[Ensaio](OutBack FLEXmax 80)

Ensaios - Produtos/Serviços
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

[Ensaio](OutBack FLEXmax 80)

Mensagem por Emanuel Couto »

Este ensaio é efetuado com o intuito de tornar a tarefa mais fácil a possíveis compradores e interessados neste equipamento, dando a opinião idónea de um cliente, que já tem o produto há algum tempo, (OutBack FLEXmax 80).

E não ter apenas as informações do fabricante, ou mesmo do vendedor, que claro que diz sempre que o seu produto é o melhor.


Falando um pouco das características do OutBack.

É sem dúvida um equipamento muito versátil, capaz de se adaptar a qualquer sistema de autoconsumo, podendo assim maximizar as nossas produções.

Ele consegue suportar correntes em contínuo até (80A) a (40graus).

Tensões (PV) até (150VDC).

Com uma faixa de tensões de carga muito alargada.
Tanto num sistema a (12V/24V/36V/48V/60V) ele vai sempre ter um bom aproveitamento do sinal (PV) com poucas perdas.


O limite de potência (PV) para os vários sistemas fornecida pelo fabricante.

Sistema a (12V) (1250Wp)
______________________________
Sistema a (24V) (2500Wp)
______________________________
Sistema a (36V) (3750Wp)
______________________________
Sistema a (48V) (5000Wp)
______________________________
Sistema a (60V) (6250Wp)
______________________________

(apesar de não serem as potências mais corretas para este conversor) mas depois falo disso, como também falarei da tensão (PV) mais aconselhada.


Com um um sistema de carregamento a (3) estágios.

(1) (MPPTBulk) neste estágio ele vai absorver e converter toda a energia dos painéis, num aproveitamento de quase (100%).

(2) (ABSORÇÃO) neste estágio, já há uma grande redução da corrente, para proteger as baterias, que pode ser definido pelo utilizador, ajustando uma determinada tensão por um determinado tempo.

(3) (FLUTUAÇÃO) é um estágio de manutenção, que também pode ser definido pelo utilizador, dependendo da carga que as baterias já têm, a corrente absorvida (apesar de não estarem carregadas a (100%) pode ser muito reduzida, e é neste estágio que sem dúvida "pode haver" mais perdas.
Pode haver, mas também pode não haver!
Se os consumos instantâneos forem suficientes para canalizar a restante corrente, as perdas podem ser muito reduzidas.
Será tudo uma questão de equilíbrio.

Atenção.
Convém consultar as especificações das baterias, tensão máxima de carga, temperatura etc.


Hardware.
É sem dúvida um ponto forte em relação aos concorrentes.

Com um grande lcd retroiluminado com (80) carateres, (4) linhas (20) carateres por linha.

Com um grande e espesso chassi de alumínio capaz de dissipar bastante calor.

Componentes eletrônicos de muito boa qualidade.
Citando alguns:
"Capacitores estabilizadores com grande capacitância, dois grandes indutores com fio de cobre, um grande relé de isolação (PV/BT);
Um relé auxiliar que pode ser definido para atuar um ventilador, ou outra coisa qualquer.
São apenas alguns de muitos e bons componentes que estão neste aparelho, sendo alguns de extrema importância.
Por exemplo, o relé de isolação que evita correntes de fuga quando não há luminosidade."


Em termos de Firmware.

Muito completo, e até acho muito intuitivo, com muitos parâmetros ajustáveis.

Com registos diários de produção.
Desde a corrente acumulada, corrente de pico, máxima tensão de entrada (PV), máxima potência de entrada em watts, total diário em watts.
Tensão máxima e mínima das baterias, tempo que o conversor esteve em absorção, tempo em flutuação.
Ele pode guardar estes registos nos últimos (128) dias.

E muitos mais ajustes, desde tensão de carga nos vários estágios, temporização de equalização das baterias, tempo de espera ao amanhecer, desconexão das baterias e muito mais.


Algumas observações.

A única crítica que tenho a fazer nem é sequer do conversor em si.
Mas sim das potências (PV) que o fabricante anuncia, que se seguimos à risca vamos ter problemas.

Por exemplo num sistema a (24V) o fabricante diz que podemos colocar uma potência (PV) de (2500Wp)

Os fabricantes de painéis fotovoltaicos, quando anunciam a potência em (watts).
Definem uma potência com os painéis em determinadas condições de luminosidade e temperatura, que podem ser muito diferentes das variações de luminosidade e temperatura que os mesmos vão sofrer durante o dia num ambiente real.

Digamos que temos (8) painéis de (250W)
(250W) (x) (8p)=(2000W).

(1) painel de (250W) com temperaturas baixas e uma boa luminosidade conseguindo uma potência (+) (5%).
Ora (250W) ( +) (5%)=(262,5W) (x) (8)=(2100W).
Teremos o acréscimo de potência de (100W) quanto mais painéis mais diferenças vão existir.

Sem falar dos picos, quando os painéis estão muito frios, e rapidamente ficam expostos a uma grande radiação, podem facilmente ultrapassar os (10%).
E se tivermos a potência (PV) indicada pelo fabricante, nestas alturas vai haver uma sobrecorrente entrando pelo conversor.

Referente à tensão (PV).

O fabricante anuncia (150V).
Mas se querem um conversor que dure muitos anos tentem não ir para estas tensões.
E não só, com uma diferença de potencial maior, vai haver mais perdas por efeito joule.

Quem optar por colocar painéis por exemplo de (24V) em série, não convém ultrapassar os dois painéis, cerca de (72V) no conversor.

Se colocarmos (3) painéis em série, a tensão vai logo para os (108V).
Portanto vai haver uma diferença de potencial de (93V) em relação à tensão de carga das baterias.
Quanto mais diferença de potencial entre os painéis e as baterias, maior serão as perdas (energia elétrica que será convertida em térmica)
Mais, vai exigir mais do conversor, mais stress dos componentes, diminuindo o tempo de vida do mesmo.

Ligações do conversor.

Alguns instaladores, não têm as ligações de maneira correta, e depois acontecem as coisas...
Não liguem os dois cabos dos painéis direto no conversor.
O (negativo) dos painéis deve ser conectado primeiro no (negativo) das baterias (terra) e só depois no conversor.

De resto, é um ótimo aparelho, que sem dúvida aconselho para sistemas isolados.

Haveria muito mais a falar sobre ele, só foquei alguns pontos.

Seria interessante que mais (utilizadores deste aparelho) relatassem a sua opinião acerca do mesmo.

Ou mesmo interessados em adquirirem um, colocarem algumas questões.

Boas produções...
Obrigado!
Anexos
(OutBack FLEXmax 80-1.jpg
(OutBack FLEXmax 80-1.jpg (146.52 KiB) Visto 12082 vezes
(OutBack FLEXmax 80-2.JPEG
(OutBack FLEXmax 80-2.JPEG (63.1 KiB) Visto 12082 vezes
(OutBack FLEXmax 80-3.JPG
(OutBack FLEXmax 80-3.JPG (73.5 KiB) Visto 12082 vezes
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: [Ensaio](OutBack FLEXmax 80)

Mensagem por MRider »

Porquê dizes que o negativo tem de ir primeiro as baterias ?
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: [Ensaio](OutBack FLEXmax 80)

Mensagem por serges »

Muito bom. Obrigado peli fantástico ensaio... outros se seguem...

Enviado do meu LG-D802 através de Tapatalk
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


accoelho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 482
Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm

Re: [Ensaio](OutBack FLEXmax 80)

Mensagem por accoelho »

Parabéns pelo trabalho que tiveste a por isso em português compreensível e pela tua experiência com o mesmo.
Como eu referi no desenvolvimento do meu sistema, o outback tem em atenção os Voc em frio.
Como todos os detalhes do outback, são assim um bocado pra experts e como eu ficamos meio sem perceber bem a coisa.
Venham aí os testemunhos de quem tem este produto.
Normalmente vou optar por um flexmax 80 pro meu sistema.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: [Ensaio](OutBack FLEXmax 80)

Mensagem por Emanuel Couto »

Obrigado Sérgio.
____________________________

Respondendo ao Mariano.
Por questões de segurança, e melhor escoamento da corrente fornecidas pelo campo solar, se os dois cabos forem conectados diretamente no conversor ele vai ficar mais exposto às variações da corrente de entrada (PV) que dependendo do que está (produzindo/consumindo) poderão haver grandes diferenças, e esta energia tem que ir para algum lado.

Pelo menos (1) outback já sofreu uma avaria (grave) que tudo leva a crer, pelo menos pelas informações que tive, devido a esta falha nas conecções...

Acima, mostro o esquema da maneira correta de fazer esta ligação.
__________________________________________

Obrigado accoelho.
Fazes muito bem em adquirir um conversor destes!
Se vais para o de (80A) tanto melhor!

Será interessante obter o feedback dos utilizadores do OutBack.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: [Ensaio](OutBack FLEXmax 80)

Mensagem por MRider »

Esta bem mas por 1 avariar não quer dizer que seja essa a causa da avaria.

O que tenho visto por é ligar directo a regulador MPPT, variações vai existir sempre . Por ex quando passa uma nuvem a frente do sol na primavera, tens um pico brutal.
Um regulador desse calibre deve aguentar isso não ?

Efectuaste algum teste ou medição nesse aspecto ?
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: [Ensaio](OutBack FLEXmax 80)

Mensagem por Emanuel Couto »

É sempre difícil apontar uma causa para uma avaria!
O certo é que depois do instalador ter modificando as ligações, o conversor nunca mais deu problemas.

Sim...., os picos podem ser brutais!
Tenho no meu sistema apenas (1920Wp) e a corrente já foi aos (74A) e o limite é (80A) agora imagina se tivesse a potência que o fabricante indica! (2500Wp) é só fazer as contas.

Por este fato aconselho a colocar menos potencial (PV).
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: [Ensaio](OutBack FLEXmax 80)

Mensagem por visitante1 »

É de facto um excelente regulador, muito fiavel.
Para aplicações mais precisas torna-se um pouco lento na regulação, mas só mesmo em situações especiais, ou seja permite que durante alguns ms e até ajustar a tensão deixe passar picos que no caso de regulação para 54,5V se registem valores de quase 70V!
(isto no caso do sol aparecer repentinamente)
Nesse caso tem que se contronar essa situação externamente. Acho que é uma situação comum a quase todos os reguladores.

No entanto não é grave para as aplicações que utilizamos!!!

Ainda vou ter pena desse regulador uma vez que devo abandonar o metodo que utilizo em breve.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


accoelho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 482
Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm

Re: [Ensaio](OutBack FLEXmax 80)

Mensagem por accoelho »

De salientar que no quick guide tem a ligação dos paineis directo(+ -) sem shunt.
E no manual tem shunt no - como referido pelo Emanuel Couto.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: [Ensaio](OutBack FLEXmax 80)

Mensagem por Emanuel Couto »

pnunes Escreveu: Para aplicações mais precisas torna-se um pouco lento na regulação, mas só mesmo em situações especiais, ou seja permite que durante alguns ms e até ajustar a tensão deixe passar picos que no caso de regulação para 54,5V se registem valores de quase 70V!
(isto no caso do sol aparecer repentinamente)
Nesse caso tem que se contronar essa situação externamente. Acho que é uma situação comum a quase todos os reguladores.

No entanto não é grave para as aplicações que utilizamos!!!
.
Desde já, o meu obrigado pelo teu testemunho como utilizador mais antigo deste equipamento (pelo menos aqui no fórum).

E vou responder, apesar de ainda estar a recompor-me desta terrível gripe que já me acompanha há quatro dias.

Referente a primeira questão!
Sim Paulo tens razão..., não falei destas pequenas falhas (e outras que não mencionaste) no meu teste a este produto, exatamente pelas razões, de que não me falaste delas quando me indicaste este conversor!
Já que possuías este equipamento há algum tempo, de certo que já tinhas dado por estas anomalias!

Porque é na altura da compra que o comprador está mais atento ao feedback do produto, e basta ouvir alguma informação negativa, desiste da compra, neste caso (injustificadamente).

E provavelmente na altura que me indicaste o conversor, se me tivesses falado destas anomalias, e como era um produto desconhecido pra mim, a juntar ao fato de que já tinha comprado (4) conversores inapropriados para o meu sistema, ainda pior!

E a minha intenção de não falar desta pequena anomalia, e outras que não referiste, foi apenas para não influenciar negativamente potenciais compradores, de pequenas falhar de comunicação entre (software/hardware) só são detectadas por pessoas mais atentas, que mexem naquilo tudo, testam as melhores configurações vezes sem fim, etc.

Até podia explicar as causas possíveis de algumas destas anomalias! Mas seria um texto muito extenso.... a ainda por por cima, não estar a (100%) das minhas capacidades físicas, não ajudam em nada.

E volto a utilizar uma frase que já se tornou clichê, que ainda não encontrei a máquina perfeita, nem mesmo na indústria dos computadores, onde são perfeitos para os utilizadores comuns, mas para os técnicos mais avançados, ainda estão muito longe da perfeição....
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: [Ensaio](OutBack FLEXmax 80)

Mensagem por visitante1 »

Viva Emanuel,
Nao falei nisso porque nao tinha sido detectado ainda por mim nem por quem o utilizou para o fim em que foi detectado.
Não considero isso uma anomalia grave, trata-se apenas de uma malha de regulaçãoq leva algum tempo a ajustar,
Não é caso isolado neste tipo de produto e por isso sera sempre um excelente regulador.
Cumps e melhoras para a tua saude!
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: [Ensaio](OutBack FLEXmax 80)

Mensagem por Emanuel Couto »

pnunes Escreveu: Cumps e melhoras para a tua saude!
Obrigado....., tenho que arribitar para a viagem.....
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Responder

Voltar para “Ensaios - Produtos/Serviços”