Mobi.e com MB - ALELUIA!!!

Notícias que seja relacionada com os veículos eléctricos.
Responder

Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Mobi.e com MB - ALELUIA!!!

Mensagem por Freddy_krueger »

Parece que alguém sempre houve alguma coisa:

" A Mobi.E está a desenvolver um sistema para permitir o carregamento com o cartão Multibanco", segundo o secretário de Estado da Mobilidade. A concretizar-se a medida, emigrantes, turistas e outros utilizadores ocasionais poderão também passar a utilizar os postos de carga"
in JN : https://www.jn.pt/economia/governo-afas ... 63900.html

Também aprece que vÊm aí uns 12 ultracarregadores.... a mim para já não me afeta... os PCR 50kw são a velocidade máxima do Leafzinho... Pode ser que libertem o espaço para os carros que podem carregar mais rápido usarem os ultra e nós pobrezinhos continuar com PCR... espero que não aconteça é como nos PCN que em vez de acrescentarem postos, trocaram os 3,7 e 6,6kw por 22kw.

Finalmente já se começa a ver alguns PCR's... mas precisa haver concorrência para que preços sejam mais competitivos possíveis para consumidor...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1230
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Mobi.e com MB - ALELUIA!!!

Mensagem por zeuz »

Acho que o que se deve ler é:
Mobi.e está a pensar como é que vai justificar meter a colher no valor que pagamos numa carga... e vai ser no consumidor final e nos OPC, porque de certeza que não serão eles a gastar dinheiro nos TPA !

Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk

Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Mobi.e com MB - ALELUIA!!!

Mensagem por rocker_pt »

"Mobi.e com MB - ALELUIA!!!"

Vais pagar essa tua alegria muito caro!
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!


Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Mobi.e com MB - ALELUIA!!!

Mensagem por Freddy_krueger »

rocker_pt Escreveu: terça jun 30, 2020 8:47 am "Mobi.e com MB - ALELUIA!!!"
Vais pagar essa tua alegria muito caro!
Pode ser, mas acho inaceitável que alguém que não um Português de Portugal não consiga carregar (seja a pagar muito ou pouco) por TPA...

Eu raramente uso rede pública... talvez 100kwh num ano e estou a exagerar para cima... não vou pagar muito de certeza.

Nada como carregar carro em casa, em especial nos fdsemana de sol usando os paineis....baratinho baratinho...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Mobi.e com MB - ALELUIA!!!

Mensagem por Freddy_krueger »

zeuz Escreveu: terça jun 30, 2020 2:33 am Mobi.e está a pensar como é que vai justificar meter a colher no valor que pagamos numa carga... e vai ser no consumidor final e nos OPC, porque de certeza que não serão eles a gastar dinheiro nos TPA !
Isso é fácil... Mobi.e apresenta as suas contas ao governo e diz que precisam # dinheiro para trabalhar... Governo cria uma taxa (seja nos PCN, PCR, ou em ambos) para compensar.... mas alguém tem dúvidas?!?

Eu já falei aqui no forum e insisto que deveria ser retirada a mobi.e e os CEME's do assunto e apenas existir o OPC e deixá-lo cobrar por tempo ou energia (sem mais taxas ou taxinhas - estas o OPC paga quando paga a energia - o PV dele e lucro já deveria ter issso em consideração).... este lobbie da energia é uma cromice invenção Tuga... e a mobi-e em conceito de tudo centralizado pode ser facilmente substituida por uma obrigatoriedade de existir um terminal TPA montado pelo OPC em cada posto carregamento (que tinha todos os custos, mas também todos os lucros)... de certeza que postos não ficariam avariados (leia-se sem ganhar dinheiro) muito tempo.

-As elétricas continuariam a faturar a energia;
-Os OPC tinham maior controlo rentabilidade;
-Os consumidores apenas tinham de ter um MB para pagar;
-O governo continuava a cobrar taxas;
-Provavelmente maior # de postos, mais competitivos e menos tempo postos avariados;
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


jfr2006
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 80
Registado: quinta mai 07, 2015 1:00 pm

Re: Mobi.e com MB - ALELUIA!!!

Mensagem por jfr2006 »

Enquanto existir mobie e este modelo ridículo, vamos ter:

Apagões na rede todos os fins de semana, porque os tipos da mobie lembram-se de fazer os upgrades quando lhes dá na veneta e os utilizadores que se lixem e eles continuam impunes.

Preços ridículos e caríssimos, especialmente nos postos normais

Taxas e mais taxinhas

OPC tem de fazer todo o investimento, manutenção, etc...

CEME tem todo o lucro e nada tem de investir.

Já era tempo de se criar um abaixo assinado para levar à assembleia e acabar com esta pouca vergonha

Mas a única pseudo associação de representação dos utilizadores de VE está-se a cagar para o assunto, pois os seus principais mandatários andam de Tesla e pouco querem saber do resto. Desde que a quota lá caia vinda dos inocentes que caíram na esparrela, está tudo bem

Enviado do meu TA-1004 através do Tapatalk



jfr2006
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 80
Registado: quinta mai 07, 2015 1:00 pm

Re: Mobi.e com MB - ALELUIA!!!

Mensagem por jfr2006 »

Já agora.. onde estão os preços dos PCN que começam a ser cobrados amanhã?

Enviado do meu TA-1004 através do Tapatalk


Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1230
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Mobi.e com MB - ALELUIA!!!

Mensagem por zeuz »

jfr2006 Escreveu: terça jun 30, 2020 2:34 pm Enquanto existir mobie e este modelo ridículo, vamos ter:
jfr2006 Escreveu: terça jun 30, 2020 2:34 pm Apagões na rede todos os fins de semana, porque os tipos da mobie lembram-se de fazer os upgrades quando lhes dá na veneta e os utilizadores que se lixem e eles continuam impunes.
Aconteceu um o fim-de-semana passado e de certeza que vai acontecer amanhã, dia 01 de Julho, ou no próximo fim-de-semana... :roll:
jfr2006 Escreveu: terça jun 30, 2020 2:34 pm Já era tempo de se criar um abaixo assinado para levar à assembleia e acabar com esta pouca vergonha Imagem
Não conheço nenhum baixa-assinado que tenha tido o efeito pretendido... :?
jfr2006 Escreveu: terça jun 30, 2020 2:34 pm Mas a única pseudo associação de representação dos utilizadores de VE está-se a cagar para o assunto, pois os seus principais mandatários andam de Tesla e pouco querem saber do resto.
É curioso que ia comentar algo semelhante... algumas das pessoas mais visíveis da mobilidade eléctrica em Portugal, os quais já têm uns bons anos/quilómetros de uso de um VE, que foram dos primeiros clientes do Nissan Leaf e do Nissan Leaf 2.0, foram-no também dos Tesla Model 3 ( 2019 ), apesar da pouca distância temporal do lançamento do Leaf 2.0 e do TM3... depois há a questão do modelo de cobrança dos postos públicos de carregamento, que é defendido por algumas dessas pessoas, mas no entanto deslocam-se fazendo uso da rede Tesla...
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Mobi.e com MB - ALELUIA!!!

Mensagem por t3lmo »

Todas essas questões serão hoje colocadas em direto à MOBI.E às 21h : https://www.facebook.com/uve.pt/posts/1981454215323179
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1230
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Mobi.e com MB - ALELUIA!!!

Mensagem por zeuz »

Infelizmente não respondeu grande coisa... limitou-se a ser político e ficamos na mesma...
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )


jfr2006
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 80
Registado: quinta mai 07, 2015 1:00 pm

Re: Mobi.e com MB - ALELUIA!!!

Mensagem por jfr2006 »

Mas estavas à espera de respostas?

É que eu há muito tempo que não assistia a uma verdadeira comédia portuguesa

Enviado do meu TA-1004 através do Tapatalk



Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Mobi.e com MB - ALELUIA!!!

Mensagem por Volt »

Boa tarde.

Desculpem, mas não tenho muito tempo disponível agora. Mas mais logo talvez consiga cá voltar para acrescentar algo mais ao que vou adiantar.

Este sistema da rede pública de carregamento que temos é o menos mau. Isto, para quem quer um sistema económico diferente do capitalista, claro. Daí que não vou passar essa parte à frente e falar apenas do que é realista neste momento e neste sistema económico capitalista que existe e vai existir nos próximos tempos.

Perante isto, há duas alternativas:
- A de se deixar a iniciativa unicamente entregue aos privados, acabando com a figura do gestor da rede (a Mobi.E SA);
- A actual, onde há algum controlo do sistema através de uma entidade pública que faz de gestor (a Mobi.E SA).

Posto isto, pensem pela vossa cabeça por favor e duvidem sempre de quem vos diz algo como se o seu interesse não fosse puramente o de ajudar. Infelizmente, neste mundo, temos de ser desconfiados para não se ser enganado.

Podem desconfiar de mim também... Mas garanto que nada mais ganho com isto a não ser a possibilidade de ver concretizado este objectivo de melhorar o meio que nos envolve. Isso e ver os meus filhos felizes tendo oportunidades que eu dificilmente terei e que os meus pais nunca na vida sequer pensaram poder ter...
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1230
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Mobi.e com MB - ALELUIA!!!

Mensagem por zeuz »

Volt Escreveu: quarta jul 01, 2020 1:58 pm - A actual, onde há algum controlo do sistema através de uma entidade pública que faz de gestor (a Mobi.E SA).
Qual controlo ?

Enquanto utilizador, esporadicado, é certo, não tenho confiança nenhuma na rede gerida pela Mobi.E !

O administrador diz na tertúlia que desde 2015 que estão a trabalhar para a transição para a fase de cobrança e no entanto continuam a ocorrer apagões e impedimentos de usar o posto por falha na autenticação ou outra qualquer anomalia. Em 5 anos ainda não conseguiram implementar um serviço que garanta alta disponibilidade e resiliência ? Não adianta dizer que a culpa é dos OPC's , porque se a Mobi.E existe para manter sob controlo os OPC's, então não estão a fazer a sua obrigação!

O Henrique chegou a dar o exemplo de como garantir o mínimo de impacto para os utilizadores, mas o administrador desviou para canto...

Aliás a sensação com que fiquei ao ouvir aquele senhor a falar foi a de quem menosprezava por completo os problemas que enfrentamos, mesmo perante a exposição feita pelo Henrique para situações concretas.
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )


jfr2006
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 80
Registado: quinta mai 07, 2015 1:00 pm

Re: Mobi.e com MB - ALELUIA!!!

Mensagem por jfr2006 »

Volt Escreveu: quarta jul 01, 2020 1:58 pm
- A actual, onde há algum controlo do sistema através de uma entidade pública que faz de gestor (a Mobi.E SA).
:lol: :lol: :lol: :lol: Tens umas piadas giras.... A Mobi.e a fazer de gestor? :lol: :lol: :lol: :lol:

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Mobi.e com MB - ALELUIA!!!

Mensagem por Volt »

zeuz Escreveu: quarta jul 01, 2020 4:38 pm Qual controlo ?

Enquanto utilizador, esporadicado, é certo, não tenho confiança nenhuma na rede gerida pela Mobi.E !

O administrador diz na tertúlia que desde 2015 que estão a trabalhar para a transição para a fase de cobrança e no entanto continuam a ocorrer apagões e impedimentos de usar o posto por falha na autenticação ou outra qualquer anomalia. Em 5 anos ainda não conseguiram implementar um serviço que garanta alta disponibilidade e resiliência ? Não adianta dizer que a culpa é dos OPC's , porque se a Mobi.E existe para manter sob controlo os OPC's, então não estão a fazer a sua obrigação!

O Henrique chegou a dar o exemplo de como garantir o mínimo de impacto para os utilizadores, mas o administrador desviou para canto...

Aliás a sensação com que fiquei ao ouvir aquele senhor a falar foi a de quem menosprezava por completo os problemas que enfrentamos, mesmo perante a exposição feita pelo Henrique para situações concretas.
Certo. Acho que concordamos que há muita coisa a funcionar mal. Digamos que até agora a rede Mobi.E foi uma casa onde a porta nem sempre abria porque a fechadura tinha um problema. Acho que a solução disso é arranjar a fechadura... Não sou da opinião que devemos mandar abaixo as paredes e deixar a casa sempre aberta.

Mas há sempre quem diga que sabe mais que os outros todos e que quem tem razão é o Chico Sabichão. Há também aqueles que não escondem os seus interesses e dizem que em vez de arranjarmos uma rede universal, preferem uma rede mais cara (e que só quem tem poses pode usar), mas que funcione (coisa que não está garantida de maneira nenhuma e quem viaja de VE nos outros países pode comprovar)... Na realidade, já existe regulamento para ambas as soluções (e elas já estão no terreno), no entanto, há quem queira que a primeira não exista e depois diz que a solução actual é que é a menos "livre"! E acho que estão a conseguir enganar muita gente... Daí que apenas sugiro que pensem pelas vossas cabeças. O que será melhor para nós? Um sistema liberalizado? A sério? Ainda não aprenderam nada sobre o mundo onde vivem?

Dizes que a Mobi.E tem de controlar os OPC e outros. Na realidade, os reguladores é que fazem esse tipo de controlos e não os gestores. Há uma entidade reguladora que provavelmente não andava a aplicar multas porque a rede ainda estava na sua fase piloto. Hoje terminou a fase piloto. Aguardemos novidades. Não será de uma dia para o outro, mas podemos esperar um pouco antes de tirar conclusões...
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Mobi.e com MB - ALELUIA!!!

Mensagem por APHenriques »

Nós temos uma rede que nos permite carregamentos com um único cartão. De um comercializado escolhido por nós em livre concorrência.
Também existe livre concorrência entre OPCs...

Eu prefiro isso a uma rede de uma única entidade, sem concorrência, como a Ionity, por exemplo. Basta fazer uma comparação de preços para perceber as diferenças.

Há quem defenda que bastava o OPC. Que comprava a energia a quem quisesse e vendia aos clientes através de um meio de pagamento electrónico e universal. Cartão de crédito por exemplo. E que dessa forma sairia mais barato... pois, uma ilusão alimentado pela ignorância...
A energia terá que ser sempre paga. Os custos do posto também, desde aquisição, instalação, manutenção, seguros, ocupação de espaço, etc.
Se acrescentarmos ainda custos com meios de pagamento e faturação como poderá ser mais barato?


Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Mobi.e com MB - ALELUIA!!!

Mensagem por Freddy_krueger »

Bem... cá vai:

- Eu não tenho qualquer interesse neste assunto sem ser poder carregar nas viagens que faço para além do range de meu Leaf 40;
- Não trabalho nem trabalhei em qualquer área sequer relacionada com energia - trabalho na área da cortiça - um produto ecofriendly :);
- Não tenho nem pretendo ter acções de qualquer petrolífera, CEME, OPC... aliás nem tenho acções nenhumas, prefiro investimentos mais seguros. Também não pretendo ter em minha casa um posto de carregamento...prezo a privacidade do meu lar :);
- Também não me considero de todo um ignorante, apenas um interessado pela mobilidade elétrica e como dinamizá-la pois acredito verdadeiramente nela (se bem que claramente não acredito numa mobie que se comporta como o tem feito desde sempre (e eu só acompanho desde 2018, usei pouco PCN e PCR's à borlix ao contrário de outros).


Quanto a alguns pontos focados:
- Se toda a responsabilidade cai sempre num OPC, ficando CEME e mobie sempre isentos de culpa, como estamos a fomentar que OPC's queiram ter mais postos?!? Acham por exemplo preço mencionado anteriormente do PCN Amoreiras competitivo para algum consumidor?! Mais vale investir num "chasso" a GPL;
- No mercado de energia geral existe muito mais concorrÊncia que nos CEME's... Se só existisse OPC, este poderia ter energia renovável (paineis), e negociar melhor preço de energia (por exemplo a cash-back ou gold energy ou qualquer outra que fosse competitiva...muito mais competitiva que atuais CEMES... já aí não é uma potencial redução de custo para o OPC que poderá (ou não) ser passada ao consumidor?! ou um incentivo ao OPC para criar mais postos?! Ainda hoje existem pouquissimos PCR's no interior onde verdadeiramente são precisos... Basta colocar um filtro no MIIO para ver.
- Sem terminal TPA, um carro novo a sair do stand ainda não consegue carregar, um veiculo estrangeiro não consegue carregar, um emigrante não consegue carregar...Isto faz algum sentido nos dias de hoje?!? Não devia isto já ter sido planeado desde implementação da rede?!?
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Mobi.e com MB - ALELUIA!!!

Mensagem por Volt »

Freddy_krueger Escreveu: quinta jul 02, 2020 8:14 am Bem... cá vai:

- Eu não tenho qualquer interesse neste assunto sem ser poder carregar nas viagens que faço para além do range de meu Leaf 40;
- Não trabalho nem trabalhei em qualquer área sequer relacionada com energia - trabalho na área da cortiça - um produto ecofriendly :);
- Não tenho nem pretendo ter acções de qualquer petrolífera, CEME, OPC... aliás nem tenho acções nenhumas, prefiro investimentos mais seguros. Também não pretendo ter em minha casa um posto de carregamento...prezo a privacidade do meu lar :);
- Também não me considero de todo um ignorante, apenas um interessado pela mobilidade elétrica e como dinamizá-la pois acredito verdadeiramente nela (se bem que claramente não acredito numa mobie que se comporta como o tem feito desde sempre (e eu só acompanho desde 2018, usei pouco PCN e PCR's à borlix ao contrário de outros).


Quanto a alguns pontos focados:
- Se toda a responsabilidade cai sempre num OPC, ficando CEME e mobie sempre isentos de culpa, como estamos a fomentar que OPC's queiram ter mais postos?!? Acham por exemplo preço mencionado anteriormente do PCN Amoreiras competitivo para algum consumidor?! Mais vale investir num "chasso" a GPL;
- No mercado de energia geral existe muito mais concorrÊncia que nos CEME's... Se só existisse OPC, este poderia ter energia renovável (paineis), e negociar melhor preço de energia (por exemplo a cash-back ou gold energy ou qualquer outra que fosse competitiva...muito mais competitiva que atuais CEMES... já aí não é uma potencial redução de custo para o OPC que poderá (ou não) ser passada ao consumidor?! ou um incentivo ao OPC para criar mais postos?! Ainda hoje existem pouquissimos PCR's no interior onde verdadeiramente são precisos... Basta colocar um filtro no MIIO para ver.
- Sem terminal TPA, um carro novo a sair do stand ainda não consegue carregar, um veiculo estrangeiro não consegue carregar, um emigrante não consegue carregar...Isto faz algum sentido nos dias de hoje?!? Não devia isto já ter sido planeado desde implementação da rede?!?
Bem, se quiseres, posso ajudar a que tenhas melhor informação, no meu entender...

Primeira frase: A responsabilidade não cai sempre num OPC. Nada disso. Nem perto disso. A cada problema, um tema. E sem este sistema com a Mobi.E SA, provavelmente só sobreviverão dois OPC. Agora tirem as vossas ilações e pensem lá se é mesmo isso que querem. Mais, se quiserem exemplos de países estrangeiros onde o sistema é esse, basta escolherem um que não tenha uma economia poderosa tipo Alemanha ou França, mas mais próximo da nossa economia, e poderão constactar que normalmente só há um ou dois OPC em todos eles... Em França há dezenas deles, tal como há dezenas de cartões e mesmo com um forte investidor público, os preços não são melhores que cá.

Segunda frase: O mercado de energia geral é o mercado dos CEME. Não percebo essa frase. Quanto aos OPC, eles podem fazer tudo isso que dizes, desde que não estejam integrados na rede pública e não vendam energia, pois para vender energia é preciso estar registado como comercializador e cumprir a legislação.
Ainda no mesmo tema, não percebo como é que nasceu esta ideia de que há empresas que vão investir num mercado que não dá dinheiro. O único investidor a fundo perdido é público e não privado. Estamos mesmo a falar da realidade em que vivemos quando se colocam essas suposições de investimentos de empresas privadas na rede pública e ainda baixando os preços?! O privado quer lucro e não prejuízo.

Última frase: O terminal TPA é uma solução que já existe em alguns países. Claro que há mais taxas para usar a rede bancária. Num sistema capitalista, todas as funcionalidades que se acrescentam têm custos que são imputados ao consumidor final. Mas por alguma razão, há pessoas a fingir não saber isto.
Seja como for, sei que a Evaz faz cartões a estrangeiros (acho que foi a primeira a fazê-lo, agradeço-lhes o gesto). Conheço já vários casos desses. A MIIO também o vai fazer. Outros CEME o vão fazer. Ao ritmo de cada um, mas vão fazer. Podia ser algo que deviam ter implementado de forma mais rápida e a UVE já mostrou essa preocupação, quer em reuniões com o gestor, quer com os CEME, quer com o CEiiA, quer com comunicados públicos.

Quer dizer, a implementação da rede "foi ontem". Até agora, o que tivemos foi uma rede piloto com muitas imperfeições. É certo que o sistema não será perfeito, mas a alternativa de dar a iniciativa aos privados sem regulação (e se calhar sem incentivos), em Portugal, é utópica. E a não ser que o PCP ganhe as eleições (não creio que seja algo que vá acontecer), é de uma economia capitalista (e não muito forte, de um país com possibilidades muito limitadas) que estamos a falar...
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Mobi.e com MB - ALELUIA!!!

Mensagem por rnlcarlov »

Para mim o cartão MB nem é o essencial. Se aumente ainda mais os custos, então que se pague por uma app. Vai-se a Espanha e usa-se a rede da easycharger ou Iberdrola, paga-se 0,30€/kWh nos PCRs com app e está a andar. Também existem outros mais caros, claro, mas ai entra a concorrência em funcionamento. À medida que estas redes se vão expandindo, ou as outras acompanham ou ficam para trás. Dantes a IBIL tinha monopólio dos poucos carregadores rápidos, o que não era bom, mas isso está a a mudar. Até há alguns operadores que têm os carregadores parcialmente alimentados por energia fotovoltaica, coisa que cá não dá.

Responder

Voltar para “Notícias de Veículos Eléctricos”