Autoconsumo com inversor Sofar Solar

Local para debater sobre o autoconsumo
Responder

Autor do tópico
paulojrc
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: segunda mar 08, 2021 11:30 am

Autoconsumo com inversor Sofar Solar

Mensagem por paulojrc »

Boas pessoal!

Estou com um problema com o meu sistema UPAC.
É um sistema de 6 paineis com 1900W com inversor sofar solar 2200TL-G3 que trabalha com o software Solarman.
Aqui é que começam os problemas, no software apenas conseguia ver o que era produzido e não conseguia ver o consumo nem o que era injectado na rede. Vi no manual que com um TI conseguia ligar diretamente à porta CT do inversor e medir os consumos. Assim fiz, comprei TI de acordo com o inversor e agora já consigo ver os consumos mas não consigo ver os acumulados ou seja no solarman os campos não são todos preenchidos. Falei com a Sofar Solar e com a Solarman que me explicaram que apenas dá para fazer visualização e que o inversor não consegue registar os valores na base de dados (o que me parece bastante estranho). A solução segundo eles, passa por instalar um smart energy meter+logger que assim já tenho acesso a tudo, o problema é que não encontro o smart energy meter da solarman em lado nenhum, pelo menos na europa. Existe a hipótese de usar outro smart meter+logger que não seja da solarman para fazer estas medições? Como sei se são compatíveis?
Já agora uma outra questão, o consumo que me aparece no solarman aumenta conforme o aumento de energia produzida, ou seja, às vezes estou a produzir 1,2kWh e aparece como estando a consumir 1,6kWh o que não me parece real visto que não tenho ninguém em casa nessa altura e apenas tenho alguns equipamentos em standby. Será que coloquei o TI no sítio errado? O Ti de medição de consumo está na fase que entra no disjuntor de corte geral da EDP. Coloquei aqui porque a instalação era trifásica e passou a monofásica, quando passaram a mono colocaram na saída do disjuntor da EDP os 3 cabos shuntados e quando entra no meu diferencial entram os 3 com 230V e saiem para os diversos cabos parciais. Se fosse a colocar o TI num destes cabos não conseguia medir o total e apenas o parcial deste cabo. Se estiver no sítio incorrecto como posso resolver?

Para primeiro post já me alonguei bastante. :?

Responder

Voltar para “Autoconsumo”