Projeto de autoconsumo 3900W painéis, Inversor Huawei SUN2000-6KTL-L1 com acumulação

Local para debater sobre o autoconsumo

Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Cobrir telhado sandwicth para resolver problemas, mas excesso de paineis!

Mensagem por Quintas2 »

O principal critério a respeitar no inversor é a tensão máxima de entrada que ele admite e essa é semelhante no inverno e no verão, determinada pelo número de painéis e seu modo de ligação - série/paralelo. A energia produzida será maior no verão essencialmente pelo maior número de horas de sol e menor nebulosidade. E, neste caso em concreto, pelo facto de os painéis estarem com inclinação mais próxima da ótima no verão.
Cumprimentos,
Quintas2


warrior.1977
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 84
Registado: domingo mai 12, 2019 10:07 am

Re: Cobrir telhado sandwicth para resolver problemas, mas excesso de paineis!

Mensagem por warrior.1977 »

Há que ter apenas cuidado com a tensão de entrada ao inversor.

Esta em circunstância alguma poderá passar a tensão máxima. Deve ser efectuado o calculo, somando as tensões dos painéis em circuito aberto, sendo que deverá ser corrigida para a temperatura mais baixa a que poderão trabalhar.


Autor do tópico
amasveiga
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 50
Registado: quinta abr 26, 2018 9:57 am

Re: Cobrir telhado sandwicth para resolver problemas, mas excesso de paineis!

Mensagem por amasveiga »

Bem, após cobrir as juntas de união com tela sika multiseal, lavei bem o alto que ia cobrir antes de colar e aderiu que não se consegue tirar. A partir daí só pingou numa união num dia de grande geada ao dar o sol... para a que não me chegou a tela e ainda não coloquei!!

Agora voltei a pesquisar o fotovoltaico.. está a chover neste momento e não oiço a tv!!!!

Esqueci o inversor solax porque só permite os 6kw de potencia fotovoltaica e quando houver carro elétrico, pode ser pouco e nem consigo cobrir o telhado sandwitch.

Agora ando indeciso entre o novo huawei Sun2000 - 6ktl - L1 que suporta 9kw de DC PV, e se tiver optimizadores em todos os paineis, até pode levar mais, conseguindo dar 6000w para AC e ao mesmo tempo carregar as baterias até 5000w. tem a vantagem de ficar mais barato que o ingeteam já com os optimizadores incluidos que devem dar jeito palas sombras de 3 tubos de inox de 2oomm em que em que algum vai estar sempre a fazer alguma sombra. A desvantagem, é que para fazer backup precisa de uma Huawei backup box B0, que ainda não está à venda em lado nenhum, nem faço ideia do preço para meter na equação.

A indecisão é com o Ingeteam INGECON SUN Storage 1Play 6TL M - 6.000W. Suporta até 11.5 kw de DC PV, também distribui entre as baterias e casa toda a potencia disponível e tem a vantagem de poder de origem funcionar logo como offgrid e fazer backup. desvantagem... optimizadores só se forem os da Tigo, que a somar ao inversor já mais caro, encarecem todo o sistema.


Em relação aos painéis, estou a pensar fazer como fiz com a tela. Testar com 10 painéis grandes, que cubro já mais de metade do telhado e já dá para perceber o que produzem e o ruido que tiram da chuva. Depois se vir que vale a pena mais, é só ir acrescentando.

Preço do grosso do material, incluindo o inversor, 10 paineis amerisolar de 410w monocristalinos e 85% ao 25º ano, 10kw de baterias de litio e suportes para os painéis, quadro de proteções dc para os 2mttp, fica-me em aproximada mente 7800 eur sistema da huawei e 8700eur o sistema com o ingeteam. No huawei ainda falta a tal backupbox B0 para poder funcionar quando a rede falha...

Estou a pensar fazer eu a montagem do principal da coisa e depois vir um eletricista (ainda tenho que o procurar), fazer a vistoria, acabar de ligar e ajudar com a legalização, não sei quanto me vai levar também...

Qual inversor será melhor???

Ah, ando a seguir um youtuber espanhol a instalar o ingeteam que fala maravilhas e está a fazer uma bateria DIY com células recicladas em que 10kwh ficam em cerca de 1000eur... se explicar direitinho como se faz tudo... já sobrava para juntar o contador +4000w e meter mais uns paineizitos mais tarde!

Cumprimentos


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Cobrir telhado sandwicth para resolver problemas, mas excesso de paineis!

Mensagem por Quintas2 »

Se quiseres cobrir o máximo de telhado possível os painéis poli ocuparão maior área, para a mesma potência. Mas , claro, há que adaptar a área do telhado a cada tipo de painel.
Porquê pôr otimizadores em todos os painéis? São mais uma peça a consumir e mais um possível ponto de falha.
Normalmente o número usado na denominação do modelo do inversor está associado à potência máxima. Assim, será os 6kW no Huawei. Os 9 kW será provavelmente em painéis, numa situação de 2 strings com orientações diferentes, por exemplo, mas com uma produção total máxima de 6kW.
Uma variável que afeta muito os inversores é a temperatura e o seu arrefecimento, normalmente por uma ou mais ventoinhas. Os Huawei usam dissipadores de calor. Não sei se isso funcionará bem, mas sendo eles o maior fabricante mundial de inversores, o sistema deverá ter provado eficácia.
Não posso opinar sobre as duas opções, apenas li que o Huawei não tem visor, tem 3 LED's que dão algumas indicações e tudo é feito via App no telemóvel. :!:
Finalmente, em relação ao Huawei penso que foi banido nos USA, alegadamente por a Huawei ter ligações ao estado chinês e haver riscos de controlo da rede elétrica americana. Mas onde entram politiquices, nunca sabemos onde acaba a verdade e começa a mentira... ou vice-versa.
Cumprimentos,
Quintas2


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Cobrir telhado sandwicth para resolver problemas, mas excesso de paineis!

Mensagem por Quintas2 »

Mais duas observações de que me esqueci:
Já li as duas versões, mas, pessoalmente, parece-me que os painéis policristalinos comportam-se melhor com muito calor e, sendo um telhado em chapa...
Lembra-te de verificar a compatibilidade dos inversores com as baterias que possas ter em mente.
Cumprimentos,
Quintas2


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Cobrir telhado sandwicth para resolver problemas, mas excesso de paineis!

Mensagem por Quintas2 »

Quintas2 Escreveu: segunda fev 08, 2021 10:05 pm Normalmente o número usado na denominação do modelo do inversor está associado à potência máxima. Assim, será os 6kW no Huawei. Os 9 kW será provavelmente em painéis, numa situação de 2 strings com orientações diferentes, por exemplo, mas com uma produção total máxima de 6kW.
Esquece este comentário. Tinha em mente que não ias ligar baterias numa primeira fase.
Mas reforço a preocupação transmitida pelo João Ramos, em relação às temperaturas, pois não percebi se pretendes selar as juntas entre painéis justapostos.
Cumprimentos,
Quintas2


Autor do tópico
amasveiga
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 50
Registado: quinta abr 26, 2018 9:57 am

Re: Cobrir telhado sandwicth para resolver problemas, mas excesso de paineis!

Mensagem por amasveiga »

Pensei nestes painéis monocristalinos, pois estão a bom preço e têm garantia de mais de 80%a 30 anos ao invés de25. Não me queria preocupar mais em trocar de painéis enquanto fosse vivo! E no futuro com carros elétricos, eficiência também vai dar jeito, principalmente em dias sem sol. Também dizem que produzem mais em dias nublados. Se pruduzirem mais no inverno e menos no verão por causa do calor, faz menos diferença que o contrario, desde que não ardam!!!!

Os optimizadores meti na equação por vários motivos. Primeiro tenho dois tubos de inox de 200 a SE e um a SW, ou seja, não fazem grande área de sombra, mas vou ter sempre algum painel com sombra e dizem que afeta todos da string.
Depois, também falam que dão mais segurança, pois permitem desligar. E por ultimo, ter um esquema no ecrã com todos os painéis e o que produz cada um, a nível de diagnostico de algum problema, ajuda bastante, e é outra coisa para controlar :). E no futuro, quando colocar mais painéis, podem usar-.se diferentes sem limitar pelos piores. Encontrei lojas que fazem desconto de quantidade e já não fica tão pesado... Posso sempre no futuro deixar uma strig com optimizadores e a apanhar todas as zonas de sombras e deixar sem os que não têm sombras, mas não é fácil, porque são longe....

As baterias que estão nos conjuntos que vi, são as huawei luna 2000 na huawei, que me agradam mais, ou as Pylontech HV H48050 - Alto Voltaje powercube 9.6KWh para o ingeteam. Se bem que as DIY que alguns fazem, a nível de custos eram outra coisa, mas não sei como comunicam com os inversores, até alguém explicar direitinho, não me posso meter nisso!


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Cobrir telhado sandwicth para resolver problemas, mas excesso de paineis!

Mensagem por Quintas2 »

Para monitorizares tudo e poderes desligar tens de ter a safety box, mas é barata.
Se calhar tens mesmo ter que ter otimizadores em todos, ou em grande parte dos painéis, pois tens três partes de telhado diferentes e não vais poder montar séries em paralelo pois o inversor limita a corrente de entrada a 11Amp.
Cumprimentos,
Quintas2


Autor do tópico
amasveiga
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 50
Registado: quinta abr 26, 2018 9:57 am

Re: Cobrir telhado sandwicth para resolver problemas, mas excesso de paineis!

Mensagem por amasveiga »

Pelo que li, a versão mais recente dos inversores da huawei que terminam em L1 nos monofásicos, dispensam a safety box para os optimizadores.

Só não percebo porque é que não incluiram maneira de ter backup de eletricidade direto no inversor... estive a estudar as instruções de instalação, e até suporta modo offgrid. Se não tiver a Backup box, se falha a luz, para continuar com luz, tenho que ir alterar o modo de funcionamento do inversor à mão para ter luz... para modo offgrid!

O ingeteam tem entrada ac que vem do contador da edp, depois tem saída AC do inversor para o quadro da casa e faz a gestão toda da casa. só se fica sem luz em casa quando não há sol, nem bateria, nem edp...


Autor do tópico
amasveiga
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 50
Registado: quinta abr 26, 2018 9:57 am

legislação

Mensagem por amasveiga »

Boa noite

Dei o primeiro passo para o sistema, comprei quase 300eur de parafusos destes https://www.ejot.com/Building-Fasteners ... SB-8-0-FZD. Um instalador que esteve aqui a ver o que queria fazer falou em colocar parafusos só na chapinha de cima do sandwitch... não me agradou que às vezes há vento forte!

Agora, não consigo comprar o restante material, porque como os instaladores, depois de lhes mostrar o que quero... nunca mais atendem o telefone!

Falei com um Eng. eletrotécnico que me aconselhou um instalador, que nunca mais atendeu e parece que o problema é ser mais de 4kw de potencia instalada...

Segundo ele, até aos 4kw, com 100eur legalizam-me isto, a partir daí, fico encravado.

É assim tão complicado ter um pouco mais dos 4kw, mesmo com o contador adicional?

Para me limitar aos 4kw, o que tenho que limitar, é o inversor? Neste caso não poderia ser o ingeteam de 6kw nem o huawei, pois não?
Ou é o numero de painéis que limita, e neste caso só poderia colocar 9 de 410w???

Ainda não comprei o material todo, pois estou com receio que depois não seja possível legalizar com custo enquadrável...

Obrigado a quem puder ajudar




P.S. Queria mudar o titulo para o que queria falar agora, mas não consigo, não é possível? Não queria abrir tópicos uns atrás dos outros!

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Cobrir telhado sandwicth para resolver problemas, mas excesso de paineis!

Mensagem por serges »

Boas,

Manda novo titulo que coloco a rectificação!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Cobrir telhado sandwicth para resolver problemas, mas excesso de paineis!

Mensagem por Quintas2 »

Definição do DL:
«Potência instalada», a potência ativa e aparente, em kW e kVA, dos equipamentos de produção de eletricidade e respetivos inversores;
Cumprimentos,
Quintas2


Autor do tópico
amasveiga
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 50
Registado: quinta abr 26, 2018 9:57 am

Re: Cobrir telhado sandwicth para resolver problemas, mas excesso de paineis!

Mensagem por amasveiga »

Pois, então se eu compreendo isso bem, para ficar abaixo dos 4000, é inversor abaixo dos 4000 e menos de 4000 de paineis...

Enviei email à solarshop, no primeiro contacto falaram que vendiam com instalação. Enviei uma serie de fotos que pediram e disse o que queria e estou à espera a ver se conseguem legalizar com inversor de 6kw. Senão acho que vou ter que ir para o huawei de 4kw e se algum dia quiser expandir e arranjar como... tenho que alterar o inversor.

Ou então vão fazer como os de cá, falei em querer 20 painéis legalizados com inversor de 6kw... nunca mais respondem!!!!


Autor do tópico
amasveiga
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 50
Registado: quinta abr 26, 2018 9:57 am

Re: Cobrir telhado sandwicth para resolver problemas, mas excesso de paineis!

Mensagem por amasveiga »

E finalmente consegui ficar esclarecido, graças ao pessoal da solarshop, que se deram ao trabalho de me responder em tempo útil.

Sim, para não precisar do contador, tem que ser inversor e painéis com menos de 4kw. No entanto, é possível colocar um Huawei SUN2000-6TL-L1, limitado a 4kw pela marca e assim evitar o dito contador e as mensalidades do cartão gprs que parece ser 6.9eur. E ficar com um inversor, que se quiser aumentar, suporta até 10kw de painéis com optimizadores ou 9 sem :D.

O ingeteam não está certificado para portugal e não permite a sua legalização/comunicação prévia (não deve agradar às elétricas o facto de poder passar a ofgrid e perderem clientes...).

Da solarshop, permitem que eu faça a instalação segundo as instruções deles, depois enviando fotos detalhadas a mostrar que está tudo direitinho, eles fazem a comunicação prévia e fica tudo legal como eu queria.

Assim, e por motivos legais, está decidido que vou para o Huawei SUN2000-6TL-L1 limitado para já e o mais próximo possível de 4kw de painéis. Graças à disponibilidade do pessoal da solarshop em esclarecer as minhas duvidas respondendo aos meus emails ao contrário de muitos outros, em principio ganharam um cliente (para painéis, inversor e proteções, a bateria vai vir de onde for mais barata :)). Só vou ver mais um pormenor ou outro e em principio isto vai para a frente.

Obrigado pela ajuda

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Cobrir telhado sandwicth para resolver problemas, mas excesso de paineis!

Mensagem por serges »

Muito bem…

Força no projecto e obviamente vai dando noticias…

Obrigado
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
amasveiga
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 50
Registado: quinta abr 26, 2018 9:57 am

Re: Projeto de autoconsumo 3900W painéis, Inversor Huawei SUN2000-6KTL-L1 com acumulação

Mensagem por amasveiga »

Boas noites

Após uns 5 dias de trabalho, já está estrutura para 18 painéis no telhado com 10 painéis monocristalinos jinko de 390W com um optimizador cada um. A disposição dos paineis foi para fugir às sombras.

As baterias ainda andam pela espanha, e como limitei o inversor a injecção zero com medo que o meu contador conte injeção como consumo, ainda não consegui ver quanto produz por dia.


Tentei anexar umas fotos da obra, não sei se isto vai funcionar.

Já agora, se conseguirem ver o contador, sabem se este não é dos que conta injeção como consumo????
-
Cumprimentos
Anexos
20210519_215039.jpg
20210517_124715.jpg
20210517_125827.jpg
Última edição por amasveiga em quinta mai 20, 2021 8:24 am, editado 2 vezes no total.


Autor do tópico
amasveiga
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 50
Registado: quinta abr 26, 2018 9:57 am

Re: Projeto de autoconsumo 3900W painéis, Inversor Huawei SUN2000-6KTL-L1 com acumulação

Mensagem por amasveiga »

Parece que é facil meter fotos!

Deixo aqui o grafico de hoje. com injecção zero, o efeito foi este.

Ainda se anda a cozinhar a gás com fogões eletricos cá em casa, vamos ter que mudar hábitos!!!!
Anexos
grafico inversor.jpeg


Autor do tópico
amasveiga
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 50
Registado: quinta abr 26, 2018 9:57 am

Re: Projeto de autoconsumo 3900W painéis, Inversor Huawei SUN2000-6KTL-L1 com acumulação

Mensagem por amasveiga »

Ainda não tinha colocado aqui nada do sistema a funcionar em pleno com a bateria.

Desde maio a funcionar, sou autossuficiente até agora.

No inverno vou ter vontade de terminar de encher os rails que já estão no telhado, tanto porque ia fazer falta potencia extra, e porque já vi que onde há painéis, a chuva faz mesmo menos barulho. Não percebo quem inventou a necessidade de contador e pior... contrato de cartão gsm de 10eur/mês (120eur/ano) acima dos 4kw, que complica as contas todas de amortização de investimentos. Alguma alternativa para poder ter mais 8 painéis sem o dito contador?

Ah, entretanto parece que vou ter um módulo de bateria novo. Um módulo estava com um comportamento estranho, carregava e descarregava muito menos kwh que os outros. Comuniquei à Huawei, eles estiveram a monitorizar à distancia e chegaram à conclusão que aquele módulo tem defeito e vão enviar um novo e depois recolher o defeituoso.

Cumprimentos
Anexos
FusionSolar.jpg


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Projeto de autoconsumo 3900W painéis, Inversor Huawei SUN2000-6KTL-L1 com acumulação

Mensagem por Freddy_krueger »

Boas,

Em relação a esta opção Huawei, chegaste a fazer alguma diligência adicional para ter possibilidade de pôr sistema a funcionar como backup?! Ou não permite de todo?
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
amasveiga
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 50
Registado: quinta abr 26, 2018 9:57 am

Re: Projeto de autoconsumo 3900W painéis, Inversor Huawei SUN2000-6KTL-L1 com acumulação

Mensagem por amasveiga »

Freddy_krueger Escreveu: sexta set 03, 2021 4:44 pm Boas,

Em relação a esta opção Huawei, chegaste a fazer alguma diligência adicional para ter possibilidade de pôr sistema a funcionar como backup?! Ou não permite de todo?
Olá

Como fala pouca gente, venho aqui poucas vezes!

Para ter a função de backup, tem que se instalar isto: https://suministrosdelsol.com/en/huawei ... phase.html

Com esta backup box, fico com 5kw de potencia em casa sem rede elétrica. Até que a bateria acabe, obviamente. Estava nos meus planos instalar a backup box logo que colocassem à venda, mas como desde que instalei o sistema, nunca falhou a luz... foi ficando. Quando comprei o inversor, a backup box, ainda não estava disponível.

O inversor pelo que percebi, também consegue funcionar offgrid (vi no forum da huawei solar e nos menus aparece a opção de modo offgrid), mas ainda não explorei essa parte.

Cumprimentos

Responder

Voltar para “Autoconsumo”