Instalação Aceitável?

Local para debater sobre o autoconsumo
Responder

A solução é aceitável?

Sim
0
Sem votos
Não
2
100%
 
Total de votos: 2


Autor do tópico
PJG
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: sábado set 25, 2021 10:49 pm

Instalação Aceitável?

Mensagem por PJG »

Saudações a todos.

Adjudiquei uma instalação fotovoltaica a uma empresa certificada. Na imagem 1 vê-se o resultado da instalação. Os painéis ao início da manhã e ao início da tarde faziam sombra uns nos outros. Constatei que contrariamente ao que me tinham dito que iam fazer, os painéis não ficaram com uma inclinação de 35⁰ mas sim de 20⁰. Aquando a instalação questionei se os painéis não estariam muito próximos um dos outros, ao que me responderam que se estivessem a 2.5 m nunca haveria problema.

Após reclamar, a empresa comprometeu-se a resolver o problema.
Na imagem 2 está a actual solução. Com relutância dos técnicos consegui que o painel do meio ficasse mais à direita do que estavam a querer deixar. A minha sugestão tinha sido para ficar centrado entre os outros dois. No final percebi que esta relutância estaria associada ao comprimento dos cabos. Como se pode constatar na imagem 3, o cabo deixou de poder estar ligado à estrutura ficando ao solto (ao sabor do vento).
Para resolverem a questão da inclinação, deixaram-me os painéis assentes em espigões (ficou no ar). Ver imagem 4.

Outra situação que tinha mencionado não estar bem e ficou na mesma é a questão dos painéis não estarem paralelos uns aos outros, ainda que os técnicos insistam que estão como se pode constatar nas várias imagens especialmente a 5.
Gostava de ouvir a vossa opinião. Alguém já viu algo do género? Será prática comum? Quantos de vós aceitaria como finalizada a instalação?

Desde já agradeço o vosso contributo.
Anexos
Instalação Solar.jpg

Avatar do Utilizador

joaomcs
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: quinta out 14, 2021 1:42 pm

Re: Instalação Aceitável?

Mensagem por joaomcs »

Bom dia, efetivamente a avaliar pelas imagens não parece ter sido garantido o paralelismo entre as fileiras de painéis. A solução de colocar espigões também não parece ser a melhor nem a correta. Deviam ter refeito a estrutura vertical de forma a compensar o desnível do telhado. Tenho observado outras instalações e é a primeira que vejo em que a estrutura inclinada de painéis assenta sobre espigões (pelas imagens parece varão roscado) que são claramente menos resistentes. O cabo elétrico também devia estra protegido de outra forma pois é suposto durar muitos anos.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16140
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Instalação Aceitável?

Mensagem por serges »

Realmente não é um trabalho bem feito...

O cabo realmente deveria estar mais protegido e a inclinação e disposição dos painéis podia estar melhor.

Enfim... Ditos profissionais em que podiam fazer tão melhor.
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
PJG
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: sábado set 25, 2021 10:49 pm

Re: Instalação Aceitável?

Mensagem por PJG »

Seria importante também ouvir historias de quem tenha ficado satisfeito com a empresa que instala.
Não me parece que seja difícil deixar boa impressão num cliente. Saber se está satisfeito ou não. Perceber onde podem melhorar. Obviamente não me refiro a entregar soluções como esta que relatei.

O que me custa aqui é que o responsável pela instalação não tenha detectado nenhum problema. Ainda não tinha referido que me deixaram a instalação com um disjuntor que não era o indicado no manual. A indicação é para ser colocado um disjuntor bi-polar de 25A e inicialmente ficou um de 16 A. Quando o responsável procedeu à troca continua a insistir que não ganho nada com isto. Entretanto já fui contactado por outras pessoas que instalaram painéis recentemente e estão aperceber que podiam ter sistemas a produzir mais. A um, o instalador disse que deixou o sistema optimizado para o Verão. A empresa que me instalou também me disse algo desse género depois de mostrar que a inclinação dos painéis não era a que achavam que era. Ainda estou para conhecer alguém do auto-consumo que queira que o sistema seja mais eficiente no verão do que no inverno.

A configuração do inversor também ficou deficiente. Deixaram-me num fuso horário do outro lado do mundo. O meu sistema dava indicação de estar a produzir à noite!

Há coisas aqui que são de resolução fácil mas tem sido tudo o cliente a dizer... Há coisas que não deviam passar no crivo da qualidade das empresas.

Responder

Voltar para “Autoconsumo”