Nissan LEAF 40kwh vs. Renault ZOE (Zen Z.E. 40 R110)

Local ideal, para colocar dúvidas sobre Mota e/ou Carro Eléctrica/o
Responder

Autor do tópico
PedroN1
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: segunda mai 10, 2021 6:14 pm

Nissan LEAF 40kwh vs. Renault ZOE (Zen Z.E. 40 R110)

Mensagem por PedroN1 »

Boa tarde! Tendo em conta um preço à volta dos 17.600€ para o Renault Zoe e de 22.400€ para o Nissan Leaf (já com subsídios, carros novos com bateria incluída), qual acham que seria a melhor opção?

O carro estaria destinado a fazer viagens de cerca de 60 e tal km diários (maioritariamente via rápida), 5 dias por semana (e, de vez em quando, algumas viagens mais longas ao fim de semana) na Ilha da Madeira.

Sei que acaba por ser algo difícil comparar, são carros diferentes (embora a autonomia seja semelhante entre eles), o Zoe é um carro mais "compacto", comparativamente ao Leaf que além de ter mais CV, é um carro mais familiar, mas tendo em conta a diferença de preço o que acham? Qualquer opinião é bem vinda...

Obrigado!


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Nissan LEAF 40kwh vs. Renault ZOE (Zen Z.E. 40 R110)

Mensagem por jmlflorencio »

Neste caso eu iria para o ZOE.

Eu não moro numa ilha, por isso posso estar a pensar mal nisto... Mas sempre vi os carros grandes como vantajosos para viagens longas.
Qual é a viagem mais longa que se pode fazer na Ilha Madeira?
Creio que se faz bem no Zoe, ou não?


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Nissan LEAF 40kwh vs. Renault ZOE (Zen Z.E. 40 R110)

Mensagem por Freddy_krueger »

Eu só fui aos Açores, mas fiquei com ideia que nas cidades, as ruas são muito apertadas...na Madeira igual, não? Nesse caso ia para o Zoe. Se precisares mais espaço (para 4 ou até 5 pessoas) e bagagem, sem dúvida o Leaf. No Leaf (nunca experimentei um Zoe a não ser à pendura) não há subidas... é só preciso carregar um pouco mais no pedal.... a condução tanto pode ser extra-suave como monstruosa... dos 0-100kmh :)
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
PedroN1
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: segunda mai 10, 2021 6:14 pm

Re: Nissan LEAF 40kwh vs. Renault ZOE (Zen Z.E. 40 R110)

Mensagem por PedroN1 »

Boas! Obrigado pelo feedback. Sim, as distâncias cá não são muito grandes, o maior problema são os declives acentuados, daí que as autonomias devam ser mais reduzidas comparativamente ao continente e Açores. Pois, a vantagem do Leaf é que tem mais espaço e a qualidade dos materiais de construção e nível tecnológico parece ser melhor... Em relação às baterias, em termos de durabilidade (estado a longo prazo), por exemplo, acham que um tem vantagem em relação ao outro? A questão é que se a diferença de preços fosse menor, sem dúvida, que ia para o Leaf. Mas tendo em conta que ainda é considerável, compensará optar pelo Leaf, sabendo que o Zoe, à partida, também serve o propósito?


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Nissan LEAF 40kwh vs. Renault ZOE (Zen Z.E. 40 R110)

Mensagem por Freddy_krueger »

Se diferença é considerável e não faz falta espaço extra vai para o Zoe...

Autoomia que perdes nas subidas, recuperas parcialmente em regeneração nas descidas.... como velocidade também normalmente mais reduzida, num ZOE 40 penso que podes contar com ca. 200kms autonomia, como o Leaf 40 na boa...sem grandes acelerações mas sem ser a pastar...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
PedroN1
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: segunda mai 10, 2021 6:14 pm

Re: Nissan LEAF 40kwh vs. Renault ZOE (Zen Z.E. 40 R110)

Mensagem por PedroN1 »

Freddy_krueger Escreveu: quarta mai 12, 2021 8:34 am Se diferença é considerável e não faz falta espaço extra vai para o Zoe...

Autoomia que perdes nas subidas, recuperas parcialmente em regeneração nas descidas.... como velocidade também normalmente mais reduzida, num ZOE 40 penso que podes contar com ca. 200kms autonomia, como o Leaf 40 na boa...sem grandes acelerações mas sem ser a pastar...
Pois, é isso. E em termos de degradação da bateria, tens ideia se, tendencialmente, esta será maior no Leaf ou no ZOE? Obrigado mais uma vez!


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Nissan LEAF 40kwh vs. Renault ZOE (Zen Z.E. 40 R110)

Mensagem por Freddy_krueger »

Neste caso (tanto quanto sei), penso que as 2 baterias sofrem um bocado pois nenhuma delas tem refrigeração liquida que é a mais eficaz... se isso é uma preocupação séria, tenta ir para soluções mais recentes como da PSA/Stellantis (Peugeot 208, 2008, citoen c4 e, DS 3 e tense, opel corsa e e mokkae) ou da Fiat (500e)... mas sinceramente, acho que nas ilhas o maior problema de qualquer carro (combustão ou elétrico) é mesmo a corrosão marítima...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
PedroN1
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: segunda mai 10, 2021 6:14 pm

Re: Nissan LEAF 40kwh vs. Renault ZOE (Zen Z.E. 40 R110)

Mensagem por PedroN1 »

Freddy_krueger Escreveu: sexta mai 14, 2021 4:02 pm Neste caso (tanto quanto sei), penso que as 2 baterias sofrem um bocado pois nenhuma delas tem refrigeração liquida que é a mais eficaz... se isso é uma preocupação séria, tenta ir para soluções mais recentes como da PSA/Stellantis (Peugeot 208, 2008, citoen c4 e, DS 3 e tense, opel corsa e e mokkae) ou da Fiat (500e)... mas sinceramente, acho que nas ilhas o maior problema de qualquer carro (combustão ou elétrico) é mesmo a corrosão marítima...
Certo, obrigado pela ajuda.


Arad
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 28
Registado: terça mai 20, 2008 7:00 pm

Re: Nissan LEAF 40kwh vs. Renault ZOE (Zen Z.E. 40 R110)

Mensagem por Arad »

Freddy_krueger Escreveu: sexta mai 14, 2021 4:02 pm Neste caso (tanto quanto sei), penso que as 2 baterias sofrem um bocado pois nenhuma delas tem refrigeração liquida que é a mais eficaz... se isso é uma preocupação séria, tenta ir para soluções mais recentes como da PSA/Stellantis (Peugeot 208, 2008, citoen c4 e, DS 3 e tense, opel corsa e e mokkae) ou da Fiat (500e)... mas sinceramente, acho que nas ilhas o maior problema de qualquer carro (combustão ou elétrico) é mesmo a corrosão marítima...
Neste caso, o melhor será um BMW i3. A bateria é refrigerada, degrada pouco, e pouco ou nada sofre com a corrosão. É construído em fibra de carbono e plástico.


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Nissan LEAF 40kwh vs. Renault ZOE (Zen Z.E. 40 R110)

Mensagem por Freddy_krueger »

Para mim único problema do I3 é eventuais custos.... seja um toque ou algo do género, e ou se vai a uma sucata ou os preços são de bradar aos céus... houve um jornalista inglês que vendeu o dele pois pediram-lhe salvoerro 1000libras (+1000eur) por um retrovisor....
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Arad
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 28
Registado: terça mai 20, 2008 7:00 pm

Re: Nissan LEAF 40kwh vs. Renault ZOE (Zen Z.E. 40 R110)

Mensagem por Arad »

Freddy_krueger Escreveu: terça jun 01, 2021 4:02 pm Para mim único problema do I3 é eventuais custos.... seja um toque ou algo do género, e ou se vai a uma sucata ou os preços são de bradar aos céus... houve um jornalista inglês que vendeu o dele pois pediram-lhe salvoerro 1000libras (+1000eur) por um retrovisor....
O retrovisor é partilhado com outros modelos. Há coisas mais agressivas.

Obviamente, ter um i3 sem seguro de danos próprios é uma insanidade.

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Nissan LEAF 40kwh vs. Renault ZOE (Zen Z.E. 40 R110)

Mensagem por rnlcarlov »

Já que falamos de i3, então os Ioniq também são excelentes, há carros com imensos kms sem degradação apreciável e não é tão caro a nível de peças como um i3. Eu já estraguei um retrovisor do meu, mas consegui mandar vir da Coreia por 200 e tal €.


Arad
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 28
Registado: terça mai 20, 2008 7:00 pm

Re: Nissan LEAF 40kwh vs. Renault ZOE (Zen Z.E. 40 R110)

Mensagem por Arad »

rnlcarlov Escreveu: quarta jun 02, 2021 11:48 am Já que falamos de i3, então os Ioniq também são excelentes, há carros com imensos kms sem degradação apreciável e não é tão caro a nível de peças como um i3. Eu já estraguei um retrovisor do meu, mas consegui mandar vir da Coreia por 200 e tal €.
Bem lembrado. Até o Soul pode ser interessante, para quem conseguir viver com a estética dele.

Um retrovisor para um i3 completo, aquecido, com a capa e parafusos, de origem, anda nos 500€. Não é barato, longe disso, mas não são 1000£...

Avatar do Utilizador

pemifer
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 790
Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Nissan LEAF 40kwh vs. Renault ZOE (Zen Z.E. 40 R110)

Mensagem por pemifer »

Eu não tenho boa impressão dos Zoe por causa da pouca fiabilidade que tinham, não sei se entretanto melhoraram.
Nunca compraria um Zoe!
A alternativa apresentada pelo rnlcarlov parece-me ser a melhor.
São carros mais caros precisamente porque são melhores.
Se comprar usado fica igualmente bem servido dentro da marca, e melhor servido do que qualquer outra marca.

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Nissan LEAF 40kwh vs. Renault ZOE (Zen Z.E. 40 R110)

Mensagem por rnlcarlov »

pemifer Escreveu: quarta jun 02, 2021 12:47 pm Eu não tenho boa impressão dos Zoe por causa da pouca fiabilidade que tinham, não sei se entretanto melhoraram.
Nunca compraria um Zoe!
Para mim o ponto mais negativo do zoe é a extrema sensibilidade à terra. Eu que faço várias fugas de fim de semana para vários locais, se tivesse um zoe ficava com o coração nas mãos se no sítio para onde ia não conseguia carregar numa ficha schuko.

Responder

Voltar para “Procura veículo eléctrico mas tem dúvidas? Coloque-as aqui”