Projeto de autoconsumo 3900W painéis, Inversor Huawei SUN2000-6KTL-L1 com acumulação

Local para debater sobre o autoconsumo

Autor do tópico
amasveiga
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 50
Registado: quinta abr 26, 2018 9:57 am

Projeto de autoconsumo 3900W painéis, Inversor Huawei SUN2000-6KTL-L1 com acumulação

Mensagem por amasveiga »

Bom dia

Continuo às voltas para "configurar" o meu sistema de autoconsumo de sonho, e agora queria juntar o útil ao agradável e resolver alguns problemas de casa com ele...

Cobri um terraço com telhado sandwich, mas com apenas uns 5% de inclinação. quando vêm geadas, ao dar o sol pinga cá dentro ao derreter, quando chove puxado a vento também e quando chove forte é uma barulheira...

Ora, eu tinha planeado até meter só 4000kwh de paineis, o inversor solax X1 hybrid 5.0T HV com 2 baterias solax de 6.3kwh para ficar com 12,6.

Para resolver os problemas do dito telhado, pensei em cobrir integralmente o dito telhado, fazendo com que a chuva não caísse diretamente no telhado, reduzindo o barulho e as infiltrações.

Mas para isso precisava colocar uns... 24 paineis, o que levaria a ultrapassar os 6000w de entrada máxima do inversor e capacidade de carga das baterias...

O telhado que queria cobrir tem inclinação de 5%, 45º a SE. Mas uns 9 paineis queria colocar uns 30º de inclinação a 45º SW para ter a produção mais dividida.

Existe alguma forma de limitar o que entra no inversor para não ultrapassar os 6kwh que suporta de entrada? Ao menos ficava sobredimensionado para o inverno! E também compensava a falta de inclinação, que para tapar o telhado todo, teria que ser sem inclinação, tirando os da beira para redirecionar a SW.

Acham viável a minha ideia? Para cobrir o telhado com outra coisa que não paineis solares, gasto praticamente o mesmo e não dá retorno nenhum...

Obrigado a quem puder ajudar


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Cobrir telhado sandwicth para resolver problemas, mas excesso de paineis!

Mensagem por APHenriques »

Sobre o telhado sandwich alguma coisa está errado.
O barulho da chuva é normal, pois a água a cair sobre a folha metalica faz sempre barulho.
O que não é normal é passar água para o interior.
Eu tenho vários telhados com sandwich e nenhum entra água. Um deles tem telhas de 12 metros com uma inclinação minima com uma corvatura ao meio de forma escorrer nas duas extremidade e mesmo assim não entra nenhuma água no interior.
Nas juntas entre telhas deverá ser colocado um vedante adequado... não o vulgar cilicone.
Já vi algumas montagens de telhas sem ter qualquer vedante...


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Cobrir telhado sandwicth para resolver problemas, mas excesso de paineis!

Mensagem por jmlflorencio »

Sem ser expert, também creio que haverá algum problema com essa cobertura, para ter esses problemas...

Sobre a disposição dos painéis, não há hipótese de fazer um diagrama para o pessoal visualizar melhor isso?

Uma questão específica apenas: por que motivo distribuir a produção (virando os painéis a SE e SW)? Tendo baterias o mais lógico seria meter os painéis todos virados a sul, ou não?


Autor do tópico
amasveiga
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 50
Registado: quinta abr 26, 2018 9:57 am

Re: Cobrir telhado sandwicth para resolver problemas, mas excesso de paineis!

Mensagem por amasveiga »

APHenriques Escreveu: domingo mai 31, 2020 6:38 pm Sobre o telhado sandwich alguma coisa está errado.
O barulho da chuva é normal, pois a água a cair sobre a folha metalica faz sempre barulho.
O que não é normal é passar água para o interior.
Eu tenho vários telhados com sandwich e nenhum entra água. Um deles tem telhas de 12 metros com uma inclinação minima com uma corvatura ao meio de forma escorrer nas duas extremidade e mesmo assim não entra nenhuma água no interior.
Nas juntas entre telhas deverá ser colocado um vedante adequado... não o vulgar cilicone.
Já vi algumas montagens de telhas sem ter qualquer vedante...
Pois, aqui não meteram nenhum vedante entre as placas. So encostaram, e umas mais que as outras que a "frincha" não é igual em todas. não é que entre muita aguua, mas em dias de chuva forte puxada a vento lá dá uma pingada ou outra... o pior até é com geada a derreter, é quando pinga mais...


Autor do tópico
amasveiga
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 50
Registado: quinta abr 26, 2018 9:57 am

Re: Cobrir telhado sandwicth para resolver problemas, mas excesso de paineis!

Mensagem por amasveiga »

jmlflorencio Escreveu: domingo mai 31, 2020 9:09 pm Sem ser expert, também creio que haverá algum problema com essa cobertura, para ter esses problemas...

Sobre a disposição dos painéis, não há hipótese de fazer um diagrama para o pessoal visualizar melhor isso?

Uma questão específica apenas: por que motivo distribuir a produção (virando os painéis a SE e SW)? Tendo baterias o mais lógico seria meter os painéis todos virados a sul, ou não?
Pois, algo ficou errado com o telhado, mas neste momento já tem móveis de cozinha, paineis a cobrir as laterais rematadas no telhado.. já não dá jeito arrancar tudo e voltar a colocar...

relativamente à distribuição dos paineis. Podia colocar só na zona do telhado que quero tapar mantendo a inclinação original, mas todos a SE 45º com 5º de inclinação, de tarde não teria produção e ia ficar pendurado nas baterias/rede durante muito tempo...

https://ibb.co/pWFXHhy


Não consegui que as imagens apareçam...

No telhado, o 1 e 3 são o novo telhado em sandwich, tem cerca de 10m por 4m.

Na zona 2, conseguia inclinar 6 paineis seguidos a SW, mais os da zona 3 para ficarem em serie com os da zona 2. os restantes da zona 1, todos juntos a tapar o melhor possível o telhado.

A sul, com a orientação dos telhados, não consigo, de forma a cobrir o telhado, tinha que inclinar e depois ficava tudo separado...

A minha ideia original era 8 paineis na zona 2 e 3 inclinados a SW e outros 8 em cima da zona 1. Mas para cobrir todo o telhado, a zona 1 leva 16...


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Cobrir telhado sandwicth para resolver problemas, mas excesso de paineis!

Mensagem por Quintas2 »

O imperativo é não exceder a tensão de entrada do inversor.
Painéis apenas com 5% de inclinação vão acumular muita sujidade e nem a chuva os lavará facilmente.
Por outro lado, 5% de inclinação a SE é pouco, pelo que, mesmo de tarde, ainda deve apanhar bastante sol. Já simulaste as produções para as várias hipóteses para ver a diferença?
Cumprimentos,
Quintas2


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Cobrir telhado sandwicth para resolver problemas, mas excesso de paineis!

Mensagem por Freddy_krueger »

Não sei como podes resolver problema da sandwich mas acho que deves resolver antes de mais nada... eu já tive na minha vida problema de infiltrações que cheguem... não queiras isso...

Quanto aos paineis... não sei mesmo como ajudar...sou muito verde nestas coisas ainda.
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
amasveiga
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 50
Registado: quinta abr 26, 2018 9:57 am

Re: Cobrir telhado sandwicth para resolver problemas, mas excesso de paineis!

Mensagem por amasveiga »

Quintas2 Escreveu: terça jun 02, 2020 7:10 am O imperativo é não exceder a tensão de entrada do inversor.
Painéis apenas com 5% de inclinação vão acumular muita sujidade e nem a chuva os lavará facilmente.
Por outro lado, 5% de inclinação a SE é pouco, pelo que, mesmo de tarde, ainda deve apanhar bastante sol. Já simulaste as produções para as várias hipóteses para ver a diferença?

Supostamente o inversor que queria aguenta 6kwh de entrada... gostava era de saber se tendo paineis a ultrapassar essa potencia, se haveria algum limitador que se colocasse entre os paineis e o inversor, para não ultrapassar essa potencia...

quanto à sujidade.. no fim do verão, enquanto tiver idade para isso, vou lá dar uma lavadela. o acesso é fácil.

Podes indicar algum simulador intuitivo que permita brincar com inclinações e orientações a ver qual é o resultado?

Obrigado


Autor do tópico
amasveiga
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 50
Registado: quinta abr 26, 2018 9:57 am

Re: Cobrir telhado sandwicth para resolver problemas, mas excesso de paineis!

Mensagem por amasveiga »

Freddy_krueger Escreveu: terça jun 02, 2020 9:32 am Não sei como podes resolver problema da sandwich mas acho que deves resolver antes de mais nada... eu já tive na minha vida problema de infiltrações que cheguem... não queiras isso...

Quanto aos paineis... não sei mesmo como ajudar...sou muito verde nestas coisas ainda.

Se colocar alguma coisa por cima, que tire o impacto direto de chuva forte puxada a vento, e que também deve reduzir a acumulação de geada, em principio resolve. E antes de colocar os paineis penso limpar bem o alto das uniões e colocar uma tira de tela. Como depois fica à sombra dos paineis a própria tela deve ter uma vida longa. Neste momento não tenho hipótese, já tenho muita coisa colada por baixo e mexer no telhado ia ser um problema maior...


A ver se aparece algum expert em paineis solares e me ajuda a gerir/rentabilizar um excesso deles!!! Já ficavam para o tesla quando viesse!


gbento
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 252
Registado: terça nov 26, 2013 3:08 pm
Localização: Lisboa

Re: Cobrir telhado sandwicth para resolver problemas, mas excesso de paineis!

Mensagem por gbento »

Vi á tempos um publicidade sobre telhados/telhas da Tesla, não sei se já estão disponíveis.

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk


Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Cobrir telhado sandwicth para resolver problemas, mas excesso de paineis!

Mensagem por MRider »

amasveiga Escreveu: terça jun 02, 2020 1:12 pm
Freddy_krueger Escreveu: terça jun 02, 2020 9:32 am Não sei como podes resolver problema da sandwich mas acho que deves resolver antes de mais nada... eu já tive na minha vida problema de infiltrações que cheguem... não queiras isso...

Quanto aos paineis... não sei mesmo como ajudar...sou muito verde nestas coisas ainda.

Se colocar alguma coisa por cima, que tire o impacto direto de chuva forte puxada a vento, e que também deve reduzir a acumulação de geada, em principio resolve. E antes de colocar os paineis penso limpar bem o alto das uniões e colocar uma tira de tela. Como depois fica à sombra dos paineis a própria tela deve ter uma vida longa. Neste momento não tenho hipótese, já tenho muita coisa colada por baixo e mexer no telhado ia ser um problema maior...


A ver se aparece algum expert em paineis solares e me ajuda a gerir/rentabilizar um excesso deles!!! Já ficavam para o tesla quando viesse!
Com excesso de painéis e produção só tens 5 hipóteses .

Oferecer o excedente
Vender o excedente
Acumular o excedente
Desviar o excedente para aquecimento de águas ou afins.
Desligar os painéis que não são necessarios por agora.
Live long and prosper!


Autor do tópico
amasveiga
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 50
Registado: quinta abr 26, 2018 9:57 am

Re: Cobrir telhado sandwicth para resolver problemas, mas excesso de paineis!

Mensagem por amasveiga »

MRider Escreveu: quarta jun 03, 2020 7:48 am
amasveiga Escreveu: terça jun 02, 2020 1:12 pm
Freddy_krueger Escreveu: terça jun 02, 2020 9:32 am Não sei como podes resolver problema da sandwich mas acho que deves resolver antes de mais nada... eu já tive na minha vida problema de infiltrações que cheguem... não queiras isso...

Quanto aos paineis... não sei mesmo como ajudar...sou muito verde nestas coisas ainda.

Se colocar alguma coisa por cima, que tire o impacto direto de chuva forte puxada a vento, e que também deve reduzir a acumulação de geada, em principio resolve. E antes de colocar os paineis penso limpar bem o alto das uniões e colocar uma tira de tela. Como depois fica à sombra dos paineis a própria tela deve ter uma vida longa. Neste momento não tenho hipótese, já tenho muita coisa colada por baixo e mexer no telhado ia ser um problema maior...


A ver se aparece algum expert em paineis solares e me ajuda a gerir/rentabilizar um excesso deles!!! Já ficavam para o tesla quando viesse!
Com excesso de painéis e produção só tens 5 hipóteses .

Oferecer o excedente
Vender o excedente
Acumular o excedente
Desviar o excedente para aquecimento de águas ou afins.
Desligar os painéis que não são necessarios por agora.
mas as primeiras 4 hipóteses implicam que o solax x1 hybrid 5.0 HV não sirva, correto??? Porque supostamente a entrada é até 6000wh...


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Cobrir telhado sandwicth para resolver problemas, mas excesso de paineis!

Mensagem por APHenriques »

Freddy_krueger Escreveu: terça jun 02, 2020 9:32 am Não sei como podes resolver problema da sandwich mas acho que deves resolver antes de mais nada... eu já tive na minha vida problema de infiltrações que cheguem... não queiras isso...
Sou da mesma opinião. Mesmo porque as infiltrações terão sempre tendencia a aumentar.
Não sei qual o tipo de sandwich, mas talvez seja posivel aplicar um vedante nas frestas exteriores. O ideal é colocar no interior do encaixe, mas não sendo possivel...
Mas talvez até não seja tão dificil, pois normalmente é tudo aparafusado. Podem ser desaparafuzadas aplicar o vedante e voltar a aparafuzar.
Mas atenção a duas coisas: é trabalho para profissionais competentes e não para quem já fez essa asneira. Também ateção ao vedante, tem que ser adequado. As chapas atinguem temperaturas muito elevadas com o sol...


Autor do tópico
amasveiga
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 50
Registado: quinta abr 26, 2018 9:57 am

Re: Cobrir telhado sandwicth para resolver problemas, mas excesso de paineis!

Mensagem por amasveiga »

APHenriques Escreveu: quarta jun 03, 2020 4:00 pm
Freddy_krueger Escreveu: terça jun 02, 2020 9:32 am Não sei como podes resolver problema da sandwich mas acho que deves resolver antes de mais nada... eu já tive na minha vida problema de infiltrações que cheguem... não queiras isso...
Sou da mesma opinião. Mesmo porque as infiltrações terão sempre tendencia a aumentar.
Não sei qual o tipo de sandwich, mas talvez seja posivel aplicar um vedante nas frestas exteriores. O ideal é colocar no interior do encaixe, mas não sendo possivel...
Mas talvez até não seja tão dificil, pois normalmente é tudo aparafusado. Podem ser desaparafuzadas aplicar o vedante e voltar a aparafuzar.
Mas atenção a duas coisas: é trabalho para profissionais competentes e não para quem já fez essa asneira. Também ateção ao vedante, tem que ser adequado. As chapas atinguem temperaturas muito elevadas com o sol...
As infiltrações só ocorrem em algumas situações particulares. podem estar a chover 15 dias, e não entrar gota. Só com chuvas fortes puxadas a vento ou geadas fortes por condensação. O instalador diz que nunca lhe aconteceu... já levantou a dobra por cima da união e meteu espuma la para dentro por me ter queixado das geadas. Mas depois disso nunca mais geou!!! E depois de levantar aquelas partes ficaram meio no ar e meteu parafusos para baixar... mais buracos....

Tirar os paineis já não dá jeito que já tem silicone por baixo a rematar móveis...

A minha ideia é antes de colocar os paineis, colocar uma tira de tela que adere muito bem, já experimentei num canto que também não deixaram bem arrematado e ficou inpec. Mas só queria meter a tela ao colocar os paineis a fazer sombra, senão aquilo ainda derrete. E com a tela nas uniões, a espuma que já levou nas frinchas, mais os paineis a proteger um pouco das intempérides, penso que nunca mais pinga dentro...

Sou é um bocado maçarico com o planeamento dos paineis... apesar de perceber algo de electricidade, a instalação eletrica da casa da aldeia fui eu que refiz toda e ainda não ardeu :D (nem arde, que está tudo bem dimensionado).


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Cobrir telhado sandwicth para resolver problemas, mas excesso de paineis!

Mensagem por Freddy_krueger »

amasveiga Escreveu: quarta jun 03, 2020 5:15 pm A minha ideia é antes de colocar os paineis, colocar uma tira de tela que adere muito bem, já experimentei num canto que também não deixaram bem arrematado e ficou inpec. Mas só queria meter a tela ao colocar os paineis a fazer sombra, senão aquilo ainda derrete. E com a tela nas uniões, a espuma que já levou nas frinchas, mais os paineis a proteger um pouco das intempérides, penso que nunca mais pinga dentro...

Sou é um bocado maçarico com o planeamento dos paineis... apesar de perceber algo de electricidade, a instalação eletrica da casa da aldeia fui eu que refiz toda e ainda não ardeu :D (nem arde, que está tudo bem dimensionado).
Não sou muito adepto destes desenrascanços apesar de aditir que ás vezes têm que ser feitos por diversas condicionantes.. a emlhor sorte nisso.

Também já coloquei tela (neste caso numa placa de terraço), e protegi-a (como é terraço), com manta geotextil (não recebe sol direto que UV além do calor também as estraga e deixa passar a água) eem cima da manta coloquei numa parte relva artificial e no restante uns estrados (1m x 1m) de deck... até ver (3 ou 4 anos) resolveu uma infiltração que tinha desde que placa tinha sido feita a ver durante quanto tempo pois com telas é sempre uma questão de quanto tempo...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Cobrir telhado sandwicth para resolver problemas, mas excesso de paineis!

Mensagem por Quintas2 »

APHenriques Escreveu: quarta jun 03, 2020 4:00 pm
Freddy_krueger Escreveu: terça jun 02, 2020 9:32 am Não sei como podes resolver problema da sandwich mas acho que deves resolver antes de mais nada... eu já tive na minha vida problema de infiltrações que cheguem... não queiras isso...
Sou da mesma opinião. Mesmo porque as infiltrações terão sempre tendencia a aumentar.
Não sei qual o tipo de sandwich, mas talvez seja posivel aplicar um vedante nas frestas exteriores. O ideal é colocar no interior do encaixe, mas não sendo possivel...
Mas talvez até não seja tão dificil, pois normalmente é tudo aparafusado. Podem ser desaparafuzadas aplicar o vedante e voltar a aparafuzar.
Mas atenção a duas coisas: é trabalho para profissionais competentes e não para quem já fez essa asneira. Também ateção ao vedante, tem que ser adequado. As chapas atinguem temperaturas muito elevadas com o sol...
Pegando nesta ideia, se houvesse possibilidade de tirar os parafusos só para levantar um pouco a junta entre cada duas placas e colocar aí o vedante e voltar a apertar os parafusos nos mesmo furos, talvez desse uma ajuda.
Antigamente, quando se fazia telhados de fibrocimento com pouca inclinação, punha-se uma tira de espuma (esponja) embedida em betuminoso, creio, na sobreposição de cada duas placas, para vedar. Como as tiras eram peganhentas, colavam facilmente ao ondulado da placa de baixo e a placa de cima, ao assentar, apertava a esponja fazendo o isolamento.
Cumprimentos,
Quintas2


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Cobrir telhado sandwicth para resolver problemas, mas excesso de paineis!

Mensagem por Quintas2 »

amasveiga Escreveu: terça jun 02, 2020 1:05 pm
Quintas2 Escreveu: terça jun 02, 2020 7:10 am O imperativo é não exceder a tensão de entrada do inversor.
Painéis apenas com 5% de inclinação vão acumular muita sujidade e nem a chuva os lavará facilmente.
Por outro lado, 5% de inclinação a SE é pouco, pelo que, mesmo de tarde, ainda deve apanhar bastante sol. Já simulaste as produções para as várias hipóteses para ver a diferença?

Supostamente o inversor que queria aguenta 6kwh de entrada... gostava era de saber se tendo paineis a ultrapassar essa potencia, se haveria algum limitador que se colocasse entre os paineis e o inversor, para não ultrapassar essa potencia...

quanto à sujidade.. no fim do verão, enquanto tiver idade para isso, vou lá dar uma lavadela. o acesso é fácil.

Podes indicar algum simulador intuitivo que permita brincar com inclinações e orientações a ver qual é o resultado?

Obrigado
A potência máxima de entrada é recomendada (verifica na datasheet), o inversor corta o excesso que não consiga "absorver". A tensão máxima de entrada é que é imperativa, pois se a excederes podes "queimar" o inversor. E é este o principal fator limitativo do número máximo de painéis que podes ligar. Desde que cumpras este requisito, podes até jogar com painéis com diferentes orientações no mesmo MPPT, fazendo baixar a potência máxima que entra no inversor, mas mantendo-a num patamar mais elevado ao longo do dia.

Simulador (em 4 línguas, mas não em português, mas é muito simples): https://re.jrc.ec.europa.eu/pvg_tools/en/tools.html
Cumprimentos,
Quintas2


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Cobrir telhado sandwicth para resolver problemas, mas excesso de paineis!

Mensagem por joaocunharamos »

Respondo separando as águas, permitam-me o trocadilho:

— A instalação de painéis não vai resolver as infiltrações. Por outro lado, suspeito que lhe seja mais rentável reparar o telhado e instalar isolamento sob o telhado que funciona tanto para conforto térmico como para isolamento acústico. Não posso discutir detalhes sem maior conhecimento da instalação.

— Os 6kWp parecem-me excessivo a menos que tenha um consumo elevado (tudo eléctrico, faturas acima de 180€/mês) e nesse caso suponho que possa ter instalação trifásica. Também suspeito que não tenha usualmente cargas de 6kW a meio do dia mas confirme.
— Recorde-se que para rentabilizar os painéis terá que absorver a potência gerada ao mesmo tempo que ela é gerada. Isso fica mais difícil com grandes potencias a menos que tenha uma instalação comercial ou industrial.

— Para evitar demasiada potência poderá usar painéis de menor eficiência (mais baratos) o que resultaria em menor potência para a mesma área de coberturamas a diferença hoje em dia será residual. Evite os monocristalinos que são os mais eficientes. A potência gerada por área deverá andar pelos 150-220W/m2 (15-22% de eficiência).
— Instalar os painéis a nascente e poente (ou SE e SW) permite desfasar os picos de geração dos dois conjuntos de painéis e dispersar a geração ao longo do dia. No entanto irá perder parte da geração. Isto também só faz sentido com os paineis mais inclinados (a 5° não faz diferença a orientação).
— Os 24 paineis, mesmo considerando paineis de 285W dão 6840W. A verdade é que com o calor de verão, apesar do bom tempo, está potência poderá reduzir os 10-15% até aos 6kW do inversor. No inverno, no entanto, a tensão dos painéis é maior (com o frio) e poderá chegar perto dos 1000V. Se o seu inversor não suportar essa tensão pode nem ligar e acaba por não ter produção nenhuma. O melhor seria considerar pelo menos dois inversores e deixar folga de potência.

— A inclinação de 5° que menciona é demasiado plana e irá resultar em acumulação de poeiras, em má ventilação dos painéis (ficam quentes) e em má performance. O recomendável seria 30-35° para maximizar a produção anual e 45-50° para beneficiar o inverno.

— Simular a performance anual dos painéis mediante o local e a orientação (contemplando o estado do tempo anual) é possível por exemplo em:
https://www.renewables.ninja

Nesta página, o “capacity factor” é a percentagem de tempo a assumir à potência dos paineis. Para saber a produção multipliquem pela potência em kW e o numero de horas do ano. Exemplo para 18.2% de capacidade:
1kW x 0.182 x 24h/dia x 365dias = 1594 kWh
Cumprimentos,
João Ramos

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Cobrir telhado sandwicth para resolver problemas, mas excesso de paineis!

Mensagem por serges »

joaocunharamos Escreveu: sábado jun 06, 2020 1:28 pm Respondo separando as águas, permitam-me o trocadilho:

— A instalação de painéis não vai resolver as infiltrações. Por outro lado, suspeito que lhe seja mais rentável reparar o telhado e instalar isolamento sob o telhado que funciona tanto para conforto térmico como para isolamento acústico. Não posso discutir detalhes sem maior conhecimento da instalação.

— Os 6kWp parecem-me excessivo a menos que tenha um consumo elevado (tudo eléctrico, faturas acima de 180€/mês) e nesse caso suponho que possa ter instalação trifásica. Também suspeito que não tenha usualmente cargas de 6kW a meio do dia mas confirme.
— Recorde-se que para rentabilizar os painéis terá que absorver a potência gerada ao mesmo tempo que ela é gerada. Isso fica mais difícil com grandes potencias a menos que tenha uma instalação comercial ou industrial.

— Para evitar demasiada potência poderá usar painéis de menor eficiência (mais baratos) o que resultaria em menor potência para a mesma área de coberturamas a diferença hoje em dia será residual. Evite os monocristalinos que são os mais eficientes. A potência gerada por área deverá andar pelos 150-220W/m2 (15-22% de eficiência).
— Instalar os painéis a nascente e poente (ou SE e SW) permite desfasar os picos de geração dos dois conjuntos de painéis e dispersar a geração ao longo do dia. No entanto irá perder parte da geração. Isto também só faz sentido com os paineis mais inclinados (a 5° não faz diferença a orientação).
— Os 24 paineis, mesmo considerando paineis de 285W dão 6840W. A verdade é que com o calor de verão, apesar do bom tempo, está potência poderá reduzir os 10-15% até aos 6kW do inversor. No inverno, no entanto, a tensão dos painéis é maior (com o frio) e poderá chegar perto dos 1000V. Se o seu inversor não suportar essa tensão pode nem ligar e acaba por não ter produção nenhuma. O melhor seria considerar pelo menos dois inversores e deixar folga de potência.

— A inclinação de 5° que menciona é demasiado plana e irá resultar em acumulação de poeiras, em má ventilação dos painéis (ficam quentes) e em má performance. O recomendável seria 30-35° para maximizar a produção anual e 45-50° para beneficiar o inverno.

— Simular a performance anual dos painéis mediante o local e a orientação (contemplando o estado do tempo anual) é possível por exemplo em:
https://www.renewables.ninja

Nesta página, o “capacity factor” é a percentagem de tempo a assumir à potência dos paineis. Para saber a produção multipliquem pela potência em kW e o numero de horas do ano. Exemplo para 18.2% de capacidade:
1kW x 0.182 x 24h/dia x 365dias = 1594 kWh

Tudo dito, já o que falta é mesmo o telhado sandwish pois não deveria ter essas "goteiras" já vivo há quase 3 anos num e sim a unica coisa é o barulho em que isolar com wallmate e pladure resolve o assunto...

Tenha em atenção as goteiras pois não vai melhorar com os paineis contratar uma equipa especializada e fazer um revisão ao mesmo!

Aqui nada pinga e só o barulho pois isolei só parte o calor podia ser melhor e o meu é a imitar a telha lusa!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
amasveiga
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 50
Registado: quinta abr 26, 2018 9:57 am

Re: Cobrir telhado sandwicth para resolver problemas, mas excesso de paineis!

Mensagem por amasveiga »

Os problemas com as infiltrações são muito mínimos e só em condições extremas e com geadas fortes e sol a seguir. Com as chuvadas da depressão Barbara agora, nem gota entrou e já choveu bastante.

Agora o barulho... a tv costuma estar no 10, meti no 30 e ainda não conseguia perceber o que diziam!!

Isolar por baixo é inviável, o telhado sandwitch fica a uns 40cm acima da minha cabeça. se meto isolamentos por baixo, fica com muito pouca altura...

Já estive a brincar com os simuladores de produção e com a inclinação reduzida, produzo pouco no inverno e muito em Julho. No entanto se tiver excesso de painéis, compensa no inverno, mas têm que desligar no verão.

Algum sistema automático que a partir de dada produção (a que suporte o inversor), desligue alguns painéis para não ultrapassar o admitido pelo inversor?

O que produzir a mais no verão, estou a pensar vender excedentes, sempre deve dar para ajudar a pagar a luz durante a noite quando as baterias não chegam....

Responder

Voltar para “Autoconsumo”