Openenergymonitor

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.

Autor do tópico
apr
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 251
Registado: domingo jul 29, 2012 10:40 am

Re: Openenergymonitor

Mensagem por apr »

Lamento ter-vos desarrumado a casa.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Openenergymonitor

Mensagem por serges »

Caro Apr, vamos lá ver a coisa...

Tens interesses comerciais ou não é tão simples como isto?

Se sim fica aqui, se não vai para onde veio... o resto já se sabe, ja tenho quase 10 anos de vida deste fórum e infelizmente já vi do melhor ao pior...

Portanto volto a questionar, interesses comerciais ou só opensouce... assim é mais fácil de se chegar ao objectivo e fica obviamente registado neste dialogo...

Dou o Exemplo do utilizador #josenir ele iniciou muitos projectos opensource sobre a energia eolica e questionei era para fazer negocio ou só partilha ele escreveu sempre para partilhar com a comunidade em que todos podem fazer e copiar gratuitamente e não vende esses equipamentos mas assim ajuda a fazer sem custo partilhando só o seu conhecimento este é o espirito...

O sergiomms acho que disse tudo e podes lá chegar a razão desta questão!
sergiomms Escreveu:
apr Escreveu:serges.... não me sinto à vontade com o tom inquisitório das perguntas, as minhas intenções estão claramente indicadas na declaração de interesses que tive o cuidado de redigir.

Entretanto vou ponderar se o Forum NovaEnergia é o local mais indicado para prosseguir com a discussão.

Obrigado e lamento qualquer confusão que se possa estar a gerar.
apr, este forum é muito concorrido por vendedores agressivos, o serges está só a "jogar à defesa", é que gato escaldado....
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
apr
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 251
Registado: domingo jul 29, 2012 10:40 am

Re: Openenergymonitor

Mensagem por apr »

Volt Escreveu:Independentemente do moderador que moveu o tópico se ter equivocado ou não, há uma coisa que qualquer pessoa deve fazer quando entra numa casa, que é respeitar quem lá está dentro e não se pôr a dar ultimatos ou que raio de cena parva está a ser esta que se seguiu.

Eu não mando, nem quero mandar, mas sempre fui da opinião que quem entra a achar que pode mandar postas de pescada aos outros, especialmente aos que lutam para manter a casa arrumada, está melhor dando meia volta e a acelerar o passo.

E quem entra de mangas arregaçadas, talvez até por desconhecimento e influência de terceiros pior intencionados, também será recebido de mangas arregaçadas...


PS: A minha conversa e participação como utilizador neste tópico termina aqui. Qualquer comentário que me queiram pedir, peçam em privado.
:?


Serges, não tenho interesses comerciais.

Avatar do Utilizador

RSSilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 355
Registado: quinta fev 04, 2016 9:33 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Openenergymonitor

Mensagem por RSSilva »

Monitorizar 40 circuitos de uma habitação, é atirar dinheiro ao lixo. Se for algo industrial, pode ter interesse...

Enviado do meu SM-J510FN através de Tapatalk
Bem Haja!

55 Mkms numToyota Yaris GPL
42 Mkms eletrizantes num Nissan Leaf de 30kw
"Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim evitarás muitos aborrecimentos."
Confúcio

Avatar do Utilizador

Patalhetas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 552
Registado: domingo jul 12, 2009 2:10 pm
Localização: Albufeira

Re: Openenergymonitor

Mensagem por Patalhetas »

Boas,
agora que achava um projeto interessante a seguir, acabou logo por morrer na praia Imagem, @apr, vais dar continuidade ao projeto ?


Nokia 8810 com Tapatalk :)
Nelson Patalhetas

www.micropatalhetas.tk

Avatar do Utilizador

RSSilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 355
Registado: quinta fev 04, 2016 9:33 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Openenergymonitor

Mensagem por RSSilva »

Mais uma achega...
Massarico, e se reduzires o número de circuitos e fizeres o controlo por etapas? Oito circuitos de cada vez? Por exemplo.
É que em quarenta circuitos de uma habitação, A grande maioria, na maior parte do tempo, Deve estar sem energia a circular.
Explica melhor as tuas intenções para que ser possa ajudar da melhor forma.

Enviado do meu SM-J510FN através de Tapatalk
Bem Haja!

55 Mkms numToyota Yaris GPL
42 Mkms eletrizantes num Nissan Leaf de 30kw
"Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim evitarás muitos aborrecimentos."
Confúcio

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Openenergymonitor

Mensagem por serges »

Confirmação do #apr vou morver para o Geral!
Obrigado
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


tavares
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1079
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Re: Openenergymonitor

Mensagem por tavares »

Também tenho interesse no sistema, vou estar atento ao tópico.


accoelho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 482
Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm

Re: Openenergymonitor

Mensagem por accoelho »

Ando a construir um sistema semelhante mas em DC.inspirado neste que é em AC.


Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: Openenergymonitor

Mensagem por Fidel »

Novidades por aqui?!
Estou a pensar montar um sistema de monitorizaçao destes... passando quase 1 ano que melhorias tem nos vossos sistemas??

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: Openenergymonitor

Mensagem por Celestino »

Fidel Escreveu: domingo fev 26, 2017 6:23 pm Novidades por aqui?!
Estou a pensar montar um sistema de monitorizaçao destes... passando quase 1 ano que melhorias tem nos vossos sistemas??
Dá uma vista de olhos aqui:
https://www.nissanleafpt.com/viewtopic. ... =20#p83777
https://www.nissanleafpt.com/viewtopic. ... cms#p90403
https://www.nissanleafpt.com/viewtopic. ... 228#p73247
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Openenergymonitor

Mensagem por serges »

Bem tendo este tópico já com link para forum externo de nada serve a não ser paisagem para todos poderem ir ver...

Assim solicito se existe interesse ao autor do topico em manter o dito por aquI!

Obrigado
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: Openenergymonitor

Mensagem por Celestino »

O autor do tópico não tem nada a ver com os links para fora.
A responsabilidade é inteiramente minha e não o metam nisto sff.
Fi-lo porque, pessoalmente, acho o projeto com interesse muito relevante para toda a comunidade.
É totalmente aberto e os componentes são muito baratos, sendo adquiridos no ebay ou noutros lugares e não ao mentor.
Se infringi alguma regra ou feri alguma suscetibilidade, apaguem antes as minhas mensagens para links externos e deixem essa perseguição ao autor que não consigo entender.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Openenergymonitor

Mensagem por serges »

Caro Celestino só questionei o autor se pretende manter por cá este tópico pois questiona se no tópico e é reedirencionado para outro forum...

Não há guerra alguma, aliás até levo a mal essa tua declaração, pois guerras não há mas sim questões que foi o que fiz logo no inicio se seria aberto o sistema ou com valores a ganhar o autor, o que rapidamente se percebeu até o sergiomms percebeu!

Portanto perseguição não há mas sim esclarecimento como já o foi feito anteriormente... fico a espera que tenhas percebido o porque das questões mais nada... e não foi ferida nenhuma susceptibilidade alguma só quero que compreendas este assunto...

Obrigado
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: Openenergymonitor

Mensagem por Celestino »

Na verdade não quero saber das quezílias. Perdoa a evocação das mesmas.
O autor já saiu daqui e parece-me óbvio que não tem interesse nenhum e por conseguinte não irá responder. Oxalá eu esteja enganado.

Só queria que percebesses uma coisa que está escrita pelo autor no primeiro post do tópico:
O interesse não é dele. O interesse é da comunidade. Foi-lhe solicitado que partilhasse e ele partilhou.
Se esconderem este tópico quem fica a perder é a comunidade. Não é ele.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Openenergymonitor

Mensagem por serges »

Pronto fica registada a tua opinião, pois a comunidade tem o novaenergia como uma biblioteca livre e sem registo para poder aceder onde e quando quiser, como sabes temos topicos tão antigos como de 2006 e melhor de biodiesel ou outros combustiveis, assim como energia eolica e outros..

O empurar daqui para outro lado é que é facil de fazer, podias fazer por mp e tinhas resolvido a coisa dai a minha legitima questão de o topico manter se ou o link será só para reencaminhar o assunto para outro... percebes?

Espero que estejas esclarecido de forma a não prolongar o off topic do mesmo! qualquer questão mp...

Obrigado
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


fprocha
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: quarta jul 05, 2017 12:24 pm
Localização: Açores - São Miguel

Re: Openenergymonitor

Mensagem por fprocha »

Desculpem a intervenção... Não queria desterrar o tópico, é que ainda não consigo mandar MP's.
Achei piada a este tema, e pretendia um sistema de monitorização baseado no openenergymonitor.
Não sei se o @Apr ou o @RJSC me podem esclarecer - estou completamente baralhado, já pulei entre fóruns e wikis...
Como ainda não tenho autoconsumo, pretendia monitorizar: o consumo total da habitação; + cozinha + arrecadação, portanto 3 pontos de medição. Junto ao quadro electrico está o router.
O que eu percebi, é que cada modulo de ESP8266 pode levar 3 unidades de PZEM-004. Não necessito de fazer modificação para detetar o sentido de corrente, por enquanto, correcto? Em todos os PZEM - devo alterar a resistência R17 para 510 OHM ou em alternativa posso soldar 1k em paralelo, correcto?
Antes de mais, para começar, preciso de um Arduino e de um “wemos D1 mini” ?


OliveiraF
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 338
Registado: quinta nov 03, 2016 4:51 pm
Localização: BRG

Re: Openenergymonitor

Mensagem por OliveiraF »

A alteração da resistência é em todos os pzem, de modo a que estes funcionem a 3.3V. A modificação para o sentido da corrente não necessitas de fazer já uma vez que não tens autoconsumo (a menos que queiras já ficar preparado).
POdes usar ou wemos ou um nodeMcu.

Neste momento estou á espera da fonte 3.3V e do pzem, vindos do ebay. Uma vez que já tinha um nodeMcu por casa, já lhe carreguei o código.
Ja criei conta no emoncms e agora tenho que ver como configuro o Dashboard... Que até agora não percebi lol


fprocha
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: quarta jul 05, 2017 12:24 pm
Localização: Açores - São Miguel

Re: Openenergymonitor

Mensagem por fprocha »

Obrigado OliveiraF.
Já me estou a apaixonar pelo projecto, sempre quis brincar com estes módulos...
A alteração para o sentido de corrente, se for necessário, faço mais tarde e para isso vou ter que recorrer a um cirurgião especializado!
O material comprei ontem (pzem, nodeMcu e fonte 3,3V) - penso que é tudo!??
O soft Arduino IDE já rola e já criei conta no Emoncms. Resta esperar... entretanto ando a ver mais uns módulos de Sonoff e afins ;)

Alguém me sabe o motivo da alteração dos PZEM's de 5V para 3,3V ?


OliveiraF
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 338
Registado: quinta nov 03, 2016 4:51 pm
Localização: BRG

Re: Openenergymonitor

Mensagem por OliveiraF »

Esses módulos da sonoff são bem porreiros, são baseados em esp8266 também.

A alteração tem a ver com o facto de o nodeMcu trabalhar a 3.3V nos GPIOs. Contudo já li alguns testes que ele pode suportar 5V. Há algumas discussões a respeito disso...

Responder

Voltar para “Geral”