Aquisição Renault Zoe (usado) Duvidas

Local ideal, para colocar dúvidas sobre Mota e/ou Carro Eléctrica/o

Autor do tópico
Ivo®
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: quarta fev 20, 2019 12:04 am

Aquisição Renault Zoe (usado) Duvidas

Mensagem por Ivo® »

Boas!

Apos alguma ponderação, tenho em vista "trocar/vender" um veiculo a diesel e adquirir um elétrico (será o segundo carro para andar nas voltas e pela cidade).
A escolha recai sobre o ZOE, visto ser o carro que a esposa mais gosta.
Será para efectuar em media uns 35/40Km diários (ir e vir para o trabalho, ir as compras e buscar a filha ao colégio etc...).

As duvidas que estou a ter de momento e visto que são veículos, que requerem outra atenção, na altura da aquisição (falando de usados).
Será que me poderão ajudar o que terei de ter atenção ou não?
De momento e visto que será da venda de um veiculo a diesel e aquisição do ZOE, com esse mesmo valor. Apenas poderei ir para usados dos anos de 2013/14 ou 15 em que as bateria são de 22Kw (autonomia real a rondar os 130 e 170Km), conforme degradação das mesmas e condução.
A maior parte as baterias são de aluguer, isso não é problema e até poderá não me deixar tão preocupado se acontecer algo, com as mesmas, ou mesmo a sua degradação (espero não estar errado).
Já vi ZOE a serem vendidos por 7500€ ou 12000€ (isto carros do mesmo ano apenas difere a quilometragem e talvez a versão) é normal?

O carro será carregado maioritariamente em casa. Mas todos os ZOE que tenho visto, apenas tem um cabo:

https://www.speakev.com/proxy.php?image ... 57b182c397

O que esta na direita (o cabo de rua), apenas vi um, com o dito carregador de casa, mas este deverá demorar muito a carregar, pelo que vi.

Tenciono por uma Wallbox, mas não seria logo na aquisição.

Que maneiras há, para durante uns tempos contornar esse "problema"?
Eu tenho box, que tem tem tomadas e quadro próprio (disjuntores de 16A) que liga por sua vez ao quadro (contador) do apartamento.
Tenho contratado uma tarifa Bi-horaria de 5,75 kVA. É preciso mais?

Adquirindo uma tomada Green up ajudará? mas como ligo o cabo de rua a essa mesma tomada?

Será algo tipo isto:

http://store.ecowatt.pt/socket-format-a ... de-tomada/

Esta são algumas das duvidas de um leigo a entrar neste "mundo".

todas as dicas e conselhos são bem vindos :D

Obrigado,

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Aquisição Renault Zoe (usado) Duvidas

Mensagem por Emanuel Couto »

Tópico movido para a secção das dúvidas.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Aquisição Renault Zoe (usado) Duvidas

Mensagem por jmlflorencio »

Bateria em aluguer? Isso não vai encarecer a utilização do veículo?

E não há mesmo veículos com bateria em propriedade (nunca olhei muito para os anúncios dos ZOE)? Não será essa a razão para a discrepância nos preços?

Avatar do Utilizador

pemifer
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 790
Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Aquisição Renault Zoe (usado) Duvidas

Mensagem por pemifer »

Investigue bem os problemas que os ZOE dão.
O problema mais frequente, que nem sequer se pode considerar grande problema, é que os Zoe são esquisitos a carregar.
Com certeza aparecerá por aqui alguém a dizer que é só determinado ano, determinada versão, eu não sei esses pormenores, só sei que alguns são esquisitos a carregar.
Se vai comprar experimente tentar carregá-lo em casa antes de o comprar. Seria muito mau comprar um carro que depois não conseguia carregar em casa.
Tirando isso, os carros elétricos são muito fiáveis e honestos. Se der uma volta com o carro e não detetar nada, não tem problemas escondidos.
Eu nunca compraria com aluguer de bateria. Vai-se a poupança para o aluguer.
Uma tomada greenup é uma tomada shucko de melhor qualidade. Eu sugiro que compre uma tomada CE16A e com a diferença de preço vá jantar fora.
Gostava de poder ajudar em relação aos cabos mas não consegui ver a foto.
Na generalidade, há 2 cabos.
O EVSE e o Menekes (ou tipo 2).
O EVSE é aquele cabo que permite carregar o carro numa tomada caseira.
Tem uma eletrónica acoplada que informa o carregador do carro acerca da potência disponível.
O menekes ou tipo 2 é aquele cabo que permite carregar nos carregadores públicos ou em algumas wallbox sem cabo (funcionam como tomada).
O cabo menekes não tem a eletrónica acoplada que falei antes porque essa eletrónica está no posto de carregamento ou wallbox. O cabo menekes para alem de fornecer eletricidade ao carro também fornece informação.


apmendes
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 93
Registado: terça mai 03, 2016 10:33 am

Re: Aquisição Renault Zoe (usado) Duvidas

Mensagem por apmendes »

A fazer uma média de 30 km dia (já é inferior aquela que indicas), vais fazer 900 Km mês o que dá mais de 10.000 km ano. Segundo a marca para essa quilometragem anual vais pagar 119€ mensais de aluguer de baterias.
https://autoclube.acp.pt/lancamentos/en ... para-o-zoe
Faz bem as contas, mas não me parece que seja muito boa ideia.


Autor do tópico
Ivo®
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: quarta fev 20, 2019 12:04 am

Re: Aquisição Renault Zoe (usado) Duvidas

Mensagem por Ivo® »

Emanuel Couto Escreveu: quarta fev 20, 2019 1:58 pm Tópico movido para a secção das dúvidas.
Obrigado! (Y)


Autor do tópico
Ivo®
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: quarta fev 20, 2019 12:04 am

Re: Aquisição Renault Zoe (usado) Duvidas

Mensagem por Ivo® »

apmendes Escreveu: quarta fev 20, 2019 5:22 pm A fazer uma média de 30 km dia (já é inferior aquela que indicas), vais fazer 900 Km mês o que dá mais de 10.000 km ano. Segundo a marca para essa quilometragem anual vais pagar 119€ mensais de aluguer de baterias.
https://autoclube.acp.pt/lancamentos/en ... para-o-zoe
Faz bem as contas, mas não me parece que seja muito boa ideia.
Obrigado, pela ajuda e chamada de atenção pelo gasto mensal.
Mas, o carro será comprado usado e quase todos eles não tem baterias "próprias". Os que não os tem são muito acima do que pretendo, de momento.
A compra do mesmo não irá ter "custo", visto que será adquirido com o valor da venda de um veiculo a diesel, que irei vender e ainda sobrará algum para por a Wallbox.

http://info.rnportugal.com/docs/Grelha_ ... 062017.pdf

O valor que me foi apresentado, para o aluguer da baterias, foi o que está no link em cima... nada a ver com os 119€ (119€ é para km ilimitados atualmente), que indica.
Pagando os 69€ (para efetuar até 7500km) e mesmo que faça mais 2500km (pagarei por esse excesso 125€ - 0,05€ por Km).

Eu fiz as contas a longo prazo e não logo no ato da compra que poderá acarretar mais gastos.
(falo em despesas de manutenção de um veiculo diesel, IUC, o custo por 100Km, para não falar que não poluirá como um veiculo diesel e será um experiência diferente, deduzo eu).


Autor do tópico
Ivo®
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: quarta fev 20, 2019 12:04 am

Re: Aquisição Renault Zoe (usado) Duvidas

Mensagem por Ivo® »

pemifer Escreveu: quarta fev 20, 2019 5:12 pm Investigue bem os problemas que os ZOE dão.
O problema mais frequente, que nem sequer se pode considerar grande problema, é que os Zoe são esquisitos a carregar.
Com certeza aparecerá por aqui alguém a dizer que é só determinado ano, determinada versão, eu não sei esses pormenores, só sei que alguns são esquisitos a carregar.
Se vai comprar experimente tentar carregá-lo em casa antes de o comprar. Seria muito mau comprar um carro que depois não conseguia carregar em casa.
Tirando isso, os carros elétricos são muito fiáveis e honestos. Se der uma volta com o carro e não detetar nada, não tem problemas escondidos.
Eu nunca compraria com aluguer de bateria. Vai-se a poupança para o aluguer.
Uma tomada greenup é uma tomada shucko de melhor qualidade. Eu sugiro que compre uma tomada CE16A e com a diferença de preço vá jantar fora.
Gostava de poder ajudar em relação aos cabos mas não consegui ver a foto.
Na generalidade, há 2 cabos.
O EVSE e o Menekes (ou tipo 2).
O EVSE é aquele cabo que permite carregar o carro numa tomada caseira.
Tem uma eletrónica acoplada que informa o carregador do carro acerca da potência disponível.
O menekes ou tipo 2 é aquele cabo que permite carregar nos carregadores públicos ou em algumas wallbox sem cabo (funcionam como tomada).
O cabo menekes não tem a eletrónica acoplada que falei antes porque essa eletrónica está no posto de carregamento ou wallbox. O cabo menekes para alem de fornecer eletricidade ao carro também fornece informação.
Olá pemifer,

Sim, ando a pesquisar, esses problemas ou que existe, pela internet, dai ter encontrado este fórum :) ;)
Sim, já li sobre esse tema, mas muitos indicam que poderá ser por uma instalação elétrica deficiente ou por não tem uma boa ligação à terra.
Seria ótimo, testar o carro em casa, mas alguns estão em stand's e não me deixam fazer esse teste :cry:
Sim, serão fiáveis e honestos como indica, mas ainda são veículos muito prematuros no mercado... Vejo, agora é que há um grande aumento de veículos a venda importados...
Sim, como já disse antes. Maior partes dos que estão a ser vendidos, tem apenas a compra com o aluguer de baterias.
Que tomada é essa CE16A? sou leigo nessa matéria, pode-me mostrar uma foto da mesma?

https://www.efimarket.pt/tomadas-industriais
Qual dessas é?

o cabo que dá para carregar em casa, muitos ZOE não o trazem (já vi um que tinha os dois). mas o que vejo mais é a de tipo 2.


Autor do tópico
Ivo®
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: quarta fev 20, 2019 12:04 am

Re: Aquisição Renault Zoe (usado) Duvidas

Mensagem por Ivo® »

jmlflorencio Escreveu: quarta fev 20, 2019 3:24 pm Bateria em aluguer? Isso não vai encarecer a utilização do veículo?

E não há mesmo veículos com bateria em propriedade (nunca olhei muito para os anúncios dos ZOE)? Não será essa a razão para a discrepância nos preços?
A maior parte dos que estou a ver, tem aluguer de baterias. ZOE de 2013 a 2015. Sim encarece, mas salvaguarda a bateria e assistência de mesma, em que a Renault garante o bom estado da mesma e abaixo dos 75% da capacidade da mesma, esta é trocada, sem qualquer custo.

Haver há, mas estão fora (de momento), para eu os adquirir ou me virar para um desses e se a bateria der problemas sairia do bolso. Sim, será uma das razões. Como a quilometragem, ano e se são ou não importados.


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Aquisição Renault Zoe (usado) Duvidas

Mensagem por Freddy_krueger »

Na minha opinião, aluguer de baterias muito raramente compensam... ideal será arranjar um Zoe (ou outro) sem esta modalidade.

Eles (Zoe) existem também sem esse aluguer mas tem de se pesquisar bem (um colega meu arranjou um desses sem aluguer).

De resto é o que já se colocou acima...

10.000kms ano dá uma média de poupança de combustivel (carrregando em casa) de ca. 1000 EUR face a um diesel fora IUC, manutenções e estacionamento (caso de LX).

Abraço e bboas compras...

Mais dúvidas apita...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Aquisição Renault Zoe (usado) Duvidas

Mensagem por Volt »

Mas a garantia no caso da compra ou aluguer de bateria não é exactamente a mesma? Porque diz que fica salvaguardado com o aluguer e não com a compra?

A minha ideia é que as grandes diferenças entre o aluguer (vitalício, certo?) e a compra é que, no aluguer somos obrigados a pagar faseadamente, nunca somos donos da bateria e ainda temos de pagar juros ao banco... Estarei errado em algo?

69€ por mês a cada 7500 KM ao ano são 11040€ a cada 100 mil KM. 11040€ parece-me caro, especialmente porque a diferença (em novo) entre comprar com ou sem bateria são menos de 7 mil € e a garantia duvido que seja inferior a 100 mil KM.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

pemifer
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 790
Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Aquisição Renault Zoe (usado) Duvidas

Mensagem por pemifer »

Ivo® Escreveu: quarta fev 20, 2019 11:41 pm Olá pemifer,

Sim, ando a pesquisar, esses problemas ou que existe, pela internet, dai ter encontrado este fórum :) ;)
Sim, já li sobre esse tema, mas muitos indicam que poderá ser por uma instalação elétrica deficiente ou por não tem uma boa ligação à terra.
Seria ótimo, testar o carro em casa, mas alguns estão em stand's e não me deixam fazer esse teste :cry:
Sim, serão fiáveis e honestos como indica, mas ainda são veículos muito prematuros no mercado... Vejo, agora é que há um grande aumento de veículos a venda importados...
Sim, como já disse antes. Maior partes dos que estão a ser vendidos, tem apenas a compra com o aluguer de baterias.
Que tomada é essa CE16A? sou leigo nessa matéria, pode-me mostrar uma foto da mesma?

https://www.efimarket.pt/tomadas-industriais
Qual dessas é?

o cabo que dá para carregar em casa, muitos ZOE não o trazem (já vi um que tinha os dois). mas o que vejo mais é a de tipo 2.
A tomada é esta https://mauser.pt/catalog/product_info. ... d=302-0062
em vez desta https://www.efimarket.pt/green-up
A diferença dá para um bom almoço, não?
Eu sugiro que entre para o grupo dos Zoe no facebook para perceber bem o que está a pensar comprar.
Não precisa de fazer teste nenhum especial, não deixam fazer test-drive?
Durante o test-drive, passa em casa e experimenta por o carro à carga, só para ver se carrega ou não, não será para carregar mesmo o carro...
Não tenha receio em relação à novidade.
Em relação ao Nissan Leaf, é um carro que anda por aí desde 2010 e sem problemas.
Há muitos importados porque há mais elétricos no estrangeiro do que em Portugal e nos países de origem receberam subsídios muito maiores do que em Portugal.
Se não me engano em França recebe-se 6000€ por comprar um elétrico novo.
Alem disso os 100% elétricos não pagam IA, ou seja, o preço final do carro é o preço de compra + transporte + legalização.

O cabo de carregar em casa, o EVSE, tem de vir com o carro. Se comprar o carro sem ele não vai conseguir carregar o carro. Um EVSE custa sempre mais de 300€.
Se lhe quiserem vender um carro sem EVSE têm de tirar logo à cabeça 500€ para comprar um EVSE.
Imagem


mafgod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 226
Registado: segunda nov 13, 2006 6:23 pm

Re: Aquisição Renault Zoe (usado) Duvidas

Mensagem por mafgod »

E creio que agregado a um aluguer de baterias, há a necessidade de um seguro à parte apenas para as baterias....


Autor do tópico
Ivo®
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: quarta fev 20, 2019 12:04 am

Re: Aquisição Renault Zoe (usado) Duvidas

Mensagem por Ivo® »

Freddy_krueger Escreveu: quinta fev 21, 2019 10:40 am Na minha opinião, aluguer de baterias muito raramente compensam... ideal será arranjar um Zoe (ou outro) sem esta modalidade.

Eles (Zoe) existem também sem esse aluguer mas tem de se pesquisar bem (um colega meu arranjou um desses sem aluguer).

De resto é o que já se colocou acima...

10.000kms ano dá uma média de poupança de combustivel (carrregando em casa) de ca. 1000 EUR face a um diesel fora IUC, manutenções e estacionamento (caso de LX).

Abraço e bboas compras...

Mais dúvidas apita...
Sim, seria sem duvida o ideal.
Mas, o que tenho estipulado, para gastar ,dá para um ZOE (é o modelo que foi escolhido), com aluguer de baterias. Não quero ter grandes poupanças, será mais para ter um carro mais ecológico e que a médio, longo prazo, não dê tantas chatices (como troca de embreagem, correias de distribuição, filtro de partículas, turbos, etc...). Apesar de ter sempre em pensamento que poupe algo, comparativamente a um veiculo de combustão.
Os que vi sem aluguer de baterias, são o dobro do que tenho estipulado, para a aquisição do mesmo e de momento prefiro canalizar esse dinheiro para outros fins.
Resta ver se faço um boa compra e não tenho chatices

Obrigado.


Autor do tópico
Ivo®
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: quarta fev 20, 2019 12:04 am

Re: Aquisição Renault Zoe (usado) Duvidas

Mensagem por Ivo® »

Volt Escreveu: quinta fev 21, 2019 12:42 pm Mas a garantia no caso da compra ou aluguer de bateria não é exactamente a mesma? Porque diz que fica salvaguardado com o aluguer e não com a compra?

A minha ideia é que as grandes diferenças entre o aluguer (vitalício, certo?) e a compra é que, no aluguer somos obrigados a pagar faseadamente, nunca somos donos da bateria e ainda temos de pagar juros ao banco... Estarei errado em algo?

69€ por mês a cada 7500 KM ao ano são 11040€ a cada 100 mil KM. 11040€ parece-me caro, especialmente porque a diferença (em novo) entre comprar com ou sem bateria são menos de 7 mil € e a garantia duvido que seja inferior a 100 mil KM.
Não tendo 100% de certeza, adquirindo as mesma a garantia vence passado um determinado período (anos e ou Km) e com aluguer, enquanto pagar, terá sempre garantia.
Eu, não irei comprar novo, será usado e tenho estipulado um valor para aquisição do mesmo, não é fixo, mas, para encontrar um com baterias próprias é o dobro, pelo que encontrei por cá. Agora, será com essa opção (aluguer de baterias). Num futuro próximo, logo se verá.
Mas, dou-lhe razão. ;) obrigado


Autor do tópico
Ivo®
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: quarta fev 20, 2019 12:04 am

Re: Aquisição Renault Zoe (usado) Duvidas

Mensagem por Ivo® »

mafgod Escreveu: quinta fev 21, 2019 4:22 pm E creio que agregado a um aluguer de baterias, há a necessidade de um seguro à parte apenas para as baterias....
Ainda aguardo resposta em relação a isso, no meu mediador de seguros. Mal, saiba algum poderei esclarecer. Ou se alguém souber...


Autor do tópico
Ivo®
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: quarta fev 20, 2019 12:04 am

Re: Aquisição Renault Zoe (usado) Duvidas

Mensagem por Ivo® »

pemifer Escreveu: quinta fev 21, 2019 1:26 pm
Ivo® Escreveu: quarta fev 20, 2019 11:41 pm Olá pemifer,

Sim, ando a pesquisar, esses problemas ou que existe, pela internet, dai ter encontrado este fórum :) ;)
Sim, já li sobre esse tema, mas muitos indicam que poderá ser por uma instalação elétrica deficiente ou por não tem uma boa ligação à terra.
Seria ótimo, testar o carro em casa, mas alguns estão em stand's e não me deixam fazer esse teste :cry:
Sim, serão fiáveis e honestos como indica, mas ainda são veículos muito prematuros no mercado... Vejo, agora é que há um grande aumento de veículos a venda importados...
Sim, como já disse antes. Maior partes dos que estão a ser vendidos, tem apenas a compra com o aluguer de baterias.
Que tomada é essa CE16A? sou leigo nessa matéria, pode-me mostrar uma foto da mesma?

https://www.efimarket.pt/tomadas-industriais
Qual dessas é?

o cabo que dá para carregar em casa, muitos ZOE não o trazem (já vi um que tinha os dois). mas o que vejo mais é a de tipo 2.
A tomada é esta https://mauser.pt/catalog/product_info. ... d=302-0062
em vez desta https://www.efimarket.pt/green-up
A diferença dá para um bom almoço, não?
Eu sugiro que entre para o grupo dos Zoe no facebook para perceber bem o que está a pensar comprar.
Não precisa de fazer teste nenhum especial, não deixam fazer test-drive?
Durante o test-drive, passa em casa e experimenta por o carro à carga, só para ver se carrega ou não, não será para carregar mesmo o carro...
Não tenha receio em relação à novidade.
Em relação ao Nissan Leaf, é um carro que anda por aí desde 2010 e sem problemas.
Há muitos importados porque há mais elétricos no estrangeiro do que em Portugal e nos países de origem receberam subsídios muito maiores do que em Portugal.
Se não me engano em França recebe-se 6000€ por comprar um elétrico novo.
Alem disso os 100% elétricos não pagam IA, ou seja, o preço final do carro é o preço de compra + transporte + legalização.

O cabo de carregar em casa, o EVSE, tem de vir com o carro. Se comprar o carro sem ele não vai conseguir carregar o carro. Um EVSE custa sempre mais de 300€.
Se lhe quiserem vender um carro sem EVSE têm de tirar logo à cabeça 500€ para comprar um EVSE.
Imagem
Obrigado,

Sim, poupa-se para um bom almoço (Y)
Basicamente é instalar essa tomada para que o cabo tipo 2, dar para ligar em casa (Y)
Já estou no grupo do facebook, obrigado pela dica. Quando mais soubermos melhor.
Ainda não fui a Renault marcar um test drive, logo por aí não poderei opinar.
Todos os carros que testei, eram de stand's e particulares e por azar não estavam perto da minha residência.
Sim, verdade. Um dos carros que testei, era de um francês (que legalizou cá um ZOE), e está a vender para ir buscar o mais recente, mas mencionou sobre esses valores praticados lá.
Verdade, tornam-se mais baratos a adquirir e a colocados em Portugal, comparativamente que um veiculo a combustão.
Mas, esse cabo não era adquirido a parte?
Muitos que vi, não possuem o cabo EVSE.
Ou isso ou instalar logo uma Wallbox então...


mafgod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 226
Registado: segunda nov 13, 2006 6:23 pm

Re: Aquisição Renault Zoe (usado) Duvidas

Mensagem por mafgod »

Ivo® Escreveu: quinta fev 21, 2019 11:30 pm
mafgod Escreveu: quinta fev 21, 2019 4:22 pm E creio que agregado a um aluguer de baterias, há a necessidade de um seguro à parte apenas para as baterias....
Ainda aguardo resposta em relação a isso, no meu mediador de seguros. Mal, saiba algum poderei esclarecer. Ou se alguém souber...
Informe-se também na RCI, aquela entidade que lhe vai emprestar a bateria e cobrar a mensaildade.
São eles que indicam que tipo de seguro tem de fazer ao bem deles (bateria).
Já li algures que o valor mensal do seguro é quase a mensalidade da bateria.... veja bem isso.


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Aquisição Renault Zoe (usado) Duvidas

Mensagem por Freddy_krueger »

My real 2 cents:

Com aluguer: Fuja... são mais baratos de adquirir porque o custo mensal acaba por ser igual ou superior a um diesel. VendÊ-lo daqui a uns anos vai ser impossível com essa responsabilidade mensal. No caso de uns Fluence ZE (veiculo já descontinuado na Europa) que andaram por aqui até li que apesar de obrigados a mudar bateria por degradação da mesma e isso estar em contrato, foram arrastando situação com barriga....enfim, acho que não merece mais comentários.

Se não puder comprar novo, compre usado (PT ou importado) mas sempre com bateria proprietária (pode sempre verificar com matrícula na RCI se esse modelo tem bateria de aluguer ou não, acho)

Boa sorte e não desista do VE... quem os tem não quer mais outra coisa. Por mim falo, ainda tenho um CI e um VE que normalmente conduzo sempre, mas quando tenho de pegar no CI, tudo me mete impressão (barulho, falta de potência, mudanças e embraiagem)... é como passar do presente para um passado longínquo e sem sentido...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

pemifer
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 790
Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Aquisição Renault Zoe (usado) Duvidas

Mensagem por pemifer »

Ivo® Escreveu: quinta fev 21, 2019 11:40 pm Obrigado,

Sim, poupa-se para um bom almoço (Y)
Basicamente é instalar essa tomada para que o cabo tipo 2, dar para ligar em casa (Y)
Já estou no grupo do facebook, obrigado pela dica. Quando mais soubermos melhor.
Ainda não fui a Renault marcar um test drive, logo por aí não poderei opinar.
Todos os carros que testei, eram de stand's e particulares e por azar não estavam perto da minha residência.
Sim, verdade. Um dos carros que testei, era de um francês (que legalizou cá um ZOE), e está a vender para ir buscar o mais recente, mas mencionou sobre esses valores praticados lá.
Verdade, tornam-se mais baratos a adquirir e a colocados em Portugal, comparativamente que um veiculo a combustão.
Mas, esse cabo não era adquirido a parte?
Muitos que vi, não possuem o cabo EVSE.
Ou isso ou instalar logo uma Wallbox então...
A tomada que indiquei (CEE) é para carregar usando o EVSE.
Para carregar com cabo tipo 2 tem de instalar uma wallbox, o que não aconselho, é mais caro que um EVSE e, no fim de contas, não passa de um EVSE agarrado a uma parede.
O cabo EVSE não é adquirido à parte. Vem sempre com o carro.
Reforço o que disse anteriormente pois penso que não fui explicito o suficiente. Quando escolher o ZOE que quer comprar, leve esse ZOE especificamente a casa para ver se carrega.
Mesmo que faça um test-drive a um ZOE qualquer, que por acaso até carrega em sua casa, não quer dizer que todos os ZOE carreguem.
Tem de experimentar exatamente o ZOE que quer comprar. Não compre sem experimentar o carregamento em casa.

Responder

Voltar para “Procura veículo eléctrico mas tem dúvidas? Coloque-as aqui”