Melhor localização de tomadas para carregar EV/Plug-in

Local ideal, para colocar dúvidas sobre Mota e/ou Carro Eléctrica/o
Responder

Autor do tópico
cloverleaf
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: segunda out 05, 2020 9:58 am

Melhor localização de tomadas para carregar EV/Plug-in

Mensagem por cloverleaf »

Bom dia pessoal,

Estou a construir uma moradia. Chegou a fase de escolher a localização das tomadas eléctricas.

Em relação à garagem, além das tomadas monofásicas, quero deixar o sítio para 2 tomadas trifásicas ligadas em série (uma no interior e outra no exterior).

O que quero fazer concretamente é deixar um tubo de 32 (para depois enfiar a cabos de 6mm), directo do quadro principal a uma caixa colocada na parede no interior da garagem (onde depois ligarei efectivamente a tomada trifásica); e dessa caixa sairá outro tubo de 32 para outra caixa no exterior (por exemplo ao lado do portão seccionado), para colocar a outra tomada trifásica.

As tomadas trifásicas ficarão em série pois apenas usarei uma tomada de cada vez, mas assim poderei carregar um EV/Plug-in, quer dentro da garagem, quer no quintal.

O problema é que, para mim, o resto é chinês. Olhando para os diversos EVs e Plug-ins do mercado nota-se que cada um escolhe a entrada eléctrica à sua maneira (à frente na grelha, no local de abastecimento normal, na traseira, etc).

Assim, gostaria de saber a vossa opinião sobre o meu projecto, se basta deixar a pré-instalação de tubagem e caixas, e quais serão os melhores locais para colocar as ditas tomadas, e a que altura.

Obrigado desde já pela ajuda!


P.S. Já agora, o que é uma Wall Box e para que é que serve?


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Melhor localização de tomadas para carregar EV/Plug-in

Mensagem por Freddy_krueger »

Pois...a localização tem de ser a meio do carro se ainda não está escolhido o veiculo para dar tanto para frente como para trás... Os cabos de carregamento dum EVSE também são normalmente granditos...

Não tens grande vantagem no trifásico se comprares um PHEV (plugin), estes carregam normalmente a 3,3kwh (16amp mono).... só se no futuro evoluirem para outros carregadores internos (dentro do veículo) que permita carregamentos mais rápidos. Mesmo alguns BEV ainda não têm carregamento trifásico...se bem que acho que no futuro próximo quase todos o permitirão...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Responder

Voltar para “Procura veículo eléctrico mas tem dúvidas? Coloque-as aqui”