ZOE Q210 ou R240 de 2017 / 2016?

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zeuz
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Re: ZOE Q210 ou R240 de 2017 / 2016?

Mensagem por zeuz »

Pedrov Escreveu: domingo abr 11, 2021 11:31 pm Gostaria de esclarecer uma dúvida relativamente aos ZOE. O motor R240 dos últimos ZOE22 é o mesmo do ZOE40? A diferença para os R90 é apenas nas baterias?
Os Renault ZOE foram vendidos com dois motores diferentes. Um da Continental e outro da Renault.

O motor fornecido pela Continental foi usado pelos primeiros ZOE e depois nos ZOE baptizados de Q ("Quick" Charge). Quando mudaram para a nomenclatura Q210 e R240 foi quando apareceu o motor da Renault.

Quando apareceu a opção da bateria de 40kWh, voltaram a rever a nomenclatura e mudaram para Q90 ZE40, R90 ZE, R90 ZE40 e R110 ZE40. Portanto, passaram a ter a indicação do motor usado e da bateria usada.

Com o restyling do ZOE, o motor Continental deixou de ser usado, ficando apenas como opção o motor Renault nas variantes R75, R90 e R135.

As variantes com motor Continental podem carregar em AC (trifásico) a 22kW ou a 43kW e têm 88cv.
As variantes com motor Renault podem carregar em AC (trifásico) a 22kW ou em DC a 50kW (opcional) e têm 75cv, 90cv, 110cv ou 135cv.

A opção de carregamento em DC só apareceu com o restyling, por isso todos os ZOE anteriores com motor Renault estão limitados ao carregamento em AC (trifásico) a 22kW.

A nomenclatura Q210 refere-se a motor Continental, 88cv, bateria de 22kW e 210km de autonomia homologada.
A nomenclatura R240 refere-se a motor Renault, 90cv, bateria de 22kW e 240km de autonomia homologada.

A nomenclatura Q90 ZE40 refere-se a motor Continental, 88cv, e bateria de 40kW.
A nomenclatura R90 ZE refere-se a motor Renault, 90cv, e bateria de 22kW.
A nomenclatura R90 ZE40 refere-se a motor Renault, 90cv, e bateria de 40kW.
A nomenclatura R110 ZE40 refere-se a motor Renault, 110cv, e bateria de 40kW.

A nomenclatura R75 ZE40 refere-se a motor Renault, 75cv, e bateria de 40kW.
A nomenclatura R90 ZE40 refere-se a motor Renault, 90cv, e bateria de 40kW.
A nomenclatura R90 ZE50 refere-se a motor Renault, 90cv, e bateria de 50kW.
A nomenclatura R135 ZE50 refere-se a motor Renault, 135cv, e bateria de 50kW.

Alguns proprietários dos R240, em regime de aluguer, fizeram a actualização para a bateria de 40kWh.

Salvo erro, os ZOE R90 ZE tinham uma diferença de menos de 5.000€ para a mesma versão com bateria de 40kWh (ZE40), daí serem raros. Não duraram muito tempo no catálogo de opções. Terá sido um destes que compraste.

Os R75 ZE40 são destinados primariamente a clientes frota (car-sharing, rent-a-car, etc.) e tenho ideia que não são comercializados no nosso país. No entanto estão a chegar ao mercado nacional de usados por via da importação.


https://en.wikipedia.org/wiki/Renault_Zoe
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zeuz
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Re: ZOE Q210 ou R240 de 2017 / 2016?

Mensagem por zeuz »

Pedrov Escreveu: domingo mai 09, 2021 11:27 pm - carregado a 100% indica pouco mais de 200km. É o expectável para esta versão?
Devem ter reiniciado os contadores, para dar um "cenário" mais simpático...


Link

Os ZOE fazem médias de ~15kWh/100km. Mais se circular maioritariamente em auto-estrada, um pouco menos se circular maioritariamente em estrada aberta.

Portanto, se tens 22kWh disponíveis, para fazer esses 200km terias que fazer média de 11kWh/100km... não contes com isso! :)

https://ev-database.org/car/1079/Renault-Zoe-R90-Entry

Pedrov Escreveu: domingo mai 09, 2021 11:27 pm - Devo pedir o SOV (acho que é assim que se diz...)?
Queres dizer SoH ?

Podes medir essa variáveis com um leitor bluetooth ligado na porta de diagnóstico (OBDII) e a APP CanZE.

Atenção que os valores lidos são os reportados pela electrónica, por isso não faças "fé cega" deles. ;)
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Freddy_krueger
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Re: ZOE Q210 ou R240 de 2017 / 2016?

Mensagem por Freddy_krueger »

Pedrov Escreveu: segunda mai 10, 2021 6:17 pm Muito obrigado pelas respostas. Relativamente aos 200km era o que o painel indicava de depois de carregado a 100km e repostas as médias a 0. Aliás para ser mais preciso, indicava 206 km de autonomia.
Como vai ser para usar sempre em cidade com muito para-arranca, espero que seja suficiente para o uso. Vamos ver!
Pois... por isso se diz noe carros elétricos que é o Guess-O-Meter (GOM) ou adivinhómetro em Português.... o valor mencionado raramente o correto.

No meu caso (Leaf 40kwh 2018), para ter uma estimativa realista é tirar o ECO e ligar AC ou heater... aí sim os kms mencionados ficam mais ou menos corretos...e mesmo assim...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
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AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

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