Procura de viatura híbrida - Ampera?

Local ideal, para colocar dúvidas sobre Mota e/ou Carro Eléctrica/o

Autor do tópico
Stblink
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: terça jul 21, 2020 7:46 am

Procura de viatura híbrida - Ampera?

Mensagem por Stblink »

Bom dia,
Estou a pensar trocar o meu veiculo Diesel ( Peugeot 308 1.6 Blue HDI) por um híbrido.
Tenho visto aqui no fórum falarem muito bem do ampera, e de facto parece-me a ser uma viatura bastante interessante, no entanto os que encontro para venda têm já alguns kms, alguns mais de 170.000 o que me preocupa quanto às baterias, se bem que pelo que tenho lido, esse deve ser o menor dos meus problemas.

Queria a vossa opinião também para perceber se compensa um híbrido.

Não queria gastar mais de 14/ 15000€ e queria de uma gama superior ao yaris, mas não gosto do auris, ou seja por estes preços só me aparecem amperas e volvo ( que tenho ouvido bastante mal dele).

Costumo fazer aos fins de semana viagens longas, cerca de 180km, o que me obrigaria a usar o motor a gasolina, durante a semana, atualmente devido ao covid, venho trabalhar de carro e a autonomia chegava perfeitamente.
Visto que a minha viatura atual a diesel faz médias reais de 4.5l/ 100 e considere do que faço cerca de 700km por semana, dos quais cerca de 370/ 400 ao fim de semana, viagens longas pode con pensar um carro deste género?

Obrigado
Última edição por Stblink em terça jul 21, 2020 8:43 pm, editado 1 vez no total.


cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1472
Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
Localização: Lisboa

Re: Procura de viatura hibrida

Mensagem por cuttysark76 »

Olá!
Para tomar essa decisão é preciso ter possibilidade de carregar a bateria do Híbrido em casa, no caso dos Plugin.

Se tiver possibilidade de carregar no destino (fim de semana), há muitos carros 100% eléctricos que o fazem (180kms)

Os 700kms semanais representam cerca de 50€ semana, com esse consumo.

Somar 500€ anuais em manutenção para um carro térmico...

Se comprar através de empresa, os híbridos plugin têm uma redução importante na tributação autónoma e os 100% eléctricos estão isentos.

Os eléctricos não pagam estacionamento em Lisboa nem imposto de selo, uns 200€ ano para um térmico.
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos


Autor do tópico
Stblink
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: terça jul 21, 2020 7:46 am

Re: Procura de viatura hibrida

Mensagem por Stblink »

O carregamento do híbrido não seria problema. Pretendia mesmo híbrido principalmente ao custo de ambos e que por vezes faço viagens maiores, tipo de 400km sem ter onde carregar, daí estar mesmo à procura de um híbrido.
Um 100% elétrico, apesar de gostar bastante dos mesmos, não são uma opção viável para mim.


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Procura de viatura hibrida

Mensagem por APHenriques »

Antes de mais parabéns pela substituição do diesel.
Eu já tive vários carros diesel, mas actualmente andar com um diesel seria uma vergonha que já não estou disposto a passar...
Por uma questão de economia, há vários anos que faz mais sentido usar GPL do que gasóleo.
Inclusive passou por cá um 208 HDI que nunca fez consumos médios REAIS abaixo dos 5 litros...

Sobre os híbridos, pelo que percebi o que pretendes é um híbrido plug-in. Mas parece-me que há ai uma pequena confusão: o Ampera e o Volvo são hibridos plug in, já os Auris e Yaris são hibridos simples. Já o Toyota Prius existe nas duas versões, assim como Hyundai Ionic e Kia Niro, por exemplo.

Ou seja, carregar em casa e ou trabalho, e fazer as deslocações diárias dentro da autonomia eléctrica (normalmente abaixo dos 40 kms).
Esta é a minha opção actualmente.... e permite uma economia significativa. No meu caso actualmente passo meses sem ir a bomba. E dá-me toda a liberdade de fazer viagens longas sem preocupação de carregamentos eléctricos.
Abaixo dos 15 mil euros, o único carro que me ocorre é o Toyota Prius plug in.
Outro interessante seria o hyundai Ionic plug in, mas ainda não há usados abaixo dos 15 mil.

No caso de ser necessário substituir a bateria fora da garantia (8 anos), é importante ter em conta que a bateria dum plug in é mais cara que dum simples híbrido.

Como híbrido simples o melhor é o Toyota Prius... Ou então Lexus. Se for adaptado a GPL fica com consumos fantásticos.
Nestes carros não há autonomia eletrica significativa nem carregamentos externos, mas o consumo de combustível é baixo.

Não sei se fui esclarecedor, mas cá estou para qualquer questão...


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Procura de viatura hibrida

Mensagem por Freddy_krueger »

Eu quando comprei o Leaf 2018 novo em 2017 (esperei 5 meses e meio por ele) andei a pesquisar muita coisa sobre o assunto e a conclusões que cheguei foram:

- HEV (Hibridos simples, sem porta ou possibilidade de carregamento) têm normalmente consumos menores que a gasolina, semelhantes a um diesel, mas gasolina mais cara e complexidade do sistema maior (manutenção potencialmente mais cara e especializada na marca); Com kit adaptação GPL são bastante económicos!! Modo elétrico normalmente tem uma autonomia máxima de 1-3kms e sem grandes acelerações ou velocidade de ponta;

- BEV (Veiculos APENAS elétricos) - Locomoção apenas via elétrica, sem motor combustão/explosão.São bastante económicos se possível carregar em casa. Modelos mais antigos (2ªmão) têm algumas limitações de kms por carga...mas questão de ver se há possibilidade de ajustar ao schedule da pessoa. Carregando em casa um BEV costuma consumir 1,50EUR-3,00EUR/100kms em eletricidade; Manutenção muito reduzida. Downpoints: Custo eventual de mudança de bateria a médio/longo prazo, rede de carregamento público não ser muito competitiva ou fiável, Carregamento rápido em viagem poder extender tempo de viagem (para quem não costuma parar); Em 2ª mão existem carros que têm autonomia a partir de 100kms até 500kms...

- PHEV (ou hibrido plugin com tomada para carregar) - Normalmente têm uma autonomia real entre os 30-60kms, mas acho que há uns novos que chegarão perto dos 100kms mas vão sair muito do teu orçamento... Bem podem-me matar, mas na minha opinião do que tenho lido, a questão é que têm o melhor dos dois mundos, mas também o pior dos dois mundos... assim:
PROS: Economia em modo elétrico; Flexibilidade de fazer várias centenas de kms sem preocupar em carregar veiculo;
CONTRAS: Bateria com maior tendência a degradar com maior rapidez que num BEV (pois faz mais ciclos e mais esforços (#C FACTOR) por ser mais pequena), manutenção cara devido a complexidade sistema elétrico/ICE (combustão ou explosão), custo por km em modo viagem longa normalmente bastante caro (excepto se for colocado GPL que é mais um custo a instalação).

Ou seja, basicamente não há soluções perfeitas... :) Acho que cada um deve analisar bem seu perfil enquanto condutor e o que está disposto a sacrificar em cada uma das opções.. Eu em Novembro/Dezembro 2017 escolhi um BEV... hoje escolheria novamente um BEV sem dúvida alguma, mas um outro modelo provavelmente...teria que rever opções existentes agora no mercado.
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
Stblink
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: terça jul 21, 2020 7:46 am

Re: Procura de viatura hibrida

Mensagem por Stblink »

APHenriques Escreveu: terça jul 21, 2020 12:54 pm Antes de mais parabéns pela substituição do diesel.
Eu já tive vários carros diesel, mas actualmente andar com um diesel seria uma vergonha que já não estou disposto a passar...
Por uma questão de economia, há vários anos que faz mais sentido usar GPL do que gasóleo.
Inclusive passou por cá um 208 HDI que nunca fez consumos médios REAIS abaixo dos 5 litros...

Sobre os híbridos, pelo que percebi o que pretendes é um híbrido plug-in. Mas parece-me que há ai uma pequena confusão: o Ampera e o Volvo são hibridos plug in, já os Auris e Yaris são hibridos simples. Já o Toyota Prius existe nas duas versões, assim como Hyundai Ionic e Kia Niro, por exemplo.

Ou seja, carregar em casa e ou trabalho, e fazer as deslocações diárias dentro da autonomia eléctrica (normalmente abaixo dos 40 kms).
Esta é a minha opção actualmente.... e permite uma economia significativa. No meu caso actualmente passo meses sem ir a bomba. E dá-me toda a liberdade de fazer viagens longas sem preocupação de carregamentos eléctricos.
Abaixo dos 15 mil euros, o único carro que me ocorre é o Toyota Prius plug in.
Outro interessante seria o hyundai Ionic plug in, mas ainda não há usados abaixo dos 15 mil.

No caso de ser necessário substituir a bateria fora da garantia (8 anos), é importante ter em conta que a bateria dum plug in é mais cara que dum simples híbrido.

Como híbrido simples o melhor é o Toyota Prius... Ou então Lexus. Se for adaptado a GPL fica com consumos fantásticos.
Nestes carros não há autonomia eletrica significativa nem carregamentos externos, mas o consumo de combustível é baixo.

Não sei se fui esclarecedor, mas cá estou para qualquer questão...
Boa tarde,
Sim de facto estou mais inclinado para os Plug in, porque pelas minhas contas os híbridos simples não compensam.
De facto atualmente para o dia a dia, 50km de autónoma chegam, e depois tenho a possibilidade do voltar a carregar. O meu problema é mesmo com o fim de semana, que penso que não compense, de qualquer das formas se fizer contas com o total de quilómetros feitos, com os gastos de Diesel, no geral compensaria sempre mais o híbrido, apesar de nas deslocações maiores de fim de semana gastar um pouco mais, e outras viagens maiores de passeio, mas essas seriam apenas esporádicas.
De facto Plug in abaixo dos 15.000 so tenho mesmo visto o ampera, que fiquei muito admirado principalmente pelo que vejo aqui comentado e os volvos.

Também não tinha pensado na possibilidade de os colocar a GPL, de facto nesse caso ainda compensaria mais, seria mesmo juntar o útil ao agradável.

Obrigado pela opinião.


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Procura de viatura hibrida

Mensagem por APHenriques »

No caso das viagens mais longas... após gastar a carga da bateria, um plug in comporta-se como um híbrido simples, embora não seja tão eficiente por ser um pouco mais pesado.

por exemplo: um Toyota Prius hibrido é sempre mais eficiente, que o toyota prius hibrido plug in depois de ficar sem carga, mas qualquer deles é mais eficiente que qualquer diesel. Mas o facto do plug in sair de casa carregado faz toda a diferença.
O que continua a dar alguma vantagem ao diesel é o facto de o gasóleo ser mais barato que a gasolina... Mas se os híbridos estiverem a GPL, são imbatíveis.

No caso dum plug in, nas viagens longas há sempre a possibilidade de carregar nos postos públicos. Mas na maioria deles não compensa... tenho alertado para os preços aqui em tópico próprio.


Autor do tópico
Stblink
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: terça jul 21, 2020 7:46 am

Re: Procura de viatura hibrida

Mensagem por Stblink »

APHenriques Escreveu: terça jul 21, 2020 3:32 pm No caso das viagens mais longas... após gastar a carga da bateria, um plug in comporta-se como um híbrido simples, embora não seja tão eficiente por ser um pouco mais pesado.

por exemplo: um Toyota Prius hibrido é sempre mais eficiente, que o toyota prius hibrido plug in depois de ficar sem carga, mas qualquer deles é mais eficiente que qualquer diesel. Mas o facto do plug in sair de casa carregado faz toda a diferença.
O que continua a dar alguma vantagem ao diesel é o facto de o gasóleo ser mais barato que a gasolina... Mas se os híbridos estiverem a GPL, são imbatíveis.

No caso dum plug in, nas viagens longas há sempre a possibilidade de carregar nos postos públicos. Mas na maioria deles não compensa... tenho alertado para os preços aqui em tópico próprio.
Obrigado pela tua opinião.
Estou mesmo mais inclinado para um plug in, ou eventualmente até para o ampera, que dentro dos valores que referi encontram-se alguns à venda.
Algum proprietário de um que me possa dar opinião quanto se pode compensar para os percursos que faço?
Pelas minhas contas nos percursos de 400km ao fim de semana gasto ligeiramente mais, cerca de 3/4€ ao preço atual da gasolina, do que com o atual veículo Diesel que tenho, a maior diferença seria mesmo dura te a semana andar sempre em EV, o que ficaria mais económico


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Procura de viatura hibrida

Mensagem por APHenriques »

Stblink Escreveu: terça jul 21, 2020 8:43 pm Estou mesmo mais inclinado para um plug in, ou eventualmente até para o ampera, que dentro dos valores que referi encontram-se alguns à venda.
Algum proprietário de um que me possa dar opinião quanto se pode compensar para os percursos que faço?
O Ampera é um carro interessante... eu não posso falar dele pois não conheço o carro na prática.
Mas verifiquei agora que existem vários a venda e com preços interessantes. Mas não sei nada sobre o carro. Mas existem aqui vários proprietários que te podem dar boas dicas.


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Procura de viatura híbrida - Ampera?

Mensagem por Freddy_krueger »

Sim, há por aqui proprietários de Amperas que te podem dar umas luzes.

Do que percebi, o carro é muito fiável e baterias devido ao grande buffer de proteção e arrefecimento liquido, muito resistentes à degradação (apesar de não imunes...vão degradar com o tempo mas menos notoriamente que noutros veiculos).

O Serges que é muito ativo no forum tem um... vamos esperar o feedback dele.

Em termos de consumos elétricos, deverá ser semelhante ao que te falei para um BEV, entre 1,5-3,00 EUR/100kms.

Acho que o pior é mesmo a mannutenção da Opel pois de momento penso só é possível fazer em Lisboa (e talvez no Porto)... mas o Serges tem essa informação mais correcta.
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1230
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Procura de viatura híbrida - Ampera?

Mensagem por zeuz »

Tenho pouco tempo, por isso vai ser tipo telegrama...

Faço 55km a 65km por carga, com bastante calma nos arranques e velocidades até 80km/h.
O meu Ampera está com 12,7kWh de capacidade reportada.
Alguns Ampera já trocaram o pack em garantia, por isso terão menos degradação e melhor autonomia em modo EV.
O consumo médio de gasolina varia entre os 7L/100km e os 10L/100km ( rácio quilómetros percorridos exclusivamente a gasolina versus gasolina gasta ).
A garantia do sistema Voltec é 8 anos ou 160.000km
A maioria dos Ampera foram vendidos entre 2012 e 2013. Entre 2014 e 2015 foram vendidos muito poucos, por isso é raro aparecerem nos stands de usados.
Os Ampera model year (MY) 2012 sem identificados pelas letras CU no número de chassis.
Os Ampera model year (MY) 2013 sem identificados pelas letras DU no número de chassis.
Os MY2103 têm um infotainment diferente, sem disco rígido, e um grafismo diferente no painel de instrumentos ( mostra consumo instantâneo ). Têm também uma bateria de tracção de 16,5kWh brutos versus os 16kWh dos MY anteriores.
A maioria foram vendidos com estofos em pele, sensores de estacionamento frente/trás, câmara de marcha-atrás e som BOSE. Há por cá alguns sem estofos em pele, sem câmara de marcha-atrás e sem sensores de estacionamento frente.
Qualquer oficina consegue mexer na parte mecânica, mas só 3 oficinas Opel estão autorizadas a mexer no sistema Voltec, mantendo a garantia.
É um carro de fabrico americano, portanto alguns peças têm que vir dos EUA.
Para ver o estado do pack é necessário um leitor OBDII ( ficha junto à destrava do capot ) e a App CarScanner ( escolher Volt nas configurações ). Para o dia-a-dia uso a App MyGreenVolt.
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Procura de viatura híbrida - Ampera?

Mensagem por APHenriques »

zeuz Escreveu: quarta jul 22, 2020 10:21 am O consumo médio de gasolina varia entre os 7L/100km e os 10L/100km ( rácio quilómetros percorridos exclusivamente a gasolina versus gasolina gasta ).
:o
Isso não será demais?
O meu Outlander não gasta isso, apesar do tamanho, peso, tracção 4x4...


Autor do tópico
Stblink
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: terça jul 21, 2020 7:46 am

Re: Procura de viatura híbrida - Ampera?

Mensagem por Stblink »

zeuz Escreveu: quarta jul 22, 2020 10:21 am Tenho pouco tempo, por isso vai ser tipo telegrama...

Faço 55km a 65km por carga, com bastante calma nos arranques e velocidades até 80km/h.
O meu Ampera está com 12,7kWh de capacidade reportada.
Alguns Ampera já trocaram o pack em garantia, por isso terão menos degradação e melhor autonomia em modo EV.
O consumo médio de gasolina varia entre os 7L/100km e os 10L/100km ( rácio quilómetros percorridos exclusivamente a gasolina versus gasolina gasta ).
A garantia do sistema Voltec é 8 anos ou 160.000km
A maioria dos Ampera foram vendidos entre 2012 e 2013. Entre 2014 e 2015 foram vendidos muito poucos, por isso é raro aparecerem nos stands de usados.
Os Ampera model year (MY) 2012 sem identificados pelas letras CU no número de chassis.
Os Ampera model year (MY) 2013 sem identificados pelas letras DU no número de chassis.
Os MY2103 têm um infotainment diferente, sem disco rígido, e um grafismo diferente no painel de instrumentos ( mostra consumo instantâneo ). Têm também uma bateria de tracção de 16,5kWh brutos versus os 16kWh dos MY anteriores.
A maioria foram vendidos com estofos em pele, sensores de estacionamento frente/trás, câmara de marcha-atrás e som BOSE. Há por cá alguns sem estofos em pele, sem câmara de marcha-atrás e sem sensores de estacionamento frente.
Qualquer oficina consegue mexer na parte mecânica, mas só 3 oficinas Opel estão autorizadas a mexer no sistema Voltec, mantendo a garantia.
É um carro de fabrico americano, portanto alguns peças têm que vir dos EUA.
Para ver o estado do pack é necessário um leitor OBDII ( ficha junto à destrava do capot ) e a App CarScanner ( escolher Volt nas configurações ). Para o dia-a-dia uso a App MyGreenVolt.
Muito Obrigado pelo opinião era mesmo algo deste género que pretendia.
A mi há dúvida com o pack é, se estiver na garantia é eu pedir para trocar, a marca troca sem problemas, ou tem de ter x% de desgaste por exemplo?
Quanto ao valor do pack fora da garantia, presumo que ninguém me consiga informar, ontem liguei para a auto inustrial do rato, e nem eles me souberam dizer.

Avatar do Utilizador

becosemsaida
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 88
Registado: terça set 17, 2019 12:10 pm

Re: Procura de viatura híbrida - Ampera?

Mensagem por becosemsaida »

Boas,

Ja estive na mesma situacao e cometi alguns erros, talvez posso ajudar em algo:

Quando andei a procura de carro era para ser 100% eletrico mas infelizmente a carteira nao chegava para o que queria. Como tanto fica o carro parado na garagem como faz 1000km num dia precisava de algo com range e fiavel. Na altura nao tinha posto de carregamento na zona e depressa acabei de nao considerar os Zoe e Leaf e.o, estive quase negocio fechado com um leaf 2019 mas acabei por desistir, virei-me para os hibridos.

O mercado dos hibridos e como o mercado dos ICE ha uns anos: ha MB e outros, nos hibridos e: ha Toyota e outros!! Portanto comprei um Toyota C-HR Hybrid...... Autonomia muito baixa em eletrico portanto quase sempre o motor a trabalhar, consumos rondam os 5-6L/100km mas nao podes ter muita pressa. A construcao da viatura era.......... tipicamente Toyota: muitos plastico rijos mas boa construcao, uns barulhos parasitas (estamos a falar de uma viatura com 2 anos) e umas coisas que deveriam ter sido melhor feitos na altura da montagem, enfim foi feito na Turquia. E de lembrar que os meus carros tem garagem, sao limpos e lavados e tem de estar a 100%.

Passado uns tempos fartei-me da fraca autonomia eletrica, o consumo em viagens longas acima dos 7L/100km (140-150km/H) e da caixa CVT que em altas rotacoes faz demasiado barulho no interior para mim ouvir um motor a ganir nao e la sinal de boa pratica de conducao embora esta provado que "pertence" ao carro.

Procurei algo melhor, hibrido mas plug-in com alguma autonomia e conforto, encontrei um VW Passat GTE, 1.4 turbo, caixa dsg e 50km de autonomia. Ate gosto das linhas do carro mas estava com algum receio: 130.000km, 5 anos de uso e importado. Acabou por ser (por agora) a melhor coisa que comprei.
Autonomia faco a brincar 40km, medias em hibrido nao passam dos 4-5L/100Km e eu que tenho um pe pesado. A esposa nunca mais gastou uma gota de gasolina e apos uma adaptacao tambem ja se rendeu ao carro. Serve para tudo e tem comforto qb.

Nao estou a dizer para ir correr adquirir uma viatura desses mas e uma opcao valida para o que quer. Claro que nem tudo e rosas: nao tem fast charge portanto para carregar as baterias sao precisos 2:30H num posto de carga e quase 5H com o carregador caseiro, e preciso "calcar" com um bom jogo de pneus para nao ter surpresas devido ao acrescimo do peso do sist. eletrico, devido a isso e demasiado "mole" na suspencao e isso nota-se em curvas apertadas com alguma velocidade (e questao de adaptar, o esp funciona muito bem). Tenho neste momento mais de 5mil Km feitos e sem problemas mecanicos ou eletricos, eu que era homem de MB (e sempre serei) e nao queria saber do grupo VAG estou muito surpreendido com a viatura.

Estive tambem a ver umas Amperas mas devido a ser so de 4 lugares nao o achei muito confortavel, tambem ja estamos a falar de viaturas de 8 anos e sem saber o historico e sempre discutivel o tratamento que levaram.

Veja o que esta disponivel no mercado, nao se prende ao mercado nacional, e faca uma escolha para uma viatura que voce ve que serve para si... Eu fiz o erro de ir atras do "melhor" que acabou por nao servir, acabei por gastar dinheiro desnecessario e acabei por comprar uma viatura mais velha, mais km mas era o que deveria ter comprado na altura. Tenho DB da Toyota e do VW aqui no forum se queres dar uma vista de olhos.........

Boa sorte na compra

Beco
Prazer de conducao e ir pelo caminho mais longo para chegar ao destino.....

Avatar do Utilizador

Sprozio
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: domingo nov 24, 2019 10:13 am

Re: Procura de viatura híbrida - Ampera?

Mensagem por Sprozio »

Olá,

Desde o final do ano passado que temos um Ampera (MY 2014) cá em casa em substituição do Honda Civic Hybrid que muito bem nos serviu nos últimos 10 anos.
O carro é usado pela minha mulher que faz todos os dias o percurso Venda do Pinheiro -> Marvila -> Venda do Pinheiro. Mesmo com as longas subidas que enfrenta no final do dia, uma carga é suficiente para chegar a casa ainda com autonomia para mais uns 15 quilómetros (um pouco menos no Inverno). Ela faz diariamente 60 quilómetros.
A nível de custos de utilização passámos de gastar 6 euros por dia no Civic para pouco mais de 1 euro e meio por dia no Ampera.

Fora da utilização eléctrica as nossas médias cifram-se nos 6 litros. Aliás, quando comprámos o carro o vendedor andou com ele 2000 quilómetros sem carregar (computador de bordo mostra dados desde a última carga completa) e o consumo médio estava nos 5,65 l/100 com apenas 65 quilómetros feitos em modo eléctrico. Nós já conseguimos médias exclusivas a gasolina de 4 em modo de passeio.

É um carro bem equipado, confortável e com um bom andamento. Tem 370 NM de binário, o que ajuda a despachar aquele arranque de semáforo.

Portanto até agora, e em apenas 15000 quilómetros, estamos muito satisfeitos com a escolha ;)

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Procura de viatura híbrida - Ampera?

Mensagem por Volt »

Coloco também aqui a hipótese de escolha de um BMW i3 REx. É um carro com muito mais autonomia, um gerador mais económico e preços em usado pouco diferentes dos Ampera usados. Acabei de ver um de 2015 a 16750€ no standvirtual.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Procura de viatura híbrida - Ampera?

Mensagem por MRider »

O VW golf GTE também será uma escolha valida.
Eu pessoalmente fugia dos Ampera por várias razões.
Poucas oficinas podem mexer na parte EV, a nível de peças EV também é difícil. E depois as versões que estão a venda já estão com muitos km e quase no fim da garantia.
Live long and prosper!


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Procura de viatura híbrida - Ampera?

Mensagem por APHenriques »

Como disse acima não tenho grande conhecimento sobre o Ampera.
Mas apesar de ser um projecto americano, um Opel, pelo que tenho visto, até tem demonstrado alguma qualidade das baterias.
Tem um design interessante, apesar de um erro crasso a nível de projecto... 4 lugares num carro com a dimensão que tem, é apenas e só uma limitação estúpida. Mas não única, a Toyota também cometeu o mesmo erro.
Já a VW foi mais inteligente nesse aspecto. Usou modelos que são um sucesso na Europa, por serem projectados ao gosto europeu, bem estudados. Simplesmente alterando a motorização. Tenho duvidas que a nível de fiabilidade seja melhor que um Ampera, afinal é um VW, não se pode esperar muito nesse campo...

O melhor sistema de hibrido é Toyota. Tanto em eficiência como em fiabilidade. Dois factores com grande importância nos custos. Mas que perdem importância se não gostamos dos carros. Para mim só o RAV 4 ou o Prius plug in (tive um prius 2G) tem interesse, mas quando comprei o Outlander não havia o RAV4 plug in. Mas hoje admito que mesmo existindo gosto mais do Outlander.

Se os 4 lugares não é problema e considerando o limite de 15 mil euros, dificilmente se encontra outra opção para além do Ampera...
Mas também dentro deste limite já se encontra Nissan Leaf e Renault Zoe, usados. Não seria de considerar um totalmente eléctrico?
E até eu que nunca gostei de carros pequenos, o ZOE é surpreendentemente interessante como carro do dia a dia. E é o melhor a aproveitar a rede de postos públicos que temos.

Eu optei por um híbrido plug in como carro principal, ainda tenho um tradicional a gasolina como segundo carro, mas dificilmente voltarei a comprar um carro que não seja totalmente eléctrico.

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Procura de viatura híbrida - Ampera?

Mensagem por Volt »

E quando precisei de substituir os poluentes, optei pelo i3 REx. Para mim, dava-me jeito ter os 150 km de autonomia eléctrica, pois só o percurso casa-emprego-casa são 60 km (ou 100 dependendo da ponte escolhida). Neste momento, como decidi não usar o gerador a não ser numa emergência ou na eventualidade de não ter mesmo possibilidade de carregar, ando a colocar 8 litros de gasolina de dois em dois anos... :-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


Autor do tópico
Stblink
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: terça jul 21, 2020 7:46 am

Re: Procura de viatura híbrida - Ampera?

Mensagem por Stblink »

Obrigado pelas opiniões.
Estou neste momento a analisar também o Golf Gte e o Audi A3 Etron hybrid, que têm os mesmos motores.
O I3 para mim não é exequivel devido às dimensões do carro, pois não seria apenas um carro para o dia a dia mas também para viagens grandes que realizo quase todos os fins de semana

Responder

Voltar para “Procura veículo eléctrico mas tem dúvidas? Coloque-as aqui”