6,9 KVA - capacidade insuficiente?!

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.
Responder

Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

6,9 KVA - capacidade insuficiente?!

Mensagem por Freddy_krueger »

Boas,

Como alguns de vós sabem tenho em minha casa potência contratada 6,9kva (E.redes diz que sem inspeções e melhoria rede na zona não é possível aumentar :( ):
- Bomba de calor aquecimento central + ventiloconvectores
- Bomba de calor AQS
- Tudo elétrico (forno, fogão, etc)
- Veiculo elétrico com carregador EVSE 7 a 16 amp.

Nestas últimas 2 semanas tem sido grande a dificuldade em carregar o carro à noite (de semana), mesmo reduzindo potência no EVSE para 7amperes (1610w?) pois o aquecimento (para manter casa a 20º) farta-se de trabalhar em especial a partir das 24h.

Já desliguei bomba de calor AQS a partir das 19h e até 8.30h (hora que saio de casa)

Esta madrugada, mesmo só com aquecimento e carro a 7amp, quadro disparou por volta das 2:30 e segundo meu medidor owlintuition entre 19h e 02h tive consumos gerais da casa entre 5kw e picos (quando liga compressor da unidade exterior de bomba de calor) de 7,5kw.... quando disparou medidor chegou a detetar 8,694kw :P se bem que sei que o medidor também não é o mais fiável. Acabei por desistir de carregar mais o carro, mas hoje vou ter de carregar novamente...

Este testamento todo para perguntar.... como posso tornar isto mais fácil de gerir?

1) Idealmente era ter um daqueles super EVSE com sensores no quadro e assim para imediatamente ajustar/parar carregamento quando houvesse um pico de potência da bomba de calor... mas já tenho 2 EVSE's para 1 carro - comprar um terceiro, só mesmo se colocar um dos outros à venda... além de que implementação ainda teria de ter alguns custos pois quadro principal muito longe da garagem (após um quadro parcial de anexos/garagem onde também está bomba calor) e na garagem e arredores não ter internet para comunicação.... precisaria de uma daquelas extensões de net via rede elétrica. Também não sou perito em eletricidade/eletrónica

2) tentar continuar a gerir carregamentos programando carro para carregar só das 19h às 23h tentando evitar período que bomba de calor puxa mais potência (mas tenho de carregar mais vezes e minha porta de carregamento meia avariada - ver meu DB)

3) Há alguma forma fácil (e legal claro) de contornar/aumentar potência de 6,9 para uns 9 e tal ou mesmo 10 kva?!?
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1601
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: 6,9 KVA - capacidade insuficiente?!

Mensagem por marcopns »

Freddy_krueger Escreveu:Boas,

Como alguns de vós sabem tenho em minha casa potência contratada 6,9kva (E.redes diz que sem inspeções e melhoria rede na zona não é possível aumentar :( ):
- Bomba de calor aquecimento central + ventiloconvectores
- Bomba de calor AQS
- Tudo elétrico (forno, fogão, etc)
- Veiculo elétrico com carregador EVSE 7 a 16 amp.

Nestas últimas 2 semanas tem sido grande a dificuldade em carregar o carro à noite (de semana), mesmo reduzindo potência no EVSE para 7amperes (1610w?) pois o aquecimento (para manter casa a 20º) farta-se de trabalhar em especial a partir das 24h.

Já desliguei bomba de calor AQS a partir das 19h e até 8.30h (hora que saio de casa)

Esta madrugada, mesmo só com aquecimento e carro a 7amp, quadro disparou por volta das 2:30 e segundo meu medidor owlintuition entre 19h e 02h tive consumos gerais da casa entre 5kw e picos (quando liga compressor da unidade exterior de bomba de calor) de 7,5kw.... quando disparou medidor chegou a detetar 8,694kw :P se bem que sei que o medidor também não é o mais fiável. Acabei por desistir de carregar mais o carro, mas hoje vou ter de carregar novamente...

Este testamento todo para perguntar.... como posso tornar isto mais fácil de gerir?

1) Idealmente era ter um daqueles super EVSE com sensores no quadro e assim para imediatamente ajustar/parar carregamento quando houvesse um pico de potência da bomba de calor... mas já tenho 2 EVSE's para 1 carro - comprar um terceiro, só mesmo se colocar um dos outros à venda... além de que implementação ainda teria de ter alguns custos pois quadro principal muito longe da garagem (após um quadro parcial de anexos/garagem onde também está bomba calor) e na garagem e arredores não ter internet para comunicação.... precisaria de uma daquelas extensões de net via rede elétrica. Também não sou perito em eletricidade/eletrónica

2) tentar continuar a gerir carregamentos programando carro para carregar só das 19h às 23h tentando evitar período que bomba de calor puxa mais potência (mas tenho de carregar mais vezes e minha porta de carregamento meia avariada - ver meu DB)

3) Há alguma forma fácil (e legal claro) de contornar/aumentar potência de 6,9 para uns 9 e tal ou mesmo 10 kva?!?
Vende os 2 EVSE e compra o do António Imagem
Não precisas de mais nada. Aproveita a potência máxima contratada sem que o quadro vá abaixo. Tenho noites inteiras com o contador colado no limite. O EVSE interrompe a carga se necessário e volta a retomar assim que tenha condições.
Sim, precisas de net na garagem.

Uma forma legal de aumentar potência disponível na casa é com um sistema solar e baterias.


Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: 6,9 KVA - capacidade insuficiente?!

Mensagem por Freddy_krueger »

marcopns Escreveu: quarta fev 01, 2023 9:53 pm Vende os 2 EVSE e compra o do António Imagem
Não precisas de mais nada. Aproveita a potência máxima contratada sem que o quadro vá abaixo. Tenho noites inteiras com o contador colado no limite. O EVSE interrompe a carga se necessário e volta a retomar assim que tenha condições.
Sim, precisas de net na garagem.
Quem é o António?! pois...2 não digo, mas se calhar despachar 1 não era mau....
Uma forma legal de aumentar potência disponível na casa é com um sistema solar e baterias.
Já tenho alguns paineis (6 paineis e +/-1500w) mas sem baterias, e para colocar acho que tinha de ser um investimento ainda grande.... os 6,9kva dão quase sempre sem problemas...só nestes dias mesmo frios e com necessidade carregar é que tenho ficado mal....outra coisa que tenho agora e que não tinha é um desumificador profissional....vi na worten que só gasta 320w mas só para o caso tb o desliguei ontem à noite.
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: 6,9 KVA - capacidade insuficiente?!

Mensagem por Volt »

Viva. :-).

Eu uso os medidores e controladores da Shelly. São baratos (para a funcionalidade e descanso que me dão).
Uso os EM para medir o consumo nos disjuntores e os 1PM para poder desligar alguns deles sempre que necessário (apenas funciona nos disjuntores que têm até 16A).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: 6,9 KVA - capacidade insuficiente?!

Mensagem por Volt »

Este print tirei ontem enquanto estava a afinar a potência que precisava (7.2 era muito):

Imagem
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Patalhetas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 552
Registado: domingo jul 12, 2009 2:10 pm
Localização: Albufeira

Re: 6,9 KVA - capacidade insuficiente?!

Mensagem por Patalhetas »

marcopns Escreveu: quarta fev 01, 2023 9:53 pm
Freddy_krueger Escreveu:Boas,

Como alguns de vós sabem tenho em minha casa potência contratada 6,9kva (E.redes diz que sem inspeções e melhoria rede na zona não é possível aumentar :( ):
- Bomba de calor aquecimento central + ventiloconvectores
- Bomba de calor AQS
- Tudo elétrico (forno, fogão, etc)
- Veiculo elétrico com carregador EVSE 7 a 16 amp.

Nestas últimas 2 semanas tem sido grande a dificuldade em carregar o carro à noite (de semana), mesmo reduzindo potência no EVSE para 7amperes (1610w?) pois o aquecimento (para manter casa a 20º) farta-se de trabalhar em especial a partir das 24h.

Já desliguei bomba de calor AQS a partir das 19h e até 8.30h (hora que saio de casa)

Esta madrugada, mesmo só com aquecimento e carro a 7amp, quadro disparou por volta das 2:30 e segundo meu medidor owlintuition entre 19h e 02h tive consumos gerais da casa entre 5kw e picos (quando liga compressor da unidade exterior de bomba de calor) de 7,5kw.... quando disparou medidor chegou a detetar 8,694kw :P se bem que sei que o medidor também não é o mais fiável. Acabei por desistir de carregar mais o carro, mas hoje vou ter de carregar novamente...

Este testamento todo para perguntar.... como posso tornar isto mais fácil de gerir?

1) Idealmente era ter um daqueles super EVSE com sensores no quadro e assim para imediatamente ajustar/parar carregamento quando houvesse um pico de potência da bomba de calor... mas já tenho 2 EVSE's para 1 carro - comprar um terceiro, só mesmo se colocar um dos outros à venda... além de que implementação ainda teria de ter alguns custos pois quadro principal muito longe da garagem (após um quadro parcial de anexos/garagem onde também está bomba calor) e na garagem e arredores não ter internet para comunicação.... precisaria de uma daquelas extensões de net via rede elétrica. Também não sou perito em eletricidade/eletrónica

2) tentar continuar a gerir carregamentos programando carro para carregar só das 19h às 23h tentando evitar período que bomba de calor puxa mais potência (mas tenho de carregar mais vezes e minha porta de carregamento meia avariada - ver meu DB)

3) Há alguma forma fácil (e legal claro) de contornar/aumentar potência de 6,9 para uns 9 e tal ou mesmo 10 kva?!?
Vende os 2 EVSE e compra o do António Imagem
Não precisas de mais nada. Aproveita a potência máxima contratada sem que o quadro vá abaixo. Tenho noites inteiras com o contador colado no limite. O EVSE interrompe a carga se necessário e volta a retomar assim que tenha condições.
Sim, precisas de net na garagem.

Uma forma legal de aumentar potência disponível na casa é com um sistema solar e baterias.
... o carregador do apr, (antonio), foi o melhor investimento que fiz a um ano atrás. ... liga tudo a noite para aproveitar as baterias e de manhã esta o carro carregado ;)
Nelson Patalhetas

www.micropatalhetas.tk

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: 6,9 KVA - capacidade insuficiente?!

Mensagem por serges »

Já venho tarde

Portanto só temos de conhecer bem o projecto do "apr" para nos mostrar como funciona mas creio que já percebi o que é...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: 6,9 KVA - capacidade insuficiente?!

Mensagem por Freddy_krueger »

Aproximando-se a passos largos novamente o Inverno, estou navamente a ponderar aquisição deste EVSE inteligente para fazer gestão de carregamento de BEV.

Para quem quiser saber mais, penso que página oficial do produto seja esta:

https://www.missingbolt.com/ev

Está em inglês...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: 6,9 KVA - capacidade insuficiente?!

Mensagem por Freddy_krueger »

Bem já tenho o novo sistema carregamento (EVSE) integrado, e a trabalhar em conjunto também com novo sistema de paineis (total +/- 3.6kwp)...

Este fdsemana testei carregar apenas em solar com margem apenas de 1amp e coisa funcionou lindamente...carro carregou apenas quando tinha minimo 1400w disponiveis, e mudava potência em intervalos de 1amp/220w conforme energia solar disponível.... quando ligava algo mais potente em casa, baixava potencia de carregamento ou colocava carga em standby.

Ainda não testei ainda o evitar de exceder os 6,9kva mas tem lá essa opção no EVSE... aliás tem muitas opções, inclusive para quem tem bihorario, etc.... é um sistema mesmo muito completo :)

Num dia de semana ainda sem aquecimento ligado desperdiço muita energia solar...ca.10kwh, mas ontem o desperdício foi mínimo 0,69kwh - 3,71% do total produzido)

Sistema pode ser acedido diretamente via ip na rede local. Fora de casa, consigo controlar através de um chatbot no telegram...não tem todas as opções mas quase... impecável. totalmente recomendado.

Para instalar é sempre preciso alguns conhecimentos minimos de eletricidade...no meu caso foi instalar o EVSE numa porta CEE16 (mas EVSE compativel e preparado para CEE32) e como já tinha medidor de energia colocado no quadro, só foi preciso colocar lá ligado ao medidor um enode que lê comunicação entre o medidor e o inversor solar e tem acesso a todas as leituras.

Quem tiver necessidade e interesse, o link encontra-se uns posts acima.
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1601
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

6,9 KVA - capacidade insuficiente?!

Mensagem por marcopns »

Boa!
Esse evse dá um jeitão, evita muitas chatices. Como estão a correr os carregamentos este ano? A divisão de potência com a bomba de calor é tranquila?

Responder

Voltar para “Geral”