Garantia

Local ideal, para colocar dúvidas sobre Mota e/ou Carro Eléctrica/o
Responder

Autor do tópico
Neses
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: sábado set 21, 2019 5:42 pm

Garantia

Mensagem por Neses »

Boa tarde

Gostava que alguem me pudesse ajudar, tendo em conta que não sou nem de perto nem de longe um expert!

Comprei um smart eq de 2014 com 64000 km e garantia de 10 anos da bateria, questionei varias vezes a Smart sobre as condicoes de substituição da bateria, até que hoje chegou:
""assegurará a substituição da HV-Battery tão-somente se, por defeito
técnico irreparável não imputável ao proprietario verificado nos componentes que integram o
bloco da bateria e no decurso do prazo de vigência do Contrato, a sua capacidade for inferior a
41.6Ah [Ampéres/Hora], suportando todos os custos e encargos inerentes.""

costumo ouvir falar em 80%,70% soh, não consigo perceber afinal o que é a garantia!

Gostava ainda de ter uma ideia da saude da bateria, sou do Porto, alguem me pode ajudar?

Desde ja o meu muito obrigado!


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Garantia

Mensagem por jmlflorencio »

A Smart deve poder fazer esse teste. Poderá cobrar algum valor, mas compensará sempre.

Na minha opinião essas condições até são o mais "preto no branco" que já vi (e, por esse motivo, melhores). Normalmente é um texto muito subjetivo do género "condições de capacidade inferiores ao que seria de esperar", até parece que são feitas para as marcas poderem fugir às responsabilidades...


Autor do tópico
Neses
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: sábado set 21, 2019 5:42 pm

Re: Garantia

Mensagem por Neses »

jmlflorencio Escreveu: sexta fev 14, 2020 7:46 pm A Smart deve poder fazer esse teste. Poderá cobrar algum valor, mas compensará sempre.

Na minha opinião essas condições até são o mais "preto no branco" que já vi (e, por esse motivo, melhores). Normalmente é um texto muito subjetivo do género "condições de capacidade inferiores ao que seria de esperar", até parece que são feitas para as marcas poderem fugir às responsabilidades...
Mas continuo sem perceber os números, corresponde a que soh da minha bateria 17,6 kwh?

Mas queria fazer um teste sem ser na Smart, de forma independente.

Se me conseguirem explicar a matemática... 😂 😂 😂


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Garantia

Mensagem por jmlflorencio »

Os kWh e os Ah são quase a mesma coisa. Ambos medem capacidade de energia, mas os kWh distinguem-se por serem uma medida absoluta.

Isto é:
Uma bateria de 12V com 60Ah, corresponde a 720 Wh (multiplica-se a voltagem nominal pela capacidade em Ah). Uma bateria de 36V com 20Ah, tem os mesmos 720Wh.

Ou seja, quando se fala em capacidade de baterias medida em Ah, temos que associar a voltagem para ter o valor absoluto (traduzido em kWh).
Enquanto que falando em kWh, não precisamos de saber mais nada.

É por isso necessário saber a voltagem da bateria do smart para poder calcular a capacidade energética (em kWh) desses 41.6 Ah que eles anunciam como limite mínimo.


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Garantia

Mensagem por APHenriques »

A forma de obter todas essas informações é atraves de uma aplicação com ficha OBD.
Mas desconheço qual a aplicação que possa ler os dados do Smart.


Autor do tópico
Neses
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: sábado set 21, 2019 5:42 pm

Re: Garantia

Mensagem por Neses »

jmlflorencio Escreveu: sábado fev 15, 2020 2:17 am Os kWh e os Ah são quase a mesma coisa. Ambos medem capacidade de energia, mas os kWh distinguem-se por serem uma medida absoluta.

Isto é:
Uma bateria de 12V com 60Ah, corresponde a 720 Wh (multiplica-se a voltagem nominal pela capacidade em Ah). Uma bateria de 36V com 20Ah, tem os mesmos 720Wh.

Ou seja, quando se fala em capacidade de baterias medida em Ah, temos que associar a voltagem para ter o valor absoluto (traduzido em kWh).
Enquanto que falando em kWh, não precisamos de saber mais nada.

É por isso necessário saber a voltagem da bateria do smart para poder calcular a capacidade energética (em kWh) desses 41.6 Ah que eles anunciam como limite mínimo.

Vou tentar pesquisar, obrigado! :D


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Garantia

Mensagem por Freddy_krueger »

É pesquisar sim... Já agora quantos kms te faz agora o carro? E quantos fazia em novo?
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
Neses
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: sábado set 21, 2019 5:42 pm

Re: Garantia

Mensagem por Neses »

Freddy_krueger Escreveu: segunda fev 17, 2020 1:23 pm É pesquisar sim... Já agora quantos kms te faz agora o carro? E quantos fazia em novo?
Comprei o ano passado com 64000 km, agora com 70.000, faz cerca de 105 km, estive a pesquisar e apesar de a Smart referir que faz 145 km, a autonomia real ronda os 115 km, acho que de Verão a autonomia não deve andar longe disso, com uma condução cuidada.

Nao consigi encontrar a Tensão da bateria, consegui perceber que nos carros eléctricos anda entre os 380/400, acho que lhes vou perguntar e esperar 2 meses pela resposta, para uma Marca que Hoje é 100% eléctrica deviam ser mais conhecedores. Para falta de conhecimento na materia ja basto eu :lol: :lol:

Ja tinha um Smart a Gasolina a precisar de muita coisa, e a Smart (OTIMA) ficou com ele por um valor justo, e aproveitei pra fazer a transição, basicamente o que poupo em gasolina dá pra pagar o carro!!!!

Tivesse eu dinheiro e comprava outro eléctrico (tenho um DODGE Journey) com uma autonomia superior a 300 km!


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Garantia

Mensagem por Freddy_krueger »

Fonte wikipedia smart 3rd generation ev:
Specifications
Power: peak power output of 55 kW (74 hp),[5][29] Permanent Magnet AC Synchronous motor (PMSM)[44]
Torque: 130 newton metres (96 lbf⋅ft)
Top speed of 125 km/h (78 mph)
0 to 100 km/h (0 to 60 mph) in 11.5[45] seconds and 0 to 60 km/h (0 to 37 mph) in 5 seconds
Battery capacity: 17.6 kW·h lithium-ion battery by Deutsche ACCUmotive[46]
Range: 145 km (90 mi)
Miles per gallon equivalent: 122 MPGe city, 93 MPGe highway, 107 MPGe combined[47]
Artificial warning sounds for pedestrians automatically activated in the U.S. and Japan, and manually activated in Europe.[48]
https://en.wikipedia.org/wiki/Smart_electric_drive
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Garantia

Mensagem por serges »

Bem vindo

Acho que já ficou esclarecido e pode sempre saber quanto tem de capacidade mas só na Smart oficina...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
Neses
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: sábado set 21, 2019 5:42 pm

Re: Garantia

Mensagem por Neses »

Finalmente consegui realizar o teste SOH da bateria, que me deu 49,1AH, sendo que a bateria nova acho que são 52ah, ou seja perdeu 6% em 6 anos 1% ao ano. se os cálculos estiverem corretos. Mas se eu somar a voltagem das 93 celulas, e multiplicar pelos 49,1ah o resultado é superior aos 17,6 kw de capacidade da bateria!

anexo o teste se alguem me puder ajudar!!!
Anexos
bateria2.jpg
bateria.jpg

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Garantia

Mensagem por serges »

Bem o que me parece, atenção não sou nenhum expert, mas a degradação está a ser normal...

As células tem diferenças de centésimas o que não é nada mau, a degradação a mim parece me normal a percentagem para os anos do veiculo, não é pelo uso mas sim pelo tempo de vida da mesma, calor, refrigeração, tempo...

Venham mais opiniões
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
Neses
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: sábado set 21, 2019 5:42 pm

Re: Garantia

Mensagem por Neses »

Está nas minhas mãos à cerca de 1 ano.... Tento manter sp a carga entre os 20% e os 80%...sempre guardado em garagem, sem exageros no acelerador..... Dá basicamente para 110/115 km durante o verão e 100/105 de inverno.... E até agora só verificar pressão de pneus!!! 0 problemas. Estou extramamente satisfeito.
Assim que puder troco o meu Jeep por outra viatura eletrica.... 😂


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Garantia

Mensagem por Freddy_krueger »

Neses Escreveu: domingo mai 17, 2020 11:57 pm Está nas minhas mãos à cerca de 1 ano.... Tento manter sp a carga entre os 20% e os 80%...sempre guardado em garagem, sem exageros no acelerador..... Dá basicamente para 110/115 km durante o verão e 100/105 de inverno.... E até agora só verificar pressão de pneus!!! 0 problemas. Estou extramamente satisfeito.
Assim que puder troco o meu Jeep por outra viatura eletrica.... 😂
Que BOM!

Por aqui nosso leaf (apesar das limitações do carro ao nível de múltiplos carregamentos e suposta maior degradação), com 2 anos e 42K Kms também ainda não noto nada... Os VE são mesmo excepcionais ao nível de custos operacionais se conseguirmos viver com limitações de autonomia (no meu caso é pacífico em 99% da utilização que faço dele).
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1439
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: Garantia

Mensagem por civic »

O melhor teste que podes fazer é descarregar a bateria totalmente e voltar a carregar, medes a energia (kWh) que metes na bateria e chegas ao valor correcto que ela absorve, claro que deves tirar uns 10% que são +\- os valores da eficiência do carregador a 16 amperes.
Estas coisas das baterias não são faceis de medir, pois a capacidade de uma bateria tem muitas variaveis em jogo, mesmo esses testes feitos nas marcas valem o que valem, quase nada, a não ser que façam o tal teste de tomada, o que não costumam fazer.
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Responder

Voltar para “Procura veículo eléctrico mas tem dúvidas? Coloque-as aqui”