Carregador para VE

Local ideal, para colocar dúvidas sobre Mota e/ou Carro Eléctrica/o

JLMF
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 48
Registado: sexta jun 27, 2014 9:46 pm

Re: Carregador para VE

Mensagem por JLMF »

Já tenho, uma delas assistida, obrigado, aconselho; se tiveres podes aferir a carga, com um pouco de sorte e se a bateria for boa, normalmente são todas de base 18650 resta saber a qualidade e gestão, vais constatar numa carga completa que na tomada contabilizas mais electrões que a capacidade total da bateria considerando a segurança e a capacidade útil e nem precisas que cada célula ultrapasse os 4.1 V, (3.7 nominal, 4.2 máx). Ninharias mas podes crer por experiencia própria que entre uma Decathlon, a 940 por exemplo e uma Stromer tens diferenças mesmo utilizando células da igual origem, não me recordo se é o caso.

O capacete é como o cinto de segurança, sempre. ;)


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Carregador para VE

Mensagem por APHenriques »

Entretanto também fiquei curioso sobre as versões R90 e Q90. Admito que nem sabia que existia essa distinção.

Como já disse, teoricamente um carregador trifásico é sempre melhor que um monofásico.
O problema é que todos os carros tem de carregar em monofásico. Em casa pouca gente terá, à partida, uma instalação trifásica, mas para quem tem um carro com esta capacidade ou mais que um eléctrico, pode justificar-se.
O caso do Zoe, tem um carregador interno trifásico que funciona também em monofásico... isto implica, teoricamente, menor eficiência em monofásico que um monofásico puro. E é inversamente proporcional à potência máxima do trifásico.
Isto explica a diferença entre o R90 e o Q90, pois pelas informações que encontrei o carregador AC do R90 foi limitado a 22kW, enquanto o do Q90 aceita a potência máxima de 43kW.

Por esta mesma razão, quase todos os VE recentes só tem carregador monofásico.
As excepções que encontrei foi o BMW i3 e o Tesla M3 mas limitados a 11kW, e mais alguns de alta potência. Até o Tesla X só usa 16,5kW.
Isto dá ao Zoe uma vantagem em carregamentos PCN e PCR AC.
Mas isso não significa obrigatoriamente uma menor eficiência energética global do carregamento monofásico do Zoe. Porque o que se perde no carregador pode-se ganhar na bateria, ou vice-versa.

Por isso que volto a insistir, o que interessa é a energia que pagamos na fonte e os quilómetros que fazemos.
Segundo as informações da WattsOn, sobre o consumo global que verificaram, o consumo do Zoe está abaixo dos 16kWh/100kms, ao contrário de Nissan Leaf e até do iOn. Suponho que o teste seja feito com rigor em condições iguais tanto de carregamento como de utilização.
Até o Twingo ZE tem um consumo superior ao Zoe.

Para além do Zoe, não encontrei nenhum outro carro que carregue AC a 43kW ou a 22kW. Conhecem algo?
Apesar dos muitos PCN 22kW e PCR 43kW, o mais provável é este tipo de carregadores ser completamente abandonado, até pela Renault em próximos modelos.

No meu concelho, dos 8 PCR (ainda nem todos a funcionar) só um tem AC a 43kW.

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1230
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Carregador para VE

Mensagem por zeuz »

A carregar a 22kWh em AC tens os ZOE, smart forfour, Kangoo ZE e Tesla Model S com dual charger.

A carregar a 11kWh em AC tens os BMW i3 94Ah/120Ah, Tesla Model 3, Mercedes-Benz B250 electric, DS 3 e-tense (opção), Opel e-Corsa (opção), Peugeot 208-e/2008-e (opção), Citroën ë-C4 (opção?) e Hyundai/KIA MY21

Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk

Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Carregador para VE

Mensagem por APHenriques »

zeuz Escreveu: domingo set 27, 2020 1:30 am A carregar a 22kWh em AC tens os ZOE, smart forfour, Kangoo ZE e Tesla Model S com dual charger.

A carregar a 11kWh em AC tens os BMW i3 94Ah/120Ah, Tesla Model 3, Mercedes-Benz B250 electric, DS 3 e-tense (opção), Opel e-Corsa (opção), Peugeot 208-e/2008-e (opção), Citroën ë-C4 (opção?) e Hyundai/KIA MY21

Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk
(Y)
No caso do Tesla Model S pensava que estavam todos limitados a 16,5kW
Interessante que a 11kW aparece apenas em opção em vários modelos. Faz todo o sentido.

E confirmas que a 43kW já não há nenhum?

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1230
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Carregador para VE

Mensagem por zeuz »


APHenriques Escreveu:
zeuz Escreveu: domingo set 27, 2020 1:30 am A carregar a 22kWh em AC tens os ZOE, smart forfour, Kangoo ZE e Tesla Model S com dual charger.

A carregar a 11kWh em AC tens os BMW i3 94Ah/120Ah, Tesla Model 3, Mercedes-Benz B250 electric, DS 3 e-tense (opção), Opel e-Corsa (opção), Peugeot 208-e/2008-e (opção), Citroën ë-C4 (opção?) e Hyundai/KIA MY21

Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk
No caso do Tesla Model S pensava que estavam todos limitados a 16,5kW
Actualmente os Model S e Model X carregam no máximo a 16,5kW.
A opção dual charger foi descontinuada.
APHenriques Escreveu: Interessante que a 11kW aparece apenas em opção em vários modelos. Faz todo o sentido.
Para os nossos tarifários, fazem sentido... em países com flat rate, não faz sentido gastar nesse opcional... Imagem

A percepção que tenho é que, para quem pode carregar na sua própria garagem, é indiferente carregar a mais que 30A monofásico ( ~6,6kW ). Para quem não pode, mais vale ir a um PCR e fazer como se faz com o abastecimento de gasolina/gasóleo, i.e., vai-se carregando consoante a necessidade. Com isso perdesse uma das vantagens do carro eléctrico, mas é o que temos... talvez quando deixe de haver VE's com carregador interno AC os que escrevem "carregar é em casa, na rua só necessidade/viagem" passem a pensar no que se paga em PCN...
APHenriques Escreveu: E confirmas que a 43kW já não há nenhum?
Tanto quanto sei, o ZOE era o único que carrega em AC a 64A trifásico. Isto se tiver o motor da Continental, que deixou de ser opção no novo ZOE .


Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk

Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Carregador para VE

Mensagem por Freddy_krueger »

É isso mesmo,

O Renualt Zoe que carregava a 43Kw, era com motor (que acho também fazia de inversor) Continental (Q90).... o motor Renault era o R##. Nos dias de hoje a solução COntinental foi abandonada

Este modelo com motor continental era bastante exigente da instalação...e deu bastantes problemas aos seus donos pois muitas vezes chegavam a um local e simplesmente não conseguiam carregar. Muitas vezes instalações estavam perfeitas e mesmo assim carros não carregavam...um stress
Também havia o mito urbano (ou talvez não seja mito), que eram estes Zoe's que bloqueavam muitos PCN/PCR's antigamente pois dava um determinado erro no carregamento e equipamento de carregamento bloqueava...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


NicolaMan
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: terça set 01, 2020 9:53 am

Re: Carregador para VE

Mensagem por NicolaMan »

Limitei a produção elétrica em casa ~ 10kW trifásico. Procurando carregador para equilibrar a carga elétrica automaticamente.
Pergunta: Alguém tem experiência com o ABB Terra AC?

https://chargingshop.eu/product/abb-ter ... -2-socket/


mafgod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 226
Registado: segunda nov 13, 2006 6:23 pm

Re: Carregador para VE

Mensagem por mafgod »

Atenção que essa box permite até 22kW trifásico.
Se estiver interessado envie msg privada, arranjo mais em conta wallboxes de carregamento.


PedroPinto
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: segunda fev 01, 2021 6:21 pm

Re: Carregador para VE

Mensagem por PedroPinto »

Boa tarde, estou a aguardar a entrega de um e2008 que possui capacidade de receber 11kw e apenas traz um cabo de carregamento de tomada "normal" - type 2.
Em casa (uma moradia) tenho uma instalação monofasica e estava a pensar colocar uma tomada CE16 com ligacao ao quadro e com respectivo diferencial e disjuntor.
A minha questao prende-se com a compra do cabo de carregamento. A minha ideia seria a de comprar um cabo portatil de 16A ou 32A e tambem o poder utilizar numa estacao de carregamento pública utilizando um adaptador para ficar type2-type2 ou tenho de ter um cabo dedicado para esse efeito?
Vale a pena comprar o cabo portatil trifasico 32A se tenho em casa apenas uma instalacao monofasica?
Qualquer sugestao de optimizacao de cabos é benvinda 😀😀
Desde ja o meu obrigado, pelas questoes basicas mas as duvidas sao imensas...


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Carregador para VE

Mensagem por Freddy_krueger »

Ora vamos por partes:

De certeza que carro não traz já cabo Type2-type2? Pensei que carros novos traziam.... Se não convém comprar um que dê para usufruir dos tais 11kw do carro, seja trifásico.

Quanto a casa... se equaciona colocar uma ficha CEE16, quer comprar um novo EVSE (portatil ou fixo vulgo wallbox) mais potente que o de origem? se sim, ideal a tal ficha cee16, e um EVSE regulável até 16amp.... pode ser útil para carregar mais rápido ou lento conforme consumo da habitação.

Ajudei?
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1230
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Carregador para VE

Mensagem por zeuz »


Freddy_krueger Escreveu: De certeza que carro não traz já cabo Type2-type2? Pensei que carros novos traziam....
O carro vai ser ( já foi? ) importado.
Lá fora o cabo de carregamento em postos públicos costuma ser opção, se bem que cá a moda está a pegar... pelo menos uma pessoa respondeu no grupo dedicado aos Peugeot e-208/e-2008 que o dele não veio com cabo e foi comprado ao representante nacional.


Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk

Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Carregador para VE

Mensagem por Freddy_krueger »

Granda cena.... ao menos nisso a nissan (ainda) não cortou....
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


mafgod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 226
Registado: segunda nov 13, 2006 6:23 pm

Re: Carregador para VE

Mensagem por mafgod »

@PedroPinto, manda-me uma mensagem priada que esclareço as tuas dúvidas com várias soluçõ€s :)


quimbarreiros2008
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: quinta fev 25, 2016 9:40 am

Re: Carregador para VE

Mensagem por quimbarreiros2008 »

mafgod Escreveu: quinta fev 04, 2021 3:06 pm @PedroPinto, manda-me uma mensagem priada que esclareço as tuas dúvidas com várias soluçõ€s :)
Olá mafgod. Também tenho interesse em soluções wallbox….será que pode ajudar-me? Obrigado


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Carregador para VE

Mensagem por Freddy_krueger »

quimbarreiros2008 Escreveu: quarta mar 16, 2022 10:50 am Olá mafgod. Também tenho interesse em soluções wallbox….será que pode ajudar-me? Obrigado
Consegue ajudar-te sim senhor... o @mafgod tem algumas soluções interessantes.... eu comprei-lhe um cabo EVSE ( a servir de wallbox mas sem aquela BOX grande na parede... toda a eletrónica - incluindo o regulador de amperagem é feito na tomada type2 que liga ao carro e liga numa tomada CEE16 à casa... ) já tenho para aí à 2 anos e funciona sem stresses... o carregador original da nissan desde que comprei este novo anda sempre no carro arrumadinho apenas para alguma eventualidade fora de casa...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


quimbarreiros2008
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: quinta fev 25, 2016 9:40 am

Re: Carregador para VE

Mensagem por quimbarreiros2008 »

Obrigado!ainda não tenho privilégios no fórum para enviar msg privada ao mafgod…


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Carregador para VE

Mensagem por Freddy_krueger »

Já o contactei e ele deve te contactar em breve... espero que possa ajudar.
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


mafgod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 226
Registado: segunda nov 13, 2006 6:23 pm

Re: Carregador para VE

Mensagem por mafgod »

Boas Quim.... se quiseres podes contactar-me pelo [email protected] :-)

Responder

Voltar para “Procura veículo eléctrico mas tem dúvidas? Coloque-as aqui”