Leaf 24kWh ou 30kWh

Local ideal, para colocar dúvidas sobre Mota e/ou Carro Eléctrica/o
Responder

Autor do tópico
GreyBigFoot
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 56
Registado: quinta dez 29, 2016 9:52 pm
Localização: Lisboa

Leaf 24kWh ou 30kWh

Mensagem por GreyBigFoot »

Ora então iniciei a prospecção para um Leaf de primeira geração.

Neste caso será para substituir um velho Fiesta a gasolina de um familiar que não faz mais de 25km/semana.
As opções neste momento são comprar outro a gasolina novo ou um eléctrico usado com 100 e picos kms de autonomia.

Para o eléctrico estou a apontar para um Leaf de 24kWh, ano 2016, nível Visia, com quilometragem de preferência abaixo dos 40.000km e claro bateria em boas condições expectáveis para estas características. Os carregamentos serão para fazer todos em casa a tomada de 16A.

Sei que o uso do Leaf Spy será a melhor forma para aferir da saúde da bateria mas para já o mais cómodo será consultar o número de barras disponíveis e estou também a assumir que com este tipo de quilometragem (abaixo de 40.000km) estarei a excluir os Ubers de uso intensivo.

Relativo a garantias de batteria sei que serãodiferentes.
5 anos ou 100.000kms para o 24kWh e 8 anos e 160.000kms para o 30kWh?

E já agora prós e contras e outras situações que deverão ser contempladas.

Obrigado!


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Leaf 24kWh ou 30kWh

Mensagem por Freddy_krueger »

Ao que parece alguns Leaf 30kwh (2017) estão a ter uma degradação exagerada.... verificar bem o SOH no leafspy para estes modelos (de preferência verificar 2x com intervalo de 1 semana just in case).

Se é para fazer com regularidade apenas 25kms sem grandes viagens, provavelmente um Leaf 24kwh mk2 (identificável pois não tem perturberância longitudinal na mala em toda a largura desta) - e acho que a partir de 2014, podem ser óptimas soluções..

Se for para fazer viagens maiores, talvez um 30kwh de 2016 mas cuidado a verificar o SOH e proveniência do carro....

Em relação aos kms, ter poucos até pode ser mais prejudicial que bom.... carros com 15-25 000kms ano acho que os ideais... andaram regularmente... um carro de 2016 com menos de 40.000kms andou muito pouco (e estes carros gostam de fazer um esticanco de vez em quando para exercitar as baterias) e pode ter estado parado algum tempo relevante (sem se saber se no SOC ideal de 50%...se tiver muito tempo acima de 80% ou abaixo de 20% vai ter degradado significativamente bateria).... é como tudo... um equipamento parado não fica novo para sempre....quando finalmente se pega neles, às vezes já nem trabalha....

Just my 2 cents...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
GreyBigFoot
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 56
Registado: quinta dez 29, 2016 9:52 pm
Localização: Lisboa

Re: Leaf 24kWh ou 30kWh

Mensagem por GreyBigFoot »

Freddy_krueger Escreveu: sexta out 23, 2020 11:28 am Ao que parece alguns Leaf 30kwh (2017) estão a ter uma degradação exagerada.... verificar bem o SOH no leafspy para estes modelos (de preferência verificar 2x com intervalo de 1 semana just in case).

Se é para fazer com regularidade apenas 25kms sem grandes viagens, provavelmente um Leaf 24kwh mk2 (identificável pois não tem perturberância longitudinal na mala em toda a largura desta) - e acho que a partir de 2014, podem ser óptimas soluções..

Se for para fazer viagens maiores, talvez um 30kwh de 2016 mas cuidado a verificar o SOH e proveniência do carro....

Em relação aos kms, ter poucos até pode ser mais prejudicial que bom.... carros com 15-25 000kms ano acho que os ideais... andaram regularmente... um carro de 2016 com menos de 40.000kms andou muito pouco (e estes carros gostam de fazer um esticanco de vez em quando para exercitar as baterias) e pode ter estado parado algum tempo relevante (sem se saber se no SOC ideal de 50%...se tiver muito tempo acima de 80% ou abaixo de 20% vai ter degradado significativamente bateria).... é como tudo... um equipamento parado não fica novo para sempre....quando finalmente se pega neles, às vezes já nem trabalha....

Just my 2 cents...
"Se for para fazer viagens maiores, talvez um 30kwh de 2016 mas cuidado a verificar o SOH e proveniência do carro...."

Por causa de resets de bateria certo?
Relativo à proveniência, será por causa de uso intensivo de Ubers?

Relativo a poucos quilómetros percebo o o ponto de vista e é verdade que as baterias degradam com ou sem "andamento" mas o meu raciocínio é que há ali outros componentes (que não eléctrico) que sofrem com a quilometragem. E depois nos bem "carregados" há mais probabilidade de uso intensivo e de SoH adulterados.

Um de 30kWh seria o ideal, não só pela autonomia mas também pela garantia.

Entretanto tenho estado a pesquisar um pouco e dei com estes valores interessantes:

https://flipthefleet.org/resources/benc ... re-buying/

Os 24kWh parecem de facto estar a segurar melhor o SoH do que os 30kWh.
Por um lado a bateria maior deveria ser menos propensa mas por outro os 30kWh estarão provavelmente a "sofrer" dos carregamentos rápidos.

Obrigado pela informação!


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Leaf 24kWh ou 30kWh

Mensagem por Freddy_krueger »

Há muitos fatores e neste momento parece que ainda ninguém sabe muito bem o que se passa com os 30kwh face aos 24kwh lizard (a partir 2014). Uma coisa é certa... Ao leaf falta sem dúvida algum tipo de refrigeração.. Que leva sempre a uma maior degradação face à outros modelos... Mas claro o preço também tem um peso... Eu que o sua que tenho um...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
GreyBigFoot
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 56
Registado: quinta dez 29, 2016 9:52 pm
Localização: Lisboa

Re: Leaf 24kWh ou 30kWh

Mensagem por GreyBigFoot »

Ora então vi o primeiro, parecia um negócio interessante mas receio que não.

O vendedor deixou-me ligar o LeafSpy e cá está o ecrã que interessa.

Imagem

Carro de 2016 importado em bom estado de uso, 196QC (50/ano) e 85% de SoH (12 barras mas a caminho de perder 1).
Não me pareceu mal para 38.000km e 4 anos... que tal?

O problema é que o carro está a ser vendido como tendo bateria de 30kWh o que não acerta com o juízo do LeafSpy nem com a autonomia que estava afixada de 70km para 60% de SoC.

Embora seleccionável nas opções estou quase certo que a aplicação identifica a versão/modelo automaticamente a partir do VIN ou de outra informação sacada do interface OBD2... Correcto?

A forma mais simples de tirar isto a limpo será conferir o peso do carro na chapa de características.


mafgod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 226
Registado: segunda nov 13, 2006 6:23 pm

Re: Leaf 24kWh ou 30kWh

Mensagem por mafgod »

O meu Leaf24 (de 2012), com cerca de dois anos (em 2014) tinha:
AHr = 55,86
SOH = 85%

Resumindo, esse é um Leaf24, e com 4 anos está melhor que o meu com 2 anos.

E perdeu a primeira barra, um mês depois com:
AHr= 54,81
SOH= 83%


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Leaf 24kWh ou 30kWh

Mensagem por Freddy_krueger »

dependendo do estado eu ia de 12KEUR para baixo num 24 c/ 85%SOH desses... quanto pede pessoa por ele?

Eu acho é que com 38Kkms fez muita carga rápida... (a rondar 18% das cargas totais se não estou em erro)... mas pode não querer dizer nada se bateria aparenta estar boa...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
GreyBigFoot
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 56
Registado: quinta dez 29, 2016 9:52 pm
Localização: Lisboa

Re: Leaf 24kWh ou 30kWh

Mensagem por GreyBigFoot »

O estado de uso está bastante bom e os 85% também achei razoável, nem mau, nem bom.

O que não está bom é ser vendido como 30 não o sendo.
Atenção que não me parece ser má fé mas total desconhecimento do vendedor, é o único eléctrico que tem no stand.
Está a 14K o que para um 30 não era mau, mas para 24 há mais e melhores opções no mercado.

Outra coisa para os conhecedores, quais são as diferenças para os níveis de equipamento Visia e Accenta?

Obrigado!


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Leaf 24kWh ou 30kWh

Mensagem por Freddy_krueger »

VISIA não tem o "carwings" que inclui infotainment e info's de carro na consola central , não tem camara marcha atrás, não tem jantes de liga leve... basicamente era o nível mais despido de equipamento.... Em versões importadas acho que também convém ver que carregador interno traz...acho que havia uns de 3kw e uns de 6kw...e se tem Chademo (acho que havia umas versões em França que não traziam isso no Visia).

O accenta era o intermédio, já tinha o touch central, a câmara marcha atrás (não a 360º em volta do carro, essa só no Tekna)

Alguém que conheça melhor estas primeiras gerações que se pronuncie sobre difrerenças adicionais...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Responder

Voltar para “Procura veículo eléctrico mas tem dúvidas? Coloque-as aqui”