Instalação completamente independente na mesma casa possível com actual legislação ?

Local para debater sobre o autoconsumo
Responder

Autor do tópico
Jose_N
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: quinta mar 03, 2022 2:06 am

Instalação completamente independente na mesma casa possível com actual legislação ?

Mensagem por Jose_N »

Boas. Venho pedir ajuda para um caso que considero especial... Já estive para instalar paineis solares há cerca de 10 anos, antes de todas estas legislações novas, e sinceramente o que vi repugna-me. Parece que há uns anos atrás (isto complica-se porque quando pesquisamos encontramos artigos escritos antes das últimas alterações legislativas..) fizeram uma grande publicidade a dizer que já podiamos consumir o que produzimos ?!... Como se antigamente não se pudesse ? Parece-me que fizeram mas foi legislação a condicionar as instalações particulares e depois publicitaram-na como novos direitos, quando na verdade foi ao contrário....

Mas basicamente, e sabendo que se me der ao trabalho de ler a legislação provavelmente vou-me deparar com interpretações diferentes na prática, peço-vos ajuda para o caso seguinte:

Na vivenda dos meus pais feita há cerca de trinta anos há duas redes eléctricas na mesma casa completamente independentes e sem qualquer ligação entre elas. Cada uma tem tomadas diferentes. Ou seja, há divisões da casa que têm tomadas das duas instalações...Uma delas é mais pequena e não abranje todas as divisões da casa. Uma está ligada á REN (a maior) e a outra neste momento não está ligada a nada. Antigamente esteve ligada a um painel solar, ideia do coitado do meu pai quando na altura fez a casa... (quando ainda tinhamos prazos que permitiam nós trabalharmos na nossa própria casa á vontade...).
Tendo em conta que as duas redes são fisicamente independentes, é possível fazer uma instalação de paineis solares sem ter que ter contador especial / medidores e todas essas tretas de equipamentos que são obrigatórios quando os paineis são integrados numa rede electrica única ? Ou a legislação não permite considerar uma rede independente no mesmo local físico ?
Já sei que em termos de custos uma rede completamente independente não tem a mesma viabilidade económica, mas no meu caso eu tenho como consumir e armazenar a energia sem baterias. Fica para outra altura os pormenores, simplesmete consderem-no como um facto, aliás preferia discutir apenas o aspecto legal de poder ou não ter duas redes completamente independentes (uma não ligada á REN) no mesmo sítio.
É que se não for permitido não estou interessado...

Muito obrigado, e peço desculpa pelo testamento .... :)

Jose
Última edição por Jose_N em quinta mar 03, 2022 8:54 pm, editado 1 vez no total.


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1908
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Instalação completamente independente na mesma casa possiível com actual legislação ?

Mensagem por Freddy_krueger »

Legalmente falando... não sei... provavelmente essas duas redes teriam que ser auditadas...

Na prática... eu simplesmente colocava em funcionamento... mas penso que tenha de ter sempre alguma bateria nem que seja para fazer ligar o inversor (que precisa ter alguma corrente para que arranque/funcione)... Os preços dos paineis hoje é peanuts comparando com há 5-10 anos...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
Jose_N
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: quinta mar 03, 2022 2:06 am

Re: Instalação completamente independente na mesma casa possiível com actual legislação ?

Mensagem por Jose_N »

@Freddy_krueger

É mesmo essa a vontade que eu tenho :) Mas tendo em conta que não sou o único envolvido e a caça a multa que no nosso país está instalada não quero estar a fazer nada que possa prejudicar outros no futuro...
E não é só isso, é o investimento, não quero estar a investir sem saber o que posso fazer...

Sim na prática uma quantas baterias para arrancar e estabilizar, o resto não é problema.

Obrigado.


CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Instalação completamente independente na mesma casa possível com actual legislação ?

Mensagem por CoolZeroFCP »

Também já coloquei aqui uma questão semelhante, mas também não obtive resposta.

Estas complicações e taxas vão ser cada vez maiores pois mais carros eléctricos/aumento do consumo de electricidade/diminuição de consumo de combustíveis fósseis/diminuição da cobrança de impostos desses combustíveis leva sempre a tentar descobrir novas formas de taxar...

No meu caso seria usar o autoconsumo até ao limite actual de 4kw de painéis e para não desperdiçar 1.000€ em instalação de contador para a produção, continuar a aumentar os painéis, mas em vez de ter ligado à rede, serem utilizados somente para carregar um banco de baterias. Ou seja em vez de ter painéis num sistema isolado, ter para carregar um banco de baterias... Parece-me que é possível ter os dois cenários. A única coisa que acho que poderia acontecer é o fiscal da rua ver uma data de painéis e depois eu ter o trabalho de demonstrar que não estão ligados à rede.

Enviado do meu POCOPHONE F1 através do Tapatalk



Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1908
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Instalação completamente independente na mesma casa possível com actual legislação ?

Mensagem por Freddy_krueger »

Pois mas que fazias com as baterias ligadas aos paineis?
- ou eram móveis :P e passavas da rede offgrid para a rede "REN" através das baterias mas não dos paineis :P
- ou carregavas o carro (ou usavas noutros eletrodomésticos) em offgrid...

Mas ou tens um banco de baterias razoável ou tens sempre limitação de poder ter "demasiada" ou "pouca" energia nesta offgrid que poderia trazer problemas de carga.... neste caso estar ligado à rede REN é sempre melhor... mas tem tal limitação atual de 4kw sem grandes custos.
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Instalação completamente independente na mesma casa possível com actual legislação ?

Mensagem por CoolZeroFCP »

O inversor das baterias pode trabalhar em offgrid ou quando trabalha ongrid não injecta na REN. Não tinha nenhuma lógica as baterias injetarem na REN.
Até pode haver um excedente residual conforme o ligar e desligar de dispositivos mas estamos a falar de um máximo de 100wh em 24h (e mesmo esse pode ser evitado com limitações de injeção). Seguramente que um sistema de painéis isolados de 4kw irá ter um excedente bastante superior a ser injectado na rede.

Claro que este cenário que estou a falar é com um banco grande de baterias (a partir de 14kwh com tendência a ser aumentado). Mas na fase de transição interessa-me ir aumentando os painéis, mas na vertente offgrid (utilizando somente o solar para carregar as baterias).

Penso desculpa por este offtopic mas também me interessa saber se existe alguma legislação que limite o offgrid.

Enviado do meu POCOPHONE F1 através do Tapatalk



Autor do tópico
Jose_N
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: quinta mar 03, 2022 2:06 am

Re: Instalação completamente independente na mesma casa possível com actual legislação ?

Mensagem por Jose_N »

"Penso desculpa por este offtopic mas também me interessa..."

Por mim vá em frente :)
Uma outra ideia que posso partilhar e que é bastante viável a nível de redução de baterias é no caso de existirem bomba(s) para rega. Em vez de investir em baterias, se for possível, pode-se investir num reservatório de água num local elevado com pressão (altura em relação ao local de rega) suficiente para regar. Quando houver sol a(s) bomba(s) bombeiam para o depósito em vez do sistema de rega. Mas fazer um depósito desses também sai bastante caro por causa das dimensões requeridas... Não sei de nenhum estudo que compare a viabilidade económica, mas posso adiantar que há situações em que por sorte já temos zonas com uma altura muito maior, o que facilita bastante...


Autor do tópico
Jose_N
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: quinta mar 03, 2022 2:06 am

Re: Instalação completamente independente na mesma casa possível com actual legislação ?

Mensagem por Jose_N »

"Penso desculpa por este offtopic mas também me interessa saber se existe alguma legislação que limite o offgrid."

Não tem nada que pedir desculpa, aliás gostava de ouvir resposta, a legislação não parece contemplar essa possibilidade e provavelmente foi de propósito. Agora, precisava de analizar mais em pormenor a legislação para ter a certeza, mas pelo que vi em termos de classificações de utlizações e categorias, aquilo é pouco claro e omissivo no que diz respeito ao off grid.

Avatar do Utilizador

gigaz
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 94
Registado: terça fev 19, 2019 12:50 pm
Localização: Figueira da Foz

Re: Instalação completamente independente na mesma casa possível com actual legislação ?

Mensagem por gigaz »

não há lei porque não é preciso.

offgrid sem ligação á rede continua a estar dentro dos regulamentos de boas praticas de segurança eletrica.

Como não está ligada a rede, não conta para nada de registos, autoconsumos e quetais.

Eu conto ter o meu sistema assim, res do chao e garagem com rede e autoconsumo, 1º andar offgrid com baterias

Responder

Voltar para “Autoconsumo”