Carregamento bateria

Local para debater sobre o autoconsumo
Responder

Autor do tópico
zipzap
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: sábado dez 28, 2019 5:17 pm

Carregamento bateria

Mensagem por zipzap »

É possivel carregar/descarregar um módulo de uma bateria de um carro usado via tomada schuko convencional utilizando conversores (inversor será?) de entrada e saída ? Fazendo com que a bateria seja estacionária para carregar em casa com uma UPAC sem inversor hibrido.No meu caso tenho uma UPAC de 2460w, o que faço é carregar o VE das 12:30 até 14:00 o que me dá para carregar neste momento um leaf(24) dos 30 aos 60 por cento, como não tenho carregador portátil no mínimo carrego a 10A e nas horas que não está a carregar tenho bastante desperdício porque a habitação não consome o que o painel está a produzir daí a minha pergunta .


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Carregamento bateria

Mensagem por Freddy_krueger »

Penso ser possível com um controlador BMS de bateria e um inversor de bateria (exemplo SMA Sunnyboy storage)... convém é ter o tal BMS e não somente as baterias e o inversor senão arriscas-te a "queimar" bateria por carregamento e/ou descarregamento excessivo.... penso eu de que...

Atenção que sou um leigo...melhor alguém da área se pronunciar se é algo viável.

Mas é carregar um módulo de uma bateria de carro retirada do carro certo? Não do Leaf mencionado acima certo?
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Carregamento bateria

Mensagem por alexjp4 »

A bateria é de chumbo ou de litio? Isso que queres fazer é possível não sei é se tens alguma vantagem económica, pelos equipamentos que tens que comprar para carregares a bateria ou seja tens que ter um carregador de baterias de 230v para 12V para carregares a bateria e depois tens que ter um inversor de 12v para 230v para poderes carregar o carro, tambem há os inversores carregadores que está tudo numa só maquina é uma questão de fazeres contas mas que é possivel é, agora se é rentável não sei?!

Responder

Voltar para “Autoconsumo”