Contratação de tarifa indexada ao OMIE

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.
Responder

Autor do tópico
Navig8tor
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registado: quinta jul 19, 2018 12:46 am

Contratação de tarifa indexada ao OMIE

Mensagem por Navig8tor »

Não sabia onde colocar este tópico, caso seja entendido que pertence a outro "subfórum" entendo perfeitamente.

Então, na permanente tentativa de fazer baixar os custos com a energia, ao pesquisar pelas tarifas dos comercializadores em Portugal, deparei-me com um que tem uma tarifa indexada ao OMIE (mercado ibérico de energia) - Alfa Energia.

Pela pesquisa que fiz deu para ver que o preço médio da energia no OMIE em 2020 foi de 33,96 EUR/MWh (3,396 EUR/KWh).
No primeiro semestre de 2021, o preço médio ronda os 58,26 EUR/KWh (5,826 EUR/KWh) e teve a seguinte evolução:
Janeiro - 60,43
Fevereiro - 28,34
Março - 45,41
Abril - 64,98
Maio - 67,12
Junho - 83,30

Se por um lado assusta um pouco a enorme volatilidade dos preços, por outro lado dá para perceber que estão mesmo assim muito abaixo das tarifas fixas cobradas pelos comercializadores "tradicionais".
Bem sei que aos preços do mercado "SPOT" acrescem custos de gestão, perdas da rede e gastos operacionais, mas mesmo assim parece-me ser algo interessante.

Alguém tem ou conhece quem tenha esta tarifa e saiba quais os custos adicionais aplicados ao preço de mercado?

Seria útil saber mais sobre estes preços para perceber se é ou não uma alternativa viável às tarifas fixas praticadas no nosso mercado.

.


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Contratação de tarifa indexada ao OMIE

Mensagem por Quintas2 »

Não estou muito por dentro do assunto. A única coisa que sei é que há que ter o cuidado para que os contratos tenham algum mecanismo de salvaguarda para, em casos pontuais de preços extremos, o consumidor não ter de pagar esses preços. Parece-me que essa proteção existe em alguns países, nesses contratos indexados.
Mas não nos USA, que, com as últimas tempestades de inverno, devido à escassez da energia, os preços subiram astronomicamente, vendo-se os consumidores confrontados com contas de milhares de dólares, nesse período.
https://www.google.com/amp/s/www.texast ... bills/amp/
Cumprimentos,
Quintas2


Autor do tópico
Navig8tor
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registado: quinta jul 19, 2018 12:46 am

Re: Contratação de tarifa indexada ao OMIE

Mensagem por Navig8tor »

Quintas2 Escreveu: terça ago 03, 2021 7:13 pm Não estou muito por dentro do assunto. A única coisa que sei é que há que ter o cuidado para que os contratos tenham algum mecanismo de salvaguarda para, em casos pontuais de preços extremos, o consumidor não ter de pagar esses preços. Parece-me que essa proteção existe em alguns países, nesses contratos indexados.
Mas não nos USA, que, com as últimas tempestades de inverno, devido à escassez da energia, os preços subiram astronomicamente, vendo-se os consumidores confrontados com contas de milhares de dólares, nesse período.
https://www.google.com/amp/s/www.texast ... bills/amp/
Pois, de facto dá que pensar, sobretudo olhando para a evolução mais recente dos preços mesmo no MIBEL.
Tentei obter dados dos custos que acrescem ao preço do MWh, mas sem sucesso. Apenas consegui saber que o preço médio final do KWh em junho rondou os 0,18 EUR nesta tarifa.

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Contratação de tarifa indexada ao OMIE

Mensagem por rnlcarlov »

Eu estou dentro do assunto, pois a comercializadora onde trabalho funciona com base em tarifários indexados. Criei um tópico aqui: viewtopic.php?f=10&t=22176&sid=d2e24d48 ... 545c595b14

Concordo plenamente que no longo prazo a tarifa indexada é a mais vantajosa, embora possa haver períodos como os que estamos a atravessar em que os preços do MIBEL atingem valores historicamente elevados. No entanto períodos prolongados com estes preços reflectem-se em todo o lado mais cedo ou mais tarde. Basta ver empresas como a Yes-energy (YLCE) que nas tarifas fixas já estão a cobrar igualmente valores muito elevados. Muito provavelmente vamos ter uma atualização de preços dura no início do próximo ano, quando as grandes comercializadoras lançarem os preços para 2022.
Podemos ver a tarifa indexada como estando na dianteira das flutuações de mercado. Quando há períodos como este são os primeiros tarifários onde se sente o aumento. Mas quando baixam também é a que reflecte primeiro isso.


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Contratação de tarifa indexada ao OMIE

Mensagem por Quintas2 »

O problema que relatei não é relativo a flutuações de longa duração, essas atingem todos. É as de curta duração. No link que pus, consumidores com contas de USD 250, pagaram num mês USD 8000, só em consequência de uma tempestade. Dá que pensar.
Cumprimentos,
Quintas2

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Contratação de tarifa indexada ao OMIE

Mensagem por rnlcarlov »

Sim, eu li sobre esse caso. Mas esse caso particular do Texas foi ali um cocktail bastante único. Em primeiro lugar, a rede elétrica do Texas é apelidada de uma "manta de retalhos" detida pelo estado local, que opera independementemente da rede federal.
Quando veio a tempestade e as centrais a gás ficaram KO bem como partes da rede, como não conseguiam aceder às redes eletricas federais devido a estarem desligados do resto do país, vieram as faltas de luz e os aumentos do preço no mercado, ajudado por uma série de previsões mal feitas pelo conselho local e utilizarem mecanismos de emergência de uma forma errada.
O que isto veio mostrar é que realmente é uma má ideia ter um preço de mercado quando o mercado é pequeno, isolado e dependente de quase unicamente uma fonte de energia (gás). Não creio que um cenário parecido aconteça nalgum país europeu, até porque muitos mercados funcionam conjuntamente.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Contratação de tarifa indexada ao OMIE

Mensagem por serges »

Acho e a "Tempestade perfeita" está a atingir a UE mas Portugal ainda estamos mais ou menos protegidos… Mas aguardemos pois ainda não chegamos ao pico!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


JLMF
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 48
Registado: sexta jun 27, 2014 9:46 pm

Re: Contratação de tarifa indexada ao OMIE

Mensagem por JLMF »

Navig8tor Escreveu: terça ago 03, 2021 2:23 pm Não sabia onde colocar este tópico, caso seja entendido que pertence a outro "subfórum" entendo perfeitamente.

Então, na permanente tentativa de fazer baixar os custos com a energia, ao pesquisar pelas tarifas dos comercializadores em Portugal, deparei-me com um que tem uma tarifa indexada ao OMIE (mercado ibérico de energia) - Alfa Energia.

Pela pesquisa que fiz deu para ver que o preço médio da energia no OMIE em 2020 foi de 33,96 EUR/MWh (3,396 EUR/KWh).
No primeiro semestre de 2021, o preço médio ronda os 58,26 EUR/KWh (5,826 EUR/KWh) e teve a seguinte evolução:
Janeiro - 60,43
Fevereiro - 28,34
Março - 45,41
Abril - 64,98
Maio - 67,12
Junho - 83,30

Se por um lado assusta um pouco a enorme volatilidade dos preços, por outro lado dá para perceber que estão mesmo assim muito abaixo das tarifas fixas cobradas pelos comercializadores "tradicionais".
Bem sei que aos preços do mercado "SPOT" acrescem custos de gestão, perdas da rede e gastos operacionais, mas mesmo assim parece-me ser algo interessante.

Alguém tem ou conhece quem tenha esta tarifa e saiba quais os custos adicionais aplicados ao preço de mercado?

Seria útil saber mais sobre estes preços para perceber se é ou não uma alternativa viável às tarifas fixas praticadas no nosso mercado.

.
Sem considerar a credibilidade dos valores, em todo o caso neste 2º semestre 2021 serão muito mais altos, quereria escrever em vez de :
33,96 EUR/MWh (3,396 EUR/KWh) e 58,26 EUR/KWh (5,826 EUR/KWh)
Isto? :
33,96 EUR/MWh (0.3396 EUR/KWh) e 58,26 EUR/MWh (0.5826 EUR/KWh)

Há duas horas, 16h00, em Portugal e Espanha a 209€ MWh, França, Alemanha e grande parte da Europa a 301€ MWh,
Este diferencial não é constante mas as renováveis na Ibéria tem feito a diferença, mais renováveis por favor, sem subsídios, sobre a terra, sobre o mar, ás renováveis, ás renováveis, pela energia lutar. ;)

A partir de amanhã e durante alguns dias vamos ter mais vento e com sol. :)

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Contratação de tarifa indexada ao OMIE

Mensagem por rnlcarlov »

serges Escreveu: terça nov 16, 2021 5:05 pm Acho e a "Tempestade perfeita" está a atingir a UE mas Portugal ainda estamos mais ou menos protegidos… Mas aguardemos pois ainda não chegamos ao pico!
O consumidor doméstico talvez, devido à existência da tarifa regulada e das consequências que daí advém para a tarifa liberalizadas. Já os grandes consumidores estão muito mais expostos, tal como acontece no resto da europa.
Pois a nível de comparação de preços de mercado, claro que pontualmente há diferenças a favor ou contra no mercado ibérico vs resto da europa, mas tirando os mercados nórdicos anda tudo por médias muito parecidas.


pedrosilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: terça abr 23, 2013 9:50 pm

Re: Contratação de tarifa indexada ao OMIE

Mensagem por pedrosilva »

Não paga o consumidor doméstico de uma maneira pagam os contribuintes de outra, que já têm sido bastante prejudicados com os contratos que o Estado tem feito com as eléctricas quando há esta pressão para aumentos.

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Contratação de tarifa indexada ao OMIE

Mensagem por rnlcarlov »

Mas estás a falar dos sobrecustos dos contratos de produção em regime especial (incentivo às renováveis)? Esses não têm propriamente a ver com a subida de preços.


pedrosilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: terça abr 23, 2013 9:50 pm

Re: Contratação de tarifa indexada ao OMIE

Mensagem por pedrosilva »

Apesar de estar incluído no Défice Tarifário, refiro-me à outra parte do défice tarifário "justificada" por aumentos da cotação do petróleo e outras balelas no passado. O aumento do gás natural tem muito mais impacto que o aumento da cotação do petróleo (em Portugal nem há centrais a fuel óleo) e já estou a ver o governo face a um aumento enorme aventado pelas utilities vá assinar mais um mau contrato para engordar bem o défice tarifário e as utilities.

Isso de meterem o PRE no défice tarifário foi mesmo só para associarem as renováveis ao défice tarifário e lançarem a ideia que as renováveis são caras e outras mentiras num país sem recursos fósseis como Portugal.

Exemplo de um dos grandes aumentos do défice tarifário por causa do preço do petróleo:
https://eletricidade.net/viewtopic.php?t=2793

"A única hipótese de cobrir os custos crescentes com o preço dos combustíveis fósseis era aumentar na mesma proporção o preço da electricidade. "

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Contratação de tarifa indexada ao OMIE

Mensagem por rnlcarlov »

pedrosilva Escreveu: sábado nov 20, 2021 5:12 pm Apesar de estar incluído no Défice Tarifário, refiro-me à outra parte do défice tarifário "justificada" por aumentos da cotação do petróleo e outras balelas no passado. O aumento do gás natural tem muito mais impacto que o aumento da cotação do petróleo (em Portugal nem há centrais a fuel óleo) e já estou a ver o governo face a um aumento enorme aventado pelas utilities vá assinar mais um mau contrato para engordar bem o défice tarifário e as utilities.
Por acaso temos centrais a fuelóleo a funcionar, mas não se localizam no continente.

Mas com a publicação das tarifas da EDP para 2022, verificou-se um pouco aquilo que esperava, aumentaram preços, mas mantiveram mais ou menos ao nível da tarifa regulada, naturalmente para evitar saídas de clientes. Desta forma não deve sobrecarregar muito a tarifa regulada. E se a EDP não mexe muito os maiores concorrentes devem seguir caminho idêntico, aguentar o próximo ano que as previsões apontam para uma baixa de preços do final do próximo ano.


pedrosilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: terça abr 23, 2013 9:50 pm

Re: Contratação de tarifa indexada ao OMIE

Mensagem por pedrosilva »

Nem sei se as regiões autónomas entram no défice tarifário e aí naturalmente haverá subsídios de insularidade que fazem sentido. De qualquer forma para o custo médio de produção de energia em Portugal o impacto dos preços do petróleo só é relevante se mudar o preço do gás natural e carvão (este último agora já de saída) e na altura isso não aconteceu.

Salvo erro os preços que vemos no mercado grossista são sempre o resultado do leilão do valor mais alto do produtor marginal de electricidade. Ex: as barragens pedem 30 euros/MWh pela energia e as centrais a gás pedem 230 euros/MWh e todos recebem 230 euros/MWh. A EDP comercial tendo recursos próprios pode fazer aquilo que os simples comercializadores não podem: um preço abaixo do mercado grossista. Perdem do lado EDP comercial, mas ganham muito mais do lado EDP geração e no global devem acabar por pagar menos impostos com a marosca.

https://www.omie.es/pt/spot-hoy

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Contratação de tarifa indexada ao OMIE

Mensagem por rnlcarlov »

Sem dúvida que todos os grandes grupos com portfólios de produção têm mais margem de manobra pois devido a aumentos de receita na produção. No entanto, não convém esquecer que isto apenas se aplica nos projetos renováveis a funcionar em regime de mercado. Nos que têm tarifas bonificadas, onde quer o mercado esteja alto ou baixo têm um valor garantido, a alta dos preços grossistas acaba por ter um efeito reduzido pois se tinham garantidos 200€/MWh, por exemplo, vender a 230€ é um bocadinho melhor, mas não é um impacto muito grande. Onde quase de certeza houve ganhos grandes foi na hídrica, pois quase todas funcionam a preços de mercado e este ano foi muito proveitoso para elas. Demais, infelizmente. Aqui por Portugal não notei isso, mas em Espanha a Iberdrola foi uma ****, esvaziando barrangens para níveis mínimos ainda mal o Verão tinha começado, só para encaixar mais € com a venda de energia. O parque natural de Monfragüe estava quase irreconhecível, onde só restava lodo verde em pleno rio Tejo e um cheiro nauseabundo. Uma tristeza autêntica, e eu já nem sequer apanhei a parte pior.

É que as hídricas (e as nucleares) têm uma particularidade a nível dos preços. Elas podem pedir 30€, como muito bem disseram. A questão é que quando o carvão e gás estão tão caros, porquê pedir 30 quando podem pedir 229€ e vender a energia toda na mesma?
É que foi precisamente isso que aconteceu muitas vezes este ano. Em Junho no MIBEL, cerca de 50% dos preços horários foram definidos pelas hídricas. Ou seja a hídrica era o produtor mais caro no mercado. Estávamos sem fontes fósseis a produzir energia e mesmo assim o preço estava acima dos 100€/MWh. Do ponto de vista do gestor da barragem: "se consigo vender a 100 e mesmo assim entro no mercado, porque raio vou colocar um valor mais baixo?".


pedrosilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: terça abr 23, 2013 9:50 pm

Re: Contratação de tarifa indexada ao OMIE

Mensagem por pedrosilva »

rnlcarlov Escreveu: terça nov 23, 2021 10:13 pm É que as hídricas (e as nucleares) têm uma particularidade a nível dos preços. Elas podem pedir 30€, como muito bem disseram. A questão é que quando o carvão e gás estão tão caros, porquê pedir 30 quando podem pedir 229€ e vender a energia toda na mesma?
É que foi precisamente isso que aconteceu muitas vezes este ano. Em Junho no MIBEL, cerca de 50% dos preços horários foram definidos pelas hídricas. Ou seja a hídrica era o produtor mais caro no mercado. Estávamos sem fontes fósseis a produzir energia e mesmo assim o preço estava acima dos 100€/MWh. Do ponto de vista do gestor da barragem: "se consigo vender a 100 e mesmo assim entro no mercado, porque raio vou colocar um valor mais baixo?".
Mas não é bem a isso que me refiro, estou a falar da forma como o mercado está construído com o sistema de "pay-as-clear" as hidricas podem pedir €100/MWh para uma certa capacidade e as centrais a gás €200MWh e ambas recebem o preço de clearing de €200MWh, ou seja o preço onde a curva das ofertas dos produtores se encontra com a curva de procura dos compradores no mercado energético
Since most countries still rely on fossil fuels to meet all their power demands, the final price of electricity is often set by the price of coal or natural gas. If gas becomes more expensive, electricity bills inevitably go up, even if clean, cheaper sources also contribute to the total energy supply.
Como está o preço do gás o preço da electricidade por grosso só vai mudar quando as renováveis tiverem uma fatia preponderante no mercado e a procura não chegue às ofertas mais caras das centrais a gás natural

https://gridsingularity.github.io/gsy-e ... -as-clear/
The clearing point (the quantity of energy that is accepted trade volume for a specific energy rate clearing price) is determined by the point where the arranged bid curve for the buyers drops below the offer curve for the sellers.
The highest bids are matched with the lowest offers. The matching rate is the clearing price (cents/kWh). The remaining bids and offers (right of the clearing point in the plot above) are not cleared at this clearing point and remain in the market for later matching.
https://www.euronews.com/2021/10/28/why ... much-worse

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Contratação de tarifa indexada ao OMIE

Mensagem por rnlcarlov »

pedrosilva Escreveu: terça dez 14, 2021 4:24 pm Mas não é bem a isso que me refiro, estou a falar da forma como o mercado está construído com o sistema de "pay-as-clear" as hidricas podem pedir €100/MWh para uma certa capacidade e as centrais a gás €200MWh e ambas recebem o preço de clearing de €200MWh, ou seja o preço onde a curva das ofertas dos produtores se encontra com a curva de procura dos compradores no mercado energético


Como está o preço do gás o preço da electricidade por grosso só vai mudar quando as renováveis tiverem uma fatia preponderante no mercado e a procura não chegue às ofertas mais caras das centrais a gás natural
Aqui na península ibérica já há vários períodos em que a oferta renovável é preponderante, mas mesmo assim não é suficiente para baixar os preços para níveis razoáveis.
Pegando no exemplo acima, em que as hídricas podem pedir 100€ e gás a 200€, na realidade o que aconteceu em várias instâncias é que como o gás pedia 200€, as hídricas pediam 199€, logo a oferta não chegava às ofertas do gás natural, mas mesmo assim ficou cara para burro.


pedrosilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: terça abr 23, 2013 9:50 pm

Re: Contratação de tarifa indexada ao OMIE

Mensagem por pedrosilva »

Não é bem isso que está a acontecer com o sistema "pay-as-clear", mas saiu agora um artigo em Português que pode ser mais elucidativo
O Mibel, mercado elétrico em que Portugal e Espanha estão inseridos, assenta num modelo marginalista, o que significa que o preço da eletricidade é definido pela oferta de preço mais elevada necessária para satisfazer a procura.

O aumento do preço do gás tem sido um fator com a grande contribuição para o aumento significativo dos preços da eletricidade produzida a partir desta fonte, levando outras tecnologias a obter a mesma remuneração.
https://eco.sapo.pt/2022/03/28/renovave ... z-em-2021/

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Contratação de tarifa indexada ao OMIE

Mensagem por rnlcarlov »

É inegável que as renováveis ajudam a baixar o preço. Mas é sobretudo a solar e eólica, e não a hídrica.
Pode-se observar no site da omie que os dias em que houve maiores descidas de preço foi quando a oferta eólica foi muito elevada. Por exemplo, no dia 1 de Novembro de 2021 foi dos dias mais baratos dos últimos meses, e observa-se que durante todo o dia foi a eólica que abasteceu a maior parte da eletricidade, desparecendo quase por completo o carvão, o gás, e forçando a hídrica a aceitar preços mais baixos.

Já na passada sexta feira, em que os preços chegaram aos 300€/MWh entre as 20:00 e as 21:00, foi a hídrica a energia mais cara do mix e a definir o preço para todas as outras tecnologias.
Logo precisamos mesmo de solar e eólico a valer para conseguir baixar os preços mais horas.

https://elperiodicodelaenergia.com/el-g ... -del-pool/

Responder

Voltar para “Geral”