Situação após final do projeto piloto: carregamentos$$$

Notícias que seja relacionada com os veículos eléctricos.
Responder

Autor do tópico
JPHespanhaOliveira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 31
Registado: sexta jan 08, 2016 10:36 pm
Localização: Aveiro

Situação após final do projeto piloto: carregamentos$$$

Mensagem por JPHespanhaOliveira »

Caros membros do fórum,
Após um largo tempo sem interatividade, venho partilhar convosco a minha experiência, limitada quanto baste, relativa ao uso de postos de carregamento, agora que o projeto piloto terminou, e já não há carregamentos gratuitos.
Devo esclarecer em primeiro lugar que os custos foram incorridos com o uso de um cartão Prio Electric. E reportam-se ao mês de agosto e à região de Lisboa. Durante o resto do ano, felizmente, uso a minha wallbox e a tarifa bi-horária da Goldenergy, que me garante um carregamento de 11 cêntimos por kilowatt/hora, em período vazio. Devo também esclarecer que uso o temporizador de carregamento do meu Renault Zoe, para que ele decorra entre as 3h00 e as 8h15, hora em que pego no veículo para me deslocar.

Ora bem, consultando os valores ao fim de um mês (de agosto) e fazendo as contas, obtive um valor dos carregamentos (média) de 40 cêntimos por kilowatt/hora. A maior parte foi feita fora do vazio. Os valores também variam muito consoante o posto, dependendo do operador. Muito diferente do que se passa com os combustíveis fósseis, onde existe uma evidente cartelização.

Ainda assim, o que resulta desta média, em contraste com o carregamento em casa, é um descomunal custo adicional. Se estes custos se mantiverem, não auguro grande futuro aos operadores atuais. Mas como o resultado é uma média, há custos e custos, nem todos são exagerados.

Tendo em conta o cartão que uso e os postos onde carreguei, posso indicar quais os postos mais caros e mais em conta que encontrei nesse período, incluindo as deslocações entre Aveiro e Lisboa:

Mais caros: estações de serviço de Santarém e de Alcochete; Lidl dos Olivais (Lisboa);
Mais em conta: postos lentos da antiga Mobi.e* e postos 22Kwh do Torreshopping e do Helexia de Alhandra.

* Estes postos têm o inconveniente sério de só carregarem a 3,7 Kwh. O Zoe carrega até 22 kwh em alterna (modelos pré ZE 40).


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Situação após final do projeto piloto: carregamentos$$$

Mensagem por APHenriques »

Os PCN de 3,7kW antigos ainda não estão a ser cobrados pelos OPC... pelo menos alguns. Não admira que sejam os mais baratos, pois só se paga a energia ao CEME. É uma situação temporária, pois nenhum operador vai manter um equipamento sem ter qualquer rendimento do mesmo.

Os postos em espaços comerciais podem ter situações mais vantajosas pois são direccionados para os clientes.
O TorresShopping suporta os custos de OPC dos seus postos, pelo que parece, e bem... pena não ser um exemplo seguido por outros shoppings.

No caso do Lidl julgo que estão todos com o preço de OPC de 0,08€/min. (editei para corrigir preço)
É um bom preço.

discução sobre preços aqui:
https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... 32&t=21931

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Situação após final do projeto piloto: carregamentos$$$

Mensagem por rnlcarlov »

Em Lisboa a maioria dos postos Mobie já cobra OPC. Já são raros os casos em que isso não acontece.

Mas o Zoe não é um bom carro para usar os PCRs. Vai ficar sempre um custo muito elevado, logo só mesmo por falta de alternativas viáveis. O LIDL até não é mau de todo para carregamento em DC (fichas Chademo e CCS), mas para carregamentos AC a 22kW é impossível ficar barato.
E os postos do Continente Plug&Charge (Amadora, p. ex.) serão dos mais económicos a carregar a 22kW. Sai a cerca de 0,20-0,21/kWh. Não se usam cartões nenhuns aqui, só app.

Já agora, falando do custo de carregamentos em casa ;) : https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... #p11289768

Responder

Voltar para “Notícias de Veículos Eléctricos”