Autoconsumo com venda de excedente

Local para debater sobre o autoconsumo

silveiro
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: quinta dez 31, 2020 6:09 pm

Re: Autoconsumo com venda de excedente

Mensagem por silveiro »

Bom dia

Desde já queria agradecer toda a informação disponibilizada, tendo iniciado o processo de venda a energia simples queria colocar 2 questões:
1- se o valor contabilizado para venda é o valor após a contabilização do net metering 15 min
2-qual tem sido o valor pago do plano indexado
obrigado


Autor do tópico
Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Autoconsumo com venda de excedente

Mensagem por Biod »

Recebi ontem a primeira factura para eu assinar. Optei por ser feita a autofacturação, a energia simples emite a factura e eu só tenho de assinar e enviar por mail.
Sempre é mais prático do que eu ir ao site das finanças etc

As facturas e os pagamentos são feitos 4 vezes por ano, ou seja de 3 em 3 meses

Como começei a vender a 30 de outubro, está factura vai até 31 de dezembro

Os valores de venda são indexados, por exemplo no dia de Natal vendi a 1,5 cêntimos mas no início de Janeiro vi que os preços que eu estava a vender era por volta dos 9 cêntimos

Além da energia simples, a ecochoice e a edp tb compram. Os preços de venda são idênticos

Não precisam mudar de comercializador ao contrário do que eu tinha dito anteriormente

Imagem

Além da factura, recebi um Excel com a variação dos preços de venda por hora, mas depois o preço que eu vendo é a média de preço durante o dia

Recebi também um Excel do contador com os valores injectados em cada período de 15 min, mas pelo que vejo ele só regista por pacotes de 250w , porque o excedente tem sempre valores certos . No Excel não aparece se injector 112w às 10h , mas aparece 11h 250w , 11:15 250w por exemplo

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Autoconsumo com venda de excedente

Mensagem por rnlcarlov »

Obrigado pelo feedback. Quando dizes edp também compra excedente, referes-te à SU?


Autor do tópico
Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Autoconsumo com venda de excedente

Mensagem por Biod »

pelo que li num grupo no Facebook, penso ser essa

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Autoconsumo com venda de excedente

Mensagem por rnlcarlov »

Era o que fazia mais sentido, já que é a SU que compra a venda das MP.


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Autoconsumo com venda de excedente

Mensagem por alexjp4 »

Biod Escreveu: sexta jan 22, 2021 9:27 am Recebi ontem a primeira factura para eu assinar. Optei por ser feita a autofacturação, a energia simples emite a factura e eu só tenho de assinar e enviar por mail.
Sempre é mais prático do que eu ir ao site das finanças etc

As facturas e os pagamentos são feitos 4 vezes por ano, ou seja de 3 em 3 meses

Como começei a vender a 30 de outubro, está factura vai até 31 de dezembro

Os valores de venda são indexados, por exemplo no dia de Natal vendi a 1,5 cêntimos mas no início de Janeiro vi que os preços que eu estava a vender era por volta dos 9 cêntimos

Além da energia simples, a ecochoice e a edp tb compram. Os preços de venda são idênticos

Não precisam mudar de comercializador ao contrário do que eu tinha dito anteriormente

Imagem

Além da factura, recebi um Excel com a variação dos preços de venda por hora, mas depois o preço que eu vendo é a média de preço durante o dia

Recebi também um Excel do contador com os valores injectados em cada período de 15 min, mas pelo que vejo ele só regista por pacotes de 250w , porque o excedente tem sempre valores certos . No Excel não aparece se injector 112w às 10h , mas aparece 11h 250w , 11:15 250w por exemplo
A energia simples é que emite a factura mas tens que te colectar?! E no final do ano onde é que declaras os rendimentos obtidos? Como microprodutor?


Autor do tópico
Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Autoconsumo com venda de excedente

Mensagem por Biod »

Então se está a vender tem de se colectar... não ia receber por baixo da mesa

Eu por uma questão de facilidade optei por eles fazerem a autofacturação, eles enviam por mail... eu assino e envio por mail.

declara no anexo B


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Autoconsumo com venda de excedente

Mensagem por Freddy_krueger »

Uma dúvida: Para vender é necessário estar numa zona "inteligente" da E-Redes? Eu no portal ainda não consigo visualizar consumos e por tal acho que "comprador" de energia também não terá acesso...ou estou enganado?
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Autoconsumo com venda de excedente

Mensagem por Biod »

eu na página da eredes apenas vejo as leituras diárias e diz lá que não estou na rede inteligente. Mas a minha mãe mora ao lado, tem contador igual mas está na rede inteligente... vê o consumo de 15 em 15 min

mas ela n têm autoconsumo


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Autoconsumo com venda de excedente

Mensagem por Freddy_krueger »

Biod Escreveu: sexta mar 12, 2021 11:51 pm eu na página da eredes apenas vejo as leituras diárias e diz lá que não estou na rede inteligente. Mas a minha mãe mora ao lado, tem contador igual mas está na rede inteligente... vê o consumo de 15 em 15 min
mas ela n têm autoconsumo
Pois eu tenho autoconsumo, aparece-me como fora da rede inteligente, mas não me aparece sequer possibilidade de ver consumos... apenas tem separador dados, leituras (onde posso dar leitura) e ordens de trabalho :(
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


ruypedro
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: terça jan 26, 2021 10:32 am

Re: Autoconsumo com venda de excedente

Mensagem por ruypedro »

Olá Biod,
Também estou a pensar fechar um contrato de compra e venda de excedente de energia com a "Energia simples".
Que custos teve com esse processo ? Pelo que percebi e do que fui lendo no forum:

a) Procuração: A procuração que temos que passar à "Energia Simples" e cuja assinatura tem que ser reconhecida por um advogado / solicitador em qto ficou ?
b) É necessário abrir alguma especie de actividade nas finanças ? Teve algum custo com isso ?
c) Até agora está contente com o processo de venda do seu excedente.. ?

Muito obrigado,
Rui

Biod Escreveu: sexta jan 22, 2021 9:27 am Recebi ontem a primeira factura para eu assinar. Optei por ser feita a autofacturação, a energia simples emite a factura e eu só tenho de assinar e enviar por mail.
Sempre é mais prático do que eu ir ao site das finanças etc

As facturas e os pagamentos são feitos 4 vezes por ano, ou seja de 3 em 3 meses

Como começei a vender a 30 de outubro, está factura vai até 31 de dezembro

Os valores de venda são indexados, por exemplo no dia de Natal vendi a 1,5 cêntimos mas no início de Janeiro vi que os preços que eu estava a vender era por volta dos 9 cêntimos

Além da energia simples, a ecochoice e a edp tb compram. Os preços de venda são idênticos

Não precisam mudar de comercializador ao contrário do que eu tinha dito anteriormente

Imagem

Além da factura, recebi um Excel com a variação dos preços de venda por hora, mas depois o preço que eu vendo é a média de preço durante o dia

Recebi também um Excel do contador com os valores injectados em cada período de 15 min, mas pelo que vejo ele só regista por pacotes de 250w , porque o excedente tem sempre valores certos . No Excel não aparece se injector 112w às 10h , mas aparece 11h 250w , 11:15 250w por exemplo

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Autoconsumo com venda de excedente

Mensagem por rnlcarlov »

Pelo menos tem logo à cabeça o custo de 115,39€ para troca de contador. Não é indicado para quem tem apenas uns poucos kwh de sobra, já que para amortizar o custo do contador são logo necessários uns milhares de kWh vendidos.


blackibiza
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: segunda ago 01, 2016 7:28 am

Re: Autoconsumo com venda de excedente

Mensagem por blackibiza »

@Biod Que tal tem corrido o processo de venda do excedente? Sem percalços desde que o contrato ficou activo?
Já conseguiste amortizar o que pagaste pelo reconhecimento de assinaturas?

Também estou a seguir os mesmos passos. Neste momento vou avançar com a assinatura do contrato.


ribascop1972
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 89
Registado: sábado jun 09, 2007 11:23 pm

Re: Autoconsumo com venda de excedente

Mensagem por ribascop1972 »

Também eu estou em fase de transição, de microgeracao de 2008 para uma UPAC com venda de excedente.
Neste momento já em encontro registado na DGEG como UPAC e a E-REDES já procedeu à mudança do contador por um bi-direcional.
Os custos até agora foram:
-250€ para a empresa instaladora registar a UPAC e injetar a energia para dentro de casa.
-98€ para a substituição do contador.
-59€ (opcional) módulo Shelly para leitura da energia consumida e injetada na rede

De momento tenho 3 empresas dispostas a comprar-me o excedente. A RolearViva, Ecochoice e Energia Simples.

Nesta fase pretendo escolher uma venda indexada, mas também é importante saber qual da empresas apresentam menos despesas de contrato.

Finalmente ainda não percebi se existe necessidade ou custos para abertura de actividade.


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Autoconsumo com venda de excedente

Mensagem por Quintas2 »

Biod Escreveu: sexta jan 22, 2021 9:27 am Recebi ontem a primeira factura para eu assinar. Optei por ser feita a autofacturação, a energia simples emite a factura e eu só tenho de assinar e enviar por mail.
Sempre é mais prático do que eu ir ao site das finanças etc

As facturas e os pagamentos são feitos 4 vezes por ano, ou seja de 3 em 3 meses

Como começei a vender a 30 de outubro, está factura vai até 31 de dezembro

Os valores de venda são indexados, por exemplo no dia de Natal vendi a 1,5 cêntimos mas no início de Janeiro vi que os preços que eu estava a vender era por volta dos 9 cêntimos

Além da energia simples, a ecochoice e a edp tb compram. Os preços de venda são idênticos

Não precisam mudar de comercializador ao contrário do que eu tinha dito anteriormente

Imagem

Além da factura, recebi um Excel com a variação dos preços de venda por hora, mas depois o preço que eu vendo é a média de preço durante o dia

Recebi também um Excel do contador com os valores injectados em cada período de 15 min, mas pelo que vejo ele só regista por pacotes de 250w , porque o excedente tem sempre valores certos . No Excel não aparece se injector 112w às 10h , mas aparece 11h 250w , 11:15 250w por exemplo
Biod, neste momento qual é o preço médio que te estão a pagar pelos excedentes?

Em relação aos excedentes exportados, fazem primeiro os saldos quarto-horários e só depois o que sobrar é que é vendido?

obrigado.
Cumprimentos,
Quintas2


pedrosilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: terça abr 23, 2013 9:50 pm

Re: Autoconsumo com venda de excedente

Mensagem por pedrosilva »

Quem tem venda de excedente pode partilhar a informação dos valores que está a receber actualmente por kWh?

A média de Setembro no mercado grossista foi de 19,99 cêntimos o kWh
https://www.omie.es/pt/market-results/a ... &year=2021

Responder

Voltar para “Autoconsumo”