Partilha sobre consumo real de veículos eléctricos

Local ideal, para colocar dúvidas sobre Mota e/ou Carro Eléctrica/o

Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Partilha sobre consumo real de veículos eléctricos

Mensagem por APHenriques »

No momento de escolha de um carro, uma dúvida que é sempre importante esclarecer é sobre o consumo real.
Assim, penso que seja útil partilharmos aqui os consumos reais medidos por nós, com o máximo de exactidão.

Neste tópico não interessa informações de catálogo nem informação de consumos do computador de bordo.
O que se pretende é apenas contagem de energia em kWh na saida da tomada, ou do PCN ou PCR e quantos kms são feitos com essa energia.
kWh a dividir por Kms vezes 100

Naturalmente que os valores variam ao longo do ano e dependem muito da condução, percurso, temperatura ambiente, etc.
Mas o que se pretende é a realidade de muitos para obter valores médios por modelo de carro.

Começo eu:
O meu Mitsubishi Outlander PHEV tem um consumo de 25kWh/100Kms, com o carregador original de 9A.
Em PCR e PCN não tenho carregamentos suficientes para calcular consumo. Aparentemente é idêntico.
Sempre com AC ligado


Aguardo a vossa colaboração.
Obrigado.


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Partilha sobre consumo real de veículos eléctricos

Mensagem por Freddy_krueger »

Bom Tópico:

Nissan Leaf 40 2018 2.0 (equivalente a atual NConnecta c/ jantes 17")

EDIT:
Ah espera, tudo o que escrevi abaixo é do computador de bordo... não faço contabilidade de kwh gastos pelo EVSE pois está ligado a uma ficha CEE16 sem contador...acredito que reais seja +10% que abaixo....mas penso que não muito mais que isso... Tanto carrego a 16, como a 10 como a 7kw... depende da ocasião.

- Média últimos 15.000kms (reset de carro na marca anterior): 12,8 Kwh/100kms
- Média viagens em família com AEstrada a 90kmh: 13,0 Kwh/100kms
- Média viagens em família com AEstrada a 100kmh: 14,0 Kwh/100kms (Acho...não me lembro bem)
- Média dia-a-dia 50kms (45kms nacional + 5kms AE) - condução muito eficiente :): 10-11kwh/100kms verão - 13-15kwh/100kms inverno

Sou um condutor que me acho relativamente eficiente... descidas em AE em ponto neutro de acelerador/regeneração, ganhando velocidade e atrasando início de acelerador após descida... mínimo de aceleração/travagem/regeneração em estrada... retas lentas, curvas rápidas (para não perder velocidade :))
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Partilha sobre consumo real de veículos eléctricos

Mensagem por APHenriques »

Pois... o problema é que as informações do CB dependem muito entre carros. Dependem da forma como são medidos.

O ideal mesmo é medir na tomada.
Uma coisa útil, se o circuito for independente no quadro é usar um contador deste género:
https://www.efimarket.pt/pub/media/cata ... rgia_2.jpg

Eu tenho o histórico e monitorização permanente dos consumos pelo sistema Redy da EDP, mas noutra casa tenho um contador de quadro destes.


CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Partilha sobre consumo real de veículos eléctricos

Mensagem por CoolZeroFCP »

À primeira vista isto até é bastante interessante.
Mas não faço ideia que conclusões se pode tirar deste dados... Já trabalhei muitos anos com BDs, estatísticas, etc e os dados dão muitas vezes aquilo que nós queremos que dê...

Por exemplo temos dados de um carro com ar condicionado sempre ligado, mas eu no dia a dia círculo em horários sem necessidade de ar condicionado. E isso quer dizer o quê? Que gasto mais ou menos que outro que circula sem ar condicionado? Serei mais eficiente? Que tipo de terreno (altitude) cada um faz? Qual a temperatura média da zona onde habita? Invernos de 0 graus ou de 12 graus? Qual é a percentagem de estrada local/nacional/auto estrada que cada um faz? Qual o número de km do percurso? E trânsito? Sabendo que neste ano atípico esteve trânsito nos grandes centros urbanos de Março a Agosto talvez menos trânsito que num mês num ano dito normal? Actualmente com trânsito num dia normal posso fazer médias de cerca de 10kwh/100km, mas se me atrasar 10m a sair já faço 12/13kwh/100km, isso quer dizer o quê?

Mas talvez possamos comparar a eficiência do carregamento... Mas o caso do meu carro ele indica no CB só gasto durante a condução. E o modo sentinela que num dia normal de trabalho representa 5% do total da bateria? Terei de comparar com alguém que também usa o modo sentinela? Mas quantos alertas tem em média cada um? No meu caso um dia de trabalho representa cerca de 14h mas para outro pode representar 9h. E qual é a potência de carregamento a utilizar? E o carro está constantemente ligado à Internet? Está só por wifi? Será que têm o Bluetooth do telemóvel desligado para não estar sempre a "despertar" o carro? E a aplicação do telemóvel? E qual o intervalo de uso da bateria?

Num carro a combustão poderá ser bastante mais fácil fazer comparações ou ter uma noção dos consumos, mas em eléctricos é muito diferente pois apesar da pouca experiência que tenho, vejo que os consumos podem variar muito, pois embora os eléctricos sejam muito mais eficientes, qualquer variação poderá representar consumos muito diferentes.
Enviado do meu POCOPHONE F1 através do Tapatalk







Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Partilha sobre consumo real de veículos eléctricos

Mensagem por APHenriques »

CoolZeroFCP Escreveu: sexta set 25, 2020 10:56 pm À primeira vista isto até é bastante interessante.
Mas não faço ideia que conclusões se pode tirar deste dados... Já trabalhei muitos anos com BDs, estatísticas, etc e os dados dão muitas vezes aquilo que nós queremos que dê...
...
Compreendo perfeitamente o teu ponto de vista...

Mas a ideia é ter dados de vários carros, baseados em consumo na tomada.
Quem regista os consumos na tomada e queira partilhar, julgo ser interessante.
No Spritmonitor encontramos utilizadores com registos muito rigorosos, mas grande parte não tem rigor.

Aqui como somos poucos, a ideia é partilharmos num tópico os consumos dos nossos carros.


CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Partilha sobre consumo real de veículos eléctricos

Mensagem por CoolZeroFCP »


APHenriques Escreveu:
Compreendo perfeitamente o teu ponto de vista...

Mas a ideia é ter dados de vários carros, baseados em consumo na tomada.
Quem regista os consumos na tomada e queira partilhar, julgo ser interessante.
No Spritmonitor encontramos utilizadores com registos muito rigorosos, mas grande parte não tem rigor.

Aqui como somos poucos, a ideia é partilharmos num tópico os consumos dos nossos carros.
Neste momento não consigo dar estes consumos de tomada pois só tenho um medidor simples de tomada schuko e implicaria deixar de utilizar a tomada cee e apontar os dados todos os dias...
Neste momento estou a estudar uma forma de tentar rentabilizar melhor a produção solar e estou a pensar instalar um sistema shelly. E aí já conseguirei complicar melhor os dados.

Neste momento o que tenho disponível é o consumo do carro dos percursos dados pelo CB do carro.
Agora é só tentar adivinhar as perdas do carregamento, modo sentinela, etc... ImagemImagem

Enviado do meu POCOPHONE F1 através do Tapatalk



Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Partilha sobre consumo real de veículos eléctricos

Mensagem por APHenriques »

Entretanto encontrei este contador simples e barato que pode ser útil, para quem quer controlar o consumo.
https://pt.aliexpress.com/item/10050013 ... ZPvaL&mp=1

Os CB dos carros são mesmo muito "optimistas"
O meu, como Plug in híbrido, também me diz consumos médios de 180Wh/100, quando na verdade anda sempre mais proximo dos 250Wh/100


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Partilha sobre consumo real de veículos eléctricos

Mensagem por Freddy_krueger »

CoolZeroFCP Escreveu: sábado set 26, 2020 11:42 am Neste momento não consigo dar estes consumos de tomada pois só tenho um medidor simples de tomada schuko e implicaria deixar de utilizar a tomada cee e apontar os dados todos os dias...
Eu tenho um desses de tomada shucko que uso para no fdsemana confirmar que estou a carregar a 7amp seja quase só com o sol... de semana, ligo EVSE ao CEE16 e carrego com maior potência mas sem medição só deste equipamento...tenho um medidor de toda a casa e noto o pico de carregar a 14-16amp mas não consigo dar valor exato.
[/quote]

Neste momento estou a estudar uma forma de tentar rentabilizar melhor a produção solar e estou a pensar instalar um sistema shelly. E aí já conseguirei complicar melhor os dados.
Compilar e complicar ehehehe :)
Acho que o shelly ideal para quem tem toda a casa coberta com Wifi... infelizmente não é meu caso...eventualmente quando pensar em extender meu Wifi para chegar à garagem, talvez equacione incluir os shelly... ainda me falta passar 3 divisões de paredes de xisto 40cm espessura para chegar sinal wifi à garagem... não deve ser para breve...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


warrior.1977
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 84
Registado: domingo mai 12, 2019 10:07 am

Re: Partilha sobre consumo real de veículos eléctricos

Mensagem por warrior.1977 »

Eu tenho um Fiat 500e e os consumos no CB andam entre os 10 e os 15Kw, no entanto tenho de salientar que na tomada, que é onde nos interessa na realidade, o consumo médio dos ultimos 6 milKm, em que inclui o inverno, o consumo médio anda nos 16Kw.

Temos de considerar a eficiência e carga/descarga das baterias, e o CB não inclui essa mesma eficiência.


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Partilha sobre consumo real de veículos eléctricos

Mensagem por Freddy_krueger »

Penso que consumo WLTP já inclui perdas carregamento no veículo... mas neste caso penso que não é considerada a perda do EVSE que me parece (por ser apenas uma board de comunicação) seja reduzida.

Não é mencionado nessas perdas é em que nível de carregamento elas ocorrem...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


warrior.1977
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 84
Registado: domingo mai 12, 2019 10:07 am

Re: Partilha sobre consumo real de veículos eléctricos

Mensagem por warrior.1977 »

Freddy_krueger Escreveu: segunda set 28, 2020 1:54 pm Penso que consumo WLTP já inclui perdas carregamento no veículo... mas neste caso penso que não é considerada a perda do EVSE que me parece (por ser apenas uma board de comunicação) seja reduzida.

Não é mencionado nessas perdas é em que nível de carregamento elas ocorrem...
Não é bem assim.
A eficiência é de carga e descarga das baterias. Porque os EVSE são apenas uma placa de controlo, mas o carro internamente tem um carregador para converter 220v AC em 380/400v DC, depois essa mesma tensão DC volta a ser convertida para AC quando descarregamos as baterias, já que os motores são AC.

Normalmente um "inversor" AC/DC ou DC/AC têm eficiências a rondar os 90 a 95%. Se calcularmos pela melhor hipotese teremos uma eficiência de carga/descarga de cerca de 90% (0.95 * 0.95), e isto sem contabilizar a perda que a bateria tem nas conversões químicas, que rondam também os 95%. Assim temos uma eficiência real de cerca de 85%.

Pelo que vejo entre os valores do Computador de Bordo e os valores do medidor de energia no carregador, não foge muito aos meus cálculos. Os outros não serão muito diferentes.

Aqui em casa com o sistema de baterias do sistema solar passa-se exactamente o mesmo,, se bem que até é pior, porque tem mais conversões pelo meio.


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Partilha sobre consumo real de veículos eléctricos

Mensagem por Freddy_krueger »

Bem explicado :)
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


pedrosilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: terça abr 23, 2013 9:50 pm

Re: Partilha sobre consumo real de veículos eléctricos

Mensagem por pedrosilva »

warrior.1977 Escreveu: segunda set 28, 2020 9:07 pm Aqui em casa com o sistema de baterias do sistema solar passa-se exactamente o mesmo,, se bem que até é pior, porque tem mais conversões pelo meio.
Com a proliferação de soluções com bateria será que vai aumentar a oferta de equipamentos DC ? Já existem alguns para o mercado de RV/"caravanas" e camping, com o devido premium no preço.

As bombas de calor por exemplo não deviam vir com entradas DC também ? Mesmo um simples termoacumulador pode funcionar com DC correcto?
Imagino que seja mais complicado as contas para a secção de cabo, daí na distribuição o AC do Tesla tenha vencido o DC do Edison.


warrior.1977
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 84
Registado: domingo mai 12, 2019 10:07 am

Re: Partilha sobre consumo real de veículos eléctricos

Mensagem por warrior.1977 »

pedrosilva Escreveu: terça set 29, 2020 11:48 am
warrior.1977 Escreveu: segunda set 28, 2020 9:07 pm Aqui em casa com o sistema de baterias do sistema solar passa-se exactamente o mesmo,, se bem que até é pior, porque tem mais conversões pelo meio.
Com a proliferação de soluções com bateria será que vai aumentar a oferta de equipamentos DC ? Já existem alguns para o mercado de RV/"caravanas" e camping, com o devido premium no preço.

As bombas de calor por exemplo não deviam vir com entradas DC também ? Mesmo um simples termoacumulador pode funcionar com DC correcto?
Imagino que seja mais complicado as contas para a secção de cabo, daí na distribuição o AC do Tesla tenha vencido o DC do Edison.
A questão do AC ou DC não tem a haver directamente com a secção dos cabos, mas sim com a facilidade de transformação. Ou seja, para distancias grandes é preferivel correntes baixas, para reduzir as perdas e a unica forma de ter correntes baixas é elevar a tensão, daí a distribuição ser em alta tensão e média tensão. Sendo que a utilização do transformador é essencial, no entanto, só pode ser utilizado em AC. Daí a vantagem da corrente alternada.

A utilização de corrente continua em resistências, por si só não deveria ser um problema, no entanto, para utilização em bombas de calor, o motor utilizado teria de ser diferente, ou ter um equipamento que faça uma conversão DC/AC para o motor.


pedrosilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: terça abr 23, 2013 9:50 pm

Re: Partilha sobre consumo real de veículos eléctricos

Mensagem por pedrosilva »

Não é a minha área, mas sei que as maiores e mais distantes interligações até são em DC em tensões altíssimas e com transformadores gigantescos que apresentam menos perda por km que AC e por não necessitarem de sincronizar as redes. Mas consigo entender a explicação dos transformadores em AT/MT/BT terem vantagem.

Quanto a ter uma rede DC em casa para evitar a transformação bateria->AC. Pelo que percebo não se consegue ter a flexibilidade do AC onde tirando talvez o forno as secções de cabo são todas iguais.
E talvez induzido em erro pelas bombas de calor apresentadas pelo marketing como "DC inversor" pensei que talvez pudessem vir a ter entrada DC, como já existem alguns equipamento "híbridos" AC e DC que custam muito mais do que alguma vez se vai conseguir poupar com o ganho de eficiência no uso das baterias.


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Partilha sobre consumo real de veículos eléctricos

Mensagem por APHenriques »

pedrosilva Escreveu: quinta out 01, 2020 9:46 am Não é a minha área, mas sei que as maiores e mais distantes interligações até são em DC em tensões altíssimas e com transformadores gigantescos que apresentam menos perda por km que AC e por não necessitarem de sincronizar as redes. Mas consigo entender a explicação dos transformadores em AT/MT/BT terem vantagem.

Quanto a ter uma rede DC em casa para evitar a transformação bateria->AC. Pelo que percebo não se consegue ter a flexibilidade do AC onde tirando talvez o forno as secções de cabo são todas iguais.
E talvez induzido em erro pelas bombas de calor apresentadas pelo marketing como "DC inversor" pensei que talvez pudessem vir a ter entrada DC, como já existem alguns equipamento "híbridos" AC e DC que custam muito mais do que alguma vez se vai conseguir poupar com o ganho de eficiência no uso das baterias.
A utilização de DC em grandes distâncias entre dois pontos tem a vantagem de precisar de menos cabo... enquanto em AC são necessários 3 cabos, em DC basta 2 (que até pode ser apenas 1)... como as perdas energéticas devem-se a resistência do cabo... quanto menos cabo melhor.... mas isso é outra história e só se aplica em situações muito especificas.

Há muito anos que eu sou da opinião que deveria ser norma a instalação de uma rede DC em casa. Não substituindo necessariamente a rede AC, mas complementando. Com tomadas normalizadas 12V, 24V ou 48V
O que evitaria que a maioria dos equipamentos que utilizamos tenham transformadores próprios.
Menos custos, menos lixo e menos perdas energéticas.

Como é óbvio quanto menos conversões energéticas menos perdas.
E é isso que se pretende saber em relação a cada modelo EV...
Aguardo mais partilhas....


warrior.1977
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 84
Registado: domingo mai 12, 2019 10:07 am

Re: Partilha sobre consumo real de veículos eléctricos

Mensagem por warrior.1977 »

APHenriques Escreveu: quinta out 01, 2020 10:44 pm
pedrosilva Escreveu: quinta out 01, 2020 9:46 am Não é a minha área, mas sei que as maiores e mais distantes interligações até são em DC em tensões altíssimas e com transformadores gigantescos que apresentam menos perda por km que AC e por não necessitarem de sincronizar as redes. Mas consigo entender a explicação dos transformadores em AT/MT/BT terem vantagem.

Quanto a ter uma rede DC em casa para evitar a transformação bateria->AC. Pelo que percebo não se consegue ter a flexibilidade do AC onde tirando talvez o forno as secções de cabo são todas iguais.
E talvez induzido em erro pelas bombas de calor apresentadas pelo marketing como "DC inversor" pensei que talvez pudessem vir a ter entrada DC, como já existem alguns equipamento "híbridos" AC e DC que custam muito mais do que alguma vez se vai conseguir poupar com o ganho de eficiência no uso das baterias.
A utilização de DC em grandes distâncias entre dois pontos tem a vantagem de precisar de menos cabo... enquanto em AC são necessários 3 cabos, em DC basta 2 (que até pode ser apenas 1)... como as perdas energéticas devem-se a resistência do cabo... quanto menos cabo melhor.... mas isso é outra história e só se aplica em situações muito especificas.

Há muito anos que eu sou da opinião que deveria ser norma a instalação de uma rede DC em casa. Não substituindo necessariamente a rede AC, mas complementando. Com tomadas normalizadas 12V, 24V ou 48V
O que evitaria que a maioria dos equipamentos que utilizamos tenham transformadores próprios.
Menos custos, menos lixo e menos perdas energéticas.

Como é óbvio quanto menos conversões energéticas menos perdas.
E é isso que se pretende saber em relação a cada modelo EV...
Aguardo mais partilhas....

O Transporte em DC não é nada vantajoso.

Em 1º Lugar os transformadores funcionam apenas com corrente AC, daí que tenho sido esta a vantagem técnica desta.
Por isso foi decidido há muito anos que a distribuição seria em AC.
Toda a distribuição em MAT, AT, MT ou BT é feita em AC e não em DC

Em relação às perdas nos cabos, é proporcional à corrente que neles passa, daí que para grandes distâncias e para grandes potências se faça elevar a tensão de modo a diminuir a corrente, e com isso as perdas


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Partilha sobre consumo real de veículos eléctricos

Mensagem por APHenriques »

warrior.1977 Escreveu: sexta out 02, 2020 11:18 pm O Transporte em DC não é nada vantajoso.

Em 1º Lugar os transformadores funcionam apenas com corrente AC, daí que tenho sido esta a vantagem técnica desta.
Por isso foi decidido há muito anos que a distribuição seria em AC.
Toda a distribuição em MAT, AT, MT ou BT é feita em AC e não em DC

Em relação às perdas nos cabos, é proporcional à corrente que neles passa, daí que para grandes distâncias e para grandes potências se faça elevar a tensão de modo a diminuir a corrente, e com isso as perdas
Ninguém falou em distribuição.
Mas sim em transporte/transmissão em situações especificas.
Por exemplo para ligar redes de países ou regiões com frequências diferentes.
Julgo que dentro do Brasil existem algumas linhas em HVDC. E entre países da América Latina.
Em qualquer dos sistemas usa-se ultra alta voltagem, para que a corrente seja baixa. Tanto pode ser feito em AC como em DC, só que o DC usa menos cabo.
Provavelmente existirá várias linhas dessas pelo mundo... mas desconheço... só pesquisando.


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Partilha sobre consumo real de veículos eléctricos

Mensagem por Quintas2 »

Sou leigo na matéria. Alguns links de coisas que tenho lido e que talvez possam ajudar na vossa discussão:
https://publications.jrc.ec.europa.eu/r ... 7-en-n.pdf Página 11
https://www.solarquotes.com.au/blog/suncable-hvdc/
Cumprimentos,
Quintas2


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Partilha sobre consumo real de veículos eléctricos

Mensagem por APHenriques »

Quintas2 Escreveu: domingo out 04, 2020 11:57 am Sou leigo na matéria. Alguns links de coisas que tenho lido e que talvez possam ajudar na vossa discussão:
https://publications.jrc.ec.europa.eu/r ... 7-en-n.pdf Página 11
https://www.solarquotes.com.au/blog/suncable-hvdc/
Muito obrigado pela partilha.
Informações muito interessantes. Nunca tinha pesquisado sobre o assunto, mas sabia das vantagens teóricas da HVDC.
Nem me tinha lembrado dos cabos submarinos.

Compreendo o que foi dito pelo @warrior.1977, que advém da famosa rivalidade entre Edison e Tesla.
Mas a tecnologia evoluiu muito desde então. Assim como as necessidades eléctricas.
Ambos os sistemas tem vantagens e desvantagens... o que se faz actualmente é aproveitar o melhor dos dois sistemas, conforme o que se pretende...

Apesar de ser off topic, é interessante.
Não sei se a moderação poderia retirar daqui esta parte para um tópico sobre o assunto.

Voltemos à partilha de consumos. :)

Responder

Voltar para “Procura veículo eléctrico mas tem dúvidas? Coloque-as aqui”