SMART electrico

Local ideal, para colocar dúvidas sobre Mota e/ou Carro Eléctrica/o

Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: SMART electrico

Mensagem por Freddy_krueger »

Pois...o Volt tinha 1... não sei se ainda tem mas como acho que disse, tinha salvoerro um contrato de manutenção durante alguns anos incluído...é mesmo o ideal.. Mesmo no Leaf fiz pois compensava face ao preço estimado das revisões em 2018...e com inflação agora ainda compensa mais pois stands vão atualizando esses preços... tenho manutenção em principio válida até Maio 2023 :)... eu ou se vender o carro, quem ficar com ele...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1230
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: SMART electrico

Mensagem por zeuz »

O @volt ainda tem o dele.
É um 60Ah REx, dos primeros a chegar a PT.

O i3 foi o primeiro carro eléctrico que experimentei! O poder de aceleração é viciante! E adorei a condução one-pedal!

É aconselhável comprar pós-2015, porque foi nesse model year que resolveram o problema dos apoios do motor. Nos modelos anteriores deves confirmar se os apoios já foram trocados. Tenho visto facturas de <1.000€ para a troca dos apoios na marca, mas também podem ser trocados noutra oficina por valores a rondar os 250€.

O que se vai lendo nos grupos é que os REx dão mais problemas. Não esquecer que fazem revisão tal qual outro motor de combustão, incluindo trocar a correia da distribuição ( +400€ ). Também pagam IUC e não são elegíveis para o dístico da EMEL.

É um carro pensado desde o início para ser o mais ecológico possível!

Os materiais usados no interior provêm de materiais reciclados, por isso algumas pessoas não gostam do aspecto e acabamentos.

Os modelos de 60Ah carregam em AC no máximo a 6,6kWh. Atenção que alguns foram vendidos sem a carga rápida!

Os modelos 90Ah/120Ah carregam a 11kWh, mas geralmente veem com cabo de carregamento na rua monofásico, i.e., não carrega a mais que 3,6kWh.

O carro em si é fantástico, por isso se gostas, avança!

Se procuras a melhor relação preço/produto, procura um Hyundai Ioniq ou um KIA Soul EV 30kWh. Ambos ficam abaixo dos 20.000€.

Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk


Última edição por zeuz em sexta jul 17, 2020 1:19 pm, editado 1 vez no total.
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )


Autor do tópico
bicicleta
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 40
Registado: terça jul 17, 2018 5:48 pm

Re: SMART electrico

Mensagem por bicicleta »

zeuz Escreveu: sexta jul 17, 2020 1:19 pm O @volt ainda tem o dele.
É um 60Ah REx, dos primeros a chegar a PT.

O i3 foi o primeiro carro eléctrico que experimentei! O poder de aceleração é viciante! E adorei a condução one-pedal!

É aconselhável comprar pós-2015, porque foi nesse model year que resolveram o problema dos apoios do motor. Nos modelos anteriores deves confirmar se os apoios já foram trocados. Tenho visto facturas de <1.000€ para a troca dos apoios na marca, mas também podem ser trocados noutra oficina por valores a rondar os 250€.

O que se vai lendo nos grupos é que os REx dão mais problemas. Não esquecer que fazem revisão tal qual outro motor de combustão, incluindo trocar a correia da distribuição ( +400€ ). Também pagam IUC e não são elegíveis para o dístico da EMEL.

É um carro pensado desde o início para ser o mais ecológico possível!

Os materiais usados no interior provêm de materiais reciclados, por isso algumas pessoas não gosto do aspecto e acabamentos.

Os modelos de 60Ah carregam em AC no máximo a 6,6kWh. Atenção que alguns foram vendidos sem a carga rápida!

Os modelos 90Ah/120Ah carregam a 11kWh, mas geralmente veem com cabo de carregamento na rua monofásico, i.e., não carrega a mais que 3,6kWh.

O carro em si é fantástico, por isso se gostas, avança!

Se procuras a melhor relação preço/produto, procura um Hyundai Ioniq ou um KIA Soul EV 30kWh. Ambos ficam abaixo dos 20.000€.

Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk
Abaixo dos 20mil não se encontram ioniqs e soul de 30kw

A nível de motor o bmw deve ser outro campeonato, aquilo penso que faz a volta de 7s 0/100, performance de um desportivo, pelo menos até aos 100kmh :lol:

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: SMART electrico

Mensagem por Volt »

Boas :-). Obrigado, lembraram-se de mim. Já disseram quase tudo, mas preciso corrigir algumas coisas e já agora, dou a minha opinião noutras...

O meu 60 ah REx não deu problemas, pois fez todos os recalls que a marca comunicou (e é possível saber na página da BMW se o carro tem recalls por aplicar), Aqui, não vejo problema em comprar um carro pré-2015, desde que não se compre nenhum salvado ou coisa do género (como acontece de vez em quando).

Os cinco anos de revisões oferecidas já acabaram e na revisão dos seis anos pedi orçamentos. Apenas o REx e os travões têm revisão +/- obrigatória. Trocar óleos. Paguei uns 130 euros, mas tive alguns orçamentos anedóticos. Houve um que me comunicaram por e-mail que o óleo do gerador (REx) custava 390 euros e o dos travões um valor menor que nem me recordo (mas caro na mesma). Perguntei que óleo estavam a propor pois o preço não me parecia ajustado (e são só dois litros de óleo!). Recebi uma proposta de quase metade do valor, pois tinham-se enganado no primeiro e-mail. Enfim. Caro na mesma. Claro que fui a outro lado. Tenho de ver se actualizo o DB com esta informação.

O meu REx está com 96 mil km. Desde que comprei o Tesla e voltei a dar mais uso à Vectrix (com o crescimento das crianças ganhei de novo essa liberdade ;-)) ele anda pouco, mas anda quase todos os dias. É dos melhores carros para colocar as crianças. O facto de não ter o pilar no meio das portas é uma mais-valia a meu ver.

Gosto do aspecto dele e acho que a maioria concorda. Há sempre quem tenha gostos diferentes, mas isso não se discute (teoricamente).

Nunca troquei a correia e acho que nunca trocarei. O REx é um gerador. Raramente é usado. Estive já dois anos e uns meses sem colocar gasolina no depósito de 8 litros que ele tem. Neste momento, só não é um empecilho porque a bateria tem poucos km de autonomia quando comparada com as actuais. Acredito que a correia ainda vai durar mais que o carro. Nos 96 mil km que o carro tem, coloquei 336.5 litros de gasolina no gerador. Isso nem 5 mil km são. Um motor que faça 10 vezes mais do que isso ainda deve ter tudo praticamente novo (menos o óleo que também é temporal, perde as suas características com o tempo).

É chato ter de pagar mais cem euros por ano por causa do IUC e em Lisboa não poder comprar o selo da EMEL, ao contrário da quase totalidade das outras localidades. Mas isso é o preço a pagar pela segurança de ter um "backup". Fui eu que tomei essa opção conscientemente.

Há i3 94 ah à venda por 20 mil e picos quase novos. No grupo do facebook há um vendedor que farta-se de importar desses carros e é bastante prestável.

A UVE tem um protocolo com a BMW que faz com que os i3 120 ah novos tenham um desconto muito bom (ficam a 33 ou 34 mil e ainda se pode ir buscar o incentivo do Fundo Ambiental).

Acho que é das melhores opções no mercado.

Os lugares atrás (como são só dois) até são confortáveis. Claro que quem está atrás só sai depois de quem está à frente tirar o cinto (pois ele está na porta), mas isso nunca me incomodou. A bagageira da frente é pequena e não é impermeável. Já a de trás é razoável para um citadino (e óptima quando baixamos os bancos traseiros).

Os 170 cavalos do carro notam-se. E a sua agilidade é excelente. Acho que se deixassem o meu REx fazer o Eco Rally eu teria ficado ainda melhor classificado. :-D.

Os modelos de 60 ah carregam mesmo a 7.4 kW. São mesmo os 32A. :-). E os de 94 ah que trazem o cabo monofásico também. Com o trifásico é que conseguem tirar os 11 kW.

Estou agora a fazer uns test-drives de modelos com 64 kWh (não posso dizer muito ainda pois é para estrear no ENVE Online) mas a autonomia é impressionante. Ontem fiz 90 km normalmente (não fui a pastelar na Vasco da Gama nem em nenhuma autoestrada) e cheguei a casa ainda com quase 300 km de autonomia restante. Para carros de 40 e picos mil euros, já é uma autonomia excelente.

Enfim, espero não ter baralhado muito as contas de ninguém. :-D.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: SMART electrico

Mensagem por Freddy_krueger »

Aqui acima falaram em 7 seg dos 0-100 mas no caso do BMW até devem ser menos...é uma velocidade doida logo que de imediato

Eu testei o Leaf que é bem mais fraco em prestações e peso (150cv e baterais 40kwh), e consegui num semáforo fazer 7,2seg numa app da playstore... daquelas coisas que uma pessoa instala, testa 1 ou 2x e depois desinstala... na Sexta feira foi esse dia e fiz 2-3 arranques em semáforos para testar carro e app e subiu logo média do dia de 11 para 14kwh (ok, também usei mais A/C que estava mesmo quente).
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: SMART electrico

Mensagem por Freddy_krueger »

Volt Escreveu: sábado jul 18, 2020 4:04 am
Estou agora a fazer uns test-drives de modelos com 64 kWh (não posso dizer muito ainda pois é para estrear no ENVE Online) mas a autonomia é impressionante. Ontem fiz 90 km normalmente (não fui a pastelar na Vasco da Gama nem em nenhuma autoestrada) e cheguei a casa ainda com quase 300 km de autonomia restante. Para carros de 40 e picos mil euros, já é uma autonomia excelente.
Os conhecidos Coreanos ou algum modelo novo?!
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: SMART electrico

Mensagem por Volt »

Coreanos. Um deles novo. Mas amanhã já se vai saber tudo. O ENVE Online começa às 15h. :-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


Autor do tópico
bicicleta
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 40
Registado: terça jul 17, 2018 5:48 pm

Re: SMART electrico

Mensagem por bicicleta »

Volt, obrigado pelo post

Se encontrasse um a bom preço recente com poucos km acho que comprava, mas ando a ser muito esquisito com a compra

Responder

Voltar para “Procura veículo eléctrico mas tem dúvidas? Coloque-as aqui”