma pessoa a carregar um LEAF 40kWh na tomada Type2, porque o vendedor disse que a outra tomada estragava a bateria. A explicação de como usar as tomadas num PCR por quem relatou o sucedido, não foi suficiente para essa pessoa mudar de tomada. E no meio dos comentários aparece o relato de um Volvo V60 PHEV a carregar numa tomada Type2, num PCR.
A questão não é falta de informação.... informação existe para quem tem interesse nela.

O que há é muita ignorância (é não saber nem querer saber).
Se por um lado os primeiros VE foram adquiridos por pessoas mais bem informadas.... agora os VE estão a chegar a todos... e a maioria das pessoas é absolutamente ignorante nestas questões.
Daí a importância de ser um sistema simples!

Já basta as pessoas terem que aprender as diferenças entre fichas e potências de carregamento!
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )


Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Mobie - mais um custo para o utilizador

Mensagem por Freddy_krueger »

Pois, mas sistema nada simples...

Os valores que mencionas para esses kwh dos PCR e PCUR são a que velocidade?! Porque quase totalidade deles são cobrados ao minuto e cada carro tem uma curva de carga e raramente ficam muito tempo na velocidade máxima...nos SUC Tesla preços são ao kwh, podes estar a carregar a 250kw ou a 10kw que cobram-te apenas a energia, não o tempo.... num SUC também não tens aquela de estar à espera...múltiplos postos...a velocidade (nos v.3) também deve ser maior que num PCUR...precisamos continuar?!?

Eu nos últimos carregamentos Mobie em PCR foi sempre entre 40-44kw potência, mas sou eu que sei desde quando e até quando posso carregar o leaf para ficar o menos caro possível....

Não tenho Tesla, não gosto de tudo no tesla, mas a forma como montaram a rede SUC para mim é a ideal... um valor fixo por kwh, vários pontos de carga, pagamento a uma entidade...se pudesse carregar lá com o Leaf (ele tivesse comunicação com o posto), fazia-o na boa.... e posso adiantar que aí é que praticamente não ia usar mobie.

Ao contrário do que aconteceu no Multibanco (muito bem implementado entre diversas entidades), o sistema Mobie para mim é horrivel... pessoas sem aplicação miio não sabem sequer quanto vai custar carregamento...isto faz lá algum sentido em 2021?! Eu quando vou a uma bomba encher o carro não me aparece a margem da gasolineira, nem todas as taxas do estado, nem o custo da petrogal, aparece-me um valor EUR/litro PVP com IVA.... nos carregamentos TEM de ser assim também.... EUR/kwh PVP com IVA (mas se calhar custo ia assustar muita gente).

Isto é apenas e só minha opinião pessoal....
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


warrior.1977
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 84
Registado: domingo mai 12, 2019 10:07 am

Re: Mobie - mais um custo para o utilizador

Mensagem por warrior.1977 »

Freddy_krueger Escreveu: segunda abr 19, 2021 10:34 am Pois, mas sistema nada simples...

Os valores que mencionas para esses kwh dos PCR e PCUR são a que velocidade?! Porque quase totalidade deles são cobrados ao minuto e cada carro tem uma curva de carga e raramente ficam muito tempo na velocidade máxima...nos SUC Tesla preços são ao kwh, podes estar a carregar a 250kw ou a 10kw que cobram-te apenas a energia, não o tempo.... num SUC também não tens aquela de estar à espera...múltiplos postos...a velocidade (nos v.3) também deve ser maior que num PCUR...precisamos continuar?!?

Eu nos últimos carregamentos Mobie em PCR foi sempre entre 40-44kw potência, mas sou eu que sei desde quando e até quando posso carregar o leaf para ficar o menos caro possível....

Não tenho Tesla, não gosto de tudo no tesla, mas a forma como montaram a rede SUC para mim é a ideal... um valor fixo por kwh, vários pontos de carga, pagamento a uma entidade...se pudesse carregar lá com o Leaf (ele tivesse comunicação com o posto), fazia-o na boa.... e posso adiantar que aí é que praticamente não ia usar mobie.

Ao contrário do que aconteceu no Multibanco (muito bem implementado entre diversas entidades), o sistema Mobie para mim é horrivel... pessoas sem aplicação miio não sabem sequer quanto vai custar carregamento...isto faz lá algum sentido em 2021?! Eu quando vou a uma bomba encher o carro não me aparece a margem da gasolineira, nem todas as taxas do estado, nem o custo da petrogal, aparece-me um valor EUR/litro PVP com IVA.... nos carregamentos TEM de ser assim também.... EUR/kwh PVP com IVA (mas se calhar custo ia assustar muita gente).

Isto é apenas e só minha opinião pessoal....
Não diria melhor


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Mobie - mais um custo para o utilizador

Mensagem por APHenriques »

Caro @zeuz

Sobre o Facebook e similares, só um aparte: fui eu e muitos colegas meus espalhados pelo mundo que à 30 anos estudamos e criamos este tipo de plataformas... para dar visibilidade a toda a gente. O problema não é a plataforma, mas sim a utilização que lhe é dada. Pudemos encontrar todo o tipo de "opiniões", compete depois a quem vê saber usar o que lá vê.

Não compreendo bem as tuas alegações... pois criticas a centralização na Mobie, mas depois apontas as vantagens que ela nos dá.

Eu sou utilizador da Miio, que considero excelente, mas a Miio nunca funcionaria sem recorrer a base de dados da Mobie.
Se cada CEME e cada OPC tivesse que criar o seu sistema próprio, os custos seriam incomparavelmente mais elevados. E apenas estavam ao alcance de empresas maiores.... ao nível da EDPC ou da GALP, por exemplo...

Mas isso não quer dizer que não possam existir. Como por exemplo o sistema do Continente. E este sim, mais barato porque não é para dar lucro por sim, mas baseado em toda uma rede comercial.

Eu próprio já ponderei criar uma empresa OPC, ou até disponibilizar espaço para instalação de postos de outros OPC... tudo isso está ao alcance de uma pequena empresa... mas a rentabilidade é baixa.
Já, criar um sistema independente, que também ponderei, tem custos elevados. E difícil de rentabilizar sem outros interesses comerciais por detrás...

Talvez não me tenha explicado bem quando escrevi em cima sobre os "preços livres".
Na verdade na rede Mobie os preços são livres e permitem a livre concorrência, tanto ao nível dos CEME como dos OPC. Mas isso não significa que não tenha que existir um regulador.
E não é verdade que o tarifário Miio seja sempre o mais vantajoso. Depende.
Critico sim, a atitude de alguns municípios, como o meu que sobrecarregam com custos e condicionam a livre concorrência.

Concordo que o sistema Tesla é bom... e está correto sendo de uma marca. Nem faria sentido ser de outra forma.
Ou o Ionity que é aberto a todos mas com vantagens para algumas marcas....
Mas nenhum deles é por isso mais barato, apesar de ser suportado pelos construtores que tem na venda dos seus veículos a sua principal fonte de receita.

Mas nem todos temos que gostar dos carros e estarmos limitados a Tesla...

Logo é fundamental existir um sistema que dê para todos.
E compete a entidade a reguladora (ao Estado) garantir a existência de oferta para todos, sem monopólios.

Depois critica-se que os preços derivem de várias parcelas claramente divulgadas... eu admito que sou das poucas pessoas que tem um defeito chato: gosto de saber o porquê das coisas. E principalmente o que estou a pagar. Também sou daquelas pessoas que sabe fazer umas continhas... a minha experiência como professor diz-me que isso não está de facto ao alcance de todos... Mas nesse caso olhem só para o total. Pois na verdade todos os preços são compostos por muitas parcelas.

Repetidamente se encontra por todo o lado as queixas sobre as ditas "taxas e taxinhas" Ou ainda que a mobilidade eléctrica tenha que ser obrigatoriamente mais barata que a mobilidade fóssil.
Tais comentários denunciam uma ignorância absurda...

Temos no país há mais de 40 anos um Estado Socialista e muito pouco Liberal. E tendencialmente de Esquerda. Logo temos uma estrutura de Estado muito pesada. E quanto maior é o monstro mais alimento precisa.
Embora não exista um Liberalismo perfeito, quantos deputados Liberais temos na AR?
Querem milagres, mas nem se dão ao trabalho de votar nas eleições... e muitos dos que votam nem sabem em quê.

A receita do Estado proveniente do sector automóvel tem um peso muito grande no equilíbrio das contas públicas.
Essa receita terá sempre de existir. Por isso, à medida que se reduza a receita dos automóveis a combustível, serão compensados pela receita dos eléctricos.
Actualmente as pessoas mudam para eléctricos porque compensa, mas no futuro mudam porque não tem outra opção e não será necessariamente mais barato.
O monstro terá sempre que ser alimentado...

Outro defeito chato que admito que tenho: é gastar imenso tempo a explicar o"sexo dos anjos" a quem não está interessado em perceber.

Um ex-colega, professor de filosofia e sociologia costumava dizer: "só se apreende verdadeiramente quando se bate com os cornos!"
;)


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Mobie - mais um custo para o utilizador

Mensagem por APHenriques »

O facto de o preço não ser ponderado em função da potencia é uma das coisas que mais tenho criticado... não no facebook, uma vez ou outra por aqui.... mas sim junto das respectivas entidades.
O sistema Mobie permite isso, mas os OPC optam pelo tempo.

Ao contrário da Tesla
Freddy_krueger Escreveu: segunda abr 19, 2021 10:34 am Não tenho Tesla, não gosto de tudo no tesla, mas a forma como montaram a rede SUC para mim é a ideal... um valor fixo por kwh, vários pontos de carga, pagamento a uma entidade...se pudesse carregar lá com o Leaf (ele tivesse comunicação com o posto), fazia-o na boa.... e posso adiantar que aí é que praticamente não ia usar mobie.
Na Tesla não há valor fixo por kWh, como eu transcrevi do site mais acima, o valor é aproximado. Porque na verdade é calculado ao minuto mas com ponderação de potência.... o que é correto, mas não deixa de ser aproximado.
Freddy_krueger Escreveu: segunda abr 19, 2021 10:34 am Ao contrário do que aconteceu no Multibanco (muito bem implementado entre diversas entidades), o sistema Mobie para mim é horrivel... pessoas sem aplicação miio não sabem sequer quanto vai custar carregamento...isto faz lá algum sentido em 2021?! Eu quando vou a uma bomba encher o carro não me aparece a margem da gasolineira, nem todas as taxas do estado, nem o custo da petrogal, aparece-me um valor EUR/litro PVP com IVA.... nos carregamentos TEM de ser assim também.... EUR/kwh PVP com IVA (mas se calhar custo ia assustar muita gente).

Isto é apenas e só minha opinião pessoal....
Meu caro... isso é ridiculo. Se vais ao posto de combustivel também vês o preço por litro.
E custa assim tanto saber o valor contratado no CEME? o que faz a diferença é o preço OPC e esse está no posto.
E porque não usar uma aplicação. Eu uso aplicação a anos para saber quanto vou pagar em combustiveis em cada posto.


Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Mobie - mais um custo para o utilizador

Mensagem por Freddy_krueger »

APHenriques Escreveu: segunda abr 19, 2021 12:40 pm Meu caro... isso é ridiculo. Se vais ao posto de combustivel também vês o preço por litro.
E custa assim tanto saber o valor contratado no CEME? o que faz a diferença é o preço OPC e esse está no posto.
E porque não usar uma aplicação. Eu uso aplicação a anos para saber quanto vou pagar em combustiveis em cada posto.
No posto de carregamento gerido pela Mobie não está escrito o custo (Preço final a cliente que ele vai realmente pagar). O que está é o custo do OPC ao qual tem de ser adicionado, taxas e taxinhas, custo ceme, IVA, etc.... No placard das bombas combustível está o valor final por litro ponto.

Não é ridículo, é a verdade... ou não? Para cliente final comum essa é de facto a informação que interessa...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Mobie - mais um custo para o utilizador

Mensagem por Freddy_krueger »

As pessoas mudam facilmente para algo mais fácil, mas para algo mais complexo?!?
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Mobie - mais um custo para o utilizador

Mensagem por APHenriques »

Freddy_krueger Escreveu: segunda abr 19, 2021 1:07 pm
APHenriques Escreveu: segunda abr 19, 2021 12:40 pm Meu caro... isso é ridiculo. Se vais ao posto de combustivel também vês o preço por litro.
E custa assim tanto saber o valor contratado no CEME? o que faz a diferença é o preço OPC e esse está no posto.
E porque não usar uma aplicação. Eu uso aplicação a anos para saber quanto vou pagar em combustiveis em cada posto.
No posto de carregamento gerido pela Mobie não está escrito o custo (Preço final a cliente que ele vai realmente pagar). O que está é o custo do OPC ao qual tem de ser adicionado, taxas e taxinhas, custo ceme, IVA, etc.... No placard das bombas combustível está o valor final por litro ponto.

Não é ridículo, é a verdade... ou não? Para cliente final comum essa é de facto a informação que interessa...
Mas afinal queremos preços livres ou não?
Como pode estar afixado o preço final se depende do contrato que o cliente tem com o seu CEME? Ou seria melhor um preço igual para todos? Sem concorrência...
Esse custo compete a cada um saber... afinal assinou um contrato.... que não leu, obviamente, mas isso é da sua responsabilidade. O que faz a diferença é o custo OPC, que depende do posto, tudo o resto tem obrigação de saber.... se não sabe é ignorante.... não sabe nem quer saber.
Afinal o uso de uma APP Miio é simples e gratuito.... ou será que gastou o dinheiro todo no carro e não sobrou uns tostões para um smartfone?
Sinceramente não tenho muita paciência para gente que muito reclama por não lhe darem a papinha na boca e não lhe limparem o rabinho!


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Mobie - mais um custo para o utilizador

Mensagem por APHenriques »

Freddy_krueger Escreveu: segunda abr 19, 2021 1:09 pm As pessoas mudam facilmente para algo mais fácil, mas para algo mais complexo?!?
Claro que sim... a biciclete sempre foi a melhor opção.

Afinal sempre foi assim: quem não sabe andar a cavalo, anda a pé!

:D


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Mobie - mais um custo para o utilizador

Mensagem por APHenriques »

Freddy_krueger Escreveu: segunda abr 19, 2021 10:34 am Não tenho Tesla, não gosto de tudo no tesla, mas a forma como montaram a rede SUC para mim é a ideal... um valor fixo por kwh, vários pontos de carga, pagamento a uma entidade...se pudesse carregar lá com o Leaf (ele tivesse comunicação com o posto), fazia-o na boa.... e posso adiantar que aí é que praticamente não ia usar mobie.
Aqui entre nós, que ninguém nos lê:
Se pudesses ligar o Leaf ao Supercharger quanto achas que pagavas? :?:

:twisted:


Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Mobie - mais um custo para o utilizador

Mensagem por Freddy_krueger »

APHenriques Escreveu: segunda abr 19, 2021 2:01 pm Mas afinal queremos preços livres ou não?
Como pode estar afixado o preço final se depende do contrato que o cliente tem com o seu CEME? Ou seria melhor um preço igual para todos? Sem concorrência...
Esse custo compete a cada um saber... afinal assinou um contrato.... que não leu, obviamente, mas isso é da sua responsabilidade. O que faz a diferença é o custo OPC, que depende do posto, tudo o resto tem obrigação de saber.... se não sabe é ignorante.... não sabe nem quer saber.
Afinal o uso de uma APP Miio é simples e gratuito.... ou será que gastou o dinheiro todo no carro e não sobrou uns tostões para um smartfone?
Sinceramente não tenho muita paciência para gente que muito reclama por não lhe darem a papinha na boca e não lhe limparem o rabinho!
Pois....discordamos... eu não acredito na liberdade de preços em que não consigo olhar para um posto e saber quanto me vão cobrar à partida, sem apps ou sem calculadoras... para quem consegue...força...toca de usar. Nem sei onde está essa liberdade que desapararece se fosse tudo cobrado por um OPC através de mbway por exemplo.... agoara posso escolher o ceme (energia) com diferentes preços de eletricidade para depois escolher de diferentes opcs (locais) com diferentes preços....hummm.... preferia só escolher de entre vários OPC (energia e local) com diferentes preços.... Respeito outras opiniões, mas de facto não as partilho de todo.

Não sou dos que gasto o dinheiro em carros porque sim... vão sobrando uns tostões mas não são decididmente gastos em smartphones proporcionalmente mais caros que carro.... até tenho tlm da empresa...

Não me queixo por mim da simplicidade que sei bem fazer as contas e mobie é só para usar em último caso...e mesmo assim... mas se queremos uma mobilidade elétrica para todos, decididamente(e na minha opinião), não é com modelo atual.
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Mobie - mais um custo para o utilizador

Mensagem por Freddy_krueger »

APHenriques Escreveu: segunda abr 19, 2021 2:07 pm Aqui entre nós, que ninguém nos lê:
Se pudesses ligar o Leaf ao Supercharger quanto achas que pagavas? :?:

:twisted:
OS SUC nem têm Chademo...ia ser dificil :P

De qualquer modo, depende de quanto me queriam para cliente.... por um valor até 0,40 eur/kwh fazia uso delessem preocupações em viagens...acima disso, teria que ser emergências... como já é agora na rede mobie com todas as limitações fiabilidade postos, postos ocupados, etc...que SUC não têm.... isso também pesaria na minha intenção de usar uma ou outra plataforma.
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Mobie - mais um custo para o utilizador

Mensagem por Freddy_krueger »

APHenriques Escreveu: segunda abr 19, 2021 2:03 pm
Freddy_krueger Escreveu: segunda abr 19, 2021 1:09 pm As pessoas mudam facilmente para algo mais fácil, mas para algo mais complexo?!?
Claro que sim... a biciclete sempre foi a melhor opção.

Afinal sempre foi assim: quem não sabe andar a cavalo, anda a pé!

:D
A bicicleta muito complexa....mas podes sempre ir a pé ou a correr... não fura pneu, não parte corrente...

Qual a vantagem para um consumidor de um veiculo que passa a ser mais caro de atestar que o outro, demora mais a abastecer, e que quando se abastece nem sabe bem quanto está a pagar.... hummm... só vantagens né para a nova tecnologia. Pois, a tecnologia só pela tecnologia não vai lá... é preciso saber aproveitá-la a sério. Lembro-me bem dos smartphones qtek (depois htc) .... eram uma Treta até chegar a apple e o iphone.... a tecnologia touch já existia, o bluetooth, os dados móveis, o gps, as camaras, o wifi, mas a experiência para o consumidor era simplesmente horrivel (e eu que tive 2 desses sei bem como eram fracos...).
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Responder

Voltar para “Notícias de Veículos Eléctricos”