Plano Energético para Moradia nova

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.
Responder

Autor do tópico
Vsilva09
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: segunda ago 17, 2020 10:18 pm

Plano Energético para Moradia nova

Mensagem por Vsilva09 »

Olá. Vou construir uma casa nova e muito tenho procurado sobre quais as melhores soluções para ter uma casa energeticamente eficiente e sem grandes custos, escrevo este post para tentar perguntar a pessoas experientes nesta área e se as soluções que tenho pensadas são adequadas ou não.
A moradia tem cerca de 280m2 na zona de Viseu.
Pensei em colocar:
- Bomba de Calor com AQS e Piso radiante, com inverter para quente e frio;
- para o inverno e como quero ter lareira, colocar um recuperador de calor com depósito de água, para "ajudar" a bomba de calor a produzir calor para a casa sem tanto consumo. Ao mesmo tempo aproveitar a lareira, visto ter muita lenha facilmente disponível.
- sistema fotovoltaico com bateria, esta é a questão que me causa mais dúvidas, vários instaladores dizem que neste momento o custo benefício não é adequado, mas não sei se será também inexperiência nessa área, pois não conheço nenhuma casa na zona com bateria instalada. A empresa que neste momento me ofereceu melhor projeto foi a Ampere Energy, alguém tem alguma opinião dos sistemas deles?
Agradeço a ajuda de todos... E todas as sugestões são bem vindas...


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Plano Energético para Moradia nova

Mensagem por jmlflorencio »

Eles têm razão na parte da bateria, baixa de facto a rentabilidade do sistema (rentabilidade financeira).

E, se vai ter uma bomba de calor inverter ligada a piso radiante hidráulico, provavelmente nem precisará de bateria para absorver a produção fotovoltaica, no inverno (claro que depende do n° de painéis)...

No verão é que não sei o que poderá fazer à produção, as AQS não serão suficientes para a absorver. Vai ter AC para arrefecer, também?


accoelho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 482
Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm

Re: Plano Energético para Moradia nova

Mensagem por accoelho »

Se quer mesmo manter a lenha.
Eu colocaria tubos de vacuo, o recuperador iria dar apoio no inverno.
E no resto AC, quente ou frio em minutos.
Tudo o que é permutas de temperatura, leva tempo e consome energia.

O fotovoltaico, se for a contar os €€, colocar so o essencial, consumo directo.


Autor do tópico
Vsilva09
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: segunda ago 17, 2020 10:18 pm

Re: Plano Energético para Moradia nova

Mensagem por Vsilva09 »

Não pretendo ter AC. Não sei se realmente o piso radiante funciona bem na parte do arrefecimento, mas colocar mais AC serão coisas a mais...
A minha opinião sobre o AC é que realmente funciona muito rápido, mas o calor/frio por ele produzido, também desaparece rapidamente assim que é desligado...
Acredito que no Inverno possa consumir a totalidade da energia produzida durante o dia, mas a maior parte do ano as temperaturas são amenas ou quentes, e aí ia só contribuir muito com energia para a rede e aí não estava com muita vontade de investir e a maioria da energia produzida perdê-la por estar em excesso...
Se não colocar a bateria, acho que ou não coloco painéis ou coloco 3 a 6, não sei se será o adequado...


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Plano Energético para Moradia nova

Mensagem por jmlflorencio »

Peço desculpa estar a insistir (sem responder diretamente às questões), mas...

Se as temperaturas são amenas ou quentes, de certeza que justifica o radiante hidráulico? É claro que é o aquecimento mais confortável, e sempre pensei vir a instalá-lo numa futura habitação...mas era se fosse na Guarda ou em Bragança, e não em Santarém (apenas exemplos).

No caso de não ir aproveitar a produção fotovoltaica no verão, o meu conselho passaria para a instalação de 2-3 painéis no máximo. Creio que a opção das baterias ainda é muito cara e traz para o sistema muitas incertezas...

De resto, a caldeira/recuperador a lenha pode alimentar o aquecimento hidráulico (e as AQS) no inverno, e no verão a bomba de calor trata das AQS. Neste caso a bomba de calor já nem teria que ser muito potente...

Responder

Voltar para “Geral”