Compra de Carro Elétrico ZOE ou SMART

Local ideal, para colocar dúvidas sobre Mota e/ou Carro Eléctrica/o
Responder

Autor do tópico
pedrompduarte
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: terça out 06, 2020 3:24 pm

Compra de Carro Elétrico ZOE ou SMART

Mensagem por pedrompduarte »

Boa tarde,

Sou novo em matéria de viaturas elétricas. E tenho algumas questões.

Tenho atualmente um 207 1.4 hdi, para o dia a dia, faço sensivelmente 50 a 70 km por dia em trabalho, o que representa um custo de 100 a 120 € / mês.

A minha ideia passa por adquirir um Smart ou Zoe elétrico, com baterias próprias em segunda mão e com a poupança em combustível pagar a prestação de uma viatura dessas.

As minhas dúvidas, prendem-se com gastos inesperados que possam advir dessas viaturas. O smart de 2013, é fiável? O Zoe agrada-me mais pelo espaço, o Smart é mais bonito e adquado ao sítio onde vivo (centro do Porto) e o preço é mais ao menos o mesmo.

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Compra de Carro Elétrico ZOE ou SMART

Mensagem por rnlcarlov »

O Zoe tem a particularidade de ser um bocado esquisito com as tomadas onde carrega. Ou têm uma terra muito boa ou ele queixa-se. Isto acontece mais nuns carros do que outros, mas a regra nº 1 para um zoe é ver se o carro carrega em casa sem problemas.
Realmente o smart parece um carro adequeado a sítios apertados como o Porto, mas há a questão dos lugares, ou estava a falar de um ForFour?


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Compra de Carro Elétrico ZOE ou SMART

Mensagem por Freddy_krueger »

Nos Zoe prura sempre os r90 ou R110 ao invés dos Q90 (motor continental)... Estes continental os que dão mais dores de cabeça...
O Zoe tem mais espaço e +2 lugares... O smart mais fácil de estacionar em qualquer cantinho... Depende muito do que procures do carro...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Compra de Carro Elétrico ZOE ou SMART

Mensagem por jmlflorencio »

Não são muitos km por dia, para um Smart usado?... Se não carregar a meio (no trabalho, suponho) vai ficar "curto", ou não?...


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Compra de Carro Elétrico ZOE ou SMART

Mensagem por Freddy_krueger »

jmlflorencio Escreveu: quarta out 07, 2020 7:28 am Não são muitos km por dia, para um Smart usado?... Se não carregar a meio (no trabalho, suponho) vai ficar "curto", ou não?...
Os 70kms no inverno (especialmente Janeiro) podem precisar de um cheirinho de carga... na zona do Porto, até na hora de almoço deve conseguir esse cheirinho pois acho que carregam a 11 ou 22kw... a confirmar...dependendo do modelos (3a ou 4a geração) carga rápida DC também pode estar disponível. Várias gerações do produto aqui: https://en.wikipedia.org/wiki/Smart_electric_drive
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


mafgod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 226
Registado: segunda nov 13, 2006 6:23 pm

Re: Compra de Carro Elétrico ZOE ou SMART

Mensagem por mafgod »

Tenho um colega que comprou um smart (de 2013) usado (em 2018) à Smart/Mercedes que foi usado pela Delta (portanto, cuidados mínimos), e a bateria ainda permite no verão uns 140/150km.... no inverno fica por uns 120km.
Segundo ele a bateria é a original, pelo menos não tem nenhuma informação em contrário.
Carrega no máximo creio que a 20A monofásico.
É aquela versão em que as baterias tem 10 anos de garantia sem limite de kms.
Ele, que tem o pé pesado e uma condução agressiva (desde que tem o Smart está bem melhor...) diz que, puxando pelo smart faz sempre no mínimo 100km.
Penso que o smart tem uns 60CV, portanto, a velocidade máxima e os arranques, são mais limitados....

EDIT: Estive a ver a wikipedia, e creio que o Smart dele é da segunda geração, e tem apenas 27CV com um pico de 40CV :-)
E eu a pensar que teria uns 60CV lol
Lá diz que o carregador interno é de 16A, mas tinha ideia que ele carrega a 20A..... mas devo estar a fazer confusão, o pai dele tem um smart four, dos novos, e esse sim carrega a 20A.
Seja como for, ele adora o carro... para mim só tem um grande contra, apenas 2 lugares!


Autor do tópico
pedrompduarte
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: terça out 06, 2020 3:24 pm

Re: Compra de Carro Elétrico ZOE ou SMART

Mensagem por pedrompduarte »

Obrigado pelas opiniões.

Será para um uso muito citadino pelo que os 2 lugares não serão problema. Tenho uma outra viatura de 5 lugares para o precurso extra urbano.


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Compra de Carro Elétrico ZOE ou SMART

Mensagem por Freddy_krueger »

pedrompduarte Escreveu: quarta out 07, 2020 11:10 pm Será para um uso muito citadino pelo que os 2 lugares não serão problema. Tenho uma outra viatura de 5 lugares para o precurso extra urbano.
Então qualquer das opções me parece boa(se o Zoe for um dos tais R)... é mais questão de gosto pessoal e oportunidade de negócio...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Responder

Voltar para “Procura veículo eléctrico mas tem dúvidas? Coloque-as aqui”