Autoconsumo com venda de excedente

Local para debater sobre o autoconsumo

Autor do tópico
Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Autoconsumo com venda de excedente

Mensagem por Biod »

Liguei para a energia simples a questionar se era necessário abrir atividade .

Eles disseram que aguardam uma comunicação oficial por parte do ministério das finanças, enquanto o comunicado n sai eles aconselham a abrir


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Autoconsumo com venda de excedente

Mensagem por Freddy_krueger »

Quem tiver uma casa construída antes de 2006 pode sempre meter mais uns paineis com até 70% financiamento fundo ambiental - com apenas 30% do custo de instalação, o ROI será mais curto:

https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... #p11289273

https://www.fundoambiental.pt/avisos-20 ... aveis.aspx
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


gbento
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 252
Registado: terça nov 26, 2013 3:08 pm
Localização: Lisboa

Re: Autoconsumo com venda de excedente

Mensagem por gbento »

Não existem apoios para casas depois de 2006?

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk



Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Autoconsumo com venda de excedente

Mensagem por Freddy_krueger »

gbento Escreveu: quarta set 02, 2020 4:09 pm Não existem apoios para casas depois de 2006?
Segundo o estado, depois de 2006 já havia condições para casas serem eficientes pelo que para já nestes programas não estão contempladas...

A minha tem -100 anos que 2006... engloba-se bem :)
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Autoconsumo com venda de excedente

Mensagem por joaocunharamos »

Biod Escreveu: terça set 01, 2020 10:51 am Como é que se reconhece sem custo ? até um advogado tem de pagar as taxas á ordem (...)

(...)

Ainda tenho ligar para lá porque no panfleto inicial está escrito que n é necessário abrir a atividade
O que queria dizer é que tenho advogados amigos e familiares. Mas em verdade não conheço as taxas acessórias.

Quanto à Muon, acho bem e agradeço que contacte. A má representação fica-lhes mal. Suponho que possa não ser necessário abrir atividade se nunca auferir com excedente mais do que gasta em electricidade. Agradecemos novidades
Cumprimentos,
João Ramos

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Autoconsumo com venda de excedente

Mensagem por rnlcarlov »

joaocunharamos Escreveu: quinta set 03, 2020 2:02 am Suponho que possa não ser necessário abrir atividade se nunca auferir com excedente mais do que gasta em electricidade. Agradecemos novidades
Se a produção em excesso fosse abatida directamente na fatura do consumo, isso faria sentido. Agora se são efectivamente criadas facturas em separado, tipo as da microprodução, então é expectável que seja necessário abrir atividade, já que para a MP também o é.


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Autoconsumo com venda de excedente

Mensagem por Quintas2 »

Biod Escreveu: terça set 01, 2020 10:51 am o simples reconhecimento de assinatura custava 11€ , isto não é um simples reconhecimento.

Como é que se reconhece sem custo ? até um advogado tem de pagar as taxas á ordem dos advogados pois tem de ficar registado no portal deles

conto receber 50/60€ por ano ... acredito que futuramente seja agilizada está burocracia

Ainda tenho ligar para lá porque no panfleto inicial está escrito que n é necessário abrir a atividade
@Biod, penso que obtiveste uma informação errada, um advogado não paga taxas à ordem para reconhecer assinaturas.
Cumprimentos,
Quintas2


Autor do tópico
Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Autoconsumo com venda de excedente

Mensagem por Biod »

liguei para a energia simples, eles aguardam uma resposta oficial das finanças para poderem efetuar a dedução na factura da muon .. enquanto n recebem resposta aconselham a abrir atividade


Autor do tópico
Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Autoconsumo com venda de excedente

Mensagem por Biod »

Quintas2 Escreveu: domingo set 06, 2020 6:23 am
Biod Escreveu: terça set 01, 2020 10:51 am o simples reconhecimento de assinatura custava 11€ , isto não é um simples reconhecimento.

Como é que se reconhece sem custo ? até um advogado tem de pagar as taxas á ordem dos advogados pois tem de ficar registado no portal deles

conto receber 50/60€ por ano ... acredito que futuramente seja agilizada está burocracia

Ainda tenho ligar para lá porque no panfleto inicial está escrito que n é necessário abrir a atividade
@Biod, penso que obtiveste uma informação errada, um advogado não paga taxas à ordem para reconhecer assinaturas.
Informação obtida do advogado que trata da papelada dos meus pais.


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Autoconsumo com venda de excedente

Mensagem por joaocunharamos »

Eu pergunto a um familiar e depois dou novidades.
Cumprimentos,
João Ramos


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Autoconsumo com venda de excedente

Mensagem por Quintas2 »

A minha informação é de um advogado. Como tantas outras ordens profissionais, um advogado paga uma quota anual ou mensal pela inscrição na Ordem dos Advogados (OA) que, entre outras coisas, lhe permite reconhecer assinaturas. A OA não cobra qualquer taxa por esse serviço, independentemente do número de reconhecimentos efetuados. Pode, o advogado dos teus pais, entender cobrar por esses serviços, como muitos outros o fazem.
Cumprimentos,
Quintas2


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Autoconsumo com venda de excedente

Mensagem por joaocunharamos »

Obrigado pelo esclarecimento, Quintas
Cumprimentos,
João Ramos


Autor do tópico
Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Autoconsumo com venda de excedente

Mensagem por Biod »

Já faz 3 semanas que enviei á última papelada, a REN ainda não deu o ok e já devia ter dado ( são 2 semanas que costumam demorar)

A energia simples enviou na passada sexta feira um mail a pedir o ponto de situação.


Autor do tópico
Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Autoconsumo com venda de excedente

Mensagem por Biod »

Já fez um mês que foi enviada toda a documentação e continua a não haver resposta por parte da REN.

Liguei para a edp distribuição e o meu contador está bidirecional e a comunicar de 15 em 15 min.

Mas pelo que a energia simples disse, não é só o meu caso que a REN não dá resposta , todos os processos de venda de BTN estao sem resposta.

Já liguei para a REN, passaram a chamada a 3 pessoas mas ainda n cheguei a falar com o (ir)responsável

Apresentei reclamação na DGEG a reportar todo este bloqueio por parte da REN


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Autoconsumo com venda de excedente

Mensagem por Freddy_krueger »

Hummm... vai fazendo o update... nada como reclamar para ver se oleia engrenagens cheias de areias (ou serão blocos de pedra em vez de areias) ...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


ribascop1972
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 89
Registado: sábado jun 09, 2007 11:23 pm

Re: Autoconsumo com venda de excedente

Mensagem por ribascop1972 »

Para quem é micro produtor como eu que vende a totalidade para a rede, este contrato será mais viável?

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Autoconsumo com venda de excedente

Mensagem por rnlcarlov »

ribascop1972 Escreveu: terça out 20, 2020 9:20 pm Para quem é micro produtor como eu que vende a totalidade para a rede, este contrato será mais viável?
A que preço está a vender atualmente?


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Autoconsumo com venda de excedente

Mensagem por joaocunharamos »

A venda de excedentes em auto-consumo é feita a preços de 0.03€/kWh a 0.045€/kWh ao longo do dia, variando de hora a hora, segundo o mercado OMIE (operador da península ibérica). Pode ter um preço fixo mas irá andar por estes valores. Ver as barras verticais azuis aqui:
https://www.omie.es/pt/market-results/d ... urly-price

Para saber se compensa tem de avaliar a quantidade de produção que conseguiria auto-consumir (ao preço de compra da electricidade ou 0.15€/kWh) e quanto iria entregar à rede. Sem saber os valores dos seus contratos actuais de compra e venda não é possível responder.

No entanto, se tiver muita produção (>2kWp) e um bom preço de venda (>0.10€/kWh) suponho que facilmente não compensará.
Cumprimentos,
João Ramos


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Autoconsumo com venda de excedente

Mensagem por joaocunharamos »

Biod, esse contracto, já está resolvido?
Cumprimentos,
João Ramos


ribascop1972
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 89
Registado: sábado jun 09, 2007 11:23 pm

Re: Autoconsumo com venda de excedente

Mensagem por ribascop1972 »

rnlcarlov Escreveu:
ribascop1972 Escreveu: terça out 20, 2020 9:20 pm Para quem é micro produtor como eu que vende a totalidade para a rede, este contrato será mais viável?
A que preço está a vender atualmente?
Boas. Atualmente estou a vender à SU Eletricidade a 0,0879€ Kwh, mas todos os anos desce e em novembro passa mais um ano e deve descer mais um pouco. A minha instalação é das primeiras, novembro de 2008.

Responder

Voltar para “Autoconsumo”