Página 1 de 1

Posto de Carregamento da Anadia: pedido de esclarecimentos

Enviado: quinta jul 26, 2018 3:29 pm
por JPHespanhaOliveira
Caros utilizadores de veículos elétricos,

Venho deste modo colocar as minhas dúvidas em relação ao posto de carregamento situado na Avenida das Laranjeiras, na Anadia.
Este posto começou por ter a potência de 7,4Kw, e esteve ligado à rede pública. Usei-o umas poucas de vezes, já que é(era) dos pouco disponíveis na região. Os mais próximos estão em Aveiro e em Coimbra. Recentemente, foi atualizado para 22Kw, mas quando tentei usá-lo por altura do encontro regional da UVE, não me foi possível pois recebi a mensagem de cartão inválido. Neste momento, ele desapareceu do mapa da Mobi.e.
Consultando a informação sobre o mesmo no electromaps, vi que um conjunto de utilizadores vai alternando entre o "funciona" e "não funciona". Mais intrigante, contudo, é a informação dada pelo utilizador que se identifica como AMMNF80: "Parece que este posto não se encontra a comunicar com o sistema mobie e por isso só aceita os cartões que estejam gravados neste posto."
???!!!
Afinal é um posto privado ou público? Ou está num regime de licenciamento que desconheço?

Re: Posto de Carregamento da Anadia: pedido de esclarecimentos

Enviado: quinta jul 26, 2018 4:00 pm
por serges
Creio que cada vez mais há postos que não estão ligados a MOBIE, estranhamente, e que não aceitam todo o tipo de cartões, quer por anomalia ou mesmo de facto...

Alguem da zona pode confirmar qual o real estado?

Re: Posto de Carregamento da Anadia: pedido de esclarecimentos

Enviado: quinta jul 26, 2018 7:00 pm
por Volt
Os postos que estão "offline" apenas funcionam com cartões que estão "em cache"... Só com cartão antigo se vai safar. :-). E esse posto tem apenas 22 kW disponíveis. Isto significa que, caso comecem dois carros a carregar, ele distribui a potência disponível (os 22 kW) pelos dois.

Re: Posto de Carregamento da Anadia: pedido de esclarecimentos

Enviado: quinta jul 26, 2018 10:01 pm
por serges
Volt Escreveu:Os postos que estão "offline" apenas funcionam com cartões que estão "em cache"... Só com cartão antigo se vai safar. :-). E esse posto tem apenas 22 kW disponíveis. Isto significa que, caso comecem dois carros a carregar, ele distribui a potência disponível (os 22 kW) pelos dois.
Infelizmente não é de conhecimento geral e é um ponto de carga "selectivo" lol...

É triste caramba...

Posto de Carregamento da Anadia: pedido de esclarecimentos

Enviado: quinta jul 26, 2018 10:17 pm
por Volt
Já agora, penso que o carregador é este que usei no dia 1 e 2 de Junho.

Imagem

Imagem

Partilhei com um Zoe a carga por uns minutos antes de cancelar a minha e ele ficar a carregar ao máximo.

Imagem

Imagem

Imagem

Depois no dia seguinte aconteceu o mesmo com um Leaf.

Imagem

Re: Posto de Carregamento da Anadia: pedido de esclarecimentos

Enviado: sexta jul 27, 2018 11:27 am
por serges
Um posto que nunca tinha visto...

Era bom que funciona se a 100% com todos...

Re: Posto de Carregamento da Anadia: pedido de esclarecimentos

Enviado: terça jul 31, 2018 4:21 pm
por JPHespanhaOliveira
Olá a todos,

Vejo que o posto renovado já esteve a funcionar em pleno, e pelo menos o utilizador Volt terá ficado com o cartão "em cache", pelo que não deve ter problemas em utilizar o posto no futuro.

Sucede que levei o meu Zoe de Aveiro para Lisboa no fim-de-semana passado e passou-se algo semelhante com o recente posto instalado frente à Câmara Municipal de Soure (junto foto que tirei). A leitura foi de "cartão não autorizado" !!! Por sinal, esse posto dá agora estado de "desconhecido" no mapa da Mobie...
Recorri ao plano B, que foi usar o PCR de Pombal (na A1), onde consegui carregar a 99% em 30 minutos. Mas eu até evitava de todo esses PCR, caso houvesse alguns dos postos anunciados a ser instalados nas sedes de concelho, com carga de 22kwh, e que funcionassem devidamente em comunicação com a mobi.e.

Um utilizador no PCR de Pombal informou-me que o mesmo já tinha sucedido com ele, e o remédio foi ligar à Mobie, que fez a associação do cartão ao posto no momento. O pior é que nem sempre a Mobie atende em tempo útil.

Para mim, a solução seria simples: instaurar de vez os pagamentos nos postos em regime privado, e para assegurar a coesão nacional, o estado assumir a natureza pública da restante rede e pagá-la em conformidade. Caso contrário, temo que passarão muitos anos até um privado instalar um posto rentável em Sever do Vouga ou Arouca (para citar dois exemplos no meu Distrito).

Em ligação: foto do posto de Soure (via Google Photos) https://photos.app.goo.gl/svQVekkfmDH5YNts9

Re: Posto de Carregamento da Anadia: pedido de esclarecimentos

Enviado: quarta ago 01, 2018 8:12 am
por accoelho
O PC de Soure nunca o encontrei no mapa mobie.
Mas ja la carreguei algumas vezes sem problemas.
A cerca de 2 semanas que da erro, ainda ontem exprimentei.
Duvido que seja so pra cartoes autorizados, ainda nao vi por la mais veículos alem do meu e um mercedes.

Também ainda não está acabada a instalação, não há sinalização, pavimento pintado nem nada...

Re: Posto de Carregamento da Anadia: pedido de esclarecimentos

Enviado: quarta ago 01, 2018 12:24 pm
por Volt
Bom dia.

Bem, o meu cartão deve estar em cache certamente, pois é um dos primeiros... O que se deve passar é que, estando "offline", o posto não consiga comunicar com os servidores de forma a validar o cartão. É um problema que só os serviços técnicos podem resolver. Mas, seja como for, o posto continua a ser público. Isso é apenas um erro, não é discriminação. :-).

Quanto à solução que apresentou, desculpe mas, de simples não tem nada... A prova disso é a demora a que temos assistido e o contínuo adiamento do início da fase de comercialização. Parece que está para breve a resolução dos problemas que ainda impedem o fecho do projecto piloto para os PCR. Vamos a ver...

Já agora, a entrega da comercialização de energia a privados, sem supervisão correcta de um regulador, não tem a minha concordância de maneira nenhuma. Estou tão cansado de oligopólios encapotados nesta economia nacional... Mas esse não é o tema deste tópico e dava pano para mangas... :-).