Ajuda

Local ideal, para colocar dúvidas sobre Mota e/ou Carro Eléctrica/o
Responder

Autor do tópico
Novais
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: sexta nov 29, 2019 9:48 am

Ajuda

Mensagem por Novais »

Bom dia!
Sou novo neste fórum (já realizei a apresentação) e desde já dou os meus parabéns a esta iniciativa e aos seus utilizadores pela forma como partilham conhecimentos.
Escrevo este post porque encontro-me a estudar uma situação de possivel aquisição de uma VE:
Moro no litoral e por motivos profissionais terei de realizar todos os dias um total de 200km (100 - 100) direcção Trás-os-Montes, em auto estrada, e de inverno com temperaturas muitas vezes bem abaixo dos 10º. Tenho uma viatura diesel mas o custo total da viagem diária é muito elevado, então encontro-me a estudar a opção de aquisição de um veiculo eléctrico.
Irei ter no local de trabalho um posto de carregamento gratuito, então pensei em veiculos que pudessem fazer o trajecto diário de forma a carregá-lo quase sempre no trabalho, o que implica uma autonomia razoavel que possa 'absorver' factores como temperaturas frias de inverno, circular em auto estrada e a degradação natural da bateria.
Uma caracteristica que julgo ser imprescendivel é a bateria ter um sistema de gestão térmica, com refrigeração liquida de forma a evitar ao máximo a degradação da mesma, mesmo que não pense em realizar carregamentos rápidos.
Pelo que estive a ver no mercado neste momento, o mais acessivel seria o Peugeot 208, no entanto temo que a sua autonomia no pior das situações que descrevi acima, com uma certa degradação, AE e inverno, já não consiga fazer os 200km, mas para uma bateria superior (outro modelo) os valores disparam para mais de 7000€, valor esse que seria sempre superior a eu ter de carregar a bateria numa determinada percentagem em casa e depois carrega-lo novamente no trabalho. Esta parte para mim preocupa-me pois irei fazer cerca de 45.000km/ano durante vários anos, o motor sei que aguenta mas a bateria na sua autonomia e numero de ciclos de carregamento é que para mim é uma icógnita.
Estarei a fazer o raciocinio correcto? o que acham? Seria melhor outro veiculo eletrico?

Obrigado desde já pela ajuda que me possam facultar!


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Ajuda

Mensagem por APHenriques »

Não fosse teres dito que tinhas possibilidade de carregar gratuitamente no trabalho eu diria para veres se não passas nesse percurso junto a um posto de GNC.
Existe no Porto, Vila Real e Mirandela.

Sendo elétrico para 200 kms de AE e contando com frio... existe algumas opções, mas haverá possibilidade de também carregares em casa durante a noite?
Isto permitirá não estar tão dependente de uma grande autonomia e tem sempre energia durante o fim de semana.

Quanto ao tipo de sistema de controlo de temperatura da bateria... não é assim tão importante e pode encarecer desnecessariamente. Isso é importante para carregamento rápidos, mas os fabricantes estão a tentar sensibilizar os clientes de que não devem usar essa opção. No caso do novo ZOE, por exemplo, a possibilidade de carregar em PCR é um extra que tem de ser pago a parte (950€)

Além disso os carregamentos em PCR são economicamente inviáveis salvo alguma exceção com preços especiais.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16140
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Ajuda

Mensagem por serges »

Boas...

Tenho algumas sugestões mas deixo os restantes utilizadores poderem dar ideias...

Mas passa por Renault, Hyundai, Peugeot, opel e Kia... depende agora do orçamento...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
Novais
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: sexta nov 29, 2019 9:48 am

Re: Ajuda

Mensagem por Novais »

"Quanto ao tipo de sistema de controlo de temperatura da bateria... não é assim tão importante e pode encarecer desnecessariamente. Isso é importante para carregamento rápidos"
Do que andei a ler, fiquei com a ideia que um bom sistema de controlo de temperatura faz com que a bateria não se degrade tão rápidamente, à parte claro está dos carregamentos rápidos e da própria de realizar os carregamentos. Tanto que a Tesla usa esse mesmo argumento a seu favor na vida útil dos seus veiculos.
Tanto que achei curioso a Renault com a nova versão do ZOE ter passado de um sistema de refrigeração passivo, vulgo ventoinhas para um sistema activo com uma bomba de calor a ventilar a bateria, que segundo um engenheiro da marca, foi a melhor relação custo/beneficio.
Mas estou aqui para aprender mais sobre o assunto! e já agora, obrigado pelo vosso rápido feedback.

Avatar do Utilizador

becosemsaida
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 88
Registado: terça set 17, 2019 12:10 pm

Re: Ajuda

Mensagem por becosemsaida »

Boas,

200km diarias (100+100+ "voltinhas") e uma estimativa baixa. Certo que podes carregar no trabalho e em casa mas tem tambem em conta que o consumo e superior nas subidas, regen a descer, ainda por cima mencionas AE (nao vais a 60km/h) portanto teras um consumo "engracado" de energia......

Embora e uma opcao cara talvez o Jaguar I-Pace sera uma boa escolha. Eu fugia aos Zoe mas isso sou eu.

Beco
Prazer de conducao e ir pelo caminho mais longo para chegar ao destino.....

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16140
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Ajuda

Mensagem por serges »

Novais Escreveu: sexta nov 29, 2019 1:46 pm "Quanto ao tipo de sistema de controlo de temperatura da bateria... não é assim tão importante e pode encarecer desnecessariamente. Isso é importante para carregamento rápidos"
Do que andei a ler, fiquei com a ideia que um bom sistema de controlo de temperatura faz com que a bateria não se degrade tão rápidamente, à parte claro está dos carregamentos rápidos e da própria de realizar os carregamentos. Tanto que a Tesla usa esse mesmo argumento a seu favor na vida útil dos seus veiculos.
Tanto que achei curioso a Renault com a nova versão do ZOE ter passado de um sistema de refrigeração passivo, vulgo ventoinhas para um sistema activo com uma bomba de calor a ventilar a bateria, que segundo um engenheiro da marca, foi a melhor relação custo/beneficio.
Mas estou aqui para aprender mais sobre o assunto! e já agora, obrigado pelo vosso rápido feedback.
Eu continuo a achar que a temperatura é muito importante na Vida das baterias... seja o frio ou o quente... tudo ajuda a degradar e a diminuir o tempo de vida da bateria...
Olho para o ampera, este tem um enorme buffer escondido e uma degradação baixíssima, kia e Hyundai perceberam e bem a diferença de aquecer ou arrefecer as baterias para uma temperatura optima e aí aumentarem a autonomia e a vida das mesmas...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Ajuda

Mensagem por jmlflorencio »

Eu acho essencial a gestão activa de temperatura da bateria. Caso contrário, com 40.000 km anuais de A.E., a degradação deve ser brutal...

De resto, as cargas no trabalho são a que potência? É que para abastecer 200 km a ritmos de AE (20 kWh/100km? 25?) num dia de trabalho (9h), já não pode ser numa tomada normal de 16A...

Eu avançaria para um modelo com bateria de 60 kWh para cima. Actualmente não há muita escolha, não sei que modelos surgirão em 2020 (e com que disponibilidade/tempo de espera pela encomenda)...


Autor do tópico
Novais
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: sexta nov 29, 2019 9:48 am

Re: Ajuda

Mensagem por Novais »

jmlflorencio Escreveu: sexta nov 29, 2019 3:52 pm Eu acho essencial a gestão activa de temperatura da bateria. Caso contrário, com 40.000 km anuais de A.E., a degradação deve ser brutal...

De resto, as cargas no trabalho são a que potência? É que para abastecer 200 km a ritmos de AE (20 kWh/100km? 25?) num dia de trabalho (9h), já não pode ser numa tomada normal de 16A...

Eu avançaria para um modelo com bateria de 60 kWh para cima. Actualmente não há muita escolha, não sei que modelos surgirão em 2020 (e com que disponibilidade/tempo de espera pela encomenda)...
Ainda tenho de me informar sobre os carregadores no trabalho.
Em relação a novos veiculos a serem lançados creio que o unico economicamente interessante será o VW ID.3 first edition com 58kWh, mas a data de disponibilidade para venda é incerta ainda excluindo as primeiras unidades de lançamento já reservadas.
Relativamente ao percurso de AE em 'montanha', corrijam-me por favor se estiver errado, imaginava que seria lógico o aumento enorme no consumo ao subir, mas que as descidas permitiriam uma regeneração também generosa,isto é, por exemplo, neste momento no meu automovel diesel faço as longas subidas do percurso a uma média em torno dos 11-12 l/100km, mas ao descer praticamente não toco no acelerador, ficando a média da subida/descida equilibrada. No fundo esperava um comportamento algo parecido no EV, claro que não esperando que a regeneração devolvesse a totalidade da energia mas algo do tipo 60%-40%.

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Ajuda

Mensagem por Mumia »

toda a temperatura seja alta ou baixa faz sempre diferença...

efectivamente há certamente muitos VE's que o fazem... Coloco a questão do porquê de apenas carregar num dos sitios? pq não carregar em casa também? menor ciclo de descarga menor degradaçao da bateria, que não gostam de ciclos profundos.

Uma gestão como carregar nos dois locais de destino (casa e trabalho) penso que teria aí um carro para durar e claro poupar muito € comparativamente com um diesel, mas nada como fazer umas viagens com um em teste drive e confirmar..
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km


Autor do tópico
Novais
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: sexta nov 29, 2019 9:48 am

Re: Ajuda

Mensagem por Novais »

Mumia Escreveu: sexta nov 29, 2019 5:35 pm toda a temperatura seja alta ou baixa faz sempre diferença...
efectivamente há certamente muitos VE's que o fazem... Coloco a questão do porquê de apenas carregar num dos sitios? pq não carregar em casa também? menor ciclo de descarga menor degradaçao da bateria, que não gostam de ciclos profundos.
Pensei em carregar apenas no local de trabalho de forma a ter o minimo gasto financeiro com carregamentos durante a semana de noite em casa, mas de facto não considerei a questão dos ciclos profundos como fator de desgaste da mesma. Após uma pesquisa sobre essa questão, verifico que o ideal para a bateria seriam ciclos de 80%->20%.
E sim, o carro terá de ser um para durar, visto que esta questão dos 200km/dia será por tempo indefinido e em 5 anos terei realizado cerca de 250.000km, logo terá de ser um carro fiável e terei de tratar da bateria com o maior 'carinho' possível... Daí ficar com algumas reservas sobre os futuros veiculos que estarão prestes a sair para o mercado como o caso do Peugeot 208, já não basta um condutor dum veiculo electrico ser ainda uma especie de cobaia no mundo da mobilidade como ainda ter de ser uma cobaia num veiculo acabado de ser lançado no mercado.

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1231
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Ajuda

Mensagem por zeuz »

Bem vindo e parabéns pelo raciocínio!

Eu sugiro um Tesla Model S, usado.

Sendo que vais fazer todo o percurso em AE, é importante que escolhas um VE eficiente para obteres bons consumos. O ZOE não é um exemplo de eficiência no consumo e o Citroën DS3 e-tense também não. No campo oposto estão o Hyundai Kona e os Tesla.

Dado que vais fazer 45.000km / ano, quanto mais alargada for a garantia, tanto melhor! A garantia para a bateria costuma ser de 8 anos ou 160.000km. A parte motriz fica-se pelos 2 anos de lei, mas no caso dos Model S a garantia da parte motriz é vitalícia.

Se puderes chegar a um Tesla Model S usado, será a tua melhor opção!
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1231
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Ajuda

Mensagem por zeuz »

Lê este tópico:
Tesla model 3 SR+ vs Hyundai kauai

https://r.tapatalk.com/shareLink?share_ ... Ft%3D21884

As informações que lá constam também interessam ao teu caso.


Sent from my iPhone using Tapatalk
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Ajuda

Mensagem por APHenriques »

Novais Escreveu: sexta nov 29, 2019 4:16 pm Relativamente ao percurso de AE em 'montanha', corrijam-me por favor se estiver errado, imaginava que seria lógico o aumento enorme no consumo ao subir, mas que as descidas permitiriam uma regeneração também generosa,isto é, por exemplo, neste momento no meu automovel diesel faço as longas subidas do percurso a uma média em torno dos 11-12 l/100km, mas ao descer praticamente não toco no acelerador, ficando a média da subida/descida equilibrada. No fundo esperava um comportamento algo parecido no EV, claro que não esperando que a regeneração devolvesse a totalidade da energia mas algo do tipo 60%-40%.
Podes contar com a regeneração sim... essa é uma das principais vantagens dos EV ou HEV.
Como já referi lá bem em cima... o ideal é carregares em casa e no trabalho. Isso permite não fazeres um investimento tão grande numa bateria cara e pesada... e se um dia tiveres de a substituir não ter um custo tao elevado.
Repara que o peso é o pior inimigo da eficiência.... no caso de muita AE a aerodinâmica também é importante, mas as diferenças entre automóveis (não SUV) não é significativa.

Carros que me parecem ser interessantes são os novos Peugeot 208 e o Opel Corsa.
A não ser que sejas como eu, que só gosto de carros grandes. ;)

Todos os carros tem o sistema de controlo de temperatura da bateria adequado a utilização normal.... e reforçado a quando as cargas rápidas.
Mas cargas rápidas é para evitar.

Responder

Voltar para “Procura veículo eléctrico mas tem dúvidas? Coloque-as aqui”