Aquisição Renault Zoe (usado) Duvidas

Local ideal, para colocar dúvidas sobre Mota e/ou Carro Eléctrica/o
Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Aquisição Renault Zoe (usado) Duvidas

Mensagem por serges »

Olá

Bem vindo,

antes de mais passe na área das apresentações e fale nos um pouco sobre si!

Obrigado
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

pemifer
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 790
Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Aquisição Renault Zoe (usado) Duvidas

Mensagem por pemifer »

Há muitos carros importados porque se paga ZERO de impostos na importação e são carros que tiveram, em novos, preços de compra mais baixos que os carros em Portugal.
Por exemplo, em França, havia, não sei se ainda há, um subsidio de 6000€ para a compra de um elétrico novo.
Alem de que, no caso do Leaf, é um carro com muita fiabilidade.
Eu por exemplo, comprei o meu pela internet. (https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... =wisconsin)

O Leaf não tem "possíveis problemas de bateria ao longo da vida do carro."
O que acontece no Leaf, e em todos os carros elétricos, é que a bateria degrada, ou seja, perde capacidade.
A degradação é um acontecimento normal, natural e comum a TODAS as baterias de Lítio (incluindo telemóveis, portáteis, powerbanks, etc.).
A degradação é LENTA e GRADUAL. Não há SALTOS na degradação. Nenhum carro perde 5% ou 10% ou mais de um dia para o outro.
No Leaf é possível em qualquer momento ver a saúde da bateria (SOH) utilizando uma App (Leaf Spy).
Nos Renault acho que também é possível usando a App CANZE.

Infelizmente as marcas pouco se importam com o que acontece com os carro usados, e pior, pouco se importam em transformar os carros mais antigos em sucata.
Já havia histórias de problemas com a troca de baterias dos Renault Fluence ZE, apesar de as baterias serem em aluguer, isto é, os baterias são da própria Renault e mesmo assim há dificuldade na sua substituição.
O preço das baterias de substituição dos clones NUNCA foi baixo.
Agora a Nissan vem seguir o que fazem os outros pondo as baterias de substituição a preços estupidamente altos.
A alternativa será, cada vez mais, o aparecimento de baterias fora das marcas.

Quando estiver a analisar um carro para a compra, veja o SOH e a idade.
Veja quanto já perdeu de SOH e faça a extrapolação.
Por exemplo, o meu antigo Leaf perdeu 30% em 6 anos. Passou de 120, 130km de autonomia para 90, 100.
A degradação não é completamente linear mas é expectável que daqui a 6 anos terá perdido outros 30%.
Nessa altura, com 12 anos, fará 50 ou 60km.

Penso que não são estabelecidas normas de comportamento em relação à bateria.
Para reclamar uma bateria em garantia bastará que ela esteja abaixo de uma determinada capacidade, penso que 70%, ou que tenha uma avaria (muito raro acontecer, ainda por cima num usado; um defeito de fabrico na bateria será mais normal revelar-se nos primeiros anos de vida).


XUly
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: domingo out 20, 2019 10:14 am

Re: Aquisição Renault Zoe (usado) Duvidas

Mensagem por XUly »

Caro Pemifer.
obrigado pela resposta.
Quantos km tem feitos nesses 6 anos de carro elétrico?

Uma questão que também tenho é como estará o mercado de usados elétricos daqui 5 anos.
Pelo facto de a vida útil das baterias ir degradando é de esperar uma grande desvaolização dos carros elétricos em segunda mão.

Obrigado

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Aquisição Renault Zoe (usado) Duvidas

Mensagem por serges »

Hummm

Eu olho para os veículos que saíram em 2011 e faço esse mesmo estudo e posso concluir que não existe uma desvalorização brutal... mas sim as baterias vão se degradando ao que é normal que o preço também vá baixando já que o investimento para uma bateria nova vai ser avultado...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

pemifer
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 790
Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Aquisição Renault Zoe (usado) Duvidas

Mensagem por pemifer »

XUly Escreveu: terça out 22, 2019 4:41 pm Caro Pemifer.
obrigado pela resposta.
Quantos km tem feitos nesses 6 anos de carro elétrico?

Uma questão que também tenho é como estará o mercado de usados elétricos daqui 5 anos.
Pelo facto de a vida útil das baterias ir degradando é de esperar uma grande desvaolização dos carros elétricos em segunda mão.

Obrigado
Só ando de elétrico desde Maio de 2017, apesar de ter comprado o carro em Maio de 2016, mas o processo no IMT "SÓ" demorou 8 meses...
Fiz 27641km com o Leaf de 2013 de Maio de 2017 a Março de 2019 (20 meses; média 1382km/mês).
Com o Leaf de 2018 já fiz 13686 desde Março de 2019 (8 meses; média 1711km/mês).

Ninguém pode prever como estará o mercado daqui a 5 anos até para carros a combustão, que, a aumentar quantidade de restrições à sua circulação, prevejo que desvalorizem muito mais que os elétricos.
A não ser que queira mudar de um elétrico usado que comprar hoje, para um elétrico novo daqui a 5 anos, penso que não será motivo de preocupação.
Terá o mesmo problema, ou pior, se quiser trocar um diesel com 10 anos por um diesel novo, ou um diesel com 10 anos por um elétrico.
Imagine que compra hoje um Leaf 1 com 5 anos e com 100km de autonomia, daqui a 5 anos troca esse Leaf 1 com 10 anos e com 70km de autonomia, que desvalorizou, por um Leaf 2 com 5 anos e 170km de autonomia que também desvalorizou!
Eventualmente, graças às poupanças feitas, até poderá comprar um elétrico melhor.


XUly
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: domingo out 20, 2019 10:14 am

Re: Aquisição Renault Zoe (usado) Duvidas

Mensagem por XUly »

Tenho em vista um Leaf de 2017 com 107.000 km e com SOH de 83.7%.
Nâo é um desgaste já acentuado?


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Aquisição Renault Zoe (usado) Duvidas

Mensagem por Freddy_krueger »

Esse Leaf é 30kwh ou 24kwh?! Em 2017 vendiam-se os dois apesar de existirm na altura já mais 30 que 24...

Verificar também se carro fez (ou se precisa fazer pois nem todos precisavam), um update na nissan pois carro (30kwh) calculava mal SOH... esse valor pode aumentar após update...

Para 100kms, (a ser o 30kwh) carro parece que está bom, mas depende sempre do preço que vai dar por ele... +50.000kms ano é um bocadito....se for 24kwh, já é capaz de ser apertado para um recem-chegado à mobilidade elétrica (há maneras de melhorar eficiência que se aprendem com o tempo e que corpo interioriza), digo eu...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


XUly
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: domingo out 20, 2019 10:14 am

Re: Aquisição Renault Zoe (usado) Duvidas

Mensagem por XUly »

É um 30 kw que fez serviço uber.... :shock:

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Aquisição Renault Zoe (usado) Duvidas

Mensagem por serges »

XUly Escreveu: quinta out 31, 2019 12:36 pm É um 30 kw que fez serviço uber.... :shock:
Já deve ir na segunda bateria mas depende muito do utilizador que o teve... são suposições...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Aquisição Renault Zoe (usado) Duvidas

Mensagem por Freddy_krueger »

Pode ir na 1ª bateria mas ouvi dizer por aí (sem certeza) que carros que fizeram serviço TVDE perdem direito à garantia por uso profissional... nesse caso penso que tem de ser um muito bom negócio para compensar essa perda de garantia....
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


luisdacosta
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 571
Registado: sábado nov 23, 2013 8:36 pm

Re: Aquisição Renault Zoe (usado) Duvidas

Mensagem por luisdacosta »

Ola malta,
Desculpem vir furar aqui o tópico...
Como esta vida não pode ser só bicicletas eléctricas, ando a namorar um Renault Zoe, de 2015 com 18.000km e baterias proprias por 12.000€. Acham este preço normal ? Parece-me barato.... ou não ?

Abraços,
Luís Costa.

Avatar do Utilizador

pemifer
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 790
Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Aquisição Renault Zoe (usado) Duvidas

Mensagem por pemifer »

Eu acho qualquer Zoe muito caro devido à baixa fiabilidade e aos tempos de reparação.
Eu não compraria um.
Além da baixa fiabilidade têm ainda uma característica peculiar.
Os Zoe não carregam em qualquer lado, a instalação elétrica tem de estar impecável!
Até acontece não conseguirem carregar em postos públicos.
Se está mesmo decidido a comprar esse Zoe, primeiro leve-o até ao local onde pensa carregá-lo com mais frequência para ver se ele carrega.


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Aquisição Renault Zoe (usado) Duvidas

Mensagem por APHenriques »

pemifer Escreveu: sexta dez 06, 2019 6:24 pm Eu acho qualquer Zoe muito caro devido à baixa fiabilidade e aos tempos de reparação.
Eu não compraria um.
Além da baixa fiabilidade têm ainda uma característica peculiar.
Os Zoe não carregam em qualquer lado, a instalação elétrica tem de estar impecável!
Até acontece não conseguirem carregar em postos públicos.
Se está mesmo decidido a comprar esse Zoe, primeiro leve-o até ao local onde pensa carregá-lo com mais frequência para ver se ele carrega.
Já percebi que és anti-zoe... :)
Mas isso da instalação estar impecável.... acho muito bem. Se não está não deveria carregar carro nenhum.
O problema é que numa tradição muito portuguesa, é tudo feito de qualquer maneira. A maioria das casas já com uns anos não tem a ligação à terra boa. E se o carro deteta isso, tem mesmo que se recusar a carregar. Acho muito bem.
Na verdade nenhum equipamento elétrico deveria funcionar se a ligação a terra não estiver dentro dos valores corretos. A malta só apreende assim.
O problema é que a maioria das pessoas ia reclamar que os frigoríficos, maquinas de lavar, fogões, etc... nada funciona.
Assim, do mal o menos, é só o Zoe que não presta.

E eu nem gosto do Zoe. Espero melhor do Dácia EV... pelo menos o preço. :D

Avatar do Utilizador

pemifer
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 790
Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Aquisição Renault Zoe (usado) Duvidas

Mensagem por pemifer »

APHenriques Escreveu: sexta dez 06, 2019 8:50 pm Já percebi que és anti-zoe... :)
Mas isso da instalação estar impecável.... acho muito bem. Se não está não deveria carregar carro nenhum.
O problema é que numa tradição muito portuguesa, é tudo feito de qualquer maneira. A maioria das casas já com uns anos não tem a ligação à terra boa. E se o carro deteta isso, tem mesmo que se recusar a carregar. Acho muito bem.
Na verdade nenhum equipamento elétrico deveria funcionar se a ligação a terra não estiver dentro dos valores corretos. A malta só apreende assim.
O problema é que a maioria das pessoas ia reclamar que os frigoríficos, maquinas de lavar, fogões, etc... nada funciona.
Assim, do mal o menos, é só o Zoe que não presta.

E eu nem gosto do Zoe. Espero melhor do Dácia EV... pelo menos o preço. :D
Não percebeste nada!
Não sou anti-Zoe! Seria anti-Zoe se não tivesse conhecimentos e se falasse com base em achismos.
Acompanho os carros elétricos à 3 anos, li muito, aprendi muito e tenho opiniões com base naquilo que sei.
Não acreditem naquilo que eu digo, acompanhem os grupos e foruns de Renaults elétricos, como eu fiz, e tirem as vossas conclusões.

Para quem não gosta do Zoe, defendes-o muito bem!
É engraçado como não te coíbes de afirmar que as instalações elétricas e todos os outros modelos de carro elétricos e hibridos plugin, não prestam, e só o Zoe é que é bom!
Nem imagino o que dirias se gostasses do Zoe!
luisdacosta Escreveu: sexta dez 06, 2019 3:02 pm Ola malta,
Desculpem vir furar aqui o tópico...
Como esta vida não pode ser só bicicletas eléctricas, ando a namorar um Renault Zoe, de 2015 com 18.000km e baterias proprias por 12.000€. Acham este preço normal ? Parece-me barato.... ou não ?

Abraços,
Luís Costa.
O melhor conselho que lhe posso dar, para alem de levar o carro ao local onde pensa carregá-lo com frequência, é que procure informação sobre avarias e reparações de Zoes.
Procure também informação sobre problemas de carregamento com Zoes.


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Aquisição Renault Zoe (usado) Duvidas

Mensagem por APHenriques »

pemifer Escreveu: sexta dez 06, 2019 9:52 pm
Não sou anti-Zoe! Seria anti-Zoe se não tivesse conhecimentos e se falasse com base em achismos.
Acompanho os carros elétricos à 3 anos, li muito, aprendi muito e tenho opiniões com base naquilo que sei.
Não acreditem naquilo que eu digo, acompanhem os grupos e foruns de Renaults elétricos, como eu fiz, e tirem as vossas conclusões.
E fazes muito bem alertar...
Mas também sabes que o que aparece nos foruns e grupos sobre problemas é quando alguma coisa corre mal.
E quantos mais carros há mais provável haver carros com problemas.
E o Zoe é caro e muito básico. E como tenho dito e é comum a todos os EV, paga-se muito a bateria e pouco carro.
Mas o que vejo diariamente é muitos Zoe na minha zona... Alguns de empresas como a Delta outros de particulares que andam por aqui todos os dias e até são os únicos, pelo que parece que tiram proveito dos 22kW do único posto aqui próximo de mim.
pemifer Escreveu: sexta dez 06, 2019 9:52 pm Para quem não gosta do Zoe, defendes-o muito bem!
É engraçado como não te coíbes de afirmar que as instalações elétricas e todos os outros modelos de carro elétricos e hibridos plugin, não prestam, e só o Zoe é que é bom!
Nem imagino o que dirias se gostasses do Zoe!
Eu não compraria o Zoe para mim. Não gosto do carro. Mas vejo que pode ser uma boa opção para muita gente, pelo preço que aparecem em usados.
Não me dou bem com carros pequenos, mas reconheço vantagens. Agrada-me muito mais o novo Peugeot 208 ou o Opel Corsa ou mesmo os pequenos VW, seat e skoda que estão a chegar.
Por acaso estive a ver o novo Zoe, porque é vendido pelo meu concessionário Mitsubishi, mas sem qualquer interesse pessoal. Apenas estava a fazer tempo. :)

As instalações elétricas são um problema, seja por má estalação de origem ou por envelhecimento.
A casa onde vivo atualmente tem 20 anos, comprei há 5 anos. Sei que já teve ligação trifásica... mas quando comprei o Plug-in, antes de ligar na tomada onde ele estaciona no pátio, desmontei a tomada para ver o que estava lá dentro... e o que tinha era uns fios fininhos que já vinham de 3 outras tomadas da casa e o fio de terra estava lá mas nem estava ligado a nada. Isto para além dos contactos estarem oxidados... na minha zona tudo oxida.
Não sei se o carregador ia detetar o problema, pois eu próprio substitui tomada, fios diretos ao quadro com disjuntor e diferencial independente... aposto que não há Zoe nenhum que se recuse a carregar ali. :D

Mas acho muito bem que os sistemas dos carros controlem a qualidade da instalação. Pelo menos se a ligação a terra está boa e a temperatura na tomada. Os contactos oxidados por exemplo, provocam um aumento de temperatura na tomada devido a resistência e acabam por queimar.
Porque dos utilizadores devesse esperar sempre muita ignorância, nesta matéria. A maioria nem se dá ao trabalho de ver o manual.... e pelo menos nos carros produzidos no Japão não falta avisos sobre possíveis situações perigosas.
Já vi pessoas a usar extensões de rolo sem as desenrolar... por exemplo.
pemifer Escreveu: sexta dez 06, 2019 9:52 pm O melhor conselho que lhe posso dar, para alem de levar o carro ao local onde pensa carregá-lo com frequência, é que procure informação sobre avarias e reparações de Zoes.
Procure também informação sobre problemas de carregamento com Zoes.
É um bom conselho... mas verifiquem também a instalação onde ligam o carro.
Muita gente não tem noção, mas se houver um curto circuito durante o carregamento, numa instalação com uma ligação a terra deficiente ou inexistente... a descarga elétrica será através do corpo do primeiro que lhe tocar.... pelos pneus não passa nada.


luisdacosta
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 571
Registado: sábado nov 23, 2013 8:36 pm

Re: Aquisição Renault Zoe (usado) Duvidas

Mensagem por luisdacosta »

Ola malta,

Obrigado pelos comentários e opiniões... agora fiquei mais na dúvida.
Estou entre 2 carros. Renault zoe de 10/2015 com 18.000km com bateria propria, preço final de 11.000€. A outra viatura, Volkswagen e-up de 12/2013 com 60.000km, bateria propria e preço final de 11.500€.
Qual a vossa opinião ?

Se o administrador achar que devo começar discussão nova...

Luís Costa.


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Aquisição Renault Zoe (usado) Duvidas

Mensagem por APHenriques »

Onde foste desencantar esse VW de 2013 ???
Eu referia-me aos novos, não aos antigos! Admito que não conheço o carro, mas é sem duvida muito mais limitado, esquece lá isso! :?

Mais caro, mais anos e mais quilómetros ???? estás a brincar certo?
Só porque é VW? Não esquecer que a fama de fiabilidade da VW deve-se ao Carocha, que era uma valente porcaria, mas não tinha nada para avariar. E mesmo o que tinha avariava :D
E eu até gosto de clássicos e até tive e restaurei alguns, mas carros a sério...

Outra coisa.... isso das baterias próprias é um pau de dois bicos, tens noção disso, certo?


luisdacosta
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 571
Registado: sábado nov 23, 2013 8:36 pm

Re: Aquisição Renault Zoe (usado) Duvidas

Mensagem por luisdacosta »

Ok. A minha ideia é o mais novo e menos km possível, sem preferência pelo modelo.
O Zoe, ou as pessoas adoram ou odeiam...fico sem saber. Quanto mais leio mais duvidas fico. Apesar de ser usado, ainda tem mais 1 ou 2 anos de garantia da Renault...e sem duvida é o mais estimado, com menos de 20.000km o uso do material é imperceptível.

Luís Costa.


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Aquisição Renault Zoe (usado) Duvidas

Mensagem por APHenriques »

E tens razão... quanto mais recente melhor.
Neste momento há muitos Zoe usados a bons preços.
Problemas técnicos, todos tem, de todas as marcas. Umas mais que outras. O nosso colega @pemifer diz que há muitos problemas com os Zoe e eu acredito, mas também já falei com várias pessoas satisfeitos.
Nunca tive nenhum que me disse-se pessoalmente mal do Zoe, e já tive quem esteja descontente com os BMW i3, por exemplo. Cada caso é um caso.
Até no Outlander vejo pessoas fazer criticas a coisas que para mim não fazem sentido... há de tudo.

Atenção a bateria. Ao contrário da maioria das pessoas eu sempre vi com bons olhos a opção do aluguer da mesma.
Há quem discorde pois diz logo que isso é um custo desnecessário... mas o custo existe sempre.

Eu não comprava um Zoe para mim, pois a minha estatura não se dá bem com carros pequenos, mas comprava para um membro da família.
Mas dificilmente compraria um carro de 2015 com bateria.... optaria de certeza pelo aluguer.
Mas cada caso é um caso e cada um sabe de si.

quantos kms esperas fazer mensal?


luisdacosta
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 571
Registado: sábado nov 23, 2013 8:36 pm

Re: Aquisição Renault Zoe (usado) Duvidas

Mensagem por luisdacosta »

Boas,

Espero fazer 70km diários... 1500km pôr mês.
Apenas considero este zoe porquê mesmo sendo de 2015 têm abaixo dos 20.000km.
Tenho em vista outro, de 2016 com 12.000km e que já aceita carregamento rápido, por mais 1000€.
Considero os Zoe porquê a oferta é maior.

Luís.

Responder

Voltar para “Procura veículo eléctrico mas tem dúvidas? Coloque-as aqui”